Como ter uma criação de cavalos

Criação de Cavalos
Criação de Cavalos

Criação de cavalos no dia a dia é o sonho de muitos empreendedores, que geralmente se identificam com o animal ou tenham alguma experiência prévia em criação de animais. Percebe-se que os cavalos são animais que necessitam de espaços grandes, e entre os animais de fazenda que têm esta necessidade os cavalos são geralmente os mais queridos pelo homem. Desde muito tempo os cavalos são utilizados como serventia no transporte, depois como esporte, nas corridas e caçadas. Isto acontecia por necessidade e lazer, mas ao decorrer do tempo a associação entre o homem e o cavalo gerou a vontade de empreendedores em investirem na criação de um negócio, a criação de cavalos.

A ideia principal da criação de cavalos parte de fazendeiros que usam os cavalos também como utilitários para o trabalho rural, pela força que o animal apresenta e o quanto pode andar, auxiliando firmemente nos campos de plantações e em outros objetivos.

Se você está pensando em iniciar uma criação de cavalos, saiba que está indo por um ótimo caminho. Este animal é um excelente companheiro para criação, dócil quando bem tratado e tem um altíssimo valor de mercado para venda por todos os atributos e usos que pode oferecer. Muitas pessoas também criam cavalos em suas fazendas por puro prazer, apenas pela beleza do animal, que merece seu destaque quando bem cuidado.

Para iniciar uma criação de cavalos, deve-se atentar para as principais características de mercado, estrutura, atendimento ao cliente e aspectos relacionados à criação de cavalos. O animal é um excelente companheiro do homem, muito dócil quando tratado bem e com um valor de mercado muito bom que movimenta vendas e capital em grande escala pela utilidade que pode oferecer. Por hobbies, muitos criadores de cavalos sequer recebem ou utilizam os animais para atividades comerciais, aproveitando-se apenas da beleza do animal e pelo puro prazer de dedicar tempo a admirá-lo. Aqui você verá alguns aspectos de criação de cavalos para ajudar no começo de um negócio como este.

Estrutura de uma criação de cavalos

Para que os cavalos sejam dignos de venda, deve-se começar a pensar na estrutura do espaço para o bem estar do animal. Os cavalos criados sem a estrutura adequada para seu desenvolvimento podem crescer com temperamento arisco e sem uma relação pertinente com o homem, e isso diminui o valor de compra no mercado. O bem estar do equino é realmente o primeiro passo a ser priorizado antes de tudo. A área de descanso e alimentação são chamadas de estábulos. Eles precisam de espaço para que o cavalo possa sobreviver sem apertos, podendo circular confortavelmente com todo o seu corpo, com altura também adequada permitindo que fique de pé a qualquer momento sem barreiras que o atrapalhe.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para conferir na prática como funciona uma estrutura para a criação de cavalos, o ideal é que o empreendedor visite estabelecimentos próximos à região que dispõem de mesmas práticas para perceber a aplicação das técnicas teóricas numa situação prática.

Raças de cavalos – Criação de cavalos

Os cavalos em geral podem ser vendidos por valores altos quando bem tratados, mas existem algumas raças consideradas mais nobres que podem gerar um lucro exorbitante de mercado. O valor comercial dos cavalos pode ser bem exemplificado pela raça manga-larga que tem estatura mais elevada que as outras raças, apresentando tonalidades de pelos mais brilhantes e vivas. Podem aparecer com manchas de outras cores de acordo com a genética do animal e é excelente para competições e na criação como animal doméstico.

O manga-larga marchador é uma das raças mais querida para a criação no Brasil e considerada também a mais cara comercialmente, tanto para a compra de um casal da raça como de um filhote ou embrião. Para o convívio com o homem, corridas e trabalho em fazendas é muito utilizada e chegam aos 500 kg de forma muito rápida, com comprimento de 1,55 metros de altura.

Estes cavalos mais nobres certamente atendem as exigências de um público alvo mais requintado, assim o empreendedor de criação de cavalos deve discriminar o perfil do consumidor para saber que raças serão mais procuradas.

