7 Dicas Sobre Como Plantar Mamão




7 Dicas Sobre Como Plantar Mamão
Aprenda como plantar mamão e ter sucesso no ramo de plantio de mamão.

Já pensou em ganhar dinheiro com uma plantação de mamão? Veja aqui como plantar mamão e se tornar um empresário!

Cada vez mais a população brasileira demonstra preocupação com a saúde, buscando incorporar hábitos saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação. Entre os alimentos mais saudáveis estão às frutas como, por exemplo, o mamão, que tem um valor altamente nutritivo, além de um baixo teor de calorias, podendo ser adquirido de diferentes formas.

O mamão está entre as 20 frutas mais consumidas do Brasil, além de ser muito saboroso ele também é uma ótima opção de negócio. Você mora em uma propriedade rural e já pensou em trabalhar com a agricultura?

O cultivo do mamão é uma alternativa de negócio com baixo investimento, podendo render bons lucros financeiros, visto que é amplamente consumido nacionalmente, além de ter uma grande variedade comercial, podendo ser comido in natura ou processado e transformado em outros alimentos.

É preciso ter um capital alto para investir na plantação de mamão? Não, esta atividade é relativamente barata, basta contar com um terreno apropriado e adquirir as sementes.

O trato para ter a plantação de mamão não é tão complexo, podendo ser iniciado até mesmo por pessoas sem experiência. Claro, como em qualquer negócio, será preciso estudar um pouco, conhecer as técnicas e ter dedicação, somente assim conseguirá frutos de qualidade e em grande quantidade.

Você que se interessou pela a atividade, desenvolvemos esse texto especial, voltado para ensinar um passo a passo de como plantar mamão, bem como, trazer algumas dicas e informações que irão diminuir as suas dificuldades. Confira!

Conheça a Origem Do Mamão

Um dos princípios básicos para que qualquer plantação produza frutos de qualidade é conhecer todas as características da planta. O mamoeiro tem o nome científico de Carica papaya, pertencendo à família Caricaceae, o que confere a característica de arbusto, apresentando folhas permanentemente verdes e tronco oco com até 6 metros de altura. As folhas são palmadas, aparecendo apenas na copa da árvore.

700 Ideias de Negócios

O mamão tem a sua origem na América Central e América do Norte, tendo sido descoberto no México e no Panamá, posteriormente, a fruta foi levada para a Europa e países da América do Sul. O mamoeiro é cultivado em solo brasileiro há mais de um século, tendo se adaptado muito bem às condições climáticas, pois precisa de temperaturas elevadas para se desenvolver.

Na atualidade, o Brasil é considerado o maior produtor de mamão do mundo, sendo que as principais plantações estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste, onde as condições para cultivo são perfeitas, já que possuem um clima mais quente.

Com esses dados é fácil perceber que a demanda pelo mamão é muito grande, podendo-se exportar parte da mercadoria.

Por Que Investir No Cultivo De Mamão?

Investir no cultivo de mamão pode ser uma excelente opção de negócio. Em primeiro lugar, o mamão está entre as frutas mais consumidas do Brasil durante todos os meses do ano, o que faz com que esta atividade seja economicamente estável, evitando que o produtor fique sujeito a prejuízos devido a baixas no mercado ou no cultivo.

Outro ponto interessante de trabalhar com a plantação de mamão é o fato de que ele é bem resistente às adversidades climáticas, o que reduz a exposição do produtor a prejuízos derivados de sazonalidades.




O mamão apresenta uma variedade comercial, podendo ser consumido in natura, processado e transformado em poupa, sucos, sorvete, iogurtes, entre outras possibilidades. Dessa maneira, você pode negociar com clientes de diferentes setores ao mesmo tempo, o que aumenta o lucro mensal. Além disso, o mamoeiro se adapta muito bem ao clima Tropical brasileiro, carecendo de pouca manutenção durante o plantio, o que permite uma boa economia ao produtor.

Dicas De Como Plantar Mamão

O mamoeiro é relativamente resistente, mas para gerar frutos de qualidade precisa de alguns cuidados especiais durante o seu cultivo. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como plantar mamão e ter uma colheita bem sucedida.

1- Escolha o Local Adequado Para Plantar Mamão

Os cuidados com a plantação de mamão devem começar desde a escolha do local adequado para plantar mamão, pois este fator é essencial para gerar frutos de alta qualidade. O ideal é que o lugar escolhido para fixar a plantação registre frequentemente temperaturas elevadas e receba luminosidade plena, visto que o mamoeiro carece de calor e luz para se desenvolver.

O solo também deve ser bem fértil e drenável, fornecendo nutrientes suficientes ao crescimento das plantas. Não é recomendado estabelecer o cultivo em terra arenosa ou argilosa, pois ela tem pouca capacidade de absorção, encharcando com facilidade. O terreno também deve ser plano para facilitar os processos de semeadura e colheita.

2- Prepare o Solo Para Plantar Mamão

Antes de dar início a plantação de mamão é necessário preparar o solo, enriquecendo-o e retirando as impurezas. Primeiramente, faça uma higienização para remover todas as sujeiras que estão visíveis no campo. Caso o local já tenha recebido outro cultivo, possivelmente existem restos encalacrados na superfície interna, sendo necessário arar a terra, que consiste em moer os resquícios, acelerando o processo de decomposição e utilizando-os como adubo natural.


