O Que é Ser Empreendedor




O Que é Ser EmpreendedorVeja no artigo a seguir o que é ser empreendedor e como você pode usar suas habilidades para ter o próprio negócio e lucrar com ele!

A figura do empreendedor é tão importante para a sociedade, que o economista Joseph A. Schumpeter denomina o empreendedor como aquele responsável pelo desenvolvimento econômico.

O empreendedor é o ator social que cria novos produtos ou desenvolve os mesmos produtos, mas de maneiras inovadoras, é aquele que cria novos métodos, novas formas, meios de produção e etc.

Podemos entender então que empreendedor é aquele que inicia algo novo e que contribuirá para o fortalecimento do sistema capitalista.

Entretanto, essa denominação é um pouco incompleta hoje em dia, pois nem todo empreendedor empreende com fins lucrativos, há também os empreendedores sociais, que são aqueles responsáveis por projetos que terão apenas fins sociais.

O que é ser empreendedor

Ser empreendedor é basicamente ser criador, ser realizador de algo novo, de negócios ou de produtos já existentes no mercado, mas que adquirem uma cara nova e se tornam originais.

Essas pessoas têm como característica a criatividade, a personalidade comunicativa e ainda habilidades de empreendedor.

Dessa forma, afirma-se que os empreendedores basicamente sonham em empreender algo com automotivação, que são características próprias, e ainda assumir riscos, responsabilidades, e ser independentes.

700 Ideias de Negócios

Para empreender, os empreendedores utilizam a sua vontade natural de criar coisas novas e a partir das novas ideias, poderem criar novos negócios.

Outras características inerentes ao empreendedor são a proatividade, análise, avaliação e crítica para avaliação do ambiente, percepção de oportunidades e de possibilidades.

E habilidades para organizar, conhecer técnicas e métodos e saber liderar pessoas.

Além disso, quem tem perfil empreendedor está sempre em busca de novas soluções e enxerga nos problemas uma oportunidade de empreender e ganhar dinheiro.

Como tornar-se empreendedor

A ciência já descartou a hipótese de que uma pessoa já nasce empreendedora, portanto, o empreendedorismo não tem relação alguma com herança genética.




É o ambiente que forma um empreendedor e que forma as habilidades, competências e até comportamentos empreendedores, desde que sejam desenvolvidos.

Os talentos próprios para empreender como a criatividade, a comunicação e a curiosidade que pode ser desenvolvidos na escola, no ciclo familiar e com os amigos também contribuem para isso.

É através do estudo sobre o que torna uma pessoa empreendedora, criativa e com características próprias de um empreendedor, que as escolas estão cada vez mais investindo em uma educação capaz de formar pessoas mais criativas, independentes, com inteligência voltada para a ação e para análise sistêmica.

Sendo assim, talvez em um futuro próximo, educação possa formar empreendedores. Ou seja, empreender é fruto de muito trabalho, talento, capacidade de economia e visão das situações a curto e longo prazos.

Espírito empreendedor

Se uma pessoa não nasce empreendedora, muito menos terá o espírito empreendedor sem que não tenha sido incentivado ou motivado de alguma forma.


Portanto, o espírito ou personalidade empreendedora é algo que é desenvolvido todos os dias e precisa de manutenção para que não se perca.

Portanto, para manter uma afinação empreendedora é necessário prática, e essa prática provém de habilidades que são exercitadas como: avaliação de novas oportunidades, análise de ambiente e mercado e outras habilidades próprias como geração de ideias, visão para oportunidades e outros.

É necessário, portanto, o desenvolvimento de uma inteligência empreendedora e sabe-se que essa inteligência é despertada com atitudes como aquisição de conhecimentos necessários para o mundo do empreendedorismo, conhecimentos com os temas: como planejar, como decidir de forma acertada, como traçar metas e objetivos, como trabalhar e motivar pessoas, etc.

Sendo que as características como perseverança, determinação e objetividade são inerentes à personalidade e não são adquiridas em algum curso, se bem que a leitura de temas afins reforçam essas qualidades que são próprias da personalidade e que podem até ser formadas de acordo com o ambiente e cultura em que as pessoas estão inseridas.

Mesmo com as habilidades e características pessoais de um empreendedor, não é certo que seja suficiente para que alguma pessoa empreenda e crie um novo empreendimento ou produto, ou novas técnicas e métodos.

Mas com certeza, com essas habilidades as pessoas terão bagagem suficiente para empreender sua própria carreira e vida pessoal, suas finanças e projetos.

Empreendedor individual

O empreendedor individual é aquele que exerce sua profissão, ofício ou atividade com fins lucrativos e de forma autônoma.

E para isso, conhece e estuda técnicas e métodos para que exerça a atividade ou ofício da melhor forma possível e buscando sempre melhorar, seja nas técnicas, na forma de apresentação de seus produtos ou serviços ou até no atendimento.

O autônomo é por natureza um empreendedor, empreende sua carreira e tenta com fruto de seu trabalho aumentar e diversificar a sua carteira de clientes, oferecendo sempre serviços ou produtos da melhor forma possível e apesar de todas as formas de publicidade possíveis, são ainda dependentes de uma eficiente propaganda boca a boca.

O que motiva o empreendedorismo

O que motiva o empreendedorismo são fatores desde ambição financeira, profissional ou até a vontade de iniciar um negócio para se tornar o seu próprio chefe.

Todas essas motivações acima são autênticas e acabam alcançando um resultado satisfatório caso haja dedicação, empenho, habilidades e competências.

Mas para alcançar metas e objetivos, os empreendedores necessitarão muito mais do que habilidades e motivação, necessitarão também de um perfil empreendedor, esse perfil pode ser encontrado até mesmo em funcionários competentes ou empresários.

O conjunto das habilidades que forma esse perfil, são as seguintes características:

  • Saber correr riscos que são calculados de maneira realista, com base no mercado.

  • Ter a capacidade de analisar sistematicamente, saber vislumbrar uma oportunidade ou chance de empreender, ter confiança nas suas habilidades de julgar, avaliar e criticar.

  • Saber administrar suas ansiedades, sua vida pessoal e os altos e baixos emocionais, sem que isso atrapalhe a sua jornada empreendedora.

  • Procurar sempre realizar o melhor ou de uma melhor maneira mesmo as atividades que são consideradas tradicionais.

  • É líder por natureza e tem a habilidade de encorajar, engajar e alinhar várias pessoas em um mesmo objetivo.

Gostou do artigo sobre o que é ser empreendedor? Comente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here