Tudo Sobre Ponto Comercial

Ponto ComercialEncontrar o ponto comercial ideal pode ser uma tarefa difícil, isso porque a concorrência pelos melhores pontos comerciais é acirrada até mesmo nas pequenas cidades.

Dessa forma, além do alto custo do ponto comercial, os melhores pontos já estão ocupados.

Portanto, o trabalho de procurar um bom ponto comercial que esteja disponível para a locação pode se tornar um pouco trabalhoso, por isso é necessário, antes de qualquer outra coisa, escolher um ponto comercial que atenda seus objetivos e  traçar um planejamento, e para isso é preciso que se tenham critérios.

A dica, portanto, é elaborar uma lista com os principais critérios para busca de um ponto comercial. Primeiro deve-se decidir entre: pontos comerciais a venda ou ponto comercial para alugar. Na lista de prioridades anote fatos como:

Existência de um estacionamento.

  • Serviços que são prestados na vizinhança (concorrência)
  • Comércios e serviços locais.
  • O nível de sofisticação do bairro entre outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Outra questão importante é a questão ambiental, por isso é necessário verificar se o local escolhido para ser seu ponto comercial atenderá os requisitos necessários para expedição de alvará de funcionamento, dirigido  a atividade de deseja desempenhar, bem como que esteja de acordo com a legislação ambiental existente para o local.

Observe o Local Escolhido Para Ser o Ponto Comercial

Antes de optar por um ponto comercial observe se o movimento, o melhor lado da rua, se os clientes que chegam estão a pé ou de carro, se faz sombra ou se o sol é intenso o dia inteiro. Lembrando que esses fatores são importantes quando o cliente decide comprar.

Observe também os dias de maior movimento e os motivos que faz com que os clientes estejam naquele local, ou seja, no local existem também bancos, serviços e outros.

Observe a Concorrência Local

Observe a concorrência e o estilo de estabelecimentos que estão neste local, quais os tipos de serviços que são prestados ou oferecidos, como atendem aos clientes e qual a aparência dos demais pontos comerciais, etc.

A pesquisa é importante para que você possa escolher a melhor localização dentro da vizinhança para o seu ponto comercial.

Valor do Contrato de Aluguel

Vários fatores incidem sobre o valor do aluguel, sendo estes, alguns dos fatores: o local, as condições físicas, o bairro, a infraestrutura e a proximidade do centro da cidade.

Por isso, é necessário ficar atento, pois se corretores pretendem locar ou vender um ponto comercial que oferece falta de infraestrutura, ruas fechadas ou com obras públicas, o valor para ser justo, deve estar abaixo do mercado.

Decida Com Cautela

Uma decisão sob pressão pode fazer com que o empresário decida sem considerar pontos divergentes e assim acabar tendo prejuízos. Por isso, é necessário manter a calma e decidir com cautela, planejamento e até contar com o auxilio de um consultor no assunto.

Atenção Aos Contratos

É necessária uma atenção redobrada aos contratos de locação sobre prazo de vigência, multas de rescisão, condições de manutenção, serviços e outros.

A dica quanto a essa questão é sempre procurar um profissional da área, nesse caso um Advogado. Ter assistência na hora de assinar qualquer documento é muito importante, ainda evita futuros aborrecimentos.

Segurança do Local

Escolher um ponto comercial que fica localizado em um local seguro, com boa vizinhança, pode ser mais caro, mas com certeza escolher um local seguro atrairá clientela e reduzirá riscos de assaltos e furtos.

Por isso, é necessário verificar o nível de criminalidade e policiamento existente na região.

Dicas Para Quem Não Encontrou um Ponto Comercial

Como vimos acima escolher um ponto comercial nem sempre é fácil, por isso, uma opção para empresas recentes poderá ser investir em outras soluções, pois são vários os empecilhos que impedem um contrato ideal de locação ou compra de um ponto comercial.

É inegável que os pontos comerciais enfrentam uma disputa acirrada pelo aumento de comércios e aumento do consumo, fatores que encarecem os pontos comerciais.

Portanto, é inevitável o crescimento de inovações e criações de alternativas para escolha de ponto comercial, para montar uma empresa mesmo inicialmente os empreendedores podem optar por algumas alternativas recentes no mercado que são:

Pontos Compartilhados – não só os grandes centros comerciais oferecem boas oportunidades, os pequenos centros comerciais quando bem localizados acaba se tornando uma alternativa de infalível sucesso.

