Como Escolher o Ponto Comercial de Uma Lanchonete

Como Escolher o Ponto Comercial de Uma LanchoneteO ponto comercial de uma lanchonete constitui um fator crucial para o sucesso do negócio, como o é para todos os tipos de comércio e deve considerar fatores como movimentação, concorrência e perfil dos consumidores daquela região.

Agora imagine todo o investimento que o empresário fará para montar sua lanchonete e mesmo assim escolher um local sem potencial de visitação.

Por isso, veja as nossas dicas de como escolher o ponto de uma lanchonete.

Ponto de uma Lanchonete e objetivos do empreendedor

Quando se pensa em ponto comercial, logo se associa à movimentação, mas uma rua movimentada não é suficiente para garantir que muitos frequentem o estabelecimento.

A frequência de clientes em determinado local dependerá também do que a lanchonete oferece e do estilo de cardápio: existem cardápios fast-food, outros mais elaborados com comida típica, alguns oferecem alimentação saudável e entre outros.

Todos esses fatores terão influencia direta na escolha do ponto comercial, uma vez que determinará a frequência do público.

Por motivos que dependem do público-alvo que a empresa pretende atingir, a lanchonete poderá se situar estrategicamente perto de cinemas, casas de shows ou perto de escolas ou faculdades.

Se o objetivo da lanchonete é atingir um público-alvo com maior poder aquisitivo, poderá se situar próxima a teatros e empresas ou bairros residenciais, o que dependerá também da apresentação e do cardápio com estilos mais sofisticados.

Ponto da Lanchonete e movimentação

Muita movimentação significa em algumas situações que o público não dispõe de tempo para selecionar um estabelecimento e por isso, a análise de horários e hábitos dos transeuntes é imprescindível.

Muitos empresários contratam empresas especializadas em pesquisa de mercado para determinar a localização, iniciativa que não significa perda de tempo e garantem que o investimento terá um bom retorno.

Ponto da Lanchonete e shoppings

Uma dica para os que pretendem instalar sua lanchonete em shoppings é não cair na armadilha de se localizar próximo às lojas, é um erro, pois os consumidores separam o tempo de compras do tempo de alimentação.

Um local interessante nos shoppings são os espaços próximos às escadas rolantes, onde os consumidores podem considerar sentar, relaxar e em consequência fazer um lanche.

Dicas sobre o melhor ponto para a Lanchonete

  • Faça uma lista com todos os locais possíveis e risque os que forem reprovados, use  critérios de reprovação racionais.
  • Anote os lugares mais movimentados, em que horários têm maior número de clientes e qual o perfil dos transeuntes.
  • Converse com comerciantes locais, seja sutil e obtenha informações úteis.
  • Use sua própria experiência, reflita sobre a última vez em que esteve em uma lanchonete agradável, como a localização contribuía para esse aspecto e aplique a experiência de forma prática em sua pesquisa.
  • Avalie quais outros comércios ou serviços são oferecidos no local.
  • Analise também a reputação do local, certifique-se que o local garante a tranquilidade dos frequentadores e servidores da lanchonete, evite, portanto, situar-se em locais com grande número de ocorrências policiais.
  • Escolha um local agradável – fique longe do barulho de camelôs, escolha uma avenida com muitas árvores e distante de pedintes, lembre-se que esses aspectos são altamente considerados pelos clientes.
  • Escolha lugares estratégicos como próximo à esquinas e estacionamentos, dependendo do cardápio e público-alvo, lanchonetes obtêm sucesso se localizadas próximas a hospitais, clínicas ou fóruns.

Ponto de uma Lanchonete e Concorrência

Não há discordância sobre o quanto a concorrência é importante. Para a análise da concorrência, pesquise se no local o seu estilo de lanchonete já está saturada, o que não será uma vantagem mercadológica. Pense também em uma lanchonete de franquia. Pode ser um bom negócio.

Vai dar lucro?

Tenha em vista que o cardápio oferecido pela lanchonete será um diferencial na qualidade e originalidade, dando ao consumidor uma opção diferente das demais.

Diversidade de opções é sempre bem-vinda. Se os consumidores são assíduos ao cardápio que a lanchonete oferece, festeje se o seu concorrente oferece uma opção diferente.

Por fim, na escolha do melhor ponto de uma lanchonete, considere a movimentação, concorrência, público-alvo, mercado consumidor potencial e até a reputação local, todas essas considerações farão da lanchonete um negócio de sucesso e uma referência para os consumidores.

O que achou das nossas dicas de como escolher o ponto comercial para uma lanchonete? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Lidar Com o Fracasso da Venda
Próximo artigoComo montar uma loja de eletroeletrônicos – Dicas e Passos
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. informações muito útil ,vou aplica las á risca pois já tive problemas com sócios no passado estou ipitando por começar um novo empreendimento sozinho

  2. gostaria de abrir uma lanchonete mais o meu obigetivo evender só cachorro quentee gostariade dar um nome pra lanchonete que nome eu dou

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here