Na sequência, recomenda-se fazer a correção de acidez do solo através da calagem, bastando revirar a terra e espalhar calcário, deixando-o descansar entre 5 e 10 dias. Este procedimento serve para reduzir os níveis de manganês, ácidos e magnésio, que podem vir a atrapalhar o desenvolvimento dos mamoeiros.

Para ter frutos ainda mais bonitos e em abundância, é interessante melhorar os nutrientes do solo com adubos orgânicos e fertilizantes. Uma boa dica para economizar nisso é comprar diretamente de fábricas de fertilizantes.

3- Selecione As Variedades Para a Plantação De Mamão

Tomou todos os cuidados com o solo? Em seguida é preciso selecionar as variedades de mamão que serão cultivadas, sendo que para quem está ingressando nesta área é indicado escolher apenas uma espécie. No Brasil, há basicamente duas espécies que se sobressaem, trata-se do mamão Sunrise Solo e Improved Sunrise Solo cv.

A variedade Sunrise Solo também pode ser conhecida como mamão Papaya, Amazônia, tendo forma de pera, polpa vermelha-alaranjada, podendo apresentar frutos de até 500g entre 8 e 10 meses após o plantio. Já o tipo Improved Sunrise Solo cv é conhecido como mamão Havaí, tendo polpa espessa, com coloração vermelha-alaranjada, produzindo frutos a partir de 9 meses de cultivo, além de ser mais resistente para o transporte. As sementes destas espécies podem ser adquiridas em casas de insumos para agricultura.

4- Faça a Semeadura Do Mamão

Após escolher a variedade de mamão a ser cultivada tem-se que fazer a semeadura. Por isso, comece abrindo as covas, as quais devem ser construídas em fileiras com espaçamento de 1 m para que um arbusto não interfira no crescimento do outro. Cada buraco tem que ter aproximadamente 30 cm de profundidade e 25 cm de largura.

Feito isso, basta depositar a semente de mamão nas covas, agrupando-as entre 3 e 5. Cubra os buracos com 2 camadas de terra. Finalize este processo irrigando os canteiros, pois isso serve para acelerar a germinação das sementes.

A irrigação deve ser moderada, a terra precisa ficar úmida e não encharcada. Caso comece a formar pequenas “poças” é porque está irrigando demais e é preciso diminuir a quantidade de água.

5- Irrigue a Plantação De Mamão

Os mamoeiros são plantas típicas do calor e suportam bem o clima seco. No entanto, eles precisam receber uma quantidade razoável de água para sobreviverem e manterem o solo bem nutrido. É altamente recomendado irrigar a plantação de mamão com frequência.

No início, o ideal é que as regas aconteçam 3 vezes por semana com intervalos de 3 dias. Após a planta germinar e brotar, as regas podem ser reduzidas para semanalmente. Nesta etapa, é importante controlar a quantidade de água para não encharcar o solo e culminar no apodrecimento das raízes.

6- Tratos Culturais Do Mamão

Todo e qualquer cultivo está sujeito ao aparecimento de ervas daninhas e pragas. Com a plantação de mamão não é diferente, sendo necessário acompanhar o terreno quinzenalmente para observar o aparecimento destes agentes e eliminá-los, evitando que eles roubem os nutrientes do solo, prejudicando o crescimento dos mamoeiros.

Para eliminá-los, provavelmente utilizará produtos químicos, como é o caso de pesticidas e venenos, porém, consulte um especialista no assunto antes de escolher o tipo de veneno e a quantidade que será aplicada, caso contrário, pode-se estragar toda a plantação de mamão, além de poder causar danos à saúde das pessoas.

7- Colheita Da Plantação De Mamão

O mamão completa a maturação entre 4 e 6 meses após a abertura das flores. Porém, esta fruta amadurece rapidamente após ser retirada do pé, logo, é recomendado colhê-la quando apresentar estrias ou faixas com aproximadamente 50% de coloração amarela, pois assim não estão completamente maduras, evitando que fique imprópria para consumo antes mesmo de chegar ao consumidor final. Para colher o mamão, basta desprendê-lo do pé, com cuidado para não “machucar” a sua estrutura, a qual é relativamente sensível.

Que Tal Começar Agora Mesmo a Sua Plantação De Mamão?

1.00 avg. rating (50% score) - 1 vote




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

7 COMENTÁRIOS

  1. Quero começar com uma plantação de uns 70 pés não tenho experiência com plantações, mais sempre cuideu muito de grandes jardinagem e costo muito da terra. Sera que conseguiria executar esta tarefa. Eu tenho uma trabalho paralelo. So restaria o final de semana. Um abraço gostei muito da sete dicas.

  2. Excelentes dicas de como plantar mamão.
    Iniciarei em breve a plantação de mamão em meu sítio e em breve mostrarei o resultado. Parabéns para toda equipe do NOVO NEGÓCIO. Um abraço Heitor de Holanda Calado Filho..
    Água Preta-PE, 08 de junho de 2016.

    • Boa noite Heitor. Sou de minas e estou interessado em fazer plantão aqui na região. Gostaria de saber como foi sua empreitada. As dificuldades e objeções para produção. Obrigado

  3. Boa tarde!

    Parabéns pelas dicas sobre o cultivo de mamão.
    Meu pai quer plantar mamão formosa, ele nunca fez este tipo de cultivo antes, pretende plantar aproximadamente 5000 pés da planta, mas está encontrando dificuldade para encontrar as sementes.
    Vocês conhecem algum fornecedor de sementes de mamão formosa?
    Desde já agradecemos.
    Hamilton Neves

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here