Como decorar a vitrine de sua loja

Por:

como decorar uma vitrine de lojaA sua loja pode estar linda por dentro, mas com certeza é a vitrine que vai chamar bem mais a atenção do seu cliente e esta precisa sempre estar impecável para os passantes e por isso, este artigo vai te trazer dicas de como decorar a vitrine de sua loja para seja qual for o tipo de empreendimento. Não adianta ter peças ou produtos lindos em seu negócio de vendas se não estão expostos da forma adequada e é para isso que existe o espaço na entrada da loja ao qual damos o nome de vitrine, para que vejamos os itens e possamos nos sentir interessados em entrar para uma compra.

Se você tem uma loja ou é gerente de uma e seu chefe sempre te escuta, que tal dar a dica para você mesmo fazer a decoração da vitrine? Isso se você achar que deve e souber, não é mesmo? Se a vitrine de artigos femininos, por exemplo, não está nada chamativa e as pessoas passam e simplesmente não param para admirar ou não se sentem convidadas a entrar por um simples olhar rápido, é sinal que a fachada de sua loja precisa de mudanças.

Primeiramente, saiba que existem três tipos de vitrines em uma loja que são classificadas de acordo com a posição nas quais se encontram.

3 Tipos de Vitrines

  • A vitrine frontal é a que fica na frente da loja e podem ser chamadas também de vitrines de rua, mesmo que estejam em galerias e shoppings.
  • Já as chamadas vitrines de trânsito são as que ficam no interior da loja, as quais você vai entrando e sendo conduzido ao setor interno do estabelecimento, em área de grande movimento.
  • Já as vitrines centrais são internas e são feitas todos os lados tenham uma visualização completa do produto, muito usadas em joalherias e loja de perfumes.

Iluminação da vitrine

vitrinismo iluminaçãoAntes de decorar a vitrine de sua loja, é preciso levar em conta se a vitrine está bem iluminada, de forma que chame a atenção. Muitas vezes, as luzes não são tão boas ou não estão na posição correta e deixam sombras, por isso, analise a incidência da luz do dia no lugar, se prejudica ou não a visualização do seu produto, para depois ver se será necessário investir em luzes mais intensas e artificiais.

As luzes amareladas são as mais usadas na decoração de vitrines de lojas em shoppings ou para serem ligadas no período noturno. As luzes do tipo dicroica são as melhores e mais usadas por vitrinistas profissionais pela tonalidade de luz que emitem, um amarelo intenso que parece luz do sol mas não tão forte, ressaltando as cores de tecidos e objetos.

O branco é uma tonalidade de luz forte e por isso, não é indicado para vitrine, a menos que seja em vitrines altas em que a iluminação não se concentre em apenas um objeto, entre manequins, por exemplo.

Quanto à posição das luzes, vai depender bastante de como os objetos estão dispostos na vitrine e de que tamanho eles são. Se forem manequins de roupas, uma iluminação de cima para baixo é a ideal. Já falando em sapatos ou produtos pequenos, usa-se uma iluminação em pontos laterais ou abaixo dos mostruários. Já em objetos para o lar, quando mais espaçados e em maior quantidade as lâmpadas estiverem melhor.

Entretanto, são apenas dicas de iluminação que estamos sugerindo, você pode colocar as luzes da forma que acreditar ser melhor ou que mais valorizem seu produto, porque valorizam a cor do item. Em um vestido para noiva, por exemplo, a luz branca é a mais indicada e de alta intensidade para ressaltar os detalhes da peça. Fica a critério do proprietário do estabelecimento mesmo ou do vitrinista.

Como escolher objetos para decorar a vitrine

A vitrine deve ter aspectos que chamem atenção, não somente por preços, mas por toda a comunicação visual feita ali. É um item importante de marketing também e não é à toa que as lojas sempre mudam suas vitrines a cada mudança de coleção. Os itens que vão estar nela e produtos a serem escolhidos contam bastante.

Por exemplo, existem algumas que são cheias de manequins, fitas vermelhas indicando promoção e luzes completamente mal colocadas, causando no final de tudo uma tremenda poluição visual. Verifique o que pode estar em excesso ou em escassez para poder trabalhar melhor esses pontos. A dica para isso é bem pessoal mesmo: olhe e veja se não acha informação demais. Se você conseguir entender tudo de forma clara, pergunte ainda a um amigo ou seus vendedores e veja se o visual da vitrine agrada a maioria.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Os objetos de apoio para mostruário devem ter um espaço entre si. Não adianta criar prateleiras suspensas de bolsas e sapatos, se elas não estão ao alcance dos olhos. Note que em lojas de celulares, por exemplo, como são itens pequenos, as vitrines sempre vão até metade com produtos e o resto fica livre mesmo, mas você consegue enxergar de perto todos os modelos e consegue avaliar o que cada um tem em configurações e preços. Limpeza visual é somar à sua loja.

Como escolher o que vai ser exposto na vitrine

Como decorar a vitrine com criatividadeSelecione muito bem o que chamará atenção das pessoas que passam pelo seu estabelecimento. Nada de colocar a coleção completa que acabou de chegar na sua loja; opte por poucos itens mas que sejam eficientes para incitar a venda. Não coloque todos os produtos tão expostos assim: isso só causa uma confusão na imagem da vitrine. Ao contrário, coloque poucos objetos, mas que sejam motivadores.

Uma dica? Observe a decoração das vitrines das lojas C&A, se seu ramo for de roupas seja masculina, feminina ou infantil. As vitrines das lojas C&A mostram apenas algumas peças da coleção nova, sempre incitando ao cliente entrar para ver as demais e um letreiro simples com o nome da coleção. Limpeza visual, clareza e simplicidade, apenas incitando a curiosidade do cliente para que ele busque mais itens no interior do estabelecimento.

Escolha as melhores peças do seu estoque ou as mais vantajosas em preços e coloque expostas do lado de fora, mas com relação entre si. Para roupas, um casal se for uma loja de roupas para homens e mulheres e o mesmo para crianças, se vender itens para meninos e meninas. E jamais deixe um manequim sem itens ou um grande espaço vazio, mostrando descuido com a sua loja, não é bom para o marketing da empresa.

As cores a serem usadas devem ser as melhores possíveis, por exemplo, as que combinam com as estações do ano e com o produto ou serviço a ser vendido. No verão, as tonalidades mais interessantes são aquelas bem vivas e se não souber o que combinar por lá, pesquise em revistas de moda o que está em alta. Portanto, faça uma combinação de modo que o que está sendo comercializado esteja perfeitamente casado com o momento, com o contexto.

Já em eletrônicos, os itens promocionais são os que mais chamam a atenção. No caso de novos produtos na loja, mostre também, mas não abuse da quantidade e lembre-se de expor os produtos que estão em alta. Você pode decorar uma vitrine apenas com lançamentos de um lado e uma apenas de promoções de outro e deixe os itens por lá ao menos por uma semana. Não é legal trocar todos os dias, aparenta insegurança do empreendedor ou departamento de marketing.

Dicas de como organizar a sua vitrine

Pense em qual tipo de recado que você pretende passar aos seus clientes. Por exemplo, escolha um assunto a ser trabalhado na vitrine e com este tópico em mente analise o público-alvo que será atingido. Por exemplo, se sua loja vende roupas para meninas de 15 anos e estamos em pleno verão, por que não usar temas como praia ou piscina e envolver as vestimentas nesse contexto?

decorar a vitrine com criatividadeA criatividade deve ser muito usada no momento da decoração da vitrine. Procure ideias com artistas antigos e modernistas, seja de qual for a época. Busque informações em anúncios de revistas, veja muitos filmes e sempre esteja antenado. Uma paleta de cores, uma historinha em quadrinhos, uma música, seja qual for a arte, ela é completamente capaz de despertar novas ideias.

Portanto, abra a sua mente para a arte e a cultura, pois elas darão a grande oportunidade a você de ter uma imaginação mais poderosa a ponto de poder criar com muito mais facilidade sua exposição de produtos da sua vitrine.

E para quem quer se tornar um vitrinista de sucesso, a dica é educar o olhar. Visite as melhores lojas, as de grife e procure observar como os produtos estão na vitrine. Aprenda com os grandes como Prada, Dior, Couch e lojas de eletrônicos mais conceituadas como Exclusive Line e de informática top de linha de sua cidade. Observar as mudanças e como eles colocam os produtos é uma maneira simples de aprender e conseguir boas dicas para organizar a vitrine de sua loja.

Gostou do nosso passo a passo de como decorar uma vitrine de loja? Deixe seu comentário:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

26 comentários sobre “Como decorar a vitrine de sua loja
  1. leonardo cardozo disse:

    Adorei aprender um pouco mais sobre como montar vitrines, estou começando agora em vitrines, espero ter mais sobre isso para mim neste site..

    obrigado.

  2. jussara disse:

    gostaria de umas dicas de decoraçao de vitrine com acessorios e bijouterias

  3. reinaldo disse:

    Adorei as dicas pra minha loja. De hoje para frente vai ser outra.

  4. Edineide disse:

    Boa tarde!
    Gostei do site e gostaria que vocês me ajudassem com algumas dicas de arrumação de vitrines.
    Tenho uma loja de bijuteria, acessórios, folhados e bolsas…
    Desde já, agradeço a atenção e parabéns, o site é ótimo!

  5. lourdes disse:

    Gostaria da ajuda de vocês com dicas para arrumação de vitrines, vendo bijuterias, acessórios, bolsas e roupas. Aguardo ansiosa o retorno de meu pedido, adorei o site, parabéns pelo profissionalismo.

  6. roseli maria reis disse:

    Boa tarde, gostei muito das dicas como fazer uma vitrine, mas tenho dúvidas ainda sobre como expor todos as mercadorias.
    Tenho uma loja com artigos femininos, masculinos e infantis.
    Está chegando o mês das crianças e quero fazer uma exposição das peças infantis, fico no aguardo.

  7. Luana Odete dos Santos disse:

    Achei muito legais as dicas, super interessante mesmo.
    Gostaria, se possível, de algumas ideias , pois meu ramo é bem complicado ( bordados ).
    Tenho uniformes e enxovais em minha loja e sempre é um grande problema. Como decorar a minha vitrine?

  8. Adrielle disse:

    Olá, gostaria de dicas para vitrine de loja de utensílios para cozinha e decoração.
    Att, Lela.

  9. regis disse:

    Quero saber como faço pra ampliar minha loja.

  10. Vera gomes disse:

    O que aprendi com todas essas dicas, sobre como organizar vitrines de lojas; foram essenciais para eu por em prática na minha pequena loja.Obrigada por essas dicas.

  11. magali disse:

    Trabalho em uma imobiliária, gostaria de uma idéia para enfeitar a vitrini para o dia das crianças.

  12. angela disse:

    Ola, gostei demais das dicas. Tenho uma loja de confeçcoes e calçados, tenho muitas duvidas de como expor minhas mercadorias sem errar, me mandem sugestões. Obrigada.

  13. ivanei disse:

    tenho loja de confeçoes e bazar
    como faço pra aumentar minhas vendas.
    estou com dificuldades de efetuar vendas
    a loja fica localizada numa galeria e não ha movimento.
    as pessoas entram acham tudo lindo mas não levam

  14. Rose disse:

    Estou reformando a minha LOJA, e gostaria de algumas idéias sobre moveis ,o espaço é confortável e trabalho com todas as idades e artigos,como fem,masc, infanto e calçados e artigos de presentes!obrigado.

  15. Maria Haro disse:

    Adorei as informações, estou precisando de toda ajuda do mundo,pois, estou decidida a montar um brechó na minha garagem, porém, só poderá funcionar aos sábados,levando em conta que esse espaço não está disponível durante os outros dias.Mas, tenho certeza que com a sua ajuda, farei desse empreendimento um sucesso absoluto.Idéias!? Please…

  16. Tânia Ferreira disse:

    Gostei muito a minha loja é de Moda gestante, preciso fazer a vitrine para a Inauguração e estava aflita, com esse artigo ja terei mais lizes Mas se podesse me mandar sugestões que focasse mais a vitrine para loja de gravida , iria ajudar muito. obrigada

  17. neia disse:

    Ola, estou abrindo uma loja, em fevereiro de 2013, e não tenho ideia ainda de como montar uma vitrine , loja de rua, a loja é estreita e funda, tipo 3m de largura, agradeço se puder me dar essa grande dica e obrigada.

  18. jocelia rodrigues da silva disse:

    gostaria de ver modelos de vitrines decoradas

  19. Ana disse:

    Mto bom, aprendi mto e pretendo colocar em prática.. mto obrigada

  20. Elisangela alves disse:

    AMEI AS DICAS…

  21. Aurelio Samini disse:

    amo o vosso site gostei de todas as dicas voçes são muito bom… obrigado

  22. fabiana disse:

    ola,foi muito ultil toda essas informaçoes, estou abrindo uma loja de roupas femininas e alguns acessorios,como bolças e cintos estou em duvida como decorar.

  23. Ana Debora disse:

    DECORAR UMA VITRINE DE LOJAS DE FTINNES E MODA PRAIA…OBRIGADO

  24. diana disse:

    ola..vou abrir um negocio de roupa de criança e adulto gostava de saber como expor o produto nas montras…e dicas..pois e muito basto colocar la…

  25. Isabela disse:

    Boa tarde! Vocês saberiam me indicar sites onde eu posso comprar objetos para decorar minha vitrine em datas comemorativas?

  26. jucelia disse:

    Olá, trabalho em uma lojasque vende roupas e artigos para crianças de 0 a 8 anos, e sempre gosto de renovar a vitrine .obrigada pelas suas digas sobre vitrine estou indo certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como fazer um panfleto que vende

Como fazer um panfleto que vende

Nesse texto, ensinaremos a você algumas técnicas e dicas para qu...
Como escolher o ponto comercial de uma lanchonete

Como escolher o ponto comercial de uma lanchonete

O ponto comercial de uma lanchonete constitui um fator crucial pa...
8 dicas para o seu blog empresarial

8 dicas para o seu blog empresarial

Hoje em dia é obrigatório uma empresa estar na Internet e não há ...

Curta O Novo Negócio!

14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)