Dicas de Sucesso Para Fazer Parte dos Jovens Empreendedores

Jovens Empreendedores
Jovens empreendedores buscam se destacar desde cedo no mundo dos empreendedores.

Já pensou em entrar pro time dos jovens empreendedores? Então veja aqui como ser um jovem empreendedor e as possibilidades do mercado empreendedor para você jovem!

Com certeza, o jovem  possui ideias inovadoras, bem como  tem uma relação direta com o estilo jovem de trabalhar, e, portanto, jovem empreendedor é uma realidade.

Dessa forma, o que resta para a sociedade é preparar os jovens empreendedores para que deem continuidade ao empreendedorismo, considerando a importância que há em empreender.

Confira a seguir como fazer parte do mundo dos jovens empreendedores!

Dicas de Sucesso Para Fazer Parte dos Jovens Empreendedores

1- Incentivo ao Jovem

Para incentivar os jovens empreendedores  é preciso diversas iniciativas como:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ampliação das incubadoras de empresas, ampliação também do número de empresas juniores e programas que fomentam o perfil empreendedor. E ainda escolas técnicas que sejam voltadas ao empreendedorismo.

O empreendedorismo é uma das mais poderosas armas contra a miséria e que possibilita desenvolvimento socioeconômico. Mas, para que se tenha um real empreendedorismo é necessário investir em educação empreendedora, até porque este espírito  pode ser incentivado e essa habilidade é iniciada na vida acadêmica.

A educação direcionada para criar um perfil empreendedor deve ser incentivada desde a educação infantil com ações que visam associar ás práticas educacionais á vivências empreendedoras.

2- Jovem Empreendedores Primeiros Passo

No Ensino Fundamental – os professores podem buscar capacitação em instituições como o SEBRAE, que possui o programa Jovem Empreendedor Sebrae, ainda é possível visitar a Feira Do Jovem Empreendedor.

Ensino Médio – no ensino médio o empreendedorismo também deve ser incentivado com características comportamentais próprias do perfil  de cada aluno, ainda pode ser oferecidos cursos de Programa Jovem Empreendedor.

Ensino Superior – no ensino superior a disciplina de empreendedorismo é oferecida pelo menos para alunos do curso de administração e disciplinas afins, mas o ideal é que os diversos cursos tenham a disciplina de Empreendedorismo, pois possibilita aos estudantes de diversas áreas que se preparem para desenvolverem o perfil empreendedor.

3- Perfil Empreendedor do Jovem no Brasil

Jovens empreendedores perfil
Os jovens empreendedores que desejam se destacar precisam ter um certo perfil empreendedor.

O empreendedorismo brasileiro vive diversos desafios, pois o investimento em ciência e tecnologia não acompanha a competitividade, o lançamento de novos produtos principalmente na área de tecnologia também é escasso. Os fatores acima são considerados pouco sustentáveis tendo em vista que o Brasil possui uma numerosa população de jovens que contam com potencial intelectual e criativo, portanto, investir no empreendedorismo jovem é essencial.

O que se pode notar é que muitos jovens perfil empreendedor não encontram incentivos para o desenvolvimento de suas habilidades empreendedoras. O desafio, portanto, é preparar jovens para montar seu próprio negócio e não apenas jovens técnicos ou executivos. Outro empecilho encontrado pelos jovens empreendedores é a alta carga tributária e falta de preparo acadêmico, além da falta de experiência e educação voltada para o empreendedorismo.

Mas com todas essas dificuldades o jovem empreendedor ainda continua com planos de empreender e sonha alto ao pensar em realizar suas aspirações e as pesquisas indicam que no Brasil é crescente o número de jovens que pretendem empreender. A média de jovens que empreendem no Brasil passa de quatro milhões em três anos para jovens entre 14 a 24 anos de idade.

Decidir empreender como toda atividade depende de motivação, por isso, algumas das maiores motivações para empreender são:

  • Liberdade para decidir qual o melhor rumo dos negócios.
  • Fazer o próprio horário e trabalhar com criatividade.

Entre as características que mais marcam o perfil empreendedor são:

  • Desafiadores- para esses jovens grandes problemas existem para grandes soluções, soluções inovadoras e atualizadas. Tem como objetivo maior causar impacto na vida das pessoas- a maior motivação para jovens empreendedores é buscar soluções inovadoras que resultem em bem-estar e qualidade de vida para várias pessoas.
  • Informações – os jovens que empreendem distribuem informações, pois os jovens estão sintonizados com a tecnologia e informações sobre o mundo.
  • Dinamismo- os jovens empreendedores possuem dinamismo para acompanhar o mercado e flexibilidade para se atualizar constantemente.
  • Inteligência precoce – saber lidar com problemas, resolver conflitos, ter capacidade de liderança e capacidade de planejamento e organização, raciocínio lógico.
  • Novos paradigmas – os jovens da geração Y, que consiste na geração atual, têm maior tendência em assumir riscos e decidir baseados na própria opinião sem seguir hierarquias, preferem criar seus próprios padrões e empreender baseados em sua concepção de negócio e inteligência.

As outras características que fazem parte do perfil empreendedor e consistem em uma personalidade empreendedora são:

  • Ousadia – ser ousado não quer dizer agir sem responsabilidades, significa que o jovem empreendedor tem as ferramentas certas para tentar algo novo.
  • Visão de Futuro – construir uma visão de futuro e inovadora é característica de jovens que conseguem se antecipar ás tendências inovadoras que com certeza serão inevitáveis no mundo capitalista.
  • Qualificação Profissional – o jovem empreendedor é um jovem qualificado com formação acadêmica formal, educação técnica e cursos voltados para o empreendedorismo, isso porque o conhecimento possibilita aos jovens uma melhor busca pelas oportunidades.

Dicas Valiosas 

  • Nunca Desista no Primeiro “Não” – é importante não desistir porque a fase de juventude é também uma fase de descobertas e escolhas e, portanto, é uma fase para admitir que talvez as segundas escolhas tenham sido mais acertadas.
  • Trabalhe Duro – utilize a mesma energia com que se diverte para trabalhar, mas não se isole socialmente e tenha tempo para o lazer, pois inspiração é fundamental.
  • Escreva Tudo – planejamento significa observar, avaliar, analisar oportunidades, investimentos, possibilidades, ideias, mercado, tendências e outros.
  • Busque Aprendizado e Continue Crescendo – aprender e trabalhar duro faz parte do aprendizado e crescimento contínuo, por isso, é importante aprender com erros em busca de melhores resultados.

Pronto para se tornar um jovem empreendedor? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA