O Que É Motivação E Como Aumentá-la?

O que é motivação

A motivação é fundamental no nosso dia a dia, por isso criamos esse texto ensinando como melhorar a sua!

Você já ouviu falar de uma força que é capaz de nos levar além? Esta tal força nada mais é do que vontade que temos de realizar algo, que nos faz caminhar até alcançarmos o resultado pretendido. Este sentimento tão simples é essencial para que possamos buscar o que é melhor, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Mas, o que fazer quando falta vontade de seguir adiante? Neste caso, é necessário procurar um “remédio” para tratar esta “doença”, e o tratamento pode ser mais simples do que você imagina, basta recorrer a motivação, que consiste em trabalhar o seu lado psicológico, tendo como intuito trazer mais segurança e confiança na sua capacidade em relação a determinadas atividades.

Muita gente costuma associar o termo motivação à autoajuda, mas não é bem por aí, motivação é algo que qualquer pessoa deve ter em todos os setores da sua vida e que a ajudam a não se contentar com pouco.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quando você está motivado é mais fácil atingir os objetivos, nada te abala, cada vez você fica com mais vontade de atingir o seu objetivo. Claro, não basta apenas motivação, é preciso ter um planejamento para seguir, porém, com um bom planejamento e motivação, já temos meio caminho andado.

Sabe a importância da motivação na sua vida? Veja agora mesmo tudo sobre motivação!

O que é motivação?

A motivação está ligada à nossa vontade de pensar e agir a respeito do que foi planejado. Por isso, cientificamente, o conceito de motivação é definido como um impulso, que é capaz de fazer com que o ser humano haja para cumprir os seus objetivos. A principio parece ser algo simples, mas este sentimento engloba fatores biológicos, emocionais e sociais.

Por óbvio que trabalhar todos esses pontos que alteram a motivação não é nada simples, já que parte dele é subjetivo (que pode ser trabalhado) e outra parte biológica, ou seja, não se tem muito o que fazer.

Sendo assim, a motivação não é algo que pode ser despertada de uma hora para a outra, pois primeiramente é necessário achar o que é capaz de motivar a pessoa em questão, posteriormente trabalhar o seu lado psicológico para que ela perceba isso e passe a agir em função do objetivo que foi determinado.

Lembre-se sempre de criar metas. Alias, em negócios as metas também são importantes, por isso, veja agora mesmo como alcançar o sucesso empresarial através de metas.

Se você não tem vontade de fazer algo, então, ficará sempre no mesmo lugar, não é mesmo? Isso evidencia o quanto a motivação é importante para os humanos. Segundo os psicólogos e cientistas que estudam este tema, a motivação é considerada um fator primordial para o desenvolvimento das pessoas, sem ela fica impossível realizar certas atividades como, por exemplo, estudar, trabalhar, entre outras coisas.

Pense da seguinte forma: todas as tarefas que são “desagradáveis” ou que exigem esforços provavelmente não seriam realizadas, salvo se existisse algum “premio” o qual trouxesse MOTIVAÇÃO para a pessoa. Por exemplo, seu emprego, você trabalha com o intuito de auferir valores, a sua motivação é o salário.

Será que você é uma pessoa com motivação? 

Antes de se tornar paranoico por motivação, é necessário descobrir se você realmente necessita se motivar mais, em todo ou em algum setor específico da sua vida. Por isso, pergunte-se: será que eu sou uma pessoa motivada? Esta é uma pergunta que só você pode responder e ser o mais honesto possível com a resposta.

É comum as pessoas tentarem “se iludir” e dizer que são pessoas motivadas, que realmente correm atrás dos seus objetivos, muitas vezes até falam que são felizes quando não estão. Isso acontece porque ser uma pessoa desmotivada é algo ruim e a própria sociedade condena (preguiçoso e que não faz nada com vontade), assim, o inconsciente cria “mecanismos de defesa” e diz que você está de acordo com que a sociedade espera. Então, cuidado! Seja honesto com você mesmo.

Primeiramente, analise qual é o seu nível de vontade para desenvolver as atividades do seu dia a dia. Consegue fazê-las naturalmente e com entusiasmo ou necessita se convencer diariamente que deve cumprir com a sua obrigação? Caso a resposta seja a segunda alternativa, é preciso buscar ajuda. Existe algum motivo que te faz ir além? Ter uma razão é essencial para conseguir fazer algo bem feito.

Um indicativo de que você é uma pessoa sem motivação é o simples fato de o seu tempo não “render”, parece que nunca consegue terminar nada. Isso acontece muitas vezes porque está desmotivado, consequentemente não presta a atenção e foco que deveria nas tarefas.

Nesse caso, uma boa dica além de trabalhar a motivação é aprender como administrar bem seu tempo.

Conheça os tipos de motivação

A motivação é um tema complexo e para que seja compreendido melhor foi dividido em dois tipos, a intrínseca e a extrínseca. A motivação intrínseca diz respeito aos fatores pessoais do indivíduo, ou seja, o que acontece com ele de dentro para fora. Neste caso, ser motivado ou não é uma questão que depende das condições da mente da pessoa e o que ela sente em relação às atividades que tem que realizar no cotidiano.

Já a motivação extrínseca está ligada às condições externas, que são o ambiente e as pessoas que convivem com o indivíduo. Por exemplo, um funcionário pode ser muito bem qualificado, ser criativo e ter vontade de progredir, mas se a empresa em que ele está inserido não permitir que todo o seu potencial seja usado, fatalmente ocorrerá uma queda de motivação, a qual irá interferir negativamente no seu desempenho.

Como ser alguém com motivação?

Você descobriu que não é uma pessoa motivada e agora o que fazer? Calma! Para tudo nessa vida há uma solução, inclusive para se motivar e alcançar todos os seus objetivos nos mais diversos campos da sua vida. Dê o primeiro passo em direção ao sucesso, acompanhando abaixo como ser alguém com motivação.

1 – Determine uma meta principal

O que te move, faz acordar todos o dias e sair de casa? Para ser alguém com mais motivação é fundamental ter esta resposta na ponta da língua. Todo mundo tem um grande sonho ou objetivo a ser alcançado. Portanto, caso você ainda não tenha uma razão de viver ou de trabalhar, pare tudo e agora mesmo determine uma meta principal para a sua vida.

Sim, você pode ousar na sua meta como, por exemplo, abrir um negócio próprio, morar e estudar em outro país por um determinado período, entre outras possibilidades. Porém, cuidado para não estabelecer um objetivo