Os chamados centros comerciais da vizinhança são alternativos que não devem ser desprezadas até porque é uma grande oportunidade para que empreendedores consigam abrir um negócio inovador e que faltava na vizinhança.

Estes pequenos centros comerciais podem estar próximos a uma clientela potencial e fiel e portanto,considerar estes centros pode ser uma opção de maior sucesso do que os grandes centros comerciais.

Pontos que foram revitalizados- de vez em quando o governo investe em determinada área e constrói melhorias para a população, isso faz com que o local se torne mais valorizado e atrativo para os clientes.

Esses locais podem estar funcionando novas praças, parques, centro comercial e outros resultantes de investimento urbano.

Pontos Inexplorados – com o passar do tempo algumas regiões de cidades com mais de 500 mil habitantes pode passar por mudanças que valorize bairros que antes não eram atrativos para o comércio, esses locais representam regiões inexploradas e que podem ser descobertas como uma ótima oportunidade de empreendimento.

Internet – a internet é uma localização bem democrática e sempre cabe mais um empreendimento, é necessário pesquisar a tecnologia a ser utilizada, saber como divulgar, quais serviços e produtos oferecer para obter sucesso.

Identifique Pontos Que Combinem Com o Negócio – é necessário escolher o ponto comercial que possui características certas para o empreendimento.

Ou seja, para montar uma loja de esportes avalie se na vizinhança existe alguma academia, se existe fórum, empresas, cursos profissionalizantes e como esses estabelecimentos podem ser interessantes para o empreendimento.

Pontos Desativados ou Mortos – esses pontos comerciais não possuem outras lojas, mas possui viabilidade e potencial para se tornar um ponto comercial, pode ser que seja próximo de pistas movimentadas, pode ser que esteja perto de estacionamentos e por não contar com outro comércio, o ponto comercial pode contar com visibilidade.

Como as Franquias Devem Escolher o Seu Ponto

Para abrir uma franquia além das obrigações que estão no contrato de franquia é necessário também que os empreendedores pesquisem sobre a localização estratégica da franquia, ou seja, o ponto comercial.

Por isso, os franqueados e franqueadores devem estar atentos ao que se pode considerar como melhor ponto comercial, é preciso então observar alguns fatores relevantes:

Público-alvo Existente – o público que frequenta o ponto comercial tem hábitos, horários e comportamento consumidor que podem ou não estar alinhados a franquia.

Legislação – é necessário pesquisar quais licenças e alvarás são necessários para que um estabelecimento funcione no local. Observe se o local está regularizado, como também o projeto arquitetônico possui regularização em dia.

Investimentos Necessários – para fazer parte de um endereço as empresas devem investir em contratos e documentação e ainda deve prever manutenções, reformas e instalações necessárias.

Por exemplo, um ponto comercial em um bairro sofisticado exigirá que o empresário invista em reformas e decoração.

Uso Das Tecnologias – usar ferramentas como o geo-processamento para observar o fluxo de pessoas ou ferramentas do google para geo-processamento.

Vizinhança Local – observe os comércios locais talvez existam alguns estabelecimentos que sejam impulsionadores do negócio, observe também se o local já está saturado do mesmo comércio.

Outros cuidados para a escolha do ponto comercial como a visibilidade e a facilidade ou dificuldade de acesso, o apoio da franqueadora e ainda a receptividade de portadores de deficiência.

Cuidados ao Escolher o Seu Ponto Comercial

Os consultores alertam para vários cuidados ao escolher um ponto comercial, dessa forma é necessário pensar como o cliente, por exemplo, um salão de beleza feminino não deve estar próximo a oficinas, restaurantes devem estar longe de terrenos baldios, pois muitas pessoas jogam lixo nestes terrenos e o mau cheiro se torna um problema real.

Algumas oficinas de lanternagem e lava-jatos não são bons vizinhos de escritórios, pois o barulho produzido pelas máquinas pode atrapalhar o atendimento.

Observe quem chegou antes, isso quer dizer que locais onde existem lanchonetes e bancos é porque são locais com movimentação.

Agora Você já Sabe Tudo o Que Precisa Para Escolher o Melhor Ponto Comercial Para o Seu Negócio!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA