Inovação Tecnológica – Exemplos e Como Criar a Sua

Inovações TecnológicasQuer desenvolver uma inovação tecnológica? Veja algumas para se inspirar e aprenda como ter a sua ideia!

Qual ferramenta você está utilizando para acessar este conteúdo? Um computador, um tablet, aparelho celular? Embora estes itens já não sejam novidades para nós na atualidade, saiba que houve uma época em que eles foram ideias inovadoras, criados por pessoas inquietas, criativas, que identificaram uma oportunidade na sociedade e souberam atendê-la.

São consideradas inovações tecnológicas aqueles aparelhos ou serviços capazes de interferir na vida e comportamento das pessoas. Mesmo que você seja pouco “conectado” com a tecnologia, dificilmente não utiliza pelo menos uma ferramenta tecnológica que esteja presente no seu cotidiano. De uma maneira ou de outra, sempre acabamos sendo atingidos pela tecnologia, até mesmo de forma involuntária.

Você é o tipo de pessoa que adora uma usufruir dos benefícios de uma inovação tecnológica ou se interessa em estudar o assunto? Nos dois casos é necessário estar atento a todos os lançamentos feitos no mercado, além de procurar entender quais são todas as vantagens que os aparelhos ou serviços podem trazer.

Todos os dias novas ideias de inovação tecnológica surgem no mercado, além de “meras ideias”, muitas são postas em prática, executadas e passam a fazer parte da vida das pessoas. Você já pensou em criar sua própria inovação tecnológica?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar e inspirar, reunimos mais informações e dicas sobre inovação tecnológica. Aproveite!

Definição de Inovação Tecnológica

Certamente você está rodeado de produtos que são ou já foram considerados uma inovação tecnológica, não é mesmo? Mas você sabe o que é de fato uma inovação tecnológica? Bom, este termo é utilizado para definir algo novo na área de produtos ou processos, que até outrora não existia.

Além disso, a inovação tecnológica também se caracteriza por ser uma ferramenta diferenciada que é capaz de causar impacto no mercado, na sociedade, na vida pessoal e comportamento das pessoas. Como exemplo disso, podemos citar os aparelhos smartphones que revolucionaram a forma como os indivíduos se comunicam através dos diversos recursos disponíveis.

Conheça Algumas das Principais Inovações Tecnológicas da Atualidade

A cada instante são lançados novos produtos cheios de tecnologia, é bem verdade que nem todos são essenciais para as nossas vidas, no entanto, há aqueles que são bem interessantes e que podem ajudar-nos muito no cotidiano. Conheça abaixo algumas das principais inovações tecnológicas que fazem parte da vida de muitas pessoas nos dias atuais.

1 – Medidor de Calorias é uma Inovação Tecnológica Incrível

Você é o tipo de pessoa que vive de regime, mas não tem paciência para ficar controlando as calorias de todos os alimentos que consome ou que perde durante as atividades físicas? Pois bem, os seus problemas estão prestes a acabar, isso porque já foi inventado o aparelho medidor de calorias, o qual tem sido considerado de extrema utilidade para quem deseja cuidar mais da sua saúde.

O medidor de calorias foi inventado pela empresa Fitbit, a qual está instalada na Califórnia, Estados Unidos. O aparelho tem acesso a informações do corpo do ser humano como, por exemplo, o total de passos dados em um dia e em qual velocidade, quantas calorias foram gastas durante o dia, entre outras. Para obter estes resultados basta carregar o item consigo e os dados são apresentados em forma de gráficos, os quais podem ser compartilhados inclusive nas redes sociais.

2 – Tela de Celular Flexível

Os aparelhos celulares são incríveis, nos oferecem inúmeras possibilidades de comunicação e entretenimento. Porém, em um aspecto simples, quase todas as marcas falham, que é na fragilidade. Os smartphones não são resistentes e em qualquer queda já deixam a tela toda trincada, ninguém merece passar por isso, concorda?

Pensando nisso, a Samsung, uma das marcas mais famosas do mundo que fabrica e desenvolve inovações tecnológicas, está desenvolvendo um celular com tela flexível, que ao se impactar com o chão ou outra superfície dobra e não quebra. A primeira versão era para ter sido lançada em 2012, mas foi adiada para 2015.

3 – Banda Larga Para Celulares é uma Verdadeira Inovação Tecnológica

Você estava em uma conversa animada com os seus amigos através de um aplicativo, mas de repente a sua mensagem não foi enviada porque a velocidade da internet caiu? Praticamente todas as pessoas que usam a internet através do smartphone já passaram por este problema, pois o 3G é pouco eficiente para a quantidade de pessoas que estão conectadas na rede.

Para solucionar este problema, foi desenvolvida a banda larga para celulares, que nada mais é do que a tecnologia 4G, que já é muito conhecida e usada nos Estados Unidos e, aos poucos, vem tomando espaço no Brasil. Com a internet 4G se torna possível transferir dados pesados para outros dispositivos e obter mais velocidade no acesso as mídias online.

4 – Realidade Aumentada

Que tal ter acesso às principais informações do dia ao alcance dos seus olhos, sem a necessidade de utilizar as mãos? Esta já é uma situação totalmente possível através da realidade aumentada, que é um conceito desenvolvido pela empresa Google, a qual desenvolveu o Google Glass, que é um óculos com aplicativos e acesso à internet.

A partir do Google Glass, o usuário poderá acessar informações online, que serão disponibilizadas no seu campo de visão, bastando dar um toque. O aparelho é considerado uma das maiores inovações tecnológicas da atualidade, mas deve demorar para chegar ao mercado e ter um preço relativamente acessível aos usuários comuns.

5 – Carros Autômatos

A Google não se contenta em ter as plataformas virtuais mais bem sucedidas do universo cibernético, por isso está sempre investindo em novas tecnologias. Uma das mais recentes inovações tecnológicas da empresa são os carros autômatos, que se caracterizam por serem automáticos, dispensando a necessidade de motoristas. O modelo exemplar ainda está sendo aprimorado, mas já vem causando expectativas no mercado.

Essas inovações tecnológicas não surgiram da “noite para o dia”, elas foram trabalhadas por inúmeros setores, utilizando-se de empresas de informática, desenvolvedores, administradores e muitos outros profissionais. Além disso, o planejamento foi de longa data, buscando alcançar o objetivo em anos, ao invés de meses.

Dicas Para Criar Inovações Tecnológicas

Você adora tecnologia a ponto de querer estudá-la e querer ser um dos novos inventores contemporâneos? Então não deixe de acompanhar abaixo algumas dicas para criar inovações tecnológicas.

1 – Esteja Atento às Necessidades da Sociedade

As inovações tecnológicas que mais fazem sucesso são aquelas que vêm ao encontro das necessidades da sociedade, ou seja, aparecem como uma oportunidade para solucionar problemas. Sendo assim, é necessário que você esteja atento a quais são as necessidades atuais da sociedade, aos novos comportamentos, entre outras coisas, as quais permitem definir um problema e trabalhar para desenvolver uma ferramenta que o resolva.

Veja algumas ideias de negócios, você pode modifica-las e trazer algo de novo, já pensou conseguir criar uma inovação tecnológica?

2 – Faça Brainstorm Para Criar uma Inovação Tecnológica

Já identificou uma necessidade do mercado? Agora é o momento de estudá-la. Por isso faça uma brainstorm, que é a etapa em que se busca informações e se escreve tudo que for possível sobre o problema existente, bem como as possibilidades que podem ser utilizadas para solucioná-lo.

3 – Crie Versões Diferentes Para a Ferramenta

Certamente no momento da criação da ferramenta vão surgir várias ideias, que podem ser utilizadas de formas diferentes. Entenda que no processo de criação todas as projeções precisam ser analisadas. Portanto, é recomendado criar várias versões da ferramenta, pois dessa maneira consegue-se identificar de forma mais fácil qual é a mais funcional e que mais se aproxima do projeto inicial.

4- Use Outras Tecnologias

Dificilmente você vai inventar a roda, concorda? O mundo tecnológico é um grande remix de coisas criadas com inspiração em outras coisas que já existiam. Levando isso em consideração, é indicado que você use outras tecnologias na prática ou como fonte de inspiração para desenvolver a sua ferramenta tecnológica.

5 – Faça Inúmeros Testes Para Desenvolver a Inovação Tecnológica Certa

Nenhum produto deve ser colocado no mercado sem passar por testes, pois isto é um ato irresponsável que pode colocar em risco a integridade dos usuários e gerar diversos transtornos. Depois de concluir a ferramenta é necessário testá-la inúmeras vezes, isso serve para identificar possíveis problemas e corrigi-los.

Também, é preciso saber se a inovação tecnológica realmente vai ter uma boa aceitação do público, demanda é a chave do sucesso!

Por isso, é importante que você faça o “pré-lançamento”, ou seja, lance alguns dos produtos no mercado, de forma que se possa averiguar se as pessoas realmente irão compra-lo. Além disso, você também trabalhará com uma técnica poderosa, que é a escassez. Ora, você lança apenas poucas unidades no mercado, a demanda cresce e as pessoas “amam” sua inovação tecnológica, porém, está escasso no mercado, e agora? Agora você pode lançar mais algumas unidades a um preço um pouco mais alto, representando mais lucro para você!

Para se inspirar ainda mais, procure por inovação tecnológica no Brasil, descobrirá que existem inúmeros casos de sucesso e que você pode ser o próximo.

Pronto Para Criar a Sua Própria Inovação Tecnológica?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA