Empreendedorismo Jovem

Empreendedorismo JovemJovem e com vontade de empreender? Veja mais sobre empreendedorismo jovem e como fazer parte!

Você tem uma ótima ideia de negócio, mas tem medo de colocá-la em prática por se achar muito jovem e inexperiente? Bom, isso não é exatamente um problema, pois atualmente está cada vez mais comum o fenômeno do empreendedorismo jovem, em que muitas pessoas abrem o seu primeiro negócio em áreas diversas antes mesmo de chegarem aos 30 anos de idade.

No Brasil empreendedorismo jovem é um fato recorrente, anualmente, conhecemos novos nomes de pessoas que tiveram uma ideia inovadora, decidiram investir e alcançaram o sucesso, geralmente os empreendimentos estão na área de tecnologia e prestação de serviços. Hoje, um dos principais nomes do empreendedorismo jovem brasileiro é o de Bel Pesce, que já trabalhou no Vale do Silício e fundou a FazInova, que é uma escola de empreendedorismo para jovens.

Empreender não é uma aventura, trata-se de uma decisão tomada depois de ter uma ideia de negócio e descobrir se é possível monetizá-la para obter sucesso no mercado. Além disso, para ser um empreendedor é necessário reunir uma série de habilidades, que podem ser aprimoradas ou aprendidas por meio de estudos específicos.

Procurar por oportunidades de negócios e trabalha-las de forma correta, fazendo um rigoroso estudo para verificar o que pode realmente funcionar ou não, é o ponto chave para se pensar em empreendedorismo jovem. É preciso ter paciência e ser cauteloso para ser empreendedor, não basta apenas ter coragem, mas sim analisar friamente todas as estatísticas e possibilidades.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar nós iremos trazer mais informações sobre empreendedorismo jovem que irão lhe acrescentar muito na sua caminhada. Confira abaixo:

Compreenda o Que é Empreendedorismo Jovem

O empreendedorismo jovem trata do fenômeno de abertura de negócios com ideias inovadoras por pessoas entre 18 e 30 anos de idade, o que tem acontecido com maior frequência a partir da segunda metade dos anos 2.000, estando relacionado principalmente à globalização do mundo dos negócios e o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, que além de oferecer as suas próprias oportunidades também abriu campo para a abertura de novas empresas em diferentes setores como, por exemplo, o alimentício.

No entanto, o empreendedorismo jovem não é tão recente assim, pois há ocorrências de pessoas com menos de 30 anos de idade que já empreendiam durante a Revolução Industrial, que foi o período em que o sistema capitalista foi instalado na maioria dos países, surgindo demandas e gerando a necessidade da criação de novos negócios para fazer o capital girar na sociedade.

Conheça Alguns dos Empreendedores Jovens da Atualidade

A maioria dos empreendedores busca referências para se inspirar, tanto no que diz respeito aos  serviços prestados quanto aos desenvolvedores dos negócios. Estudar o que já foi ou está sendo feito é um excelente caminho para aprimorar a sua ideia de negócio. Conheça abaixo, alguns dos empreendedores jovens da atualidade:

1- Empreendedorismo Jovem Marck Zuckerberg

Se hoje você acessa o Facebook diariamente para se informar ou manter contato com os seus amigos, isso acontece graças ao Marck Zuckerberg, que desenvolveu esta rede social em 2004, quando tinha apenas 19 anos de idade. A partir de 2010, o Facebook sofreu um “boom” no Brasil. Hoje em dia, com 30 anos de idades, Zuckerberg tem uma fortuna estimada em 35 bilhões de dólares.

2- Drew Houston Empreendedor Jovem

Drew Houston fundou o Dropbox em 2007, que é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos, considerado um dos maiores da atualidade. Este tipo de serviço já existia, mas a ideia foi repensada, desenvolvida de uma forma mais inovadora e prática, rendendo milhões de dólares para o seu empreendedor.

3- Eden Full Empreendedor

O setor da sustentabilidade é um dos que mais tem revelado jovens empreendedores, um dos nomes mais bem conceituados nesta área é o de Eden Full, uma jovem empreendedora que já foi listada três vezes na revista Forbes “30 under 30”, na categoria Energia e Indústria por ter inventado um captador solar. A estudante de engenharia mecânica da Universidade de Princeton teve a ideia quando tinha somente 9 anos, colocando-a em prática depois dos 18 anos.

4 – Kevin Systrom no Empreendedorismo Jovem

Você tem Instagram? Este aplicativo foi criado por Kevin Systrom, que é formado em engenharia e gestão de ciência, tendo trabalhado para a Google durante dois anos, saindo para apostar no seu próprio negócio de compartilhamento de fotos, que entrou ao ar na internet em 2011. Logo em 2012 o Instagram foi vendido para o Facebook por 1 bilhão de dólares.

5- Jovem do Empreendedorismo Nick D’Aloisio

Nick D’Aloisio empreendeu quando tinha apenas 15 anos de idades, criando em 2012 a startup Summly, que é um agregador de notícias de celular, o qual traz mobilidade para os usuários. Em 2013 o negócio foi vendido para o Yahoo! por um valor de 30 milhões de dólares.

Esses foram alguns casos de empreendedorismo jovem mais famosos, contudo, jovens bem sucedidos são encontrados em grandes levas, talvez não na mesma proporção de riquezas como os citados, mas que estão bem financeiramente. O que os diferencia de você? O que eles possuíam que você não tem? Estas são perguntas que podem e devem ser feitas por quem deseja iniciar seu próprio negócio.

Como Ser Um Empreendedor Jovem

Assim como os principais nomes do empreendedorismo jovem, você também deseja abrir seu próprio negócio? Para alcançar este objetivo é preciso elaborar um planejamento e desenvolver uma série de habilidades para se tornar um empreendedor bem sucedido.

Persistência e dedicação serão as principais “armas” de quem está iniciando jovem no empreendedorismo. Os negócios levam tempo até se firmarem, é preciso persistir às adversidades e acima de tudo dedicar-se em buscar novas soluções para a empresa, inclusive para a sua expansão.

Outro ponto importante é levar o empreendedorismo de forma profissional e séria. Talvez você até possa pensar que grandes nomes tiveram seus negócios através de “brincadeiras” ou ideias que pareceriam quase absurdas, isso até pode ser verdade, mas após iniciarem, os mesmos encararam o desafio com seriedade e muito profissionalismo.

Acompanhe abaixo como ser um empreendedor jovem:

1- Ousadia de Empreendedor

A insegurança é algo que faz parte da vida das pessoas e ainda mais comum quando se está elaborando um projeto de negócio. No entanto, o que diferencia os empreendedores de sucesso daqueles que ficam pelo caminho é não se deixar dominar pela insegurança, sendo necessário ter ousadia de empreendedor, ou seja, não ter medo de errar ao descobrir um novo filão de mercado.

Claro, você precisa tomar cuidado, analisar todos os pontos que envolvem o negócio, fazer um plano de negócios, estudar o público alvo, entre outros fatores importantes, contudo, avaliar e analisar a possibilidade de negócio não significa insegurança, pelo contrário, é sabedoria empresarial. Insegurança é não tomar coragem para fazer o citado e tão pouco dar o pontapé inicial, abrindo seu próprio negócio. Veja um pouco sobre o plano de negócio SEBRAE, poderá lhe ajudar.

Uma das principais características dos empreendedores de sucesso é a impulsividade controlada, que está relacionada à tomada de decisão, capacidade de assumir riscos e iniciativa. Porém, é importante ressaltar que a impulsividade tem que ser usada de forma positiva, é preciso encontrar, estruturar e apostar em uma ideia que realmente tenha potencial, é aí que entra o planejamento correto.

2- Visão de Mercado no Empreendedorismo

Ter visão de mercado é de fundamental importância para o empreendedor jovem escolher o segmento que deseja atuar. Saber o que será tendência de negócio para os próximos anos só é possível a partir do momento em que você conhece quais são as categorias de empresas que estão crescendo e as que estão em decadência na atualidade.

Por exemplo, nos dias atuais, os tipos de negócio que estão em fase de crescimento são os de tecnologia combinada com a prestação de serviços, que visam trazer praticidade para as pessoas, as quais estão tenda vidas cada vez mais corridas, necessitando de soluções práticas em várias áreas para não perder tempo.

3- Força de Trabalho Para o Empreendedorismo

Nada cai do céu, por mais inovadora que seja a ideia do empreendedor jovem, ele só terá chances de obter sucesso se correr atrás do desenvolvimento e captação de recursos para o seu empreendimento. A abertura de uma empresa necessita da dedicação total do seu dono, principalmente na fase inicial, em que se trabalhar de 12 a 15 horas por dia é normal.

Além do trabalho em si, o empreendedor também deve buscar apoio e auxílio técnico, pois é difícil empreender completamente sozinho, até mesmo por que ter uma visão externa, de alguém totalmente imparcial e que não está envolvido no negócio é muito importante. Neste caso, é recomendado buscar parcerias com profissionais que possam contribuir em conhecimento no desenvolvimento da atividade e com empresas para obter patrocínio financeiro.

4- Estudo e Qualificação do Empreendedor Jovem

Até algumas décadas a maioria dos empreendedores não tinha sequer o ensino médio, contudo, atualmente, ter estudo e qualificação é essencial para se tornar um empreendedor jovem, sendo que muitas pessoas bem sucedidas profissionalmente começam as suas atividades antes mesmo de sair da faculdade.

O ideal é buscar estudar e se especializar nas áreas de ensino que realmente despertam o seu interesse e que estão em alta no mercado como, por exemplo, desenvolvimento de tecnologias e engenharia. A qualificação deve acompanhar o empreendedor sempre, pois quanto mais ele souber, maiores serão as chances de ter boas ideias de negócio.

O Que Acha de Fazer Parte Deste Empreendedorismo Jovem e Começar Seu Próprio Negócio? Conte-nos Como Está se Saindo Com a Ideia!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA