Claudia Del Valle: negócios e inovação no Turismo

Claudia Del Valle - crédito: Ygor Andrade
Claudia Del Valle – crédito: Ygor Andrade

Claudia Del valle aprendeu a planejar viagens de passageiros quando ainda não existia reserva on line e, muito menos, internet. Sua primeira experiência com Turismo foi como operadora internacional, em 1985. Ela ainda se lembra dos guias de hotéis pesados e robustos que traziam no máximo a foto da fachada do hotel e informações escritas do mesmo. “Usávamos time table para ferries, trens e o telex era o meio de comunicação”, conta a empresária.

No currículo, Claudia traz empresas como Viajes Meliá, Viajes Ecuador, Mundirama, Travel Service, Oremar, Qualitours, Queensberry e Costa Cruzeiros. Na Queensberry, Claudia teve a oportunidade de sair da área operacional e ingressar em marketing e vendas. Decidiu, então, ir para uma armadora marítima, para ter conhecimento profundo do setor, com navios que chegavam em águas brasileiras. “Trabalhei quase oito anos na Costa Cruzeiros e foi um divisor de águas na minha carreira profissional. Não só conheci o backstage deste encantador produto chamado cruzeiro marítimo, como participei de uma fase de expansão marítima na costa brasileira que chegou a alcançar mais de 20 navios navegando naquele verão. Um marco na história do Brasil e consequentemente para todas as armadoras que fizeram parte deste crescimento”, observa.

Hoje toda essa expertise é usada na Ahoba Viagens, um projeto de mais de dois anos, que saiu do papel para ser a 1ª Agência de Viagens Virtual do Brasil. O negócio, chegou ao mercado trazendo diversas inovações como atendimento por Vídeo Chat ao vivo e o conceito de nanofranquia.

Sua trajetória é motivo de muito orgulho. “Hoje, olhando para meu início no turismo, com apenas 15 anos, manuseando o famoso “Index” pesado e robusto e guardando fitas de telex, fico impressionada em ver o quanto evoluímos e me orgulho por ser uma das responsáveis por estar a frente da Primeira Agência de Viagens Virtual do Brasil. É no mínimo, olhar o futuro!”, ressalta Claudia, que é formada em Letras.

Nessa conversa com o Novo Negócio, Claudia Del Valle fala sobre o seu negócio e o mercado de turismo. Confira:

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Novo Negócio – Você trabalhou durante muitos anos em operadoras de turismo. Que tipo de bagagem isso te deu para abrir o próprio negócio?

Claudia Del Valle – Toda a minha experiência foi necessária para abrir a @Ahoba Viagens e coloquei aqui um pouco de cada empresa que passei e um pouco de cada profissional que me ensinou e me deu suporte ao longo de 29 anos. Porém, o segredo não é só a experiência no ramo. Essa bagagem deve estar alinhada com poder implementar, inovar e, principalmente, ter capacidade de execução. Isto só foi possível, porque a outra base da empresa, que corresponde a tecnologia em si, está nas mãos de um dos sócios da empresa, Marcelo Gomes. Tecnologia de ponta e experiência no ramo foram fundamentais para a implantação da @Ahoba em tão curto prazo.

Novo Negócio – E quando surgiu a vontade de empreender?

Claudia Del Valle – Estava em busca de desafios. A @Ahoba era o grande desafio de toda a minha carreira. É uma empresa com vários diferenciais e eu poderia moldá-la desde o início.

Novo Negócio – De que forma você formatou a empresa? Ela já nasceu para ter a nanofranquia como modelo de negócio ou aconteceu por acaso?

Claudia Del Valle – O sistema de franquia já constava no projeto inicial de lançamento da @Ahoba Viagens. Entretanto, a base de venda e-commerce tinha que vir primeiro e funcionar perfeitamente. A partir daí, com tudo funcionando bem, teríamos como expandir e dar às pessoas dos mais diferentes perfis a oportunidade de renda extra através da rede de franquias.

“Tive na minha carreira muitos profissionais para me espelhar, para me orientar e aprendi tudo da melhor forma. Aprendi com quem tem ética, com quem sempre buscou superar desafios e com quem teve fé, mesmo quando tudo parecia não ir bem”.

Novo Negócio – Como funciona a nanofranquia? Qual é a diferença para os outros modelos?

Claudia Del Valle – A nanofranquia é um modelo acessível e viável, principalmente para aquelas pessoas que querem começar um negócio de futuro. Temos vários franqueados que já iniciaram o caminho da migração do que faz hoje para viver no futuro somente dos lucros da franquia. A diferença de outros modelos é, justamente, essa. O franqueado não precisa mudar de vida radicalmente e arriscar todo o seu capital de investimento. Para aderir a franquia @Ahoba, basta acessar o link WWW.franquiaahobaviagens.com.br e seguir o passo a passo que compreende em: “Quem somos”, “Investimento”, “A Loja Virtual”, “Perfil do Franqueado”, “O processo de adesão passo a passo” e clicar em “Quero me Candidatar”. Após isso, o interessado agenda uma entrevista com os diretores da empresa. Na entrevista, tiramos todas as dúvidas do franqueado e damos início ao contrato e a capacitação. Nunca foi tão fácil iniciar uma franquia.

Novo Negócio – A Ahoba é a primeira agência de viagens virtual do Brasil. Isso traz um peso a mais para a empresa?

Claudia Del Valle – Sim, é o grande diferencial. Trazemos ao público final o que ele hoje questiona na compra de viagens online. Comprar e depois falar com quem? Oferecemos durante todo o processo de viagem um rosto, uma voz, um telefone e principalmente, um contato 24 horas/dia, sete dias por semana. O passageiro sabe que ao ter algum problema poderá ligar para o seu franqueado ou até mesmo, bater na porta da casa dele. Ele sente segurança durante a sua viagem, porque está amparado. Esse atributo não é adquirido na compra online em sites convencionais.

Novo Negócio – Quais são os diferenciais do seu negócio?

Claudia Del Valle – Definitivamente é a segurança de ter alguém conhecido intermediando a sua reserva junto à operadora, com todas as garantias de atendimento. A tecnologia possibilita que uma pessoa comum se torne um Consultor @Ahoba. Esteja ele onde estiver, o franqueado será capacitado em módulos que o tornam apto a atender com excelência o passageiro. O franqueado não radicaliza em investimento e em estrutura para iniciar um novo negócio na @Ahoba. Os riscos são mínimos e a franquia pode ser compartilhada com mais pessoas da família e, assim crescer ainda mais sua carteira de clientes e, consequentemente, suas vendas. Além disso, pelo fato da tecnologia da @Ahoba ser 90% interna, ou seja, por não dependermos de terceiros nas plataformas de atendimento ao franqueado, todos os ajustes e updates são realizados em tempo recorde e no formato adequado para o franqueado e o consumidor final. Este tipo de atualização é constante.

Novo Negócio – Montar a Ahoba foi a parte mais desafiadora da sua carreira ou os maiores desafios ainda estão por vir?

Claudia Del Valle – É muito desafiador. Todos os dias a busca incansável pela melhoria em todos os aspectos, seja nos preços ao consumidor final, seja no suporte ao franqueado, seja na criação de novos canais para comunicação da rede ou no fornecedor contratado no Brasil ou no exterior, os desafios são constantes. Creio que, nosso maior desafio para os próximos anos, é superar nós mesmos em inovação.

Novo Negócio – Olhando para trás, como você avalia a sua trajetória profissional?

Claudia Del Valle – Avalio que tive bastante sorte. Tive na minha carreira muitos profissionais para me espelhar, para me orientar e aprendi tudo da melhor forma. Aprendi com quem tem ética, com quem sempre buscou superar desafios e com quem teve fé, mesmo quando tudo parecia não ir bem.

Novo Negócio – E como vê o seu momento agora, com a Ahoba?

Claudia Del Valle – É o momento em que trabalhar muito é meu grande prazer. Apesar da falta de tempo para assuntos pessoais, nada se compara a ver uma empresa crescer, frutificar e aplicar um modelo de negócio inovador. A @Ahoba está na vanguarda em vários aspectos. Decididamente, faria tudo novamente.

Novo Negócio – Quais são seus planos em curto e longo prazo com a empresa?

Claudia Del Valle – Não posso ter outros planos a não ser o de muito trabalho. Seria irreal pensar em algo que não fosse isto. Quem inicia uma empresa sabe que nos primeiros dois, três anos é exatamente assim. A dedicação total faz a diferença. Além disso, tenho ao meu lado uma equipe incrível. Pessoas que cruzaram o meu caminho e que entendem a fase de uma startup e respiram a empresa como eu respiro, com muito amor, dedicação e comprometimento. A @Ahoba é uma empresa humanizada em todos os sentidos. Seja no atendimento ao consumidor, seja no ambiente de trabalho construído ao longo deste ano de vida. Somos mais que uma empresa. Somos uma família.

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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