Produtos inovadores

Por:

Produtos inovadores

O eficiente desenvolvimento de produtos é fonte da maior expressão de competitividade, mas o que torna os produtos inovadores?

Os mercados e possibilidades para conseguir fazer negócios no mundo atual possui de forma sempre mais constante possibilidades diferentes com ideias variadas sendo uma das formas sempre mais buscadas são as relacionadas com os chamados produtos inovadores.

Quando se aborda este assunto, muitas pessoas pensam que um produto inovador pode ser obtido somente quando são utilizadas tecnologias de ponta, mas esta ideia não corresponde à realidade porque a exigência para que certo produto seja inovador é que o mesmo além de original atenda a algum tipo de necessidade do consumidor que até o momento não foi contemplada pelos produtos existentes no mercado.

Em virtude desta união interessante entre originalidade e inovação o mercado relacionado com esta área está cada vez mais aquecido fazendo com que uma quantidade maior de pessoas busque alcançar ideias atraentes com relação a este assunto.

É preciso neste caso compreender que a função principal da inovação se refere à busca pela resolução com o produto de algum tipo de problema identificado oferecendo, desta maneira, um conceito novo que seja capaz de revolucionar de maneira positiva melhorando a qualidade de vida dos consumidores que o utilizam.

Para você que deseja agir no ramo de produtos inovadores é importante saber que para conseguir inovar de maneira efetiva se faz necessário conhecer de maneira profunda o consumidor com suas principais características, desejos, hábitos diários de vida, comportamentos, problemas constantes, dentre outros fatores.

Portanto, um produto inovador deve ser criado tendo como foco o cliente sendo preciso pensar como se você fosse o cliente para conseguir, com isso, visualizar o que ele deseja ou espera.

Além disso, a inovação não precisa de maneira obrigatória surgir de algo extremamente novo e incrível, mas pode surgir de um serviço ou produto que já existam buscando a realização de melhorias em seus processos de uso ou fabricação que serão com isso a novidade a ser ofertada.

Processo de inovação

A explanação desta questão relacionada com a criação de produtos diferenciados pode levar à ideia de que este processo seria extremamente complexo de ser aprendido ou organizado, mas não é bem assim como vamos mostrar a seguir.

De forma geral, para que se consiga lançar com sucesso e eficiência um produto inovador ou ainda serviços com estas características é preciso estar atento ao processo de inovação o qual exige o cumprimento de algumas etapas integrantes do planejamento estratégico de produtos.

O desenvolvimento de um produto possui para a sua criação a necessidade de seguir as seguintes etapas:

  • Projeto de comunicação do lançamento de novos produtos: esta parte se refere à primeira informação com relação ao novo produto que será criado definindo de maneira geral a área na qual ele será inserido e a questão geral que será inovada por meio do seu uso.
  • Projeto conceitual: após esta determinação mais geral é preciso nesta segunda fase executar de maneira mais específica a definição mais conceitual do que será o produto inovador.
  • Projeto de detalhamento e descrição do produto: com o vislumbre do aspecto conceitual relacionado com o produto inovador a ser criado surge a necessidade de detalhar o mesmo com informações sobre as suas principais características, propriedades, desenho e forma de utilização pelos consumidores.
  • Planejamento da produção: com o detalhamento relacionado ao produto já especificado é preciso agora realizar o planejamento da produção definindo neste momento os principais aspectos relacionados com o processo de criação e produção em maior quantidade do mesmo.
  •  Lançamento: com a criação de uma quantidade razoável dos produtos inovadores a última fase deste processo consiste em organizar o lançamento do mesmo que deve ser feito com o planejamento de todas as suas etapas como a organização do evento, forma de divulgação, dentre outros.

A realização de todas essas etapas deve ser feita de maneira integrada além de que devem funcionar de maneira sistemática fazendo o uso de maneira orgânica e alinhada de tecnologias buscando com isso realizar melhorias nos processos definidos com uma visão focada na qualidade total.

De maneira geral, o processo de inovação precisa proporcionar para a empresa a obtenção de mudanças positivas como as seguintes:

  • Implantação de processos voltados para o atendimento da qualidade total;
  • Gestão do conhecimento com todo o aprendizado adquirido em função do processo de inovação;
  • Mudança comportamental e de cultura organizacional de todos os integrantes da equipe desde operários até os altos gerentes.

A inovação, portanto, com o seu uso deve trazer mais benefícios, crescimento e desenvolvimento do que os custos que são necessários para a sua obtenção de mais efetiva.

Outro fator de sucesso que precisa estar inerente à criação e oferta de um produto inovador se refere à obtenção de uma maior integração da empresa porque este fator possui uma relação íntima e direta com a cultura de certa organização.

A cultura de uma empresa se refere, no aspecto conceitual, ao clima e ideias que permeiam todo o funcionamento de suas atividades indo desde as regras claramente determinadas até as opiniões e conversas informais que ocorrem em seus corredores.

Com relação a este assunto, se na empresa que pretende investir em processos de inovação em produtos existe uma cultura organizacional positiva que utiliza de uma gestão participativa a qual leva ao envolvimento de toda a equipe ocorre o incentivo corriqueiro para uma maior criatividade e novas ideias de seus colaboradores levando, com isso, ao surgimento de um ambiente fértil e adequado para a inovação.

Além disso, é importante que todos os departamentos se envolvam e deem sua cota de participação e contribuição para o projeto de inovação.

Deste modo para quem pretende se dedicar à criação de produtos que envolvam um processo de inovação é preciso buscar obter este nível de ajuda e cooperação entre os integrantes da empresa para obter então as ideias criativas e diferentes necessárias para isso. 

Ideias de produtos inovadores

As pessoas que desejam iniciar ou continuar suas atividades muitas vezes possuem uma grande dificuldade para identificar o que poderia ser considerado um produto inovador e por isso vamos mostrar agora alguns exemplos práticos desta modalidade de produto existentes no mercado:

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.
  • Sensoria: consiste em um sistema feito para quem faz corridas o qual consegue identificar enquanto a atividade física é feita a pressão dentro do calçado, a temperatura, distância, dentre outras informações.

É feito por fibras eletrônicas sensoriais consiste em um aparelho semelhando a uma tornozeleira que trabalha em conjunto com um aplicativo de smartphone e mostra ainda os erros do atleta durante o exercício.

  • Toaster. io: este produto consiste em uma torradeira realmente diferente porque além de um design moderno e tamanho bem reduzido possui conexão com vários dispositivos eletrônicos como iPhone, apps para iOS e Android, botões para Twitter e Facebook além de possuir controle em touch para a temperatura e o tipo de torrada a ser feita.Possui ainda um extintor embutido para evitar que as torradas peguem fogo.
  • HandSteady: se refere a uma caneca adaptada para quem possui dificuldades motoras como tremores, Isto é possível porque a alça da peça acompanha os movimentos da mão com flexibilidade enquanto o seu corpo fica na vertical sem se mexer.
  • Balde dobrável: pra quem possui pouco espaço em casa para guardar produtos e utensílios de limpeza foi criado um balde diferente que não ocupa espaço porque tem uma estrutura dobrável com um puxador de aço.
  • Flexibin: este produto inovador consiste em uma armação a qual permite usar um saco de plástico normal como um caixote de lixo e pelo fato de ser bem flexível pode ser colocada em qualquer tipo ou tamanho de saco desejado. 

Características de empreendedores inovadores

A inovação não surge por acaso e tem como consequência, a criatividade e a motivação necessária para conseguir levar à inovação. Por isso, para os empresários que desejam atuar neste ramo é importante considerar que os empreendedores que conseguem inovar são aqueles que têm as seguintes características comuns:

  • Objetivos claros: a inovação surge quando existe o objetivo claro e determinado de fazer algo que seja verdadeiramente melhor e novo que consiga oferecer algo diferente ou um aprimoramento substancial em algum produto ou serviço já em realização.

Por isso, estes objetivos devem ser delimitados de maneira que sejam claros, mensuráveis, com prazo definido e ainda executando uma definição específica do conceito e da utilidade relacionada com o produto inovador ou serviço a ser criado bem como que possua uma boa viabilidade para a sua implantação ou comercialização posterior no mercado ao qual está direcionado.

  • Inquietude: está é com certeza a principal característica dos empreendedores que buscam de maneira constante visualizar mesmo em situações rotineiras a presença de problemas e desafios que precisam ser mudados e não descansam enquanto não descobrem uma solução adequada.

Neste processo a resolução ocorre somente por meio da busca constante de formação, orientação e de um bom trabalho em equipe até alcançar o produto e serviço desejado.

  • Visão sistêmica: o empreendedor inovador enxerga o mundo como um todo composto por uma grande complexidade de fatores que são integrados de forma perfeita. Desta forma, para o empreendedor a visão sistêmica se torna muito hábil para quem possui uma mente criadora porque para alcançar algo realmente inovador é preciso conhecer um processo como um todo com seus problemas, detalhes, informações e consequências que serão essenciais para garantir o efetivo sucesso do negócio a ser criado neste ramo.

Fatores críticos de sucesso para a inovação

Para o efetivo investimento de tempo e recursos financeiros em um negócio voltado para a criação de produto inovador é de extrema relevância além de o empresário conseguir adquirir as características essenciais para este ramo que sejam considerados também os fatores que são tidos como críticos para determinar o sucesso de um empreendimento que envolve a inovação.

A empresa para inovar precisa estar atenta a algumas questões que podem determinar o sucesso ou fracasso durante um processo de inovação sendo que os principais componentes desta questão são os seguintes:

  • Habilidade e capacidade da empresa para conseguir realizar de forma eficiente atividades voltadas para a pesquisa e o desenvolvimento constante de seus produtos bem como a necessidade de possuir uma capacidade técnica e de estrutura que seja capaz de lidar com o projeto a ser desenvolvido além de capacidade no mercado e comércio externo que garantam a venda adequada do produto criado.
  • Habilidades técnicas e pessoais do líder: além de uma organização efetiva é preciso ainda que o empreendedor e líder à frente do negócio tenha boas habilidades e conhecimentos que permitam guiar de maneira adequada o desenvolvimento do projeto podendo neste processo lidar com a motivação da equipe, com conflitos que surjam buscando ainda levar a uma integração e comprometimento da equipe cada vez mais intenso e efetivo.

Portanto, a inovação por si só reside no objetivo de estruturar melhorias, buscando realizar as mesmas coisas da melhor forma ou de forma totalmente novas buscando soluções e atendimento das necessidades humanas com qualidade.

A qualidade é, portanto, um pré-requisito para que haja inovação. Sendo que todo processo de melhoria da qualidade requer fixação de objetivos, metas e padrões, com o atendimento de normas técnicas, legais e elaboração de documentos necessários como manuais e ainda aquisição de conhecimentos com  a realização de cursos, certificações e outros.

Gestão de produtos inovadores

Com a delimitação de todas estas questões anteriores se torna possível, então começar a produção e consequente venda do produto inovador criado ou melhorado sendo que neste processo de desenvolvimento é preciso saber lidar de forma rotineira com algumas variáveis para obter o sucesso desejado com a inovação.

Entre as variáveis estão:

  • Mercado-alvo – no mercado-alvo deve-se analisar se o setor em que se deseja inovar oferece sinergia, ou seja, possibilidades reais de parcerias estratégicas e se o mercado para o produto em lançamento encontra-se aquecido bem como se o produto a ser lançado tem potencial de consumo e se atende necessidades e desejos dos consumidores.

Com isso, é possível delimitar de forma bem detalhada e realista com relação à viabilidade e duração do produto a ser produzido identificando problemas e necessidade de estratégias mais impactantes antes da sua produção.

  • Característica do produto – nesta variável é preciso se questionar se o produto inovador a ser criado possui um desempenho que seja superior do ponto de vista técnico quando comparado com os outros.

Além disso, o novo produto ou serviço deve possuir mais economia nos custos de sua fabricação, mas com as mesmas vantagens existentes nos produtos semelhantes oferecidos pela concorrência; neste caso é preciso ainda analisar se existe boa qualidade em seus processos e etapas de execução.

O produto ou serviço a ser criado deve ainda contar com um detalhado estudo prévio relacionado com a sua viabilidade tanto do ponto de vista técnico como econômico.

É necessário ainda neste aspecto que se tome o cuidado de possuir uma equipe responsável por todo o processo de inovação a qual deve ser qualificada e preparada para a realização deste tipo de trabalho.

O projeto relacionado com produtos inovadores precisa ainda possuir uma liderança que seja competente e ativa para conseguir realizar o mesmo atuando de forma consciente e integrada com toda a equipe envolvida neste processo.

  • Fontes de tecnologia – a tecnologia é um dos fatores mais importantes no momento em que a empresa se prepara para inovar. Por isso, é necessário analisar com muito cuidado o peso que terá na organização a contratação de pessoal necessário para atender a esta necessidade considerando que ela deverá ser uma mão-de-obra competente além do fato de que será preciso usar licenciamentos e certificados em tecnologia bem como possuir alianças e parcerias com instituições de educação e pesquisa.

Mas para todas as empresas que pretendem algo novo, o investimento será realizado para uso de novas técnicas, compra de máquinas e equipamentos mais avançados e utilização de sistemas de controle de produção.

Depois de estas variáveis serem analisadas de maneira detalhada é preciso, então, delimitar o planejamento tanto das atividades a serem feitas de forma rotineira para a criação e venda de seu produto inovador como também a exigência de que seja organizada uma gestão consciente para resolver e melhorar de forma antecipada os problemas que possam vir a surgir. 

Divulgação de produtos inovadores

Com todas estas delimitações e ações práticas realizadas é preciso considerar neste momento que mais importante do que garantir um bom produto inovador é saber comunicar ao mercado da melhor forma a sua presença.

Por isso, é necessário uma abordagem de divulgação que seja estratégica e seguindo as seguintes etapas em sua realização:

- a empresa deve começar esta comunicação aos consumidores de seus produtos ou serviços inovadores com anúncios mais tradicionais mostrando a qualidade e as vantagens do produto como suas funcionalidades, forma de utilização e principalmente como o uso deste produto criado pode levar a uma importante melhoria e evolução na vida de seus usuários.

- Depois de fazer este primeiro contato com o mundo externo é interessante buscar a realização de um eventos de inauguração para os novos produtos ou serviços. Essa etapa tem função de não só mostrar as vantagens do produto ou serviço, como também a função de influenciar o seu consumo aumentando, assim, as vendas do mesmo que forem realizadas.

E depois da divulgação feita da maneira delimitada, é necessário lembrar que caberá ao consumidor avaliar as vantagens dos produtos e serviços inovadores que será o grande guia para alterações e melhorias no futuro visando com isso a obtenção de mais sucesso e lucros.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Microempresário - Vantagens e Desvantagens...
Tornar-se um microempresário ou um microempreende...
Economia solidária
Economia solidária...
O termo economia solidária descreve a forma de pro...
Produtos Mais Vendidos na Internet
Produtos Mais Vendidos na Internet...
Obter renda extra na internet está cada vez mais ...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com 100 Mil Habitantes
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com 100 Mil Habitant...
Para começar qualquer tipo de negócio é necessário...
20 Ideias Para Ganhar Dinheiro (Que Funcionam)
20 Ideias Para Ganhar Dinheiro (Que Funcionam)...
Você almeja ser um empreendedor de sucesso, tem v...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores