15 dicas de vendas

dicas de vendasNão há nenhum tipo de negócio que não dependa de vendas, então nada melhor do que conhecer dicas de vendas que farão você melhor os lucros da empresa e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Não importa se você é o patrão ou apenas um vendedor comum. Vendedores vivem de comissão e vender mais sempre é o objetivo principal deste profissional, não é mesmo? Então confira 15 dicas de vendas e melhores os resultados ao final do mês.

1. Tenha uma meta

A maioria das empresas já estipula uma meta todo início do mês para que você venda aquele valor. Geralmente, existe até mesmo uma bonificação para quem atinge esta meta.

Se a sua empresa não é do tipo que estipula uma meta, você deve ter em mente estipular uma própria, pois fica muito mais fácil saber onde quer chegar. Aliás, mesmo quando esta meta é estipulada, você pode criar uma meta própria, ou seja, decidir que naquele mês quer ganhar mais, então vai vender mais do que aquilo.

2. Acompanhe suas metas

Não adianta simplesmente ter uma meta e ver os resultados somente ao final do mês. As metas foram feitas para serem seguidas, então você precisa acompanhar a evolução das mesmas.

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Este acompanhamento serve justamente para que alinhe os resultados. Se ver que não está vendendo bem, deverá observar os possíveis motivos para isso. Já se perceber que está conseguindo alcançar sua meta, o ideal é continuar agindo da mesma forma.

Através do acompanhamento das metas fica mais fácil alcançar os seus resultados.

3. Sonhe alto

Sonhar alto não é sonhar com coisas impossíveis, mas ter objetivos grandes, a longo prazo. Eles podem estar relacionados tanto à sua vida profissional, como se tornar um diretor da empresa, como de sua vida pessoal, que pode ser comprar um carro ou uma casa.

Os sonhos são o que movem os vendedores e sem eles não adiantam dicas de vendas, pois são eles que trazem aquela motivação pessoal que qualquer pessoa precisa para vencer em sua profissão.

4. Prepare-se dia a dia

Um dos maiores erros cometidos por vendedores, principalmente os mais antigos, é achar que já sabem de tudo e não precisam de preparação. Sempre haverá um produto novo, um método de pagamento que é novidade, um serviço diferente ou alguma coisa com a qual tenha que se adaptar.

Fique de olho e esteja sempre preparado.

5. Atualize-se sempre

Não importa que você não mexa com tecnologia, que é algo que muda sempre, ou que sua empresa não exija nenhum tipo de atualização. Sempre haverá uma novidade diferente no segmento ou no setor que trabalha.

Ler jornais, acompanhar sites importantes na internet ou publicações voltadas ao ramo que trabalha darão ainda mais suporte para as vendas, aumentando suas chances de conquistar bons números.

6. Faça contato visual com o cliente

No caso de vendas pessoais,o contato visual com o cliente é muito importante para transmitir segurança. Quando você fala olhando nos olhos, passa uma sensação de que a pessoa pode confiar no que está dizendo e ao sentir-se segura, as chances de aceitar a sua oferta são muito maiores.

7. Mantenha um relacionamento com seu cliente

Cumprimentar um grande cliente todas as vezes que o vê longe dali e até adicioná-lo nas redes sociais quando trata-se de vendas pela internet, é uma forma de tornar-se um amigo da pessoa e transmitir cada vez mais confiança.

Atitudes deste tipo levarão a pessoa a comprar com você da próxima vez que voltar até sua empresa, além de deixá-la muito mais à vontade nas próximas compras.

8. Veja como o cliente reage

Não existe nenhuma destas dicas de vendas que não seja importante, mas se você desconsiderar esta e não prestar atenção na reação do seu cliente, não conseguirá vender nada a ele.

Cada pessoa esboça uma reação natural quando está comprando algo. Por exemplo, algumas não gostam daquele vendedor “chiclete” e preferem ver o produto com mais privacidade. Desta forma, ao notar que ela está incomodada com sua presença, diga que pode ficar à vontade e qualquer coisa pode te chamar. Deixe seu nome ou cartão e fique a observando somente de longe.

Quando você não presta atenção neste tipo de reação, você simplesmente espanta o cliente.

9. Jamais interrompa o seu cliente

Nada pior do que o cliente estar explicando o que quer e você querer dar um de vendedor que sabe tudo, interrompê-lo e dizer que tem o produto ideal. Mesmo que realmente esteja certo,ninguém gosta de ser interrompido, ou seja, você perdeu um cliente.

Bons vendedores sabem escutar e o bom ouvinte sempre sai na frente.

10. Conheça o produto ou serviço que vende

Já passou por uma situação de perguntar algo sobre um produto ou serviço que queria comprar e o vendedor não saber te responder sobre aquilo ou, pior ainda, começar a enrolar e criar um situação ainda mais desagradável? Pois é, com certeza você não comprou com aquele vendedor, não é mesmo?

Se a função do vendedor é passar confiança, ele deve saber sobre os produtos e serviços que vende. Lógico que é normal que não saiba sobre alguma coisa que é menos vendida, mas para isso existe sempre a postura profissional de pedir ao cliente um momento e perguntar a quem saiba, sem demonstrar insegurança.

Aproveite sempre as horas vagas ou de pouco movimento na empresa para estudar melhor o seu produto ao invés de ficar batendo papo no Facebook.

11. Ofereça demonstrações do produto

Quando for possível, mostre ao cliente como o produto funciona. Ligue na tomada, aperte o play ou faça o que for possível. No caso de produtos que não funcionam desta forma, ofereça amostras grátis.

O cliente fica mais confiante sobre a eficiência do mesmo e mesmo que não decida comprar naquele momento, as chances de voltar e comprar com a pessoa que melhor demonstrou o produto são muito maiores.

12. Tenha paciência ao explicar os benefícios do produto

Lembre-se que cada pessoa tem um nível de conhecimento diferente sobre um produto. Tente encontrar um nível adequado para que a pessoa entenda sobre o que você está vendendo e possa fazer a compra.

Por exemplo, uma pessoa pode querer comprar um iPhone sem nem mesmo saber falar o nome, só porque ouviu alguém falando que era bom. Neste caso, não vai dizer para ela sobre o sistema, aplicativos, etc. Ao invés disso, vai falar que é de uma marca boa, que dará para tirar fotos, fazer ligações, mandar mensagens, entrar na internet, etc.

13. Entenda o que o cliente quer

Tem vendedor que possui aquela velha mania de funcionário antigo: quer vender o que vai ganhar mais e não o que o cliente quer. Saiba que é mais vantajoso vender um produto de R$10,00 que é o que o cliente busca do que oferecer um de R$100,00, que ele não busca.

Aquela velha história de que “vale mais um pássaro na mão do que dois voando”. Ao entender o que o cliente quer, suas chances aumentam e melhor vender pouco do que nada.

Além disso, o cliente que se sente compreendido e já foi em várias lojas onde ofereceram o que ele não queria, com certeza vai voltar até você das próximas vezes.

14. Procure estratégias de fidelização

Mesmo que você não seja o dono da empresa e não possa ter estratégias de fidelização, crie algo pessoal. Manter contato com os clientes, sorrir sempre, dar um bombom toda vez que ele compra com você são estratégias interessantes de venda que farão aquele cliente voltar a comprar com você muito mais vezes. Experimente algo assim.

15. Siga as dicas de vendas

Não adianta de nada ler diversos livros da área ou ter lido este artigo até o final se você vai voltar para sua empresa e não vai lembrar de nada do que leu.

Lógico que você não deverá seguir todas as dicas de vendas no primeiro dia, e talvez nem na primeira semana, mas é possível deixar anotado os pontos mais importantes que você precisa trabalhar e ir seguindo aos poucos.

Com certeza, existem mais de 15 dicas de vendas, mas para começar a melhorar os seus resultados, se conseguir seguir todas as estas dicas de vendas, já estará ótimo.

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