Marketing Pessoal

Marketing PessoalA definição de marketing vem de mercado,ou seja, a prática de mercado.O marketing pode ser aplicado a produtos,serviços e Carreira.

Quando se trata de Carreira,o marketing aplicado está voltado diretamente para o marketing pessoal.

No presente artigo vamos tratar sobre a importância do marketing pessoal e sobre os passos para um marketing pessoal eficaz e que resulta em um eficiente marketing profissional.

O primeiro tópico é o Marketing Pessoal e o Autoconhecimento:

O maior problema dos profissionais não é a falta de qualidades ,mas as dificuldades de se externar,expressar suas qualidades.

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Conheça a ti, a ti mesmo e conhecerás o universo (Socrátes). Essa máxima é verdadeira ,pois o autoconhecimento é a primeira etapa para o aperfeiçoamento e para o sucesso.

O autoconhecimento é necessário até para a autovalorização do profissional e para a conservação da autoestima.

O período em que os profissionais estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho é um período difícil em que o profissional pode ser abalado pelo desânimo e pela falta de autoestima,por isso o processo de autoconhecimento é tão importante,nesse período se faz  útil que o profissional tenha uma agenda onde possa anotar suas qualidades ,liste as qualidades interpessoais como capacidade de adaptação ao ambiente,relacionamento interpessoal e outros.

Algumas qualidades interpessoais tão desejadas no mercado de trabalho pode ser desenvolvida com o aperfeiçoamento pessoal ,qualidades como capacidade de visão,de futuro,de se automotivar,qualidades como capacidade de liderar e outros.

Conhecidas qualidades e o que deve ser mudado,resta aos profissionais uma mudança de atitude para alcançar as metas.

A mudança de atitudes e iniciativas nesse processo e para estabelecer mudanças ,o primeiro passo é o autoconhecimento ,se conhecendo é possível dar o próximo passo o de mudanças efetivas.

Assim como uma empresa, o profissional deve conhecer sua missão ,valores e visão de futuro.

A Missão do profissional é um conceito que tem o propósito de saber qual a função do profissional,qual seu papel no universo,qual sua cota de contribuição e como o trabalho exercido possibilitará um sentido maior para a vida deste profissional.

Os Valores são as crenças dos profissionais ,ou seja, as ações por trás daquilo que se acredita.

Os valores são bem investigados no mercado de trabalho,pois por meio se descobre as atitudes.

O bom profissional é aquele que tem valores como justiça social,respeito á diversidade e outros.

A Visão de futuro -é preciso ter visão de futuro que nos dá esperança e nos faz querer lutar,como as empresas precisam ter um plano para o futuro ,exigem dos profissionais uma visão de futuro tanto para os negócios quanto para própria carreira.

Uma das maiores qualidades que um profissional pode ter é a capacidade de empreendedorismo,esses profissionais têm visão de futuro,sabe aproveitar oportunidades,tem paixão pelo que fazem,comemoram cada vitória e vence cada obstáculo.

A importância do marketing pessoal

O marketing pessoal é eficaz não só para que o profissional realize com mais eficiência seu networking como também para através desse exercício constante obter o conhecimento de si mesmo e assim fazer sua autoanálise, a análise Swot.

A análise Swot significa uma análise das forças,fraquezas,ameaças e oportunidades.

Avalie e nunca deixe de lembrar suas qualidades, seja honesto consigo mesmo e avalie pontos que precisam ser melhorados para uma melhor vida pessoal,vida familiar,uma melhor qualidade de vida,avalie o que são barreiras,dificuldades e obstáculos no caminho que leva ao sucesso.

Avalie as oportunidades de carreira e de crescimento para obter sucesso na carreira escolhida,defina um objetivo e qual caminho a seguir.

Como diz a máxima quem não sabe onde ir ,qualquer caminho serve,mas para os que sabem onde querem chegar trilham o caminho árduo do sucesso.

Metas do Marketing Pessoal

As metas são objetivos que podem ser mensurados ,mas cuidados não para não se perder com uma multidão de metas.

Pesquisas mostram que apenas um terço da população têm metas específicas sobre o seu futuro profissional e quanto à realizações pessoais.

E apenas 1% um número bem insignificante da população coloca seus planos no papel e realizam um planejamento.

As empresas hoje trabalham com profissionais que mesmos qualificados não têm uma cultura voltada para o planejamento.

As metas devem ser específicas,ou seja ,devem especificar o que se quer diante de vários contextos,o profissional deve ter uma escolha e decidir quais recursos serão precisos,onde a meta poderá ser concretizada e outros.

O que será necessário para realização das metas, o que será sacrificado,um exemplo disso,são profissionais e pais de família que sentem a necessidade de realizar uma faculdade e sabem que irão sacrificar tempo de descanso,de dar atenção á família em busca de uma graduação de nível superior,mas ao fim colherá os louros.

Metas devem ser sistêmicas,ou seja, será que o que se pretende galgar é útil para o objetivo final, se não é perda de tempo.

Todos os esforços despendidos nos meios é que justificam os fins.

Feedback – é necessário uma avaliação constante dos objetivos,metas e conquistas.Lembrando que o planejamento deve ser flexível e atualizado com as novas proposições de valor descobertas pelo profissional,por exemplo,por vezes um profissional deseja realizar um curso já sabe a grade ,o preço e as datas, mas no meio do caminho pode surgir um outro curso que dará uma projeção no mercado até maior do que aquele,e então ,qual a melhor decisão :ficar preso ao planejamento concretizado ou planejar em cima de outra oportunidade descoberta.

As oportunidades só têm uma utilidade:elas estão aí para serem agarradas.Então no momento de avaliar objetivos e metas não se esqueça das oportunidades que surgem todos os dias.

Recursos – identifique que recursos serão necessários para concretizar os objetivos e quais recursos devem ser obtidos e quais já foram adquiridos.

Os recursos principais para concretização dos objetivos são:tempo,capital,saúde,disponibilidade, ajuda de outros e até força de vontade.

Sendo a força de vontade um dos recursos mais importantes e diferenciador.

Por último avalie todas as alternativas possíveis,que sejam eficazes ao transpor os obstáculos.

Dicas Marketing Pessoal e Profissional

Determinação – dúvidas só atrapalham,tenha fé e esperança em seus objetivos e siga em frente

informação- se mantenha sempre informado(a) sobre notícias nacionais e internacionais,lembre-se de que você faz parte do sistema,é cidadão do mundo,e os acontecimentos é um problema de todos,afinal hoje em dia o profissional é um cidadão do mundo.

Não fique paralisado (a) – muitas são as situação de acomodação que nos deixa paralisados,ou por receio, falta de esperanças,pouca disposição e falta de força de vontade.

Não se deixe abater pelas dificuldades e não se acomode,lute com o que for preciso para o alcance dos objetivos,desde que seja nobre as causas e os motivos,vale a pena o esforço.

Acreditar no melhor e no certo a se fazer ,é algo que se faz para si mesmo,então não se perca e esteja sempre firme com seus valores,crenças e objetivos.

Outras dicas é a reorganização do tempo,a administração do tempo e a disciplina são cruciais para conquistar seus objetivos.

Não se limite- o ser humano pela sua capacidade intelectual e espiritual é um ser ilimitado,então não se limite apesar das limitações,limitações físicas,pessoais ,financeiras,etc.

Com todas as limitações,é possível realizar objetivos brilhantes dentro das possibilidades de cada um.

O importante é acreditar em si mesmo.

Priorize o que é mais urgente e assim organize suas metas,objetivos e visão de futuro.

Como fazer Marketing Pessoal

Os Resultados de networking profissional eficiente e  um marketing pessoal de sucesso têm como consequências o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ainda resultados satisfatórios no desenvolvimento da carreira.

Para isso estabeleça metas e objetivos para vida pessoal como perder peso,valorizar mais a própria imagem,buscar o autoconhecimento e o aperfeiçoamento constante com a resolução de seus problemas.

Para melhor entendimento entendamos que o marketing pessoal é um conjunto de boas atitudes que refletirão no melhor  desempenho tanto pessoal quanto profissional e o networking é uma das ações de marketing pessoal e profissional voltados para objetivos da carreira na busca de oportunidades.

Para um networking eficiente não se isole e aprenda mais em cursos,palestras, workshops ,conhecendo pessoas interessantes,bem sucedidas e com uma história de vida empolgante.

Com certeza as oportunidades surgirão para profissionais que têm autoestima,capacidade de se comunicar, de valorizar o que já sabem e de buscar conhecimentos se qualificando e buscando constante capacitação.

Risque de suas atitudes ações negativas, indisciplinadas, que prejudiquem.

Se afaste de pensamentos ruins,de pessoas negativas , de atitudes que só trazem problemas.

Inicie uma página em branco e comece a escrever um livro bem melhor e mais interessante e que trará melhores resultados.

De forma prática refaça currículos, atualizando –os com novos certificados,atualizações e outros.

Refaça as cartas de apresentação e cartões de visitas e veja como todas as ações de marketing pessoal são capazes de amadurecer , resultar em crescimento profissional e outros bons resultados.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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