Como Escolher o Ponto Comercial de Uma Lanchonete

Como escolher o ponto comercial de uma lanchonete
Como escolher o ponto comercial de uma lanchonete

O ponto comercial de uma lanchonete constitui um fator crucial para o sucesso do negócio, como o é para todos os tipos de comércio e deve considerar fatores como movimentação, concorrência e perfil dos consumidores daquela região. Agora imagine todo o investimento que o empresário fará para montar sua lanchonete e mesmo assim escolher um local sem potencial de visitação.
Por isso, veja as nossas dicas de como escolher o ponto de uma lanchonete.

Ponto de uma Lanchonete e objetivos do empreendedor

Quando se pensa em ponto comercial, logo se associa à movimentação, mas uma rua movimentada não é suficiente para garantir que muitos frequentem o estabelecimento. A frequência de clientes em determinado local dependerá também do que a lanchonete oferece e do estilo de cardápio: existem cardápios fast-food, outros mais elaborados com comida típica, alguns oferecem alimentação saudável e entre outros.

Todos esses fatores terão influencia direta na escolha do ponto comercial, uma vez que determinará a frequência do público.

Por motivos que dependem do público-alvo que a empresa pretende atingir, a lanchonete poderá se situar estrategicamente perto de cinemas, casas de shows ou perto de escolas ou faculdades.

Se o objetivo da lanchonete é atingir um público-alvo com maior poder aquisitivo, poderá se situar próxima a teatros e empresas ou bairros residenciais, o que dependerá também da apresentação e do cardápio com estilos mais sofisticados.

Ponto da Lanchonete e movimentação

► DICA IMPORTANTE!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!


Muita movimentação significa em algumas situações que o público não dispõe de tempo para selecionar um estabelecimento e por isso, a análise de horários e hábitos dos transeuntes é imprescindível.

Muitos empresários contratam empresas especializadas em pesquisa de mercado para determinar a localização, iniciativa que não significa perda de tempo e garantem que o investimento terá um bom retorno.

Ponto da Lanchonete e shoppings

Uma dica para os que pretendem instalar sua lanchonete em shoppings é não cair na armadilha de se localizar próximo às lojas, é um erro, pois os consumidores separam o tempo de compras do tempo de alimentação.

Um local interessante nos shoppings são os espaços próximos às escadas rolantes, onde os consumidores podem considerar sentar, relaxar e em consequência fazer um lanche.

Dicas sobre o melhor ponto para a Lanchonete

  • Faça uma lista com todos os locais possíveis e risque os que forem reprovados, use  critérios de reprovação racionais.

  • Anote os lugares mais movimentados, em que horários têm maior número de clientes e qual o perfil dos transeuntes.

  • Converse com comerciantes locais, seja sutil e obtenha informações úteis.

  • Use sua própria experiência, reflita sobre a última vez em que esteve em uma lanchonete agradável, como a localização contribuía para esse aspecto e aplique a experiência de forma prática em sua pesquisa.

  • Avalie quais outros comércios ou serviços são oferecidos no local.

  • Analise também a reputação do local, certifique-se que o local garante a tranquilidade dos frequentadores e servidores da lanchonete, evite, portanto, situar-se em locais com grande número de ocorrências policiais.

  • Escolha um local agradável – fique longe do barulho de camelôs, escolha uma avenida com muitas árvores e distante de pedintes, lembre-se que esses     aspectossão altamente considerados pelos clientes.

  • Escolha lugares estratégicos como próximo à esquinas e estacionamentos, dependendo do cardápio e público-alvo, lanchonetes obtêm sucesso se localizadas próximas a hospitais, clínicas ou fóruns.

Ponto de uma Lanchonete e Concorrência

Não há discordância sobre o quanto a concorrência é importante. Para a análise da concorrência, pesquise se no local o seu estilo de lanchonete já está saturada, o que não será uma vantagem mercadológica. Pense também em uma lanchonete de franquia. Pode ser um bom negócio.

Tenha em vista que o cardápio oferecido pela lanchonete será um diferencial na qualidade e originalidade, dando ao consumidor uma opção diferente das demais.

Diversidade de opções é sempre bem-vinda. Se os consumidores são assíduos ao cardápio que a lanchonete oferece, festeje se o seu concorrente oferece uma opção diferente.

Por fim, na escolha do melhor ponto de uma lanchonete, considere a movimentação, concorrência, público-alvo, mercado consumidor potencial e até a reputação local, todas essas considerações farão da lanchonete um negócio de sucesso e uma referência para os consumidores.

O que achou das nossas dicas de como escolher o ponto comercial para uma lanchonete? Comente!

4.67 avg. rating (90% score) - 3 votes

 

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

14 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de abrir uma lanchonete mais o meu obigetivo evender só cachorro quentee gostariade dar um nome pra lanchonete que nome eu dou

  2. informações muito útil ,vou aplica las á risca pois já tive problemas com sócios no passado estou ipitando por começar um novo empreendimento sozinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.