Loja de roupas de praia – Aproveite o clima quente para ganhar dinheiro

Abra Uma Loja de Roupas de PraiaProdutos voltados para o uso na praia costumam vender bem. As pessoas adoram passar o fim de semana em lugares distantes da conturbada zona urbana e neste contexto abrir uma loja de roupas de praia parece ser uma opção rentável de negócio.

Uma loja de roupas de praia é um estabelecimento comercial voltado para revender roupas de banho tanto para uso em praias com em clubes. O tradicional é que tais pontos vendam vestuário para homens e mulheres, mas elas são a maior parte das consumidoras.

São vendidos biquínis, maiôs, saídas de praia, sungas e shorts para homens. Podem ainda ser vendidas sandálias, chapéus, bolsas e até bijuterias para serem usadas em um dia de sol.

O mercado de uma loja de roupas de praia

Mercado de uma loja de roupas de praiaO mercado de roupas de praia é bem aquecido, mas conta com uma desvantagem, que é o fato de vender bem e se poder faturar alto em apenas em algumas épocas do ano.

Dos 12 meses do ano, apenas seis são considerados de boas vendas para quem oferta tais itens, quando estamos nas estações de primavera e verão, que pode variar em datas nas cidades do Brasil pela extensão do país.

No geral, o item vende bem e mesmo com meses de baixo faturamento, dá para segurar os negócios. Como muitos usam estes produtos para piscina e passeios em casa de veraneio, mesmo no inverno, os produtos vendem o ano todo, mas em menor número nas estações de frio.

Uma boa alternativa é vender outros tipos de produtos como óculos, shorts e chinelos para diminuir o peso da sazonalidade de maneira a afetar menos o faturamento da loja nas épocas de menor venda.

Concorrência de uma loja de roupas de praia

Em algumas cidades, o segmento de uma loja de roupas de praia é considerado saturado, com grandes marcas já instaladas e com fama no universo fashion…

Entretanto, em outras ainda há uma forte pedida pelos produtos de moda praia e esta carência é um ponto a ser analisado pelo empreendedor ou por um especialista ao elaborar um plano de negócios.

Existem lugares em que o produto não é mesmo rentável por não haver praia próxima e o público não ser adepto do produto, caso das cidades interioranas e distantes de mar e com poucos clubes.

Seus concorrentes são as próprias lojas que vendem roupas de mercado, que podem não ser poucas em sua região. Saiba que algumas lojas de lingerie e até supermercados de grandes redes nacionais e multinacionais vendem roupas de praia e com bons preços.

A realização de um plano de negócio é fundamental para que se estude se é viável ou não montar uma loja de roupas de praia em sua cidade e o estudo vai envolver uma análise da concorrência também.

Neste documento deverão ser explicitados todos os detalhes relativos à empresa, como possíveis fornecedores e clientes, previsão de faturamento, de tempo de retorno e de investimentos, formas mais eficientes de divulgação, entre outros.

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Localização e público-alvo da loja de roupas de praia

Localização e público-alvo da loja de roupas de praiaO ideal para abrir uma loja de roupas de praia é estar perto de outras lojas de roupas em galerias, shoppings ou centros comerciais. Dentre as opções citadas, a escolha pode definir qual público-alvo será atingido diretamente, se o popular o as classes mais altas.

O ideal é que seja um ponto comercial com boa visibilidade, tanto por passantes a pé como de transporte público e carro, e com possibilidade para estacionamento em sua própria loja ou em via pública.

O público-alvo de uma loja de roupas de praia é bastante amplo porque todas as pessoas precisam de roupas de praia em algum momento. Contudo, seu público-alvo é definido pelo valor dos produtos, uma vez que de crianças a idosos compram estes itens.

Se for vender produtos de marcas famosas, seu público-alvo será as classes mais altas e se for ofertar itens em preços pequenos, seu público será a classe popular.

Nas duas opções citadas acima, este modelo de negócio apresenta uma rentabilidade semelhante e pode ser considerada uma boa forma de empreendimento para investir, caso o pequeno empreendedor consiga suportar os meses de baixa venda com um bom plano econômico interno para a loja de roupas de praia.

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Trabalhar com baixa renda e produtos baratos traz uma pequena desvantagem, que é a quantidade de itens vendidos que precisa ser maior para o lucro ser visto.

Entretanto, os consumidores a preços populares compram bem mais e pode ser uma contrapartida para investir neste público-alvo.

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Estrutura básica de uma loja de roupas de praia

Estrutura básica de uma loja de roupas de praiaA infraestrutura necessária para uma loja de roupas de praia não é tão grande. Estima-se que uma boa loja deve ter cerca de 40 m².

Todo o seu espaço disponível pode ser dividido em um escritório, um pequeno estoque (já que os produtos não ocupam muito espaço) e um local de exposição dos produtos chamado de hall de entrada, além do principal, que são os provadores.

A quantidade de provadores vai depender do porte da sua loja, se grande, média ou pequena.

Alguns itens que devem ser comprados para montar o espaço são: araras duplas para pendurar os produtos em cabides ou mini manequins para que os clientes vejam melhor os itens, ao menos dois manequins femininos com ou sem cabeça (os apenas corpos são mais baratos), armários com prateleiras para estoque ou no hall da loja mesmo para poder separar as peças por tamanho, balcões centrais para atendimento e pagamentos, um expositor para óculos, caso venda o item (que é recomendado pela saída do produto, inclusive em período de frio), ao menos 200 cabides para biquínis, 50 cabides para maiôs e manequim busto expositor de joias.

Todo este material é necessário, porque, além de oferecer maiôs e biquínis, uma loja de roupas de praia também pode vender cangas, saídas de praia, chinelos, bermudas, óculos de sol, short, blusinhas e outros itens que podem ser usados na praia. Veja também 40 franquias de lojas de roupas.

Como organizar a vitrine da loja de roupas de praia

O segredo de toda loja de roupas é mostrar o que há por fora para que o cliente seja atraído para o interior do estabelecimento comercial.

Por isso deve-se decorar e usar uma vitrine e que esta seja atualizada ao menos uma vez por semana e colocar elementos que lembram a praia, como palmeiras artificiais para vitrines e um painel de bambu ao fundo.

Na vitrine da loja de roupas de praia, coloque manequins bem vestidos com roupas de praia e não se esqueça dos preços, lei de Direito do Consumidor. A ideia é apresentar o que a loja possui ao cliente.

Número de funcionários necessários para uma loja de moda praia

funcionários para uma loja de moda praiaNeste ponto, o empreendimento é positivo. No entanto, a loja de roupas de praia é sujeita à sazonalidade, sendo que as vendas são maiores durante o verão.

Isso causa algum entrave para o dono do estabelecimento, que precisa pensar em estratégias de divulgação e de vendas nos períodos de menor procura.

Quanto aos funcionários, você vai ter que ter ao menos dois, um para caixa e um para atuar em hall de loja. É preciso saber que o bom atendimento é fundamental para que o negócio cresça, assim como a criatividade, tanto para a criação de promoções quanto para a disponibilidade de novos modelos.

Treinar o corpo de funcionários da loja de roupas de praia é de extrema importância, pois eles precisam ter conhecimento sobre os produtos que vendem, que saibam quais tecidos são utilizados para quais situações são mais indicados. Um treinamento básico de moda com todos vai ajudar a vender mais.

Existe uma regra, quase que geral, que tais lojas adotam mais comumente mulheres como vendedoras. Isso acontece porque, como a maior gama de clientes é do sexo feminino, elas se sentem mais a vontade, sendo atendidas e mostrando modelos para mulheres. O empresário pode seguir tal pensamento.

Capita inicial para investimento em uma loja de roupas de praia

Estima-se que com cerca de R$30.000,00 já seja possível montar uma boa loja de roupas de praia. O tempo médio estimado de retorno é de 12 a 16 meses ou até menos se o negócio abrir as suas portas no verão.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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