Conheça a Personalidade Ideal de um Empreendedor

Conheça a personalidade ideal de um empreendedor
Conheça a personalidade ideal de um empreendedor

É comum que os interessados no ramo do investimento fiquem na dúvida se há uma personalidade ideal para serem considerados bons empreendedores. Ouvimos falar muito de pessoas que possuem uma liderança nata.
Um bom exemplo é o já falecido Steve Jobs, criador da Apple, que desde os seus primeiros investimentos já sabia o caminho certo para conseguir criar uma marca de fama mundial. Será que existe um caminho mais fácil para ser bom nos negócios?

Não podemos dizer que existe uma fórmula pronta, informando o que é preciso para ser um bom empresário ou uma receita de riqueza, mas algumas dicas podem te ajudar a identificar se você tem características para ser um bom empresário. Estamos sugerindo com este artigo alguns pequenos traços de personalidade, um checklist do que um empreendedor deve teve ter em si para ter grandes chances de sucesso. Não é uma regra, apenas pontos encontrados com frequência em alguns donos de grandes empresas.

Ser auto motivado

Um grande empresário é auto motivado e não precisa da obrigação de ter um salário no fim do mês para cumprir as suas metas. Ele mesmo faz seus horários e prioriza sempre a excelência, mas sem deixar de pensar nas metas. Quando se é o próprio chefe é bem complicado ter disciplina, pois não há uma cobrança e por isso, uma pessoa auto motivada é um grande líder. Ela simplesmente se sente disposta a trabalhar, atuar e sabe que é preciso fazer mais que apenas o básico não para garantir metas, mas para ser um empresário bem sucedido. Ele não precisa de concursos ou premiações para trabalhar, apenas estar motivado em ser melhor amanhã do que é hoje.

Não pode ter medo de trabalho duro

Quantas pessoas você conhece que desistiram de uma seleção simplesmente, porque eram muitas etapas? E outras que começam a lamentar na sexta-feira pela quantidade de coisas a fazer na segunda em seu ambiente de trabalho? Estes são fortes candidatos a continuar no mesmo local a vida toda e jamais assumirem um cargo de chefia na vida. O motivo é simples e direto: possuem medo de trabalho duro.

Um empreendedor bem sucedido sabe o quanto a caminhada é longa, mas a meta é bem simples: ser um sucesso em sua área. E isso vai envolver diversas etapas como estudo, aperfeiçoamento, talvez noites em claro para resolver um problema, porém, o fim irá justificar os meios e esta é a motivação mais necessária para continuar na caminhada. Não ter medo de trabalhar duro é um traço de personalidade encontrado em líderes de sucesso.

Você precisa de experiência no tipo de negócio que pretende iniciar

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O principal motivo de falência de pequenos negócios é o investimento em um ramo que não se conhece. Como abrir uma oficina mecânica se você nem sabe onde fica o carburador do carro? Antes de qualquer coisa, é preciso ter experiência no setor em que se pretende ingressar. Você não precisa ser um expert, pois ninguém sabe tudo, mas ao menos o conhecimento básico sobre a sua matéria prima é necessário.

Existe um motivo muito importante para vendedores serem submetidos a um amplo treinamento quando vão começar a vender um produto de determinada marca: eles precisam conhecer como ninguém o que estão vendendo. Se você é o dono de uma empresa e não sabe como é feito o seu produto, não irá saber identificar problemas de produção e nem reduzir custos do produto ou achar alternativas para ter maior lucro.

Uma dica para tal problema pode ser atuar na mesma área em que quer investir por alguns meses. Você pode se candidatar a uma vaga e entender muito mais de um setor como funcionário que apenas lendo. Terá experiência, conhecerá o mercado e poderá aprender com os erros de outros empresários.

Você deve ser capaz de subir de volta no cavalo

Existe um ditado popular que diz: “se fosse tão fácil, todo mundo faria igual”. Cada ramo de investimento possui as suas dificuldades e o empreendedor deve saber lidar com cada um deles. Você precisa sempre se auto motivar para levantar e seguir adiante diante de pequenos, médios e grandes problemas.

Não se deixe abater pelo primeiro sinal de queda nas vendas, problemas de comportamento com os funcionários ou por não saber como melhorar as finanças do seu negócio. Respire fundo e até tire um dia de folga se for importante para pensar e lhe ajudar a decidir melhor, mas não abandone o barco ao primeiro sinal de problema. Muitos empresários desistentes se arrependem por não terem continuado, pois alguns meses depois a solução aparece na sua frente, você apenas não a tinha visto.

Não abandone a sua família e nem a folga merecida pelo trabalho

Viver pelo trabalho é poético, mas não ajuda em nada na prática. Muitas pessoas começam um novo negócio e simplesmente se esquecem da sua família. A melhor forma de fazer tudo andar bem é sempre ir em busca de novos desafios, mas sem se esquecer do lado pessoal. Sabia que o dia de folga não existe à toa? A mente humana é como um computador e com excesso de trabalho ela simplesmente entra em sobrecarga e pede uma pausa; às vezes até longa como umas férias para poder garantir o “bom funcionamento” depois.

As folgas são merecidas na sua vida e jamais passe mais de duas semanas sem folga, ou não irá produzir nada. Já se sentiu bem produtivo quando acorda e extremamente cansado após algumas horas? Isso é falta de descanso. Seu dia de descanso na semana é merecido, então o use.

Menos sentimento, mais ação

Não estamos dizendo para largar o sentimentalismo, apenas não deixar que tudo o influencie. O problema de algumas mulheres na direção de um negócio é a chance de ter o lado emocional afetando as decisões, mas ninguém havia notado que homens sofrem deste mal também. Jamais tenha pena de demitir um funcionário problemático e sem produtividade, porque ele é seu familiar ou amigo; isso não é uma decisão de um grande empreendedor.

Outra dica é não deixar críticas de funcionários o afetarem. Se seus funcionários não gostam de sua posição, mas ela é eficiente, então não se deixe levar por pequenos comentários sobre você. Tente tomar todas as suas decisões com foco no melhor para a empresa e seja neutro, evitando colocar os sentimento à frente de decisões em relação à determinada pessoa ou situação.

Saiba interagir com as pessoas

Ser um empresário de sucesso requer ser simpático também e infelizmente este traço de personalidade não é algo que se aprenda. Cumprimentar é um sinal de cordialidade, mas estar atento, se fazer ouvir é algo a mais, envolve simpatia. Uma boa oportunidade de testar seus dons de interação é em reuniões, ouvindo e dando opiniões de forma sábia e não repressora. Lembre-se que você é o chefe e por isso, a maioria das pessoas já se sente intimidada.

Para a interação com a equipe não se esqueça do tom de voz, extremamente importante. Passe cordialidade ao pedir uma tarefa e ao gerir novas regras em seu ambiente de trabalho. Não se esqueça de ouvir, mesmo sem concordar com outras opiniões. Isso mostra que você está aberto à sugestões.

Saiba delegar funções

Microsoft e SBT são exemplos de grandes empresas conhecidas por um único nome, os empresários criadores, entretanto, são o que são hoje, porque seus donos souberam delegar funções. Ninguém vence na vida sozinho, pois é humanamente impossível apenas uma única pessoa ocupar todos os cargos de uma diretoria empresarial. Saiba a hora certa de delegar funções e use a sua simpatia para cobrar e não ser chamado de tirano. Mas saiba também como pedir que tarefas sejam executadas para não deixar suas ordens ao vento, e jamais deixe o seu lado emocional optar por quem deve fazer o que, mas sim a competência de cada um para cada função.

Descobriu se você tem a personalidade ideal de um bom empreendedor?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Bom Dia tenho 17 anos e leio quaze todo dia as dicas de vocês, acho muito interessante to aprendendo muito com vocês. Por que ano que vem eu to indo trabalha com meu pai, que tem uma micro empresa de montagem de elevadores, a a micro dele só presta serviço para atlas schindler elevadores e meu pai tem 20 anos de experiencia nesse ramo. E eu to entrando de sócio com ele meio a meio.

    O nome da micro de é Jc montagem de elevadores Ltda. Eu a primeira coisa que vou faze troca o nome para ELEVAMAC Manutenção e Revisões Ltda. E o assunto que vocês passam para agente vai ajuda muito mesmo. Agradeço muito a vocês Obrigado! Pelas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA