Como fazer propaganda

Por:

como fazer propagandaAlgo terrível acontece com as empresas que não fazem propaganda – Nada. Saiba agora no nosso artigo como fazer propaganda e melhorar os resultados do seu negócio.

 “A propaganda é a alma do negócio”, frase corriqueira, comum, dita como jargão popular e a mais pura verdade. Todo mundo conhece essa afirmação e os que pagaram para ver, viram que ela é totalmente verdade. Mas apesar de todo o empreendedor do mundo já ter ouvido tal frase, nem todos sabem o que deve ser feito para fazer uma propaganda funcionar e dar retorno ao empreendimento, principalmente quando a empresa não é grande e a possibilidade de investimentos é limitada.

Sua empresa precisa de propaganda?

O pensamento sobre criar ou não uma propaganda é bem simples e prático. O empreendedor precisa responder a seguinte pergunta: eu preciso que minha empresa / produto sejam vistos? Se a resposta é sim, com certeza você precisa de uma propaganda. Como todo empresário precisa de clientes e estes só vão aparecer se eles souberem que a empresa existe, e é aí que entra a propaganda.

Antes de qualquer coisa saiba que colocar a sua empresa em uma propaganda não é sinônimo de ter bons resultados e nem tão rápido como se espera. Isto acontece porque outras variáveis como: preço, produto, localização e promoção também influenciam cada situação.

Como exemplo, se o produto for sem qualidade ou inadequado para o publico alvo não há promoção que o fará ter boas vendas. Caso tudo tenha sido feito de forma correta, é possível que haja um retorno rápido, mas é preciso avaliar com calma todos os pontos.

Tipos de propaganda

Basicamente existem dois tipos de propaganda, a institucional e a propaganda de produto. Enquanto a propaganda institucional faz referência ao negócio, a marca e não há um retorno imediato a propaganda de produto faz referência direta ao produto ou serviço e deveria provocar um aumento no lucro da empresa no mínimo igual ao valor gasto com a propaganda.

O ponto mais importante de uma propaganda

Se daqui a algumas horas você não se lembrar de mais nada deste artigo, guarde apenas esta frase: Uma propaganda deve gerar lucro.

Especialmente nas pequenas empresas, que não contam com orçamento enorme e não podem se dar ao luxo de fazer campanhas milionárias de propaganda institucional.

Não justifica gastar 10mil em propaganda se ela trouxer apenas 9mil de aumento no lucro. Neste cenário o pequeno empresário deveria encontrar uma maneira de tornar o retorno do investimento em propaganda mais eficiente, alternando o canal, a propaganda, o valor investido, ou até mesmo encontrar maneiras de aumentar a venda por cliente, quanto este chega ao estabelecimento.

Quando fazer propaganda

Por isto é tão importante mensurar os resultados de uma propaganda. Sempre que você encontrar veículos que possibilite propaganda com retorno positivo, você deveria fazer propaganda. Além do retorno imediato (lucro de cada campanha), sua empresa ainda ganha fixando a marca na cabeça dos clientes. Considere este como um bônus da propaganda.

Quem é seu cliente e como atingi-lo?

Primeiro é preciso identificar onde está o cliente e de que forma pode se chegar a ele. Uma pesquisa de mercado com a ajuda de uma consultoria empresarial pode ajudar nesta parte, bem como uma pesquisa direcionada entre seus clientes por meio de formulário também pode ser uma solução simples e barata, caso o seu empreendimento já esteja funcionando.

Se o dinheiro está curto e o resultado da pesquisa foi televisão para o veiculo ideal da propaganda, verifique também qual é a maneira mais barata de se conseguir o mesmo efeito, porque o que vale é a eficiência e não o gasto.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Qual o tipo de propaganda atingirá seu cliente?

É preciso escolher ou identificar qual é o tipo de propaganda que vai chamar a atenção do público para o qual o seu negócio é direcionado, ou seja, seu público alvo. Mesmo que o empresário adore comercial de televisão e tenha dinheiro disponível para investir, talvez não seja o mais indicado colocar uma publicidade numa grande mídia de massa, porque, como o investimento é muito alto, o retorno pode não acompanhar o gasto e seu nicho do mercado pode não estar lá.

Tipos de veículos disponíveis para propaganda

Os veículos de comunicação que sua propaganda pode ser transmitida são:

Jornais, televisão, rádio, Internet, outdoors, busdoors, lista telefônica, revista local e ainda panfletos e cartões de visita, mídias mais baratas e igualmente eficientes para alguns segmentos.

Há ainda na internet a criação de sites, página do Google places, Facebook, Twitter e o email marketing, nem tão eficiente hoje em dia porque é visto como spam já que muitas empresas abusaram do modelo.

Cada caso é um caso, mas como exemplo, em um trabalho recente uma empresa de consultoria com apenas uma página no Google places conseguiu alavancar em 20mil seu faturamento mensal.

Antes de fazer a propaganda

Cheque quais são os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa para poder colocar em sua propaganda e esta ser um sucesso. Esta informação deve aparecer de forma clara, objetiva e direta, através de um anúncio diferenciado.

Colocar muita propaganda e parecida com as outras não tem muito efeito, o consumidor acaba ignorando. No entanto, é possível inventar um texto criativo ou trazer uma imagem chamativa, fazendo com que aquilo seja lembrado pelo possível cliente.

Chamada para ação

A sua propaganda também deve instigar a vontade do consumidor de comprar imediatamente. Como uma pequena empresa não tem condições de fazer uma propaganda para colocar uma idéia na cabeça do cliente, o objetivo é fazer com que o consumidor compre logo o seu produto ou serviço, permitindo que o retorno volte para a empresa da forma mais rápida possível.

Pense em alternativas de como conseguir isso. Nos comerciais de TV é comum vermos o uso desta técnica quando é oferecido um desconto para as primeiras X pessoas que ligarem. Que tal oferecer 10% de desconto para quem comprar até determinado dia?

Acompanhe o resultado de cada propaganda

Medir o retorno da propaganda é essencial para obter sucesso. Uma campanha deve ter um retorno sobre o investimento positivo, assim como o negócio como um todo. Ou seja, se você investiu 5mil em uma propaganda, ela deveria trazer no mínimo 5mil de retorno em lucro adicional para ficar no zero a zero.

Crie uma linha específica para cada campanha, anote quantos clientes procuram sobre determinada promoção, encontre maneiras de mensurar cada campanha. Com o retorno de cada campanha em mãos fica fácil decidir em como investir nas próximas propagandas.

Fazer propaganda na internet

Para quem quer fazer uma propaganda específica para a internet, algumas dicas podem ser de grande valia como ser objetivo. Não coloque muita informação. Prefira expor apenas o que é necessário sobre o seu produto, fazendo o leitor ficar com vontade de pesquisar mais sobre ele;

Evite textos muito longos ou vídeos com imagens longas. Faça o consumidor em potencial ter acesso à informação rapidamente. A única exceção são os vídeos extremamente bem humorados e por ultimo, colocar pessoas em anúncios é uma boa idéia. Segundo estudos já realizados por agências de publicidade, colocar pessoas nas propagandas faz o consumidor se reconhecer e ter vontade de utilizar o produto para saber se terá o mesmo sucesso que a pessoa da campanha.

E você como pretende fazer propaganda? Quer compartilhar alguns resultados? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

11 comentários sobre “Como fazer propaganda
  1. rochele disse:

    Quero trabalha com panfletos, em BH, Rochele 94401646

  2. Emanuel disse:

    Caros, temos mais presente do que nunca mídias OOH alternativas as convencionais, as mídias móveis.

    Acho que vale a pena uma materia e análise sobre esta ótica.

    Abracos e parabéns pelo site!

    Saiba mais: https://www.facebook.com/pages/Publicar-Midia/112584262185000

  3. luciane disse:

    Preciso de uma dica de como convencer os clientes a anunciar suas empresas em painéis de led. Trabalho como vendedora de espaços publicitatrios em paineis de led. Aguardo. Grata.

  4. Delson disse:

    gostei das ideias, mais quero uma ajuda como devo fazer uma propaganda bem arrojada para meu estabelecimento temnho uma loja do dez e preciso de ideias para criar uma texto para a propaganda,

  5. atica disse:

    tenho uma loja de produtos naturais e não estou tendo lucro nenhum só preju o que fazer? conhece alguem que pode me ajudar???? estou no desespero…

  6. tania disse:

    tenho uma loja de lingerie, queria uma idéia de propaganda para o natal,poderiam me ajudar??

  7. limpejax disse:

    otimo gostaria de fazer mas propaganda para empresa de limpesa como faço desde já obrigada

  8. ana claudia disse:

    oi gostaria de abrir um kit festa mais não sei por onde comerçar

  9. viviane oliveira disse:

    quero fazer muitas propaganda..to com muitas ideias

  10. Celia disse:

    Bom, dia!

    Preciso de dica para fazer textos para fazer prpaganda de uma loja de presentes (brinquedos,semi-joia,perfumes, bolsas…) e também de uma Papelaria.

    Obrigada!

  11. aldrei disse:

    preciso de dicas para fazer texto de propaganda para uma otica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

...

Curta O Novo Negócio!

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)