Como Montar Uma Criação de Rãs

Como Montar Uma Criação de Rãs
Como Montar Uma Criação de Rãs

Aprenda informações e o passo a passo de como montar uma criação de rãsComer rã ainda não é usual no Brasil, mas pode ser em breve, pois já tem os seus adeptos. São poucos os que curtem este tipo de prato na refeição, mas a tendência é que cresça devido ao valor nutricional e ao sabor diferenciado da rã em uma refeição. A carne é considerada um prato leve e é rica em proteínas, além de ser considerada no meio gastronômico uma iguaria no menu.

Para quem pensou em começar uma criação de rãs, chamada de ranicultura, saiba que está entrando em um ótimo negócio. Elas são fáceis de criar, exigem um investimento inicial baixo e ainda possuem um bom valor de mercado pela pouca oferta de criadores existentes. O preço de um quilo de carne de rã custa em torno de R$ 20 em algumas cidades para venda em atacado e R$ 40 para a venda no varejo, para o consumidor que quer fazer o prato em casa. Ou seja: um excelente empreendimento para se investir.

Veja também:

 

Como iniciar uma criação de rãs

A rã não é um dos animais mais adorados para se ter em casa, então é melhor evitar fazer uma criação em bairros residenciais mesmo que se tenha espaço, o que vai ser preciso. Jamais opte por começar uma criação em apartamentos, mesmo com boa área ou um apartamento por andar, pois estes animais tendem a fugir bastante e é considerada ilegal, uma criação em área residencial, com sujeição a multa e detenção em prisão. O ideal é que seja montada uma criação de rãs em sítios ou ambientes rurais com espaço e água potável em abundância.

Estrutura para a criação de rãs

A estrutura a ser montada para a criação de rãs é mínima. É preciso apenas de água, os girinos para a criação e um tanque grande para que estas se acomodem. Alguma vegetação que se assemelhe a seu habitat natural e que se desenvolva na água é recomendada, além de água limpa e com oxigênio, pois a respiração deste animal é cutânea também. Assim, água mineral está descartada. A dica é usar água de poço ou de mina, bem presente em regiões rurais.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

O local em que as rãs devem ser criadas, também chamado de ranário, deve ser um tanque com compartimentos em formato retangular, com laterais em cimento ou placas pré-moldadas de argamassa. Jamais use azulejo, pois é mais caro e jamais pode ser criada na lateral uma vegetação que lembre o habitat das rãs e onde elas se sintam mais confortáveis. É ideal ainda que se tenha um pequeno declive no fundo do tanque, para que sejam ali depositados os girinos para crescimento em período de reprodução. A profundidade não deve variar em mais de 40 centímetros. Esse modelo é chamado de tanque ilha e é o mais usado hoje em dia.

É preciso informar que o tanque só será usado pelas rãs mais novas, pois este animal possui duas fases: a aquática e a terrestre. Depois de seus dois meses de vida, as rãs devem ser transportadas para uma área seca próximo a água, como um terreno à beira de um lago, onde elas vão se alimentar e assim crescer fortes para o abate e posterior venda.

Toda essa área para montagem de estrutura deve medir, em média, 800 metros quadrados, o que exige um ambiente grande. Também precisa ser iluminado, mas não diretamente pelo sol, o que causa a morte das rãs quando expostas por longo período, pois elas possuem a respiração cutânea. Uma dica é construir um tanque com baias que permita às rãs desfrutarem ao mesmo tempo da água e da parte seca, aguardando o período ideal para o abate e venda. Este modelo de estrutura poupa espaço, é mais barato e pode ser usado tanto para criação de rãs de grande porte como de pequeno porte.

Alimentação das rãs em criadouro

Em ambiente natural, as rãs se alimentariam de insetos, mas para criação o ideal é que seja administrada uma ração balanceada ao menos quatro vezes ao dia. Enquanto ainda são girinos, a dosagem é menor, mas sempre quatro vezes ao dia, para que cresçam e se tornem rãs saudáveis para o abate. As rãs também podem ser alimentadas com larvas de dípteros (moscas), mas vivas e não mortas, pois as rãs são caçadoras e dão sempre preferência ao que ainda tem vida. Tanto ração como larvas devem ser jogadas próximas para que ela busque sozinha e assim se exercite, o que a fará comer mais.

Raça para criação de rãs

Antes de começar a criação de rãs, as matrizes devem ser compradas sempre com a ajuda de um zootécnico para avaliar se estão em boas condições para reprodução. A rã mais usada para a reprodução em criadouro é a rã-touro, cujo nome cientifico é Rana catesbeiana. Ela se reproduz mais vezes, se adapta mais adaptáveis ao ambiente de criadouro e possui grande aumento de peso.

Reprodução das rãs

Com temperatura ideal, sempre quente ou natural, as rãs se reproduzem em media quatro vezes ao ano e sempre com uma grande quantidade de ovos. O ideal é que eles sejam separados e colocados em outro tanque para acompanhamento e, quando os girinos nascerem, alimentados adequadamente.

Após os ovos serem colocados no fundo do tanque, os girinos irão aparecer em torno de vinte dias depois. É normal que 30% dos ovos não se desenvolvam, mas o percentual tende a melhorar com o tempo e com a adaptação do animal ao habitat. Lembre-se de separar os animais mais novos dos mais velhos e saiba escolher os melhores reprodutores para continuar a produção, que geralmente são as rãs que colocam mais ovos e são mais gordas.

Deve-se respeitar o período mínimo de quatro meses até a transformação completa do girino em rã antes de começar o abate para venda. Espere que eles alcancem a forma adulta completa, porque alcançam maior peso, são mais propícios para alimentação e estão com melhor sabor.

Ficou interessado em montar uma criação de rãs? Deixe seu depoimento:

Como Montar Uma Criação de Rãs
15 votos, nota média 3.53 ou 71% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

143 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal, adorei a matéria e fiquei bem interessada. Gostaria de saber mais informações sobre o abate das rãs, e se o profissional/criador, deve ter algum curso obrigatório para a criação.

    Att,

    Cecília.

  2. Gostei muito da materia tenho um tanque 4mts por 8 mts em minha chacara gostaria de saber se consigo fazer uma pequena criação nesse tamque e se ele precisa ser coberto ou só cercado dos lados
    Antecipadamente grato!

    • Amigo os tanques devem ser cercados de forma segura (muretas) e cobertos com tela ou algo semelhante? Pois as rãs são alvos de predadores do tipo gaviões.

  3. Estou interessada em iniciar uma ranicultura, tenho o local, mas não sei onde conseguir as matrizes. Se for possível me ajudar, agradeço.

    • Tenho interesse em começar um ranário num pequeno sítio, numa área de +- mil m². Gostaria de saber: qual o investimento inicial, indicação de empresa especializada na construção, Se o mercado esta favorável, qual a produção mínima necessária e o período para se obter o retorno do investimento, onde comprar as matrizes, quantas pessoas seriam necessárias para iniciar o negócio

  4. Oi, estou interessada em iniciar uma ranicultura, tenho o local, mas preciso saber onde comprar as baias e as matrizes ou que me mande um modelo e como montar, obrigada.

  5. Boa noite, eu gostaria de saber qual seria o valor inicial para começar um pequeno ranário em casa mesmo com aproximadamente uns 30 metros quadrados.

  6. ADOREI A MATÉRIA. ESTOU BEM INTERESSADO A COMEÇAR MEU RANÁRIO, TENHO UMA CHACARA 4000 MTS E PRECISO FAZER UMA RENDA DE LÁ, JA ESTOU ESTUDANDO SOBRE O ASSUNTO JA A TRINTA DIAS E HOJE O DIA TODO. NA MINHA CIDADE NAO TEM NADA SOBRE ISTO , NEM A EMATER SOUBE ME RESPONDER. QUEM PODER ME AJUDAR, AGRADEÇO. LONDRINA-PR

  7. gostaria de saber se as rãs só podem ser vendidas mortas, ou vivas tambem…. se possível mardar essa informação para meu email. obrigada…

  8. gostaria de saber como começar uma criaçao de rãs e o investimento inicial. onde consigo as matrizes? sou do parana sera que encontro por aqui? desde de ja agradeço se me ajudarem.

  9. tenho intensão de iniciar uma criação de rãs, moro em roraima, existe na região norte algum criador que possa nos vender as “matrizes”? qual o valor de cada matriz de râ touro? por favor se puder ajudar, agradeço.

  10. ola gostei das informações dadas, gostaria de saber aonde consigo rãs para criaçao e consumo proprio, para começar, se der certo para comercio obrigado.

  11. Moro em Goiânia e gostaria de saber se existe alguma estrutura de criação de rã aqui na região para ser visitada e onde podemos adquirir as matrizes. Existe a possibilidade de fazermos uma parceria comercial com algum criador com mais experiência?
    Obrigado.

  12. Moro em um sítio de 5 alqueires de terra e gostaria de estar começando com este negócio. Preciso saber onde se acha a matriz e quais são os compradores hoje no mercado, porque às vezes montamos, criamos mas não temos para quem vender.
    Obrigado

  13. Gostei, mas fiquei com muitas dúvidas, por exemplo: em regiões frias é viável? Quais as medidas das baias? Qual o custo de engorda até o abate? Gostaria, se possível, obter mais informações. Meu sítio é em Cotia-SP e a água tem temperatura média de 18 graus.
    Obrigado.

  14. Tenho interesse em iniciar uma criação de rãs em meu sítio em Tapera Grande, Guarulhos. Gostaria de receber orientação de como iniciar!

  15. Gostaria de saber onde encontro um comprador de rãs, pois tenho uma produção baixa, mas quero alimentar 5t por mês, pelo menos.
    Quero encontrar um comprador de grande porte.

  16. O seu comentário aguarda moderação.
    25 DE OUTUBRO DE 2012 ÀS 0:58
    estou tentando montar um ranário. como faço para obter mais informações? tel, e-mail? obrigado!
    att;
    eduardo

  17. Li tudo, mas em nenhum lugar li onde comprar os primeiros exemplares. Por favor me respondam e mais tarde direi a minha tecnologia de tratamento inédito para rãs.

  18. Fiquei muito interessado na criação de rãs, no entanto sou totalmente leigo no assunto, tenho uma área e gostaria de aproveitá-la para alguma coisa, queria saber por onde e como começar muito obrigado…

  19. acho que e um otimo negocio , que esta crecendo e quem melhor esplora este negocio com sertesa tera grandes lucrus pocibilidade de crece no mercado.

  20. ola valeu pela informaçao ,
    pra começar uma pequena criação
    quantos animais agente deve comprar mais ou menos?
    vc tem telefone de algum fornecedor aqui no sul de minas ?
    FELIZ ANO NOVO ,
    messias jose .

  21. Adorei a idéia de montar uma criação de rãs. Tenho o espaço, posso facilmente montar os galpões e tanques com água corrente e tudo mais. Só gostaria de saber mai detalhes, inclusive quanto precisaria investir para começar o negócio.

  22. Adorei o comentário sobre criação de Rã touro,mais gostaria de mais dicas para começar a criação,pode se montados em piscinas de crianças 1.000 lt

  23. Boa tarde, meu sitio tem espaço e agua natural, fiquei muito curioso sobre ranicultura, queria saber mais, principalmente valores lucros e compradores, muito obrigado.

  24. já faz (um 01 )ano que busco informações para iniciar o meu negocio ou seja a criação de Rãs, mas não estou conseguindo resposta e tampouco ajuda dos que conhecem profundamente do assunto.

  25. Gostei muito das informações, mas necessito conhecer melhor este programa, principalmente sobre as medida (tanques),profundidade e quantidade por metro quadrado para melhor desenvolvimentos das rãs.
    OBS: E as peles,será que tem alguma utilidade!
    Atenciosamente
    Adilson Perché

  26. certo tempo atras estive conversando com um colega e ele me disse das vantagens de se ter um ranario sendo assim fiquei bastante interessado e montar um ele me disse que eu conseguiria suporte para iniciar se souberem tenho interesse me avisem.

  27. Gostaria de conhecer melhor o ramo, de mais perto. A internet tem muito conteúdo, porém, se existir algo próximo para conhecer pessoalmente agradeceria. moro no Paraná, na grande Curitiba. Onde devo ir para saber o que preciso para legalizar a criação e abate?

  28. gostei muito das dicas de uma criação .tenho um sitio .com muita âgua,e gostaria de aprende se alguém conhecer um rânario,q eu possa conhecer,por favor entre em contato para que eu possa ir conhecer.valeu muito obgd.

  29. Eu achei interessante a matéria, a rã é um dos pratos mais valiosos hoje em dia, gostaria de saber se os amigos de SP, gostaria de entrar em sociedade para montarmos um criadoro, se alguem estiver me enviei um e-mail e vamos estudar e trabalhar juntos, obrigado.

  30. Valeu pela dica;Gostei muito de ver os Ranarios,como é feito manipulação,tratamento,tanques,báias,desenvolvimento das râs, a metamorfose,preço do kilo,matrizes, me interesei, talves montaremos um no sitio…obrigado pelas orientaçoes..

  31. preciso de informaçoes mais detalhadas de como começar o negocio sempre tive curiosidade nesse ramo masi nao acreditava agora começo acreditar queria um apoio

    abç norival

  32. Tenho uma chácara e gostei da idéia da
    ranicultura e gostaria de saber sobre onde encontrar as matrizes ração e detalhes da estrutura física.desde já agradeço

  33. gostaria de mais informaçoes,como onde comprar as matrizes,como é a venda,onde e tals,no criame necessita de coberturas ou apenas cercar em volta ja basta? agradeço

  34. gostaria de saber como iniciar a criação de ras, tenho um sitio que na região sul de Santa Catarina, com agua corrente. gostaria de inf. sobre as baias. Obrigado

  35. boa noite; quero saber como montar um ranuario pra engorda . e onde posso encontrar as râs. se possivel mandar o endereço pra q eu possa vesitar. obrigado

  36. Parabens pela materia. Penso em criar rãs no meu sitio em pequena escala, e gostaria de mais informaçoes sobre a alimentação e onde conseguir girinos ou matrizes em minas Gerais. Grato…

  37. Boa tarde,eu já tenho o espaço para criaçao de ras em meu sítio.Gostaria de saber como conseguir as matrizes,o valor de cada,se existe compradores esperando e o projeto de construção do ranário e tudo que poderem me informar a respeito,estou muito interessado na criação.obrigado a todos e boa sorte.

  38. Olá, estamos buscando interessados na parceria para engorda de Rãs estamos exportando uma grande quantidade temos a demanda muito maior e buscamos parceiros para trabalhar de forma integrada conheça como funciona, investimento pequeno, de forma integrada não há exigência de capital de giro.

    Se informe. Bruno@assogroup.com.br

  39. Gostei da matéria,gostaria de saber onde comprar as matrizes,e qual o valor do capital inicial para um pequeno criador?
    Qual o tamanho minimo em m² para fazer um criador?

  40. Boa noite!
    Se possível, gostaria que me informasse por email, maiores informações sobre o custo para criação de rãs e também se há retorno garantido aqui no Brasil..

    Aguardo

  41. Gostaria de receber mais informações sobre criação de rã, pois interesso em produzir, mas para isso preciso falar com alguem. sou do interior de santa Cruz do sul, RS. Preciso de informações mais minuciosa com fotos dos tanques, custo de produção, lucro, abate, alimentação, colocação da carne. por favor me ajude

  42. Estou entesado e quero entra neste negocio e gostaria como e onde encontro a mátris para repro duçao o espaço eu já tenho em um sitio no interior da Bahia.

  43. Gostei muito da matéria, bem como tenho interesse em iniciar um negócio na ranicultura. Poderia me informar como posso fazer para iniciar o negócio?

  44. Adorei a matéria. Gostaria de saber como montar um criador e se tem alguma cartilha que ensine a montar o ranário. Onde posso conseguir as rações e as larvas para alimentação?

  45. Boa noite gostaria de saber como inicia esta criação.Quero comprar um sitio,minha duvida é saber se ha necessidade de ter agua corrente natural neste sitio ou não.Onde comprar as matrizes enfim tds as informações necessarias custo de investimento inicial,retorno do investimento.Quantos funcionarios tenho q dispor e saber tbm se alem da carne da ra podemos tbm comercializar sua pele.
    Aguardo seu contato o quanto antes,e parabens pela materia.
    Att
    Adilson Medeirosd

  46. QUERIA SABER ONDE POSSO VISITAR UM CRIADOR DE RÃS, MAIS PRÓXIMO DE ONDE MORO, PARA ME INFORMAR SOBRE A CRIAÇÃO E VISUALIZAR MELHOR AS INSTALAÇÕES. MORO EM SÃO PAULO-CAPITAL. OBRIGADO

  47. Gostei muito das informações, mas necessito conhecer melhor este programa, principalmente sobre as medida (tanques),profundidade e quantidade por metro quadrado para melhor desenvolvimentos das rãs.
    OBS: E as peles,será que tem alguma utilidade e ser possivel aonde vender a carne ou a pele das rãs ou se tem um matador em sc que possa vender elas

  48. gostei das dicas, vou montar um ranário aqui na minha chácara, tenho sete tanques de peixe, e comprei um terreno ao lado que é próprio para criação de rã, preciso chamar alguém primeiro para ver, o local ? e como faço para comprar as matrizes?

  49. Ola gostei da matéria, e fiquei bem interessado, sou de rio grande no RS, tenho um sitio gostaria de saber qual as medidas para fazer o tanque e onde consigo as matrizes e quem pode fornecer a ração? Acho que aqui no sul o mercado de rã ainda é bem pequeno Mas sera que tem como vender para outros estados? Desde ja agradeço pela atenção e fico no aguardo!

  50. Ola Boa noite,Tenho um sitio com muita agua limpa,gostaria de entrar no ramo,como posso obter mais informações? tem alguma parceria que fornece a ração e os girinos para engorda ? desde ja Grato

  51. Boa noite, estou muito interessado em criar um ranuário. contudo não encontro informação suficiente para o mesmo. se me pudessem ajudar, agradecia imenso.

  52. meu terreno é 12/30 quero montar um ranario sozinho mas eu precizo de ajuda de voces eu tenho diposiçao trabalho a noite de bombeiro hidraulico e tenho o dia livre para cuidar do meu futuro juntos com minha esposa e filha conto com voces obrigado

  53. Adorei o site, ótimas oportunidades de negocio! Tenho curso tecnico em aquicultura e tem formação com habilitações em Ranicultura! Com a criação da Rã touro.

  54. As informaçoes foram muito boas. Moro em florianopolis, possuo um terreno com agua nascente no sul de Santa Catarina ( Capivari de Baixo)regiao de Tubarao, gostaria de saber se na regiao ja tem criadouros para entrar em contato.

  55. Estou querendo iniciar na criação e comercialização de Rãs e para isto estou querendo saber como e os tamanhos dos tanques e quantos terei que construir e se são interligados para facilitar ao manejo dos ovos,girinos e dos filhotes até seu tamanho e peso ideal para o abate?
    Caso seja possível me repasse estas informações em meu E-mail.
    Atenciosamente.

  56. Boa noite. Gostei bastante da matéria e o motivo do meu comentário é para oferecer um modelo matemático aos criadores de rãs. Sou formado em Matemática Aplicada a Negócios pela USP – Ribeirão Preto e desenvolvi um modelo que diz ao produtor qual o dia/semana/mês ótimo para abater o animal afim de obter o maior lucro possível.
    Aos interessados favor entrar em contato por e-mail, marcoaa90@hotmail.com
    Obrigado.

  57. Olá bom dia. Vivo em portugal e aqui a criação de rãs é inexistente. Será que conhece alguém deste lado do Atlântico que me possa ajudar?
    A rã touro é proibida aqui. Sabe onde poderia adequirir outras (rã verde/ridibunda)

    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA