Como Usar a Objeção Para Fechar um Negócio

Como Usar a Objeção Para Fechar um Negócio
Como Usar a Objeção Para Fechar um Negócio

Todo vendedor ou empresário já passou pela situação seguinte: ao ressaltar um ponto positivo sobre um produto, um negativo era levantado pelo cliente. Comum? Sim, mas isso não significa o insucesso total em suas vendas.
Muito pelo contrário: um cliente com objeção na conversa da venda pode ser um dos seus maiores compradores se for convencido que o produto é realmente bom.

Quando um cliente apresenta objeções na compra, não entre em pânico, isso é normal. Em algumas vezes, os clientes olham para um vendedor como um grande inimigo querendo levar o seu dinheiro. A culpa não é sua, muito menos dele, mas de uma parcela dos empresários que preferem investir em produtos de má qualidade e que depois devem ser vendidos apenas com bons argumentos. Por isso, a classe de vendedores não é considerada confiável hoje em dia.

Se você encontrar um cliente que faz objeções a cada frase sua, não pense nele como um chato e simplesmente desista da venda. Este pode ser um cliente realmente interessado em comprar, que tem dúvidas a serem tiradas e sabe o que quer. É muito melhor convencer um cliente com interesse em seu produto e que saiba mais informações do que um que simplesmente não quer nada da loja e está lhe ouvindo apenas por educação.

Quando o Cliente Quer Comprar

Você sabe identificar quando um  quer mesmo comprar o seu produto? O simples fato dele fazer objeções a seu discurso pré-pronto é uma das formas de identificar. Outra forma é observar se ele está entrando e se dirigindo a um setor específico da loja. Aqueles que entram e olham diferentes produtos como celulares, geladeiras, fogões, televisão ou estão apenas fazendo pesquisa e comparando preços, dificilmente irão levar algo, mas é sempre bom dar uma atenção ao cliente em potencial.

Um cliente argumentativo, que interage com o vendedor fazendo questionamentos realmente tem interesse em comprar e quer apenas levar o melhor. Por isso, ele pode ser o seu melhor cliente do dia, basta saber aproveitar. Como? Simples: saiba escutar. Aproveite a oportunidade para escutar, ele irá dizer exatamente o que quer e do que precisa.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Na maioria das vezes, as objeções são para comparar um produto com outro e ter certeza que está levando para casa o melhor ou para simplesmente conseguir descontos. Aproveite esta janela e forneça muitas informações, situação em que não poderia estar sendo mais sábio. Se você conseguir demonstrar que é capaz de suprir as necessidades de seu cliente, com certeza será capaz de ter sucesso na venda.

Não Aja na Defensiva ao Ouvir Objeções

A maioria dos vendedores tende a se defender, como se a argumentação do cliente fosse uma forma de ataque. Ledo engano. Quando se trata de vendas, as objeções devem ser respondidas de forma clara e objetiva e não de forma agressiva, como em uma pequena “guerra verbal” com o cliente. Tal atitude pode ser considerada uma posição imatura e a venda pode mesmo não ser concretizada, mas não pelas objeções, e sim por culpa do vendedor.

É natural aos vendedores responderem objeções de forma defensiva e um pouco agressiva. Afinal, esta é uma situação atípica, já que eles não estão acostumados a serem questionados. No entanto, as respostas podem ajudar ainda mais a concretizar a venda. É através da resposta aos questionamentos que é possível se formar um diálogo e assim, ajudar a vender seu produto ou serviço da sua empresa.

Como se Preparar Para Objeções

Todo bom vendedor deve, acima de tudo, estar preparado para qualquer que seja a objeção do cliente. Em muitos treinamentos de vendas das empresas não há uma sessão voltada para quando o comprador questiona, mas esta é a mais importante, porque é preciso preparação. Um vendedor sem conhecimento do produto não conseguirá finalizar uma venda em tal situação.

A dica que temos é se preparar para seja qual for o questionamento. Antes de uma reunião importante ou de sair de casa para trabalhar, dê-se o direito de sempre ler o conteúdo escrito sobre o produto ou serviço. Em caso de vendas, informe-se sobre os produtos que são vendidos na loja ou no seu departamento. Procure comparativos com marcas concorrentes, veja preços e funções e encontre maneiras de abordar de forma clara e direta o seu cliente. Mostre, por meio de argumentos, o quanto seu produto merece destaque e como ele será beneficiado ao fazer tal compra.

Quanto mais indeciso estiver o cliente, mais será preciso do jogo de cintura do vendedor para oferecer o produto no momento certo e fechar negócio. Sempre mostre o quanto é de qualidade o seu item de venda comparado a outros e escute bastante quais dúvidas do cliente podem ser solucionadas em pouco tempo.

Aproveitou as Nossas Dicas de Como Usar a Objeção do Cliente Para Fechar um Negócio? Conte Para a Gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA