Como divulgar uma empresa de serviços e prospectar clientes

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Como divulgar empresa e prospectar clientesVeja o passo a passo de como divulgar uma empresa de serviços e conseguir uma boa carta de clientes. As empresas de prestação de serviços nascem com uma pequena desvantagem no mercado de divulgação: elas não vendem produtos. Atrair o consumidor pelo seu consumismo é, sem sombra de dúvidas, a maior vantagem que uma empresa nova no mercado pode ter no seu dia-a-dia para criar uma boa cartela de clientes. Mas isso não quer dizer, que com uma boa divulgação ela não ganhe mercado e apareça na mídia de forma correta e consiga se sobressair em seu setor.

Antes de tudo, é preciso saber que divulgar uma empresa é crucial para a sua sobrevivência no mercado. Como esperar angariar clientes sem que eles saibam que você existe? Por isso, reserve uma parcela do seu orçamento base ao montar o seu plano de negócios para divulgação e não irá se arrepender, pois é de extrema importância. Deixar este ponto para depois pode ser um erro, pois a verba pode extrapolar o orçamento inicial e novos custos podem surgir e lançar uma empresa no mercado sem que ninguém saiba, é uma das piores ações que podem ser feitas em seu empreendimento.

Como começar a divulgar uma empresa de serviços

A primeira regra a se seguir antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição de seu público-alvo e isso varia bastante conforme o serviço a ser prestado. O seu consumidor meta pode ser uma pessoa, empresa ou um grupo. Um bom exemplo são empresas de dedetização, que possuem como público a ser atingido outras empresas e condomínios em sua maioria, sendo residências em segundo plano. Definido o seu público-alvo, o próximo passo é partir para a divulgação de fato, fazendo investimento em dinheiro e contratando mão-de-obra para o ato.

Explorando a mídia televisão na divulgação

Existem diferentes tipos de mídia para divulgação e cada uma é mais apropriada para uma determinada classe social a ser atingida. Para os públicos C e D, televisão e panfleto são a maior pedida. Para a televisão, a melhor estratégia é anunciar durante os programas da rede local como os telejornais do meio dia e fim de tarde. Este público dificilmente assiste aos telejornais matinais, sendo desnecessário tal custo, que é bem elevado. Investir em comerciais locais é mais barato e é uma forma de testar o mercado local, uma tentativa que geralmente traz retorno.

Já para os públicos da classe A e B como donos de empresas e moradores de classe média alta, invista, sobretudo, em comerciais durante os jornais matinais e noturnos, hora preferida pela maior complexidade dos programas. Porém, não invista toda a sua verba nisso, lance apenas por um mês ou menos (quinze dias) e aguarde resultados para poder investir mais em outros formatos de mídia ou persistir no que fez o seu telefone tocar.

Mesmo tendo uma excelente ideia para comercial, contrate uma empresa voltada para mídia televisiva, estúdios de comunicação ou publicitário e veja se sua ideia é mesmo viável. Nem sempre o que adoramos é vendável e uma imagem negativa na mídia de apenas vinte segundos de comercial pode repercutir por anos a fio. Melhor não arriscar e empregar pouca verba, mas empregar bem.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Divulgação em panfleto

Para o público alvo de classe baixa uma mídia que funciona bastante é a panfletagem em ruas para um serviço voltado para as pessoas. O melhor para este setor de clientes é a divulgação nas ruas, seja em sinais de trânsito ou paradas de ônibus. Uma boa pedida é optar por locais com movimento como ruas de centros comerciais e em cruzamentos. A ação pode ser feita por seus próprios funcionários ou terceirizando o serviço com empresas de divulgação, que também vão te dar orientações para quais locais divulgar em sua cidade.

Para as classes A e B, o ideal é investir em anúncios como encarte de jornal emitido para assinantes ou revistas semanais. Faça uma boa tiragem com uma arte e mensagem apropriadas, sempre consultando publicitários ou gráficos especializados e analisando a concorrência para ter um material que chame a atenção, com cores adequadas. O panfleto será seu cartão de visita, por isso capriche também no papel e na qualidade de impressão.

Lista telefônica para divulgação

A lista telefônica é a mídia que não fala. O hábito do brasileiro de consultar as páginas amarelas é antigo e certeiro, então seja para o público de classe alta ou baixa, não deixe de anunciar na lista. Muitas vezes, esta forma de procura é mais rápida que na Internet, que vai te dar resultados nacionais sobre o termo pesquisado, mas a lista limita-se à sua cidade e ao seu bairro.

Como divulgar empresa de serviços na Internet

A melhor forma de usar a rede mundial de computadores a seu favor é investindo em um site com os serviços prestados, cartela de clientes, endereço e telefone. Seja claro e objetivo na página e coloque a possibilidade de pedir um orçamento virtual, porque o mundo hoje em dia é bastante informatizado e a maioria das pessoas dispensa um orçamento por telefone ou fax, preferindo receber a proposta por email.

Fazer a divulgação em redes sociais tais empresas apenas se for para um mailling de contatos bem locais ou uma empresa nacional. Colocar ações no Orkut ou Twitter é uma boa apenas para a imagem da empresa, mas não é uma forma muito centrada de conseguir clientes, porque dificilmente irá atingir seu público-alvo de início. Invista nas mídias tradicionais e use as redes sociais como complemento de mercado. O mesmo vale para o email marketing, também conhecido como newsletter. A menos que tenha em mãos um grupo de emails bem definido, não precisa investir tão pesado em tal mídia antes da firma abrir.

Divulgação com representantes

Uma das formas bem usadas para divulgar o empreendimento novo é o envio de representantes comerciais até os clientes. Eles agem como negociadores, fechando contratos e os encaminhando até a empresa. Nesta forma de divulgação a vantagem do cliente está em seu local de trabalho ou em casa, o que facilita a negociação, pois ele se sente mais confortável e aberto a propostas.

E você o que acrescenta a esta lista? Comente abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


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13 comments on “Como divulgar uma empresa de serviços e prospectar clientes
  1. Ariana silva disse:

    Gostaríamos de saber sobre divulgação em encartes de jornais e custos de produçâo da arte. Estamos localizados na Taquara.

  2. Thiago disse:

    è verdade, sao varias mídias, inclusive essa idéia de lista telefonica e IDEAL, veja bem;

    IDEAL para negócios locais, otimo para uma empresa que presta serviços local em sua cidade.

    Mais a nivel nacional, recomendacoes para sites de artigos e importantissimo, também cadastro em sites como apontador,keencontre,classificados (em geral).

    é isso, tem muita coisa de graça e de qualidade.

  3. amelia fatima santos pereira disse:

    tenho loja e divulguei no cardapo de um restaurante melhoro bastante o movimento

  4. vera lucia disse:

    tenho um atelier de pintura

  5. albert gonzalez disse:

    gostei das dicas e vou fazer desse geito.

  6. jorge martins soares disse:

    estou otimista com mais uma nova loja de calcado.portanto estou investindo nas mídias de carros de sons,panfletos,agencia de modelos… porque acho que é a forma mais eficaz….

  7. milena disse:

    Boa Tarde!
    gostaria de trabalhar em casa, divulgando.

    Milena

  8. andreia silva disse:

    qual é a melhor ferramenta para divulgar um site e aumentar o trafego de visitas

  9. Antonio Doniseti disse:

    Como fazer para conseguir representante comercial que trabalhe recebendo porcentagem de serviços contratados para a empresa por ele?

  10. Silvio Gomides disse:

    BOAS INFORMAÇÕES GOSTEI..TENHO UM PEQUENO NEGOCIO DE CARIMBOS E ESTOU APOSTANDO NOS EMAIL É UMA BOA ?

  11. edjarbas disse:

    gostaria de receber uma orientação. Sou taxista, mais quero ampliar o negocio, pois o campo está crescendo e vejo a necessidade de um investimento no serviço de motoboy.

  12. Lia disse:

    muito legais as dicas

  13. Silamon Bezerra de Sousa disse:

    Estou abrindo uma empresa de manutencao hidraulica. E estou gostando muito destas ideias.

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