O Que é Inovação

O que é inovaçãoDeseja inovar na sua empresa? Veja o que é inovação e como aplica-la/desenvolvê-la.

Você quer se destacar no seu campo de trabalho ou aumentar a visibilidade do seu negócio? Se a resposta é positiva, então é preciso ter em mente que para alcançar este objetivo é preciso apostar naquilo que ninguém está fazendo, somente assim você ganhará destaque e se tornará referência em algo diferenciado, isso se chama inovação.

Cada vez mais o termo inovar tem se feito presente, principalmente, no ambiente empresarial, em que a concorrência é grande em praticamente todos os setores. No entanto, não são todas as empresas que sabem lidar com esta nova fase, o que faz com que muitas delas acabem ficando para trás e sofrendo inúmeros prejuízos financeiros.

Ao iniciar a busca por ideias inovadoras, você precisa aprender como aplicar a inovação, como desenvolver a inovação, pois, ideias inovadoras, para serem inovadoras, precisam ser desenvolvidas com inovação. Até mesmo porque são raríssimos os negócios que já não tenham sido desenvolvidos de alguma forma por outra pessoa.

Quando se fala em inovação, há quem pense que é preciso fazer algo magnifico, semelhante à invenção da roda. De fato, existem inovações que são capazes de promover uma revolução, mas também há aquelas mais simples que podem promover melhorias e são tão importante quanto, basta saber o que está mais adequado ao seu negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar a trabalhar a inovação no seu negócio, criamos esse texto voltado para trazer mais informações e dicas sobre o que é inovação. Confira!

O Que é Inovação?

Você quer inovar e elevar os seus negócios a um novo patamar? Então, a primeira coisa a se fazer é entender o que é inovação empresarial. Pois bem, trata-se do ato de encontrar soluções a fim de resolver grandes ou pequenos problemas, em qualquer ramo de atuação. Como já foi dito, solucionar algo não quer dizer ter uma ideia bilionária que vai mudar o rumo da sociedade, nem conceber uma inovação diariamente.

Inovação significa romper um padrão, encontrando novas formas de executar uma determinada atividade mudando o modo. Ao decidir inovar, você estará diminuindo os riscos de transtornos e perdas financeiras da empresa, visto que ela também ajuda a se antecipar a eles. Sem falar que este processo também contribui para manter a organização competitiva no mundo dos negócios, deixando a concorrência para trás.

Atualmente, o setor empresarial está vivendo um momento de transformação. Até algum tempo, a inovação era voltada apenas para o público exterior, visando a criação de novos produtos e serviços. Porém, de um tempo para cá, ela ganhou um novo significado, sendo empregada também no modo de pensar o negócio e de operar as atividades, realizando melhorias em todas as áreas.

Por Que Investir na Inovação?

Segundo a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), as empresas brasileiras decidem investir em inovação apenas em casos de urgência, quando são motivadas, basicamente, por três fatores, que são a exigência dos clientes, pressões adicionais de custos dentro do próprio segmento e a busca por uma participação maior no mercado.

Confira nosso texto sobre como reduzir custos na empresa, irá ser útil, ainda mais quando estiver buscando por inovação, já que, provavelmente, terá de guardar dinheiro para poder aplica-la.

Portanto, ao inovar, você poderá dar um novo fôlego para o seu negócio, fazendo com que ele recupere as suas forças e se posicione de um modo mais “agressivo” no seu campo de atuação, sendo capaz de ultrapassar a concorrência, consequentemente, aumentando os seus lucros financeiros. Além disso, a inovação também é responsável por promover melhorias na execução das atividades, tornando as tarefas e os funcionários mais integrados, gerando bons resultado a curto e longo prazo.

Dicas Para Inovar

Você quer promover mudanças na sua empresa através da inovação? Neste caso, é importante compreender como o ato de inovar pode ser aplicado no meio corporativo, bem como os meios a serem utilizado para que isso seja feito. Por isso trouxemos algumas dicas para inovar.

1- Por Que a Empresa Deve Inovar?

A inovação em empresas não é algo que deve ser feito a esmo, até mesmo porque isso pode expor o seu negócio a riscos irreparáveis. Tendo isso em vista, a primeira coisa a se fazer é responder uma pergunta simples, mas que é de suma importância para as etapas futuras, que é: por que a empresa deve inovar?

Sendo assim, é recomendado fazer uma ampla análise do seu negócio, procurando saber com exatidão quais são os seus pontos de sucesso e de fracasso. A partir daí, é possível fazer uma lista de quais são os problemas enfrentados por ele, o que permite pensar em soluções para resolver o que está errado, dar mais destaque para o que está dando certo e tem rendido bons frutos até o momento.

2- Determine as Metas da Inovação

Você já identificou quais são os problemas enfrentados pela empresa e que devem ser resolvidos através da inovação? Agora é o momento de saber o que se pretende alcançar ao usar a inovação como medida para melhorar os setores da organização. Tendo isso em vista, é indicado determinar as metas a serem alcançadas.

As metas/objetivos facilitam o planejamento, além de servir como uma espécie de motivação para que sejam alcançadas. Não ter um objetivo faz com que a empresa trabalhe “às escuras”. Confira a importância do plano de negócio.

Primeiramente, tem-se que estipular em quanto tempo os objetivos devem ser atingidos, uma vez que tempo é dinheiro, ainda mais em se tratando do universo empresarial. Na sequência, pode-se definir as metas como, por exemplo, lançar um produto novo no mercado, mudar a reputação de um serviço prestado, acelerar o processo de execução das atividades, manter os funcionários estimulados e produtivo, entre outras possibilidades.

3- Inovação em Diferentes Setores

Inovar em uma empresa não significa apenas ter uma ideia que vai render milhões, é perfeitamente possível fazer pequenas, funcionais e positivas inovações. Nesta fase, recomenda-se que a empresa inove em diferentes setores, criando um método inovador para cada um deles ou apenas um que seja capaz de abrangê-los como um todo.

Por isso, procure inovar na criação dos produtos, na prestação de serviços e principalmente nas questões internas da organização, bem como o modo como as atividades devem ser executadas, como os funcionários devem interagir entre eles e como recebem o reconhecimento pelos resultados que alcançam ao longo das suas tarefas.

Perceba que existem diversos pontos de inovações distintos, os quais podem ser aplicados e trazer melhorias significativas. É interessante você reunir os chefes de cada setor e buscar alguma forma de inovar em cada setor, pois eles tem mais intimidade com o que está acontecendo.

4- Crie Uma Cultura de Inovação

Se a sua empresa nunca sentiu a necessidade de inovar e acabou retardando este processo, provavelmente não será algo fácil de ser fazer, logo, você irá sentir inúmeras dificuldades ao se deparar e tentar aplicar este novo conceito. Nesse aspecto, é importante ter a consciência de que dificilmente se inova sozinho, sendo necessário envolver toda a sua equipe de trabalho no ato de provocar mudanças dentro do estabelecimento.

Para que você possa contar a ajuda dos seus funcionários no momento de inovar é necessário incutir isto nos hábitos deles, isso só se torna possível a partir do momento em que a empresa se preocupa em criar uma cultura de inovação, explicando o que é isso, como pode ser feita e como eles podem ajudar neste processo.

Além disso, os funcionários precisam sentir uma “recompensa” por colaborar, será necessário que se crie uma imagem de que também irá beneficiar a eles.

Não basta apenas cobrar que os colaboradores inovem em suas funções em prol da empresa, também se tem que fornecer subsídios para que eles tenham condições de apresentar coisas novas. Levando isso em consideração, pode-se dar palestras, dinâmicas e cursos que sejam capazes de estimular os funcionários, além de deixá-los à vontade para criar e participar dos processos desenvolvidos pela empresa.

5- Meça os Resultados da Inovação

É preciso entender que a inovação deve ser um processo contínuo dentro da empresa, ou seja, ele tem que ser estendido a longo prazo. Portanto, tem-se que acompanhar com riqueza de detalhes todos os passos do processo de inovação, desde a determinação das metas até a aplicação das estratégias.

O trabalha não termina após a execução dos atos inovadores, é preciso medir os resultados que foram atingidos através deles. Dessa maneira, é possível avaliar o desempenho da empresa, o que foi feito corretamente e o que é preciso mudar nos próximos planejamentos.

E Você, Pronto Para Trabalhar a Inovação na Sua Empresa?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA