7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

Por:

Como Revolucionar o Mkt na empresaAlguns sinais indicam que você é um empreendedor de sucesso e quem não quer ser seu próprio patrão e não mais ter alguém lhe mandando fazer algo o tempo todo? Porém, por mais que queiramos e até tenhamos o dinheiro para investir na nossa própria empresa, é preciso ser honesto consigo mesmo e saber se temos tudo o que é necessário para ser um empreendedor de sucesso. Gostar de algo não significa que sejamos bons e tenhamos vocação para tal. Por isso, é importante saber o que é preciso para ser um bom empreendedor.

Um empreendedor nato não é alguém que simplesmente curte ser dono do seu negócio e não ter chefe. É preciso ter algumas características primordiais para ser considerado um bom empreendedor e assim ter sucesso no meio. Lidar com o ramo de negócios exige conhecimento, mas tem algo que precisa estar dentro de você para poder dar certo. Como diz o dito popular, é preciso ter afinco pela coisa, ter uma afinidade nata. Por isso, temos em nosso artigo as sete principais características que você vai encontrar em um bom empreendedor. Você pode não ter as sete, mas algumas delas já o irão ajudar a se sair bem no meio.

1 – As pessoas querem trabalhar com você

Se você já teve um emprego e mesmo que não concordasse muito com as normas da empresa, não quis sair por conta do seu chefe, você entenderá sobre o que estamos falando aqui. São pessoas que atraem naturalmente os outros e possuem uma aptidão em liderar equipes. Muitas vezes, os seus funcionários cumprem ordens para agradar ao ‘chefinho’ e ficam até mais tarde no ambiente de trabalho com um sorriso no rosto, e isso não é nada fácil de se conseguir.

Existem chefes ‘bossais’, estes simplesmente usam a empresa como um reinado, uma forma de mostrar o quanto podem mandar em sua soberania. Outros, os líderes natos, e com a chama do empreendedorismo em seu interior, sabem o poder da coletividade, sabem pedir um favor e possuem um bom senso entre o possível e o impossível. Se você tem tudo isso em seu grupo de amigos, em seu ambiente familiar e na equipe que você coordena em sua empresa, você nasceu para ser um empreendedor.

2 – Você é um péssimo funcionário

Quem nasceu para liderar não consegue ficar em uma empresa como funcionário tradicional, cumprindo ordens. Não estamos falando aqui de funcionários com casos de roubo, que chegam atrasados, destroem patrimônio da empresa ou simplesmente não conseguem seguir uma ordem; você apenas não consegue estar ali e não está satisfeito com o formato da empresa e sabe como gerir algo melhor. Um empreendedor nato jamais consegue passar por um ramo de empreendimento como alguém comum, um mero funcionário para receber um salário.

Ele quer ousar, liderar, surpreender e isso não é possível sendo empregado. Um comportamento bem peculiar em grandes empresários é que eles não começaram sendo donos do empreendimento, mas sim em pequenos empregos de curta duração, que lhe fizeram entender que seu lugar era no topo.

3 – Segurança no emprego não é suficiente para você

Hoje em dia, o alvo da vez é conseguir um emprego público ou carteira assinada para garantir um salário mensal e pequenas regalias como férias, 13º salário e um salário no fim do mês. Um empreendedor nato  sabe que isso não é uma limitação para o trabalho, caso tenha chance de ter algo mais. Os empresários jamais pensam nisso como uma forma de viver, podendo fazer muito mais consigo mesmo, podendo investir em si e ganhar mais que apenas um salário mínimo.

Se você não sente inveja de um emprego estável ou de um cargo público com dinheiro fácil, você é um forte candidato a ser dono do seu próprio negócio.

4 – Você sempre quer ir mais longe do que está em seu emprego

Algumas grandes corporações são fruto de pessoas que não se limitaram a fazer do seu emprego um simples cargo de gerência. Citemos como exemplo, a marca O Boticário, que começou apenas como uma empresa de produtos de beleza manipulados no mercado. Se seus empresários tivessem como meta atingir apenas o mercado local, jamais teríamos uma marca tão forte quanto temos hoje com um número expressivo de franquias em todo o país. A Avon, grande marca de produtos vendidos de porta em porta, é mundial, prova de um empreendedorismo de sucesso.

Pessoas sem visão empresarial acreditam ter como auge da carreira a gerência do seu setor. Empreendedores natos almejam crescer, aumentar a produção e ter filiais. As pessoas de mente limitada acreditam que pensar de forma muito ampla é ser um ‘sonhador’ e não realista, os empresários pensam apenas em quanto tempo e de quanto precisam de capital para chegar lá.

5 – Você pensa no negócio antes mesmo de iniciar

Uma conversa entre empregados comuns é: ‘seria legal ter uma sorveteria’. Já um empreendedor nato pergunta ao dono do local como ele compra, avalia aluguel e já pensa no capital inicial a ser investido para conseguir a sua meta. São pessoas que veem em tudo o que experimentam uma forma de lucrar e como fazer para dar certo.

Outra característica importante e bem peculiar é que empresários por natureza não costumam acreditar em dados informados por sites ou revistas: eles irão fazer seu próprio orçamento e pesquisa de mercado. Se eles leem em um site que tal modelo de novo negócio é ótimo para ganhar dinheiro em sua cidade, eles irão em busca de pesquisa, avaliação para saber se a informação é mesmo verdadeira ou se é apenas um texto comum.

6 – Você tem o apoio de sua família e amigos

Líderes natos possuem apoio de seus familiares e círculos de amizade. Sabe aquela pessoa que sempre é indicado como representante de turma, sempre é o organizador de festas e sucesso de votação? Quando um membro da família vai resolver um problema, ele te liga primeiro para saber se você pode ir junto. Se você não vai, ele te consulta para saber se está tudo bem com a decisão tomada da parte dele e se você recomenda algo melhor.

O que isso tudo quer dizer? Que você nasceu para liderar. Mesmo que não seja escolha sua, as pessoas já reconhecem que você nasceu para liderar, veem em você uma fonte segura de liderança. Pessoas com esta tendência no lado pessoal dificilmente serão de forma diferente em seu lado profissional.

7 – Você sabe que não pode nada sozinho

A grande diferença entre os maus líderes e os bons em liderança é saber o poder da coletividade. Você, como um bom empreendedor, reconhece sua força limitada e sabe o quanto precisa de sugestões para lhe abrir a mente. Ninguém consegue gerir uma grande empresa sozinho. Nem os reis conseguem reinar sozinho.

Outro fato interessante sobre este último tópico é que um bom dono de negócio sabe a hora certa de pedir. Nem toda decisão de uma empresa precisa ser tomada em uma reunião de diretoria, há momentos certos para as pessoas serem consultadas e um bom empresário saberá exatamente quando pedir uma reunião de diretoria.

E você, possui os sinais para ser um empreendedor de sucesso? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



44 comments on “7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso
  1. Tadeu José da Silva disse:

    Sou aposentado da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, e desde a minha aposentadoria penso em montar um negócio próprio para aumentar minha renda e não ficar sem uma ocupação, gostaria de algumas sugestões de negócios, pois tenho consultado muitos sites mas não vejo perspectivas. Possuo uma caminhonete Nissan Frontier e um automóvel Ford Festa Sedan, e meu desejo seria um negócio que tivesse a oportunidade de viajar.
    Se puderem me ajudar agradeço.
    Grato!
    Tadeu

  2. Igor Henrique de Souza disse:

    Eu tenho 19 anos, estou prestes à abrir um negócio em sociedade com um amigo de confiança, ando lendo artigos e consultando pessoas que já estão no ramo empresarial e me encaixei em seis de sete dessas qualidades , estou muito animado e agradeço as informações que estão sendo muito úteis para ajudar a abrir à mente !

    • MARCOS disse:

      amigao, ja tive duas sociedades em empresas e que por incompatibilidade de pensamentos nao deu certo, a 1º com membro da familia e a 2º com um amigo que eu achava ser de confiança, entao pense com muito cuidado e se puder adiar mais para frente para poder abrir seu proprio negocio seria melhor. sociedade em empresa dura pouco , ja vi muitas se quebrarem . pense nisso.

  3. Sueli disse:

    Eu me encaixo nos sete sinais citados ai em cima. O meu problema e a ansiedade e empolgação. Antes do negocio concluído eu já conto com a certeza dele fechado, ai quando eu perco o negócio eu fico muito frustrada.

    Por conta disso eu acho que tenho perdido bons negócios. Como posso lidar com isso? Tem dois meses que não fecho nenhum negócio e isso esta me angustiando muito.

    • Luciana disse:

      Sueli, boa tarde,
      Que tipo de negócio você tem?
      Talvez seja a hora de você mudar a sua estratégia de ataque para atingir seus objetivos.
      Eu estou estudando opções para abrir alguma coisa para mim

    • Daniela disse:

      Se vc está com a cabeça quente nos últimos meses, contrate alguém, mesmo que temporariamente, para trabalhar com as negociações e o acompanhe para que você possa adquirir mais conhecimento na arte de negociar, se sentir mais segura e aí sim retomar as negociações da sua empresa. Às vezes, temos que recorrer à ajuda. Abraços e Sucesso!!!

  4. mayra disse:

    olha ja vi gente pessimista ms vc me surpreendeu…

    • Daniela disse:

      O pessimismo é o tempero dos negócios. Achar que todo negócio vai dar certo (otimismo em excesso) faz com que as pessoas esqueçam de se aperfeiçoar e isso traz frustração, pois não é o otimismo que vai fechar um bom negócio e sim a boa argumentação. Ter o pé atrás pode ser uma grande chave para o crescimento profissional.Beijos.

  5. Wuoh! disse:

    Tadeu, no seu caso , a minha sugestão é voce pegar alguma representação a nível Nacional…Como voce é de Santa Catarina, voce pode pegar um produto ou serviço para vendê-lo em seu estado e outros representantes o fariam em seus respectivos estados…Voce iria viajar, ter relacionamento com clientes e nao precisaria investir muito dinheiro.

    Sueli, no seu caso, eu recomendo a leitura de dois livros.

    - QUEM PENSA ENRIQUECE
    - A QUARTA DIMENSÃO

    leia pelo menos os comentarios sobre os livros…

  6. Debora disse:

    Eu encaixo nos parâmetros e procuro por sócios confiáveis.

  7. Juscelina disse:

    Boa tarde, trabalho na prefeitura de minha cidade como agente de saúde, estou buscando informações de como abrir um negócio, estou em mente de abrir uma lanchonete, mas busco conhecimento, não quero só ficar nesse emprego até me aposentar, quero uma oportunidade na vida. vocês podem me ajuda o que devo fazer.

    • Flavia disse:

      Bom dia Juscelina, sou uma batalhadora, igual todas a mulheres, mas a tres anos decidi por uma lanchonete e cachorro quente.Estou satisfeita, tenho um faturamento mensal medio de 10 000,00 , mas ponho a mao na massa, sou chapeira, atendente, auxiliar de cozinha, dona etc etc tenho um chapeiro oficial e um atendente fre pro final de semana. Da muito trabalho, mas acho que compensa. Bjs

  8. lory sales disse:

    sou atualmente gerente comercial e me encaixo em 70% dos setes sinais citados, ja li diveros livros sobre empeendedorismo mas algumas vezes me pergunto se relmente esta na hora, isso pode ser um sinal de inseguranca?

  9. Dimas disse:

    Oi Debora, vc tem que tipo de negócio, eu quero montar um e quero entrar de sócio em um negócio, pois facilita e não precisa de toda a burocracia exigida para montar.

  10. cleidvando disse:

    Quero abrir uma lanchonete.

  11. fernanda fonseca disse:

    ** Nossa!
    Vocês parece ate que me conhece, sem nunca ter me visto.
    Me descreveram direitinho.**
    Gostei…
    bijusss.

  12. Francisco Justino disse:

    Estou com a ideia de montar um café, tudo se iniciou com uma conversa com um amigo em uma cafeteria, a partir daí comecei a avaliar a ideia e a pesquisar informações a respeito do negócio. Lendo este artigo fiquei mais motivado ainda, pois me identifiquei muito com os 7 sinais de que eu sou um empreendedor de sucesso! Agora vou à campo coletar dados para montar meu plano de negócios.

    Um forte abraço!

  13. Camila disse:

    Nossa isso parece que foi feito para mim! uma ótima pesquisa, adorei ler e refletir sobre mim mesma, adoro me sentir cada vez mais decidida no ramo que escolhi.

  14. rafael augusto disse:

    Só desse jeito vou ser um grande empresario.

  15. Rudnei disse:

    Olha, não sei ainda o que vou montar, mas só sei que quero “enricar” a mim agora e não mais ao patrão. Estou pesquisando bastante sobre vários seguimentos em que o investimento não seja tão alto.

  16. Queren Damazio disse:

    Olá!
    Me encaixei nos 7 itens, estou abrindo uma escola de artes, porém não acho nada relacionado. Gostaria de umas idéias para a contratação de funcionários, já q a escola fica na periferia. Obrigada!

  17. Simon disse:

    Nossa!!! Me descrevi em todos os pontos, claro! Alguns precisam ser melhorados…. A leitura de artigos de boa qualidade é primordial para a nossa motivação e melhoria continua. Estou estudando o mercado que quero atuar a 1 ano. Estou bem seguro do meu investimento. Daqui alguns anos estarei aqui dando um depoimento de sucesso, e contar um poucos dos meus obstáculos que com certeza terei que superar…

    Sucesso a todos…

  18. saba sena disse:

    ola eu li atenciosamente essas sete dicas e me encxei titalmente pois tudo que tentei deu serto hoje procuro um socio investidor para produsir uma marca de champus e creme para pele e protetor solar a base de frutos oriundos da amazonia ja tenho pesquisa quase pronta é um produto inédito no mundo

  19. Ilma Camargo disse:

    Me identifiquei em 6 dos iens acima…
    Fazem 4 meses, resolvi e apostei, percebo que consigo fácil fechar negócios e conquisto meus clientes, pois todos fidelizaram até o momento, meu ponto fraco está na burocracia, leis, etc.
    Gostaria de saber se há algum livro que nos ajude com contratos, impostos, e essas burocracias, que o contador explica explica e vc não entende….

  20. Nando disse:

    ja passei por 4 lojas como vendedor e nunca estive satisfeito, mas sempre vendi bem, ja trabalhei com emprestimos, op. de telemarketing, e ja fui responsavel por organizar produtos em redes de super mercados! estou finalmente abrindo minha loja de moda masculina e femenina! sera que estou no caminho certo? gostei muito do texto, das dicas

  21. fabio disse:

    pretendo abrir um lava car , ja andei pesqisando maquinas para comprar e vi quecabe no meu orçamento , mas me preoculpo porq e o primeiro empreendimento q faço e tenho um pouco de medo de nao dar certo, o q faço?

  22. fabio disse:

    espero q me ajudem pois acho q o local aonde pretendo abrir é muito bom de negócio e tenho bons fluidos do lugar , um abraço

  23. fabio disse:

    alguem pode me dizer qual é a lucratividade de um lava car assim meio por cima?

  24. aluana disse:

    que sate maravilhoso parabéns, esse sati e na verdade uma utilidade publica.

  25. aluana disse:

    tenho vontade de vira uma pequena empreendedora para pagar minha faculdade. será que tenho vocação para empreendedorismo?

  26. sara disse:

    Entãoo peessoal eu tenho 18 anos e eu quero abrir uma boutiique de roupas,sabe começar meu proprio empreendimento e nisso eu conversando com uma amiga minha decidimos fazer isso juntas, e eu tenho medo de nao dar cerrto, e eeu quero tentar melhor de viida, e eu queria sabeer se o ramo da boutique poode me render lucros favoravéis,aguardo resposta desde de ja agradeço !!!!

  27. Daniel disse:

    Olá.
    Sou funcionario de uma grande empresa no sistema de energia eletrica, tenho um emprego estavel com salario razoavel.
    Mais estou querendo sair do emprego e montar uma loja com prestaçoes de serviços sobre os produtos vendidos. Tenho boa parte do capital necessario.
    Acho que 6 dos 7 itens tem muito haver comigo, meu receio é que sou meio perfecionista.
    A minha esposa está formando administraçao de empresa e eu sou formado em minha area.

    Preciso saber, qual é o melhor momento para começar o negocio? é interessante recorrer a financiamentos para começar um negocio mais forte e grande ou é melhor começar com uma loja pequena? quais principais pontos para vencer os concorrentes ja existentes?

  28. cristiano disse:

    tenho 21 anos tenho curso de administracao ,publicação e formas de vendas, de atendimento e etc , quero montar uma loja de roupas em uma cidade que tem no maximo uns 4.000 mil habitantes,minha mãe tem uma loja , e quero levar a loja dela para a cidade e almentar o negocio, me encaixo nas 7 dicas , pesquiso em varios site sobre preço bom e sites de emprendedorismo, acho que meu negocio vai dar certo. queria saber sua opniao , sobre o negocio ,

  29. SÍLVIO SILVA SANTOS disse:

    Estou aposentado a mais ou menos um ano do serviço público estadual. Gostaria de começar um negócio, mas tenho muitas dúvidas… Trabalhei muito pouco tempo na iniciativa privada, apenas até aos dezenove para vinte anos. Hoje tenho quarenta e nove anos e me encontro, e apesar de me enquadrar em alguns dos sinais citados por vocês me sinto inseguro. Mas a vontade de empreender é muito forte dentro de mim. Tento ser perfeito e metódico em tudo que faço, e as vezes acho que isso poderia ser um entrave no meu relacionamento com os meus possíveis colaboradores, usando da nova denominação para empregados. Gostaria que vocês me sugerissem algo que se coadunasse com o meu perfil. Obrigado.

  30. Jessé Marques disse:

    esse materia é muito bom!
    quantas idéias tem nosso povo!!!

  31. INATALIA MARIA disse:

    SEM COMENTARIOS MAS ESTOU CHOCADA POIS PARECE QUE VOCES ME DERAO UMA CHOCALHADA PARECE QUE EU ESTAVA DORMINDO E ISSO MESMO MEU NEGOCIO E O EMPREENDIMENTO . OBRIGADO PELO ALERTA BEIJOS

  32. Patricia disse:

    Quero abrir um buffet para atender o publico teens e kids, onde posso perquisar melhor sobre o assunto.

  33. Daniel disse:

    Bom dia e otima semana a todos.
    Me indentifiquei com todas, algumas de forma exepcional.
    Ainda não trabalhei no comercio, mais todas as vezes que entro em uma loja normalmente imagino os custos, os erros, o que pode ser melhorado, os lucros, as possibilidades de negociação e atendimento ao cliente.
    Não consigo ficar muito tempo em um memso emprego, mesmo sendo bom sempre procuro algo melhor. Na hora de pedir a conta sempre tenho uma conversa explicando minha decisão e dicas para melhoria da empresa(eles sempre querem que eu fico, me consideram um inovador).
    Me considero bem sucedido, na area de eletricidade.
    Meu proximo desafio será trabalhar como vendedor afim de ganhar experiencia, mesmo ganhando menos dinheiro.
    Depois quero mesclar meu conhecimento na area que trabalho com o adquirido no comercio e montar um empreendimento.
    Quero montar uma loja de materiais, projetos e instalaçoes eletricas, como faço? alguem pode me dar mais alguma dica?

    e-mail carvalho22daniel@gmail.com

  34. cassia disse:

    boa tarde ,quero comecar a fazer chinelos mas nao sei por onde comecar .preciso de ajuda
    obrigada
    cassia,

  35. maykon disse:

    ola, tudo bem? tenho uma sugestão, ficaria mais fácil para todos que querem abrir uma empresa se tivesse uma pesquisa mostrando o valor do investimento por ramo,

    ex: lanchonete x 50 mil para investir.
    roupas x 30 mil para investir.

    entendeu, acho que se houver uma maneira de fazer essa pesquisa ajudaria e muito todas as pessoas que querem se tornar ótimos empresários de sucessos. grato e uma boa noite.

  36. Carlos Paes disse:

    Me identifiquei com os 7 sinais. Sou Empreendedor, e possuo uma Franquia Pessoal de uma Empresa de Cosméticos e estamos em plena Expansão por todo o Brasil. Quem Desejar saber mais informações de como ter seu próprio negócio, basta entrar em contato.

  37. francisco disse:

    ola gsto muito de ler os comentarios ja tenho meu proprio negocio
    mais estou envestido em outro seguimento que a tempo penso nele
    que e da construcao mais na minha regiao e muito concorrido mais lendo os comenatarios mim deija mais otimista e pra ser um bom empreendedor tem que ter muita força de vontade

  38. gilson disse:

    ser empreendedor nao e ser o dono do seu negocio e ser escravo do que voçe criou ,, os primeiros passos de uma empresa sao os mais dificieis para conseguir se manter a empresa, mas que voçe tenha a experencia de ja esta ambientado no que faz sao varios fatores que pode acabar com o seu sonho de ser um empreendedor,, trabalho com fabricaçao de roupa minha mae ate entao sempre teve uma fabrica pequena com muitas dividas eu sempre ajudava ela ate com 18 anos decide procurar um emprego no comercio local com isso com pouco tempo ja estava se dedicando ao maximo imagina o comercio como se fosse meu proprio negocio e com isso 6 meses ja se tornava gerente fiquei por la 2 anos ate que um dia vendo minha dedicaçao surgiu uma oportunidade para ser representante de frios em umas cidades que eles nem vendiam nao pensei duas vezes e fui com muita dificuldades sem experiencia alguma mas sempre com força de vontade e vestindo a camisa com poucos meses ja estava fazendo um diferencial fazendo degustaçao do meu proprio bolso , arrumando eu msm as mercadorias , fui pegando a confiança dos clientes e com isso vendia o que queria mas sempre achei q podia ser mais e assim fui transferido para campinas sp ,, depois conto como abrir a minha empresa de roupa

  39. IDELCÓPIO disse:

    Eu encontrei uma alternativa barata e segura para investir. Estou investindo em uma franquia de uma empresa brasileira e séria e com ótimos ganhos.Ótima oportunidade de crescimento financeiro. Se quiserem uma dica do negócio, falem comigo! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)