Dicas de Empreendedorismo

Dicas de EmpreendedorismoQuer abrir um negócio? Confira as dicas de empreendedorismo que criamos especialmente para você!

Você está prestes a montar um empreendimento? Este sem dúvidas é um dos passos mais importante para a carreira profissional de qualquer pessoa. Portanto, deve ser feito com o máximo de cuidado, pois qualquer falha pode acarretar inúmeros prejuízos, contribuindo para acabar com um planejamento e, consequentemente, com um sonho. Para evitar riscos é recomendado investir o máximo possível antes e durante a execução das suas atividades.

Preparar-se para ser um bom empreendedor é algo que pode ser feito de várias formas, dentre elas a mais indicada é estudar sobre a profissão que se pretende exercer e também as variáveis do seu ramo de atuação. Além disso, existem dicas de empreendedorismo simples, as quais costumam ser ignoradas por muitos aspirantes a empreendedor, mas que quando colocadas em prática fazem total diferença no bom funcionamento dos negócios.

Já ouviu falar sobre empreendedorismo social? É um tema importante e que tem ganhado muita relevância!

A sua intenção é montar um empreendimento de sucesso? Para que isso seja possível é necessário saber como observar o mercado para conseguir identificar as tendências e posteriormente aproveitar as melhores oportunidades que estão disponíveis para o seu setor de atuação, além de desenvolver habilidades pessoais que são essenciais para comandar um negócio. Para melhorar o seu empreendimento, nós montamos este artigo, trazendo DICAS Para Empreender. Confira abaixo:

1ª Dica de Empreendedorismo: Trabalhe Em Algo Que Goste

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você tem muita habilidade para trabalhar na área de culinária, mas vai montar um negócio no ramo de tecnologia? Pois bem, este certamente é o início de um empreendimento que não tem muitas chances de dar certo. É necessário assimilar uma regra muito simples, mas que é fundamental em qualquer área da vida: trabalhe com uma atividade que você realmente goste.

O empreendedor precisa ter paixão pelo seu negócio e pelas atividades que vai desenvolver no seu dia a dia, do contrário ele ficará desanimado com o trabalho em pouco tempo, o que irá refletir nos seus negócios, apresentando resultados negativos e prejuízos financeiros. Levando isso em consideração, para montar um empreendimento é recomendado descobrir qual é a sua verdadeira vocação e como ela pode ser rentabilizada.

2ª Dica de Empreendedorismo: Ofereça um Diferencial no Mercado

O seu empreendimento vai atuar em um segmento popular no mercado? Isso não é problema, mas é necessário trazer um diferencial para não ser mais uma empresa oferecendo as mesmas coisas, pois assim você não conseguirá conquistar a preferência do público consumidor, deixando de formar uma clientela fiel aos seus produtos.

O fundador da rede O Boticário, Miguel Krigsner, ressaltou em uma entrevista que até mesmo as empresas de pequeno porte podem oferecer serviços ou produtos diferenciados com capacidade de fazer frente à concorrência. Quando se fala em oferecer algo diferente, não necessariamente você precisa ser o criador de uma nova tecnologia, por exemplo, pois também é possível inovar em áreas simples como no atendimento ao público, na exposição dos produtos, cumprir prazos de entrega, entre outras coisas.

Claro, se você conseguir desenvolver produtos inovadores as suas chances de sucesso podem ser ainda maiores, contudo, lembre-se que algo inovador é ainda mais complicado de despertar a necessidade nas pessoas, já que elas ainda não têm isso inerente, ao contrário de oferecer um produto que as pessoas já sintam a necessidade.

3ª Dica de Empreendedorismo: Assuma Riscos

Por mais bem planejado que seja o seu empreendimento ele sempre será uma atividade de risco, principalmente nos primeiros meses de funcionamento, quando ele ainda está conquistando a confiança do seu público-alvo. Por isso, entrar para o ramo do empreendedorismo é algo que requer coragem e traquejo para a administração de eventuais crises.

Para reduzir as chances de o empreendimento fracassar, é recomendado montar um planejamento desde o início das suas atividades, fazendo o cálculo de todos os passos que serão dados para saber as possibilidades de acertos e principalmente de erros. A partir daí o empreendedor deve assumir os riscos e trabalhar para administrá-los da melhor forma possível.

Caso você esteja buscando negócios com uma taxa de risco menor, uma boa dica é trabalhar com franquias baratas de sucesso.

4ª Dica de Empreendedorismo: Valorize a Sua Equipe de Trabalho

Mesmo que o seu empreendimento seja de pequeno porte, dificilmente você se tornará bem sucedido trabalhando sozinho. Toda a empresa precisa de bons funcionários para desenvolver as suas atividades e eles são uma parte muito importante em qualquer negócio, podendo ser responsáveis diretos pelo seu sucesso ou fracasso.

As chances de um empreendimento engrenar no mercado e conquistar o público consumidor se tornam maiores quando os seus funcionários estão trabalhando com empolgação, gostam do que fazem e sentem orgulho de representar a sua marca. Para isso acontecer é essencial criar uma política de valorização da sua equipe de trabalho, o que pode ser feito por meio de remunerações justas, benefícios e planos de carreiras.

O que acha de algumas dicas de segurança no trabalho? Pode ajudar a manter a integridade física dos seus funcionários.

5ª Dica de Empreendedorismo: Mantenha a Transparência do Empreendimento

Quantas vezes você já se sentiu enganado por uma empresa e jurou nunca mais comprar nenhum produto dela? É justamente isso que não pode acontecer com os clientes da sua marca. Tendo isso como base, é necessário manter a transparência do seu empreendimento, sendo totalmente honesto com todos os públicos que estão envolvidos nas suas atividades.

O empreendedor também deve prometer somente aquilo que realmente poderá ser cumprido, não subestime os fornecedores e clientes. Não Resolver de fato os problemas que surgirem ao longo do caminho, evitando que o consumidor fique sem uma solução e tenha uma má impressão da sua marca fará com que você tenha uma pessoa que denegrirá a imagem do negócio, não apenas deixará de comprar.

Você já ouviu aquela frase: construir uma boa imagem demora anos, para destruí-la são minutos? Então, é justamente isso que acontece quando você acaba por ter seus clientes como “inimigos”.

Contar com vendedores capacitados para fornecer as informações apropriadas ao consumidor, bem como um atendimento online de qualidade, são algumas das opções que podem diminuir os problemas pós-vendas junto aos consumidores.

6º Dica de Empreendedorismo: Tenha Visão de Mercado

Você quer montar um empreendimento pequeno e permanecer nele por muito tempo? Dificilmente, não é verdade? A maioria dos empreendedores vislumbra dar passos maiores e esta é uma qualidade. Os especialistas em empreendimentos apontam que os bons empreendedores são aqueles que possuem uma visão de mercado, ou seja, sabem com exatidão onde querem chegar.

O empreendedor deve traçar um plano de evolução desde o início do negócio, estabelecendo quais são as metas a serem alcançadas. Nesta etapa, é importante ter em mente que os objetivos traçados devem estar de acordo com a realidade da empresa. Também é necessário trabalhar com calma, pois o sucesso e milhões de reais não vão “bater na sua porta” de um dia para o outro, os resultados irão surgir de acordo com o desempenho do empreendimento. O cenário em que o negócio está inserido pode mudar ao longo do tempo, logo, os objetivos também devem ser atualizados.

Por isso, fazer um plano de negócios é uma excelente opção, são raros os casos de empresários bem sucedidos que não possuíam um plano de negócios concreto e bem elaborado. Caso você tenha dúvidas quanto ao tema, confira nosso texto sobre plano de negócios exemplo, irá ajudar!

7º Dica de Empreendedorismo: Interaja Com a Comunidade ao Redor do Empreendimento

Um empreendimento que pretende ser bem aceito no mercado pelos seus consumidores e pela sociedade no geral não deve olhar só para si mesmo, mas sim abrir os olhos para tudo que está ao seu redor. As empresas mais bem sucedidas do Brasil são aquelas que adotaram um conceito diferente, ou seja, não trabalham apenas para ganhar dinheiro, mas também se colocam à disposição da sociedade para contribuir de forma positiva.

É recomendado que se encontre formas de interagir com a comunidade em que está inserida. Para isso o empreendedor precisa estar ciente dos impactos positivos e negativos que o seu negócio pode causar, trabalhando para ampliar ou minimizar os seus efeitos.

Uma boa dica para conseguir um bom desempenho nesta característica é focar na sustentabilidade na empresa, isso o tornará bem visto pelas pessoas de forma social e, dependendo do tamanho da sua cidade/região, até se tornará comentado, já que ainda é uma novidade em muitas localidades. Isso servirá como uma forma de “marketing” e publicidade.

8º Dica de Empreendedorismo: Invista na Atualização das Suas Habilidades

O empreendedor não deve ser acomodado jamais, mesmo que o seu empreendimento se torne um sucesso e traga muitos rendimentos financeiros. Sendo assim, o empreendedor tem que ser o primeiro a investir na atualização das suas habilidades profissionais e da sua equipe de trabalho.

Ao buscar a atualização, o empreendedor tem a oportunidade de conhecer novos métodos e produtos disponíveis no mercado, trazendo-os ou adaptando-os para o seu negócio, o que permite estar sempre oferecendo novidades para o público consumidor.

Também, tem-se que destacar a importância de saber como motivar uma equipe, porque funcionários bem motivados tem um rendimento muito maior, o que influi diretamente na qualidade e obtenção de lucros da empresa.

E Você, o Que Acha de Aproveitar as Dicas de Empreendedorismo e Abrir Seu Próprio Negócio?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA