Dicas Para Motivar Seus Funcionários

Dicas para motivar seus funcionários
Dicas para motivar seus funcionários

A administração passou e continua passando por várias evoluções através de estudos e experimentos, e uma das experiências sociais mais importantes realizadas no âmbito da  Ciência da Administração são as experiências e estudos sobre a motivação da mão de obra, sendo a contribuição destes estudos imprescindível para a Administração moderna e contemporânea, continuando a ser objeto de estudo no mundo corporativo até hoje.

A motivação dos funcionários tem sido estudada desde  a época da Revolução Industrial, em que se tornou interessante pesquisas a fim de sanar dúvidas sobre o desempenho dos trabalhadores e o que seria fator crítico neste desempenho.

Daí se vem estudando se o que influencia no comportamento dos trabalhadores e na produtividade é o ambiente ou o salário, ou são as condições de trabalho, enfim, resolver  essas questões continua sendo um mistério para o mundo corporativo e é realidade em pequenas, médias e grandes empresas. O que já se sabe porém, é que a motivação quando bem empregada só traz bons reultados para a empresa, resultados diretos e indiretos.

Sobre as teorias que norteiam a ciência da motivação, tem-se a Teoria de Maslow: o estudioso acreditava que o ser humano é um ser multidimensional, ou seja, a sua satisfação se deve a vários fatores – fatores sociais, econômicos, de satisfação profissional até as satisfações mais primárias como a saúde.

Essa teoria é muito aceita e difundida e se deslanchou através do tempo de forma que atualmente são realizados todos os esforços para que o ambiente de trabalho seja um local seguro, limpo e que preze pela Segurança do Trabalho.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Como vimos, a motivação não é só uma questão de teorias, mas de ação. O importante é que cada empresa descubra como motivar seus funcionários diante da realidade em que se insere a empresa. Para isso, escolhemos algumas dicas de motivação:

  1. Realidade em  foco

Isto mesmo, pois instalar programas  de motivação que não têm uma ligação direta com o ambiente de trabalho ou com a realidade vivida pelos funcionários só não terá sucesso, como também será alvo de críticas.

  1. Ambiente e  não salário

Muitas vezes, uma reestruturação no ambiente de trabalho é mais satisfatória do que aumento de salários.

Um bom ambiente de trabalho é aquele em que a chefia dissemina uma cultura de boa convivência, de resolução de conflitos com diálogo, com feedback sobre o desempenho. Um ambiente que promova a paz, sem querer ser clichê, e ainda que respeite a diversidade de culturas, naturalidade, crenças e gênero.

Lembrando que o ser humano possui necessidade de realização, afiliação e status, segundo McClelland, estudioso árduo do comportamento humano nas instituições.

  1. Horas de folga

Muita pressão, cobrança constante até de si mesmo, foco nos resultados: é assim o dia a dia de milhares de empreendedores de todos os portes.

Para esses profissionais, a motivação tem a ver com equilíbrio e saúde. Um programa motivacional propício seria com programações voltadas para a saúde com palestras e ações práticas. A empresa poderá até sortear um fim de semana em um hotel fazenda e estabelecer convênios para que seus funcionários realizem check up, massagens e/ou aulas em academias.

Uma pesquisa realizada constatou que mais da metade dos executivos são sedentários. Isso significa complicações futuras com saúde e representa para a empresa gastos com o tratamento de  saúde desses funcionários e aumento em aposentadorias.

  1. Aprendizado e enriquecimento de cargos

O famoso Job Rotation é uma técnica muito bem vinda nos ambientes  de trabalho, pois focaliza um dos problemas de maior incidência no mundo do trabalho, que é a repetição constante de mesmas tarefas e que acaba não sendo saudável para os funcionários. Além do que, os funcionários dessa forma não têm a oportunidade de aprender mais sobre o que a empresa vende.

A proposta da rotação de tarefas é que todos os funcionários conheçam os produtos e serviços oferecidos pela empresa, as políticas da empresa e ainda as áreas da empresa. Fazendo uma rotação de tarefas, o funcionário saberá realizar  suas funções e as funções de seus colegas e, assim, a substituição, quando necessário, e a comunicação serão mais produtivas.

Acabou aquela mentalidade de que valia antigamente quando um profissional dizia que só ele podia ou sabia realizar alguma função ou tarefa. No ambiente atual e flexível das empresas essa característica está ultrapassada.

  1. Invista em aprendizado

Investir em aprendizado e desenvolvimento na carreira é crucial, pois os melhores profissionais procuram esse ambiente de trabalho e são esses profissionais que fazem toda a diferença em uma organização, trazendo resultados importantes no dia a dia da empresa.

Então estabeleça um Plano de Carreira promissor que dê aos colaboradores expectativa quanto ao futuro, vontade de crescer, de aprender mais, de fazer melhor.

Invista em cursos, palestras, workshops, cursos de idiomas, graduações: tudo que motive os funcionários a fazer mais e melhor, e ainda com realização pessoal e profissional.

Quando a motivação é salário

Infelizmente muitos funcionários recebem salários abaixo do mercado exercendo as mesmas funções. Esses funcionários vivem sem nunca realizar suas expectativas de consumo e isso acaba frustrando.

Lembrando que o ser humano também é um ser “ economicus “.

Para motivação desses funcionários é importante uma reavaliação salarial e ainda o oferecimento de benefícios que faria uma diferença prática na vida desses colaboradores.

Benefícios como Assistência Médica com dependentes, auxílio para tratamento da saúde de parentes adoecidos com licença remunerada e outros auxílios como bolsas de estudo para os filhos ou para os próprios colaboradores.

Planos de Aposentadoria Privada têm sido mais do que um benefício, mas um diferencial motivacional muito importante atualmente no mercado de trabalho, pois que colaborador não se preocupa com seu futuro? Portanto, investir em Plano de Previdência Privada significa mais do que um diferencial, mas um mimo almejado por muitos colaboradores e também um referencial competitivo, pois mais uma vez dizemos que os melhores funcionários procuram empresas que possuem esse benefício.

Um ambiente de trabalho em que impera a constante motivação dos funcionários é um ambiente com justiça, equidade, isonomia e transparência.

Programas de Motivação só dão certo com sinceridade de propósitos, força de vontade de quem chefia e com certeza beneficiará os melhores funcionários, aqueles que merecem ser motivados e fazem toda a diferença no mercado de trabalho.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA