Nomes de lojas de roupas

Por:

Nome de loja de roupas

Está tudo pronto para você abrir a loja de roupas e transformar o negócio em um sucesso: o estoque está repleto de mercadorias de acordo com as tendências que indicaram as pesquisas de mercado, toda a instalação está feita,o layout e decoração estão adequados, agora só falta um detalhe: o nome da loja de roupas.

O nome da loja deve ser escolhido o mais breve possível não só para constar no registro, como também para fazer parte da divulgação do negócio. É necessário decidir sobre o nome da loja como um recurso que seja de marketing, pois o nome que ficará na fachada é o nome que deve identificar os produtos ou serviços que a empresa vende e oferece.

Por isso, o nome escolhido para a loja deve remeter ao conceito do negócio e como a loja espera ser recepcionada pelo seu público-alvo. Existem diversos nomes de lojas de roupas que não lembram o negócio, então o ideal é que o seu remeta aos produtos que vende e assim consiga criar uma identidade visual.

No caso de uma loja de roupas, o nome deve transmitir confiança, pois ele é como o cartão de visitas para os clientes, fazendo com que as pessoas optem ou não por entrar na loja. Se ele não chamar a atenção não atrairá o público.

Para escolher o nome ideal para a loja de roupas é necessário seguir algumas dicas valiosas:

Dicas para escolher o nome da loja de roupas

Os empresários podem escolher o nome para a loja de roupas de coisas que são de sua predileção como nome de flores, frutas, nome de pessoas e outros. Mesmo assim, é bom realizar as pesquisas por nome, anotando várias opções pra depois escolher, de acordo com as atividades:

1- Realize uma reunião para escolha do nome com vários participantes interessados que irão sugerir vários nomes. O nome deste tipo de reunião é “brainstorming” que significa tempestade de ideias. O objetivo dessa reunião é que todos sugiram nomes que vêm à mente sem que haja censura ou discordância.

Em um papel anote todas as ideias e depois de forma eliminatória e fundamentada é que o grupo se reunirá novamente para discutir quais nomes serão mais adequados.

2- Uma dica na escolha do nome é associar o nome ao que a empresa oferece, como produtos e serviços, qualidade e valor agregado. Esse nome refletirá a imagem da empresa, lembrando as vantagens, qualidade e valor oferecido, nomes como Máxima, Atual e outras ideias.

3- Brinque com as palavras para que fiquem mais interessantes, mudando a grafia como “Chamma Acesa”, por exemplo.

As mudanças ortográficas devem ser de bom gosto, com pronúncia correta e ainda conservando a sonoridade.

4- Alguns nomes de empresas podem ser retirados da própria localidade. Para isso, pesquise a localidade em que a loja se situa e as peculiaridades locais, como dar o nome à loja que remeta ao nome da Avenida ou características locais, como por exemplo: loja Avenida Primavera, loja Rosada, Loja Rua da laranjeira e outros. Nesse caso é válido se sua loja não tiver outras filiais, caso contrário acabará perdendo o sentido.

5- Utilizar a criatividade, descontração e humor é também infalível para brincar com as palavras e dar um nome interessante à loja de roupas.

Confecções e grifes famosas já utilizam este recurso com sucesso, como exemplos temos: Rabo De Saia, do Avesso e outros nomes divertidos.

6- Outra opção e utilizar palavras estrangeiras que tenham ótima sonoridade, como Elegance, ao invés de elegante. A única recomendação é que ao escolher um nome estrangeiro, deve-se tomar cuidado para que o nome seja de fácil escrita, pronúncia e assimilação do conceito. Se atente ao seu público se notar que é ele não possuem conhecimento de outra língua repense em outros nomes de lojas de roupas, para que invés de come chamar a atenção não afaste os clientes.

7- Tenha um dicionário à mão e pesquise palavras e significados que sejam interessantes e que não tenham um duplo sentido. Evite escolher palavras que não façam parte de cotidiano, pois podem causar certa estranheza nos clientes.

8- Não esqueça as palavras de origem no latim ou palavras derivantes italianas, pois podem oferecer o mesmo significado, só que com uma palavra que seja mais bonita a pronúncia, escrita e sonoridade.

9- Nomes de lojas de roupas podem também ter nomes de pessoas ou proprietários, como Joanna Modas, desde que o empresário considere seu nome tão bonito e interessante ou poderá nomear a loja de forma divertida como: Josefina Modas ou Joseffine, se preferir em francês.

10- Evite juntar nomes em uma só palavra, sob pena de formar uma palavra sem sentido, como: Adea, Baro e outras palavras que para o consumidor não terão sonoridade, sentido ou beleza.

11- Se mesmo com todas as ideias esgotadas os empresários não conseguiram encontrar uma palavra interessante, a solução é buscar um nome interessante no mapa mundi: Paris, Saint Tropez e outros locais.

12- Antes de decidir sobre o nome realize uma pesquisa para saber se existem nomes de lojas de roupas iguais algum parecido, se tiver opte por mudar o nome da sua, pois ele pode causar confusão e levar os seus clientes para a concorrente.

13- Por fim, escolha um nome que não tenha relação direta com a revenda do produto ou sentido lógico, mas que tenha motivos artísticos e estéticos. Como é o caso dos nomes flor do campo, flor singela e outros.

Fator Marketing na escolha do nome da loja de roupas

A escolha do nome da loja de roupas deve auxiliar a empresa a divulgar e realizar campanhas publicitárias. Por isso, o nome deve remeter ao que a empresa deseja vender, sua imagem, valores, qualidade e produtos.

Outra dica é que o nome não deve ser muito longo, tendo de três a cinco sílabas, e antes de optar por um nome, pesquise se o nome já existe.

Se reparar os nomes para lojas de roupas que são facilmente lembrados são curtos, possuem boa sonoridade e sempre estão atrelados a uma logo marca. O ideal é que não apenas se pense em um nome para a loja de roupas, mas também pense em toda a sua identidade visual para que assim ele seja mais bem fixado.

Estabeleça as cores que serão a identidade de sua loja, opte por no máximo quatro cores caso contrário poderá causar confusão. De acordo com as cores estabelecidas crie um logotipo que deve seguir essa mesma tendência. O logo deve estar presente na etiqueta, sacola, uniforme dos funcionário e tudo mais que ajude a divulgar a loja e a fixar a marca na cabeça do consumidor.

Dessa forma, o nome deve ser fácil de ser lembrado pelos consumidores, fácil de falar e de escrever. Persistindo dúvidas, é bom contratar um profissional especializado em nomes para consultoria e orientação. Veja também como fazer um panfleto para sua loja de roupas.

O letreiro ideal

Escolhido o nome e capriche em um letreiro que dê vida ao nome, pois muitas vezes a empresa escolhe o nome ideal, mas erra ao escolher o letreiro. Para que ele consiga atrair os clientes deve chamar a atenção, ter um tamanho que se posso ver a certa distância e as letras devem ser grandes, isso facilita a leitura de quem passa de carro e depressa.

A posição e o local que ele será fixado também deve ser pensado, de nada adianta ter um letreiro super bonito que fica escondido atrás de uma árvore, portanto escolha bem. A iluminação no letreiro é bastante indicada, pois permitirá que quem passa pelo local a noite consiga vê-lo. Veja também nosso artigo sobre numerologia empresarial.

Depois de pensar em vários nomes para lojas de roupas, criar um logotipo e uma identidade visual não pode esquecer-se de colocar no seu letreiro tudo isso.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



3 comments on “Nomes de lojas de roupas
  1. Vanessa disse:

    Oi, estou abrindo uma loja de roupas de bebe até o tam 03 e junto adulto até o gg feminino, gostaria de dicas de nome para lojas..
    grata

  2. Lilian Rodrigues disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de obter sugestões em que tipo de comercio devo abrir. O que está em alta? O que as pessoas mais procuram?
    Obrigada pela atenção!

  3. Tany Mary disse:

    Me ajudou bastante consegui ter uma ideia para o nome de minha loja.obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)