Como Montar Uma Criação de Minhocas




Como Montar Uma Criação de Minhocas
Como Montar Uma Criação de Minhocas

Veja o passo a passo de como montar uma criação de minhocas e ser bem sucedido em seu empreendimento. Apesar de não ser um dos bichos mais belos da natureza, a minhoca pode ser um empreendimento de sucesso e um dos mais rentáveis no ramo de criação de animais.É verdade que tocar numa minhoca pode não ser um das sensações mais agradáveis por ser um animal pegajoso e leve, mas irá animar o criador a fazê-lo apenas em saber que a minhocultura, como é chamada a criação de minhocas, é bem rentável e com baixa concorrência no Brasil. No total, são menos de 50 criadores em todo o território nacional.

A minhocultura no Brasil é uma atividade lucrativa, porque estes pequenos animais são usados por floricultores, jardineiros e paisagistas que querem tornar o seu jardim o mais saudável possível. Além disso, eles utilizam o húmus produzido pela minhoca, que é o melhor adubo que existe. Os pescadores são compradores raros, sendo que o maior número de compradores é mesmo o de profissionais ligados à jardinagem, que são tanto amadores como os atuantes no mercado.

A minhoca é um bicho que em alguns locais pode ser considerada uma praga, uma vez que em menos de dois meses ela duplica a sua população total. Mas, essa informação serve como um grande estímulo para o criador que não precisa fazer um investimento inicial elevado em uma criação de minhocas e pode obter um bom lucro com este formato de empreendimento em menos de seis meses.

Você poderia estar interessado em:

Usos da minhoca na jardinagem

A criação de minhocas é mais voltada para o ramo de jardinagem, porque este pequeno animal é muito importante para a terra. As minhocas são animais anelídeos, ou seja, seu corpo é todo formado por anéis, que enveredam na terra cavando buracos e desta forma elas melhoram a qualidade do solo. Elas vão penetrando na terra e os buracos que formam em seu caminho enquanto elas se movimentam, descompactam o terreno. Tal ato é o responsável por evitar encharcamentos no solo e também por diminuir a ocorrência de erosões, deixando o solo mais firme e saudável.

Outra coisa que a minhoca faz pelo terreno é enriquecê-lo com minerais. Enquanto se alimentam de restos que estão na terra, elas não apenas limpam o terreno como também liberam seus dejetos, este último, considerado o melhor adubo natural que um jardineiro pode querer. Os restos digestivos de uma minhoca são chamados de húmus, que é um conjunto de matéria orgânica repleto de bons nutrientes que ajudam na alimentação da planta para que esta cresça mais saudável.

O húmus é repleto de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e nitrogênio, que é tudo o que um vegetal precisa para se desenvolver bem. Jardins com minhocas são muito mais floridos que os sem a presença deste pequeno animal. A minhoca pode ser usada tanto por quem cuida de jardins como por quem cuida de hortas, pelos mesmos valores nutricionais.

Espécies de minhocas para a criação e venda

Todo animal tem uma grande variedade de raças, mas sempre existem as mais conhecidas para começar uma criação. No caso da minhocultura, as espécies de minhocas mais conhecidas são as vermelha-da-califórnia ou vermelha-híbrida (Eisenia phoetida), gigante africana (Eudrilus eugeniae), minhoca européia (Lumbricus rubelus), minhoca brava (Pheretyma hawayana), minhoca mansa (Lumbricus terrestris) e minhocoçu (Rhinodrilus alatus). Todas são extremamente adaptadas ao clima brasileiro e mantêm o seu ritmo de reprodução em qualquer lugar, desde que a estrutura em que são criadas seja propícia para tal ato.

Comece apenas com um litro de minhoca por canteiro e verá a sua criação crescer gradualmente, pois estes animais se reproduzem sem qualquer ajuda e já podem ser vendidos no mesmo período em que estão se reproduzindo sem qualquer problema. Compre as minhocas matrizes de outros minhocários para garantir a qualidade do animal e não se preocupe, pois não é preciso comprar mais matrizes.

700 Ideias de Negócios

As minhocas possuem os dois sexos, mas precisam de outra para ajudar na fecundação. Porém, a boa noticia é que não existe período ideal de reprodução, elas se reproduzem o ano todo por meio de óvulos que são expelidos na terra e com menos de 21 dias nascem novas minhocas que alcançam a sua idade adulta em dias.

Estrutura para a criação de minhocas

O minhocário, como é chamado onde se faz a criação de minhocas, nada mais é que um canteiro com terra, mas com um fundo de cimento ou alvenaria, para que os animais não enveredem por terreno adentro e possam “fugir”. É semelhante a um canteiro de flores. Para começo, é recomendado que a estrutura tenha em média dois metros quadrados por canteiro e no mínimo três canteiros, não muito mais que isso.

Os canteiros devem ficar ao sol para que a terra seja aquecida e seja regada regularmente, mas de forma que as minhocas possam ser protegidas em período de chuva para que a água não encharque o solo e faça com que elas morram. Entre o início da terra e a borda do canteiro deixe ao menos meio metro de altura, o ideal para que acumule água, mas não muita, pois a terra irá absorver apenas o necessário, se não o ambiente irá virar uma pequena lagoa. De profundidade de terra, deixe apenas trinta centímetros.

O valor desta estrutura para montagem, que se comporta melhor em zona rural, deve sair em torno de R$ 3 mil, não muito mais que isso. Já está incluído no valor do investimento inicial o custo com a primeira leva de minhocas, bem como a construção e a instalação do local para começar a criação. O tempo de montagem da estrutura base também é curto, pois em menos de 20 dias tudo pode estar pronto.

Veja mais informações sobre criações de:

Alimentação da criação de minhocas

A alimentação de uma criação de minhocas é bem simples. Elas comem basicamente matéria orgânica, que são folhas secas, frutas, cascas, esterco e restos de vegetais em geral. O ideal é que se junte toda a alimentação, deixe em um balde em local seco e arejado por pelo menos uma semana para depois servir aos pequenos animais. Alimente-as sempre no início do dia e sempre vá guardando mais alimento em estocagem no seu período de repouso.




Ficou interessado em começar uma criação de minhocas? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

72 COMENTÁRIOS

    • kra eu comprei um litro de minhocas ja tem alguns meses coloquei em uma caixa como se fosse um canteiro e fui jogando camadas de cascas e esterco com folhas hoje ja tenho 4 vezes mais, só que estou apanhando é da forma como pegar os humos já que tem muitas

    • Em lojas de pesca é muito facil, ou você pode também comprar humos que ja vem com uma grande quantidade de ovos ai é só esperar elas crescerem e boa sorte!

    • Boa noite,
      Achei muito interessante a matéria sobre a criação de minhoca.
      Tenho um sitio em Caucaia do Alto(Cotia)e,pretendo entrar nesse ramo.
      Gostaria de mais informações sobre a matéria.
      Qual é o retorno,
      Para quem eu posso vender,etc.
      Grato.

  1. Estou muito interessada neste negócio de minhocas e especialmente HUMUS da minhoca. Gostaria de mais informações tecnicas, e quanto posso lucrar com área de qual tamanho?

  2. conceição,sou técnico em agropecuaria de formação e tenho experiência em várias criaçôes, já criei minhocas em MG, hoje morro no RJ, em Rio das Ostras e busco parcerias só que não tenho propriedade rural para tal criação. Se te interessar me escreva.
    GRATO!

    • Olá Renato eu estou a procura de um parceira para montar uma criação de minhoca, possui propriedade rural e na própria propriedade já possui minhocuçu.

      Se tiver interesse entre em contato através do meu email !

    • O maior desafio de criar minhocas acho que é ter alimento constantemente para elas. Estou criando minhocas em caixas, mas não tenho sobra de vegetais suficientes para elas.

    • Boa tarde Renato,
      A minha esposa tem um sitio em Caucaia do Alto -Cotia SP,
      Quais são as possibilidades de fazermos uma parceria para criação e,comercializacao de minhocas.
      Aguardo um breve retorno.

  3. Gostei muito da ideia. Mas para vender o humo vou tirar a terra, nao é? Depois é só colocar qualquer outra terra? ou tem que ser terra preta, ou que ja tenha um pouco de esterco?

  4. Estou muito interessado em cultivar ,minhocas,gostaria de receber informações como proceder,onde adquirir minhocas para ini
    ciar a criação, e quanto me custaria o kit de minhocas. Por favor aguardo informações.Obrigado.

  5. gostaria de mais informações sobre criação de minhocas tenho uma fazenda e vou dedicar a varias criações quem sabe esta seria uma delas .

  6. olá ! gostaria de mais detalhes sobre criação de minhocas, pois moro em local onde é bem umido, pois a região vive de plantação de arroz, aqui tem um produto que se joga fora, e quero saber se é possivel usar como palha , e a casca do arros, são toneladas e toneladas jogadas fora, posso usar na preparação dos canteiros do minhocario? aguardo resposta no meu e-mail. abrigado !

  7. Tenho interesse em iniciar uma criação de minhocas em um pequeno
    sítio. Quero iniciar com uma criação em um espaço de 30metros quadrado. Quanto eu preciso para iniciar.

  8. Quero inicar uma criação de minhocas, portanto gostaria de alguns esclarecimentos:
    Onde comprar as matrizes?
    Onde vender a produção?
    Qual o preço de venda?
    Onde conseguir um manual sobre a construção e cuidados necessários?
    Obs; Sou da região de Ribeirão Preto/SP

    Obrigado

  9. Trabalho com compostagem e um dos substratos é poda triturada. Mantenho a poda sempre úmida para evitar a combustão. Observo que nesse material (a poda triturada e úmida) se infestou naturalmente de minhocas. Quero dizer, as minhocas adoram esse substrato e não como muitos preconizam, estercos ou resíduos já decompostos. O método de compostagem que trabalho é SEM REVOLVIMENTO, também repleto de minhocas. (83) 9910 5898 Pedro Paulo.

  10. Excelente a matéria sobre a criação de Minhoca, e o mais importante foi saber que tem poucos concorrentes no Brasil. Fiquei entusiasmado em fazer um criatório de Minhoca, inicialmente para atender as necessidades do meu jardim e depois quem sabe, entrar no mercado para explorar o comércio.

  11. ola!renato adorei a sua proposta,se ainda estiver de pe eu gostaria de negociar cm vc pois tenho uma pequena area rural q serviria para criacao de minhocas;se estiver interessado entre em contato comigo.

  12. Gostaria de iniciar um negocio com minhocas. Moro numa chacara de 2mil m2 e preciso conhecer o passo a passo da instalação, comercialuzação e sobretudocomo administrar esse tipo de negocio.
    Obrigada

  13. Ola achei interessante o assunto pois a familia ja temuma chácara no interior. Gostaria de mais informações sobre o impreendimento gastos rentabilidade. Mercado principalmente fico grato pela atenção ate o momento agrarddo respostas grato

  14. Olá.
    Morro no oeste de SC e no sitio do meu pai temos gado de leite. Achamos que o eterco gerado pelo gado seria bom na produção de humus.
    Gostaria de informação de livros sobre o assunto bem como qual a variedade mais indicada de minhocas para nossa região e onde poderemos obter as matrizes de preferência em Santa Catarina.

    Desde já agradeço.
    Pedro

  15. QUAL A MELHOR RAÇA PARA PRODUÇÃO DESTINADA PARA PESADORES AS MAIORES E ONDE ENCONTRO AS MATRIZES PODE ME ENCAMINHAR UM TELEFONE PARA FAZER CONTATO.

  16. Boa tarde, fiquei muito interessado por esse artigo de criação de minhocas, gostaria de receber mais informações sobre o assunto pois como vou me mudar para o interior terei mais espaço para o cultivo das mesmas

  17. Boa tarde ! Tenho um terreno na grande São Paulo, e a terra é bastante úmida, e tem bastante minhocas . E comecei a me interessar por esse segmento. Devido o volume de minhocas que há.
    Eu consigo aproveitar dessa vantagem que tenho do terreno úmido e com bastantes minhocas ? Obrigado

  18. Olá Vinicius, tudo bem?
    Gostaria de saber se é possível fazer esta criação na cidade (resido em uma casa na cidade de São Paulo) e não em área rural?
    Também se for possível me enviar mais material sobre se for possível: onde conseguir matrizes, croqui da área de criação, cuidados com a criação, estimativa mensal de gastos/lucro, entre outros.
    Agradecido.

  19. Proveitosos os esclarecimentos.
    Gostaria de saber e o Sr. Renato Castro ainda busca parceria acerca da criação e minhocas e também se tem conhecimento na área de riação de gado de leite e para corte.

  20. Boa tarde!
    Estou interessado em abrir um negocio como este, gostaria de informações de investimento e lucro. Estou muito interessado em cultivar minhocas, gostaria de receber informações como proceder, onde adquirir minhocas para iniciar a criação, e quanto me custaria o kit de minhocas. Por favor aguardo informações,
    Grato.

  21. Olá pessoal, bem legal isso, eu comecei criar minhocas em caixas, comprei de um pessoal de Limeira lojadasabelhas.com.br – para quem quiser começar recomendo o contato com eles, falei com Daniel que foi muito atencioso e me ensinou muitas dicas de manejo.

  22. boa tarde eu sou antonio tenho interesse em começar uma criaçâo de minhocas como e por quanto eu consigo as matrizes moro no rio grande do norte estou disposto a negociasoes meu celular [84] 98151 5089 vivo a operadora

  23. Tenho interesse e espaço para criação deste negócio de minhocas e especialmente HUMUS da minhoca. Estou a procura de parceiros afins para trocas de informações tecnicas e procedimentos.

  24. Boa noite! bem, tenho uma ideia. vcs perceberam que tem muita oferta e pouca procura. então porque não montamos uma ass de mio cultores de minhocas ? o que vcs acham?. criamos um selo de qualidade! procuramos clientes ! e vendemos as nossas produções em conjunto. tipo projeto guarda-chuva. porque pelas pesquisas que estou fazendo , existe muitas ofertas mas não existe muitas procuras!. se houver interesse estou a disposição para fazer o elo entre o vendedor e o comprador! não adianta entrar em um negocio sem ter comprador para sua produção! acredito que é jogar dinheiro fora. a minha pequena experiência é com os meus familiares e amigos! estou fazendo pesquisa com algumas empresas do de jardinagem e floricultura para ampliar as minhas vendas! os interessados também apoderar apresentar proposta. fico a disposição.

  25. no predio que resido temos dois canteiros de 2,5 x 1,5 e tem uma murta plantada no meio , não tem cimento no fundo, colocamos adubo de vacano canteiros e deixamos esfriar pois esquenta muito aguando dia sim dia não, onde após 30 dias colocamos minhocas bravas e california nos canteiros , isso faz ja 20 dias fomos e reviramos a terra e já encontramos varias minhocas recem nascidas. gostaria de saber elas podem fugir por debaixo da terra, sendo que em volta é todo concretado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here