Como Lidar Com o Fracasso da Venda

Como Lidar Com o Fracasso da Venda
Como Lidar Com o Fracasso da Venda

Aprenda a lidar com o fracasso da venda. Provavelmente, alguma vez como vendedor, você já teve que enfrentar seguinte situação: fiz tudo certo, mas porque não consegui vender? Todo representante de vendas, corretor de imóveis ou vendedor em geral já vivenciou uma situação semelhante a esta descrita acima.
O vendedor seguiu todos os passos corretamente, fez o seu discurso, mostrou o produto e o cliente até esteve animado com a venda, mas, de uma hora para a outra, simplesmente não quis comprar o item.

Algumas vezes você pode ter feito tudo certo e mesmo assim não conseguir vender. Você é um vendedor ruim? Não. Alguns problemas podem acontecer vindos da parte compradora e não do vendedor e infelizmente, isso é inerente à profissão e não depende somente de sua experiência e de sua capacidade de negociação. Entretanto, para te animar temos aqui listados alguns pequenos problemas que podem acontecer e possíveis soluções para eles. Confira a seguir:

Seja um Vendedor Com Atitude na Hora de Fechar a Venda

Fazer todo o seu discurso e esperar as coisas finalizarem por si só pode não ser uma boa pedida. Alguns clientes adoram um pouco de carisma até o final, como um pós-venda, mas antes da mesma ser concretizada.

Sempre há alguns sinais de uma venda fria e o vendedor deve ficar atento a eles. Ao primeiro sinal de desinteresse não deixe esfriar ou passar este momento com o comprador, pressione um pouco mais ou ofereça mais vantagens. Cuidado para não oferecer vantagens demais, ou o cliente pode ficar acostumado e tentado a sempre simular que desistiu esperando sua posição para tentar recuperar a venda em questão. Fique sempre atento aos sinais de desistência de compras e avance um sinal rumo a ofertas interessantes para fechar negócio.

Veja também nosso artigo sobre como fazer marketing pessoal.

Use de Técnicas de Fechamento de Venda

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Da mesma forma que alguns corretores de imóveis aprendem a como vender, eles podem ser ensinados a como fechar o seu negócio. Tais técnicas são ótimas para serem aplicadas com clientes que estão quase desistindo da compra, como uma segunda teia para envolver o comprador.

Uma delas é usar depoimentos de pessoas já usuárias do seu serviço e de seus produtos. Depoimentos de outros clientes satisfeitos são uma ótima forma de ajudar a finalizar a sua venda. Todo mundo sempre pergunta a alguém se ele já comprou em determinada loja ou determinada marca, e esta é a sua ideia para ajudar a eliminar a desistência. Procure ter depoimentos por escrito ou vídeos de clientes que compraram seus produtos ou serviços. Veja também nosso artigo com ideias inovadoras.

Outra técnica bem usada por vendedores é convencer por comparação. Todo mundo já deve ter vivenciado isso em uma loja, quando você realmente está decidido a não mais comprar o produto e o vendedor começa a dar informações de itens dos concorrentes, informando a qualidade e o quão o custo-benefício do seu item de compra é bem mais valioso. Ninguém consegue resistir a um produto tão bom, não é mesmo? Pois isso é justamente o que você deve fazer para convencer o seu patrão. Peça para o cliente mesmo escrever do lado esquerdo os pontos positivos em comprar o produto em questão e do lado direito os pontos desfavoráveis em comprar. Usando a lógica e sem persuadir o cliente, você irá conseguir finalizar a venda.

Outra ajuda para finalizar uma venda é usar de convencimento por meio de uma boa conversa com o uso da imaginação. Todo mundo já viu em filme vendedores pedindo para um cliente se imaginar vivendo em determinada casa, ao lado de seus filhos e seu carro do ano ou com o produto desejado. Pois isso é mesmo real e é uma técnica quase infalível. Use e abuse do conceito da imaginação e sua venda pode ser bem sucedida. Veja aqui como ser bem sucedido.

Aproveite Essas Dicas Para Lidar Com o Fracasso de Venda e Reverter em Sucesso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA