Cinco maneiras de divulgar seu negócio

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5 Maneiras de divulgar seu negocioMontar o negócio é uma das etapas mais difíceis e se você já passou por esta fase pode se considerar um vitorioso. Primeiro porque o capital investido nem sempre é tão fácil de conseguir e já começar com dinheiro em caixa é realizar uma grande caminhada. Depois de tudo pronto, vem a parte mais importante para que o lucro entre na conta bancária: a divulgação.

Divulgar um novo negócio é uma etapa crucial para ter sucesso no empreendimento. Afinal, os clientes irão entrar na loja ou contratar a o serviço da empresa apenas se souber que ela existe, correto? Por isso a etapa ‘divulgação’ deve constar no seu plano de negócios, colocando valores para isso no capital inicial do empreendimento. Para que você saiba como fazer, vamos deixar aqui cinco maneiras de divulgar seu negócio.

Cinco maneiras diretas de divulgar seu negocio

1 – Panfletagem

Para grandes ou pequenas empresas, panfletagem sempre dá certo. É barato, fácil de distribuir e acima de tudo informativa. O segredo é apenas saber como fazer. Para quem não conhece, um panfleto é um material de divulgação em papel em que constam informações básicas sobre o empreendimento como nome, tipo de serviço e dados para contato como endereço, telefone e email.

Eles são feitos em gráficas e quanto maior a tiragem, menor o preço por unidade, uma forma de a gráfica estimular o aumento da compra. O tamanho ideal de um panfleto é meia folha de oficio ou papel tamanho A4. Algumas pessoas tentam economizar colocando um quarto de folha de ofício, o que realmente sai mais barato, mas visualmente não é muito atrativo.

Pequenas e grandes marcas aderem ao panfleto porque é uma das formas mais baratas de chegar até o cliente. Como é uma mídia manual, em que as pessoas podem guardar na bolsa ou bolso, o panfleto permite que se chegue a locais que nem foram pontos de divulgação como bairros e até outras cidades por meio de amigos e parentes.

O local de distribuição de um panfleto vai de acordo com o serviço. Para isso é preciso ter em mente qual o seu público alvo. Se forem serviços relacionados a prédios e apartamentos, coloque nas portarias ou peça para apregoar seu material de divulgação em quadros de aviso.

Se seu segmento for comércio, coloque como pontos de divulgação as paradas de ônibus ou esquinas próximas à sua loja, com pessoas entregam a transeuntes (verifique a legislação na prefeitura da sua cidade).

Caso sejam serviços de público mais seleto e de alto valor, invista em entregar o material por meio de assinatura de jornal. É cobrada uma taxa para encarte do panfleto que varia com o dia da semana, sendo os mais caros os dias de maior circulação por conta de anúncios, quinta e domingo. Quadros de avisos de universidades e escolas são uma boa pedida também.

2 – Newsletter ou email marketing

Newsletter ou também conhecida como email marketing nada mais é que um panfleto virtual. Ele é elaborado pelos mesmos programas de edição gráfica, apenas enviado por email para uma quantidade especifica direcionada. Existem vantagens e desvantagens de usar esta mídia.

As vantagens são que hoje em dia todo mundo possui um email e é bem mais barato que imprimir todo o material, sem contar que o alcance é bem maior em termos de clientes, pois basta encaminhar o email para uma pessoa interessada. A desvantagem é que muitas pessoas nem sequer abrem a mensagem no email, apenas apagam. Porém, é um risco a se correr, bem como no panfleto físico em que as pessoas jogam fora sem ler o material.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Como funciona um newsletter

O envio de um newsletter pode ser feito por email da empresa por meio do corpo da mensagem ou contratando uma empresa do setor. No Brasil existem diversas empresas que prestam este serviço, algumas usam seu próprio mailing de contatos para divulgar aos clientes.

A vantagem de contratar uma empresa de envio de newsletter é que elas já possuem contatos, sendo o formato ideal para quem está começando agora o novo empreendimento. O valor do serviço varia conforme a quantidade de emails, podendo ir de R$ 50 a R$ 500. Ao final do envio, será enviado um relatório da empresa informando quantos emails foram abertos.

3 – Criação de Site

Site hoje é dia é crucial a empresa possuir, seja ela de pequeno, médio e grande porte. Ele serve tanto para divulgar os produtos como informar que a empresa existe. O tamanho e porte do site variam conforme o porte da empresa. Quanto maior a empresa, melhor deve ser o site.

Se seu empreendimento for pequeno como lojas de comércio de bairro, você pode criar um blog grátis mesmo, que será mais uma mídia para seu negócio. Caso possa investir um pouco mais contrate uma empresa de criação de sites.

Google a nova lista telefônica

Mesmo em cidades pequenas é muito comum pequenas empresas investirem valores de R$ 600,00 até R$ 4.000,00 anual para divulgar sua empresa na lista telefônica ou revistas de circulação local.

Com o avanço da tecnologia e o uso de internet nos celulares a baixo custo, uma tendência irreversível é que as pessoas usem o celular para encontrar os produtos e serviços locais de que precisam. Imagine quando o cliente digitar no celular o nome do seu produto, a empresa estar em primeiro lugar da busca o quanto isto poderia alavancar seus negócios.

Com um valor menor do que o investido para divulgar sua empresa na lista telefônica é possível contratar uma empresa para trabalhar o posicionamento do seu site na primeira página do Google para o serviço ou produto que você vende e assim melhorar os resultados da sua empresa.

Existem casos de empresas que apenas com esta estratégia dobram suas vendas. No Site Pronto Já você encontra todos estes serviços a excelentes preços.

4 – Cartão de Visita

Existe forma melhor de mostrar que sua empresa está aberta por você mesmo que tendo em mãos um cartão de visita? Em festas e eventos, jamais se esqueça de ter ao menos 10 no bolso, pois no meio da conversa pode surgir um assunto relacionado a seu novo negócio, e ai surge uma oportunidade de entrega do pedacinho de papel que pode lhe render mais 10 clientes.

Para fazer um cartão de visita basta procurar uma gráfica. Geralmente tais empresas vendem em quantidade mínima de 100 e elas mesmas fazem a arte, a imagem que vai estar no cartão. Caso tenha criado uma logomarca, é importante lavá-la para confeccionar o cartão com o desenho.

5 – Lista telefônica

Para os prestadores de serviço, esta é uma ótima forma de divulgar uma empresa. Prática, a lista telefônica é o primeiro local onde as pessoas procuram quando precisam contratar empresas, embora esteja perdendo espaço para a busca no celular. O valor varia conforme a cidade e o tamanho do anuncio.

E você como pretende divulgar seu negócio? Comente Abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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21 comentários sobre “Cinco maneiras de divulgar seu negócio
  1. cecilia disse:

    Estou pesquisando pois pretendo abrir minha loja com uma amiga , estas informações são muito valiosas. Gostei da divulgação em folhetos e encartes, para divulgar o local do comércio e promoções, para atrair o público alvo.

  2. wilson disse:

    com carro de som e planfleto em porta em porta , pois o meu negocio vai ser em um bairro.

  3. cristal produtos para limpeza disse:

    realmente são infinitas as formas de divulgação de um negócio, podemos citar também o avanço das mídias sociais, onde o contato com o consumidor é mais direto, podendo interagir de forma imediata com o cliente.

  4. guilherme disse:

    Tive uma ideia de digitar livros, documentos, trabalhos escolares e de faculdade, mas estou vendo algumas maneiras de divulgar…gostei da suas sugestões…obrigado

  5. LUCILA disse:

    ESTOU ABRINDO UMA LOJA DE ROUPAS E BORDADOS, VOU DIVULGAR ENTREGANDO UM PANFLETO E DANDO UMA TOALHA BORDADA COM A LOGO DA MINHA EMPRESA TELEFONE E ENDEREÇO.

  6. Kelly disse:

    Muito bacana as dicas. Estou abrindo uma marmitaria e não sabia o q fazer para aumentar minhas vendas. Agora vou pôr as mãos no trabalho!!

  7. julio silva disse:

    Parabens Cara!! abriu meus pensamentos…

  8. Eliane Rodrigues dos Santos disse:

    estou iniciando com um sacolão essas docas de montagens e divulgação esta sendo muito importante pra mim pois não tenho experiencia no ramo obrigada

  9. Alessandro disse:

    Estou analizando formatos para divulgar minha micro empresa prestadora de serviço e está sendo de grande valor as idéias citadas pelo trabalho desenvolvido por vcs, vou me aprofundar em algumas questões acima citadas. Grato.

  10. Tiago Mundel disse:

    Eu tenho uma locadora, e pra atrair mais clientes fiz uma promocao de indicacao promiada, os meus clientes indicam um amigo que nao é cliente e ganha uma locacao gratis pela indicacao, outra ideia seria sei la a cada indicacao ganha um desconto nas compras, sei la uma ideia barata, so gastei pelos cupons que fiz, a arte eu mesmo fiz as folhas de cupons eu mesmo impreimi, investimento quase zero, mas ainda alem do brinde pela indicacao, as pessoas indicadas, se locarem filmes concorrem a dois aparelhos de dvd, outro forma, colocar um premio, pela indicacao concorre algum premio, incentiva os clientes a trazerem amigos….

  11. Tiago Mundel disse:

    tambem to pensando em fazer isso, como tenho a locadora so abro a tarde e noite, de manha nao tenho nada pra fazer, vc tem algun programa especifico pra fazer estes trabalhos….

  12. marlene da s.g disse:

    eu estou abrindo uma empresa de alimentos com tele entrega de marmitex

  13. wagner disse:

    quero abrir uma empresa de entrega de porta a porta, mas nao conheco ninguem para cadastrar meus servicos em empresas.

  14. Flavio disse:

    Gostei muito da suas colocações! Já estou usando a informação. Como a entrega de cartões de visita. em Geral . Com uma ótima qualidade no cartão cores e muito objetivo! E resistente ao tempo laminado frente e verso. Já tive um retorno por incrivel que pareça de um cliente que pegou um do chão pelas cores do seu time. Para ver o que era.E resultou num cliente exelente. Agradecido pelas dicas Flavio!

  15. Claudio José Bueno disse:

    Informaçoes muito uteis para que quem esta iniciando.
    Estou criando um site para divulgaçao/venda de produtos e infoprodutos, mas estou tendo dificuldades em encontrar uma empresa que faça o site dando todo o apoio. Vc indicaria alguma?

  16. Virginia disse:

    Divulgar clinica de estética (inauguração)como fazer?

  17. MARIA DO ESPÍRITO SANTO disse:

    Sou micro empreendedor e preciso de dicas como atrair alunos para minha escola de informática
    obrigada
    Maria

  18. marcos disse:

    tenho uma empresa de pavimentação asfáltica,quero divulgar melhor meu site como posso?

  19. Ana disse:

    Para os dias de hoje, temos uma nova forma de anunciar que dá muito, muito, muito certo. Alem de barato é sustentavel e o retorno é excelente!
    Propaganda em saco de pão. Acreditem funciona…
    Recomendo uma empresa bem bacana que faz esse tipo de publicidade em Guarulhos. FAzam o anuncio vale muito a pena. Beijos
    http://www.artemarketing.com.br

  20. jessica disse:

    trabalho com massagem há 15 anos, fiz vários cursos, tenho uma pequena sala em minha casa, sou empreendedor registrado no sebrae, preciso saber como divulgar o meu trabalho. moro em fortaleza.

  21. jhessyka luany disse:

    adorei os comentários, sempre surge duvidas de como fazer essa parte tao importante…

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