A raça de cavalo Campolina tem preço de venda mais baixo, mas nem por isso deixa de ter um valor comercial atrativo. Esta raça é de criação brasileira, surgida do cruzamento de duas outras raças por um criador brasileiro e é bem apreciada em países vizinhos. Chega aos 400 quilos em média e tem tonalidade de pele geralmente marrom claro ou preta.

Alimentação da criação de cavalos

Se quiser que os animais tenham sejam saudáveis, é preciso cuidar da alimentação acima de tudo. Além de visitas regulares de um zootécnico para verificação e vacinação nas datas corretas, cuide para que tenha para o animal apenas feno fresco, água trocada ou reabastecida diariamente e, caso opte por ração, disponha de um alimento balanceado e rico em fibras que o animal precisa.

Os cavalos são animais de grande porte, que merecem alimentação adequada acima de tudo. O organismo dos cavalos deve ser saudável e proporcionar as necessidades energéticas que os cavalos precisam para desempenharem suas funções fisiológicas e até mercadológicas.

O zootecnista deve acompanhar a verificação, vacinação e cuidado dos animais para que tenha feno fresco, água tratada e trocada diariamente e ração se for a opção utilizada para alimentação.

Diariamente, o cavalo deve obter as doses corretas de alimentos ricos em fibras e vitaminas. Os cuidados médicos constantes e uma boa alimentação são a base de uma criação de cavalos produtiva, e caso haja deficiências no controle destes aspectos, o empreendedor deve procurar soluções rapidamente.

Reprodução da criação de cavalos

Este aspecto está mais destinado para os empreendedores de criação de cavalos que pretendem vender os animais como principal forma de comércio no setor. O período reprodutivo é o mais importante e deve estar sob o controle de um zootecnista e veterinário especialistas em animais de grande porte. A reprodução pode acontecer por meio de inseminação artificial, consistindo na retirada do esperma de um animal injetando na fêmea para a criação de um embrião, que sofrerá modificações e dará origem a um novo exemplar da espécie. Pode-se ainda investir na forma natural de reprodução, que hoje em dia é pouco realizada por várias razões.

A égua possui um cio de 12 dias, em que podemos observar o alargamento de seus órgãos genitais e aproximação do macho para o coito. A égua deve ser colocada para a reprodução numa idade em que não comprometa seu sistema reprodutivo, nem a cria e então foi adotado o padrão de três anos no mínimo. As chances de que o filhote nasça saudável é consideravelmente maior, o que explica a adoção deste sistema. Embora as técnicas estejam cada vez mais aprimoradas em relação à criação de animais, a natureza ainda é fator determinante e pode atrasar muito um negócio que esteja fortemente veiculado a ela. Por isso, é necessário um grande estudo a cerca dos principais determinantes como o clima, as condições de alimentação e outros.

O macho deve ser unido à fêmea apenas duas vezes ao dia durante o cio da égua, e mais do que isso comprometerá a forma de ejaculação, o que não é interessante para o negócio de criação de cavalos. A gestação de uma égua dura cerca de 226 dias, e deve ser acompanhada por veterinário constantemente. Outros cuidados também devem ser tomados, como a vigia por um profissional criador para que as condições em que a égua vive não deixem a desejar e contribuam para o nascimento saudável do feto.

O abdome da égua incha a partir dos três meses de gravidez, e então é quando há a certeza de que o animal está para procriar. Antes disso, o ultrassom pode verificar se o cruzamento aconteceu com êxito ou não.

Investimento inicial de criação de cavalos

O mercado de criação de cavalos tem um valor bastante significativo e atrai muitos empreendedores ao ramo. O cavalo é um dos mais caros para a venda, podendo chegar a R$100.000,00 normalmente. O aumento do preço está relacionado à linhagem pura, os cuidados e o apego com o homem. Isso é feito a partir de uma criação acompanhada intimamente por uma equipe de profissionais especialista na criação de cavalos.

Um cavalo manga-larga, por exemplo, pode ser vendido por dez mil reais se tiver pais que ganharam corridas importantes, e então o que se vende é o gene, que está sendo disputado no mercado. Mas, em uma criação de cavalos o convívio com o homem no estábulo e no dia a dia deve acontecer sem falhas, pois o cavalo tem seus valores diminuídos se forem considerados selvagens.

3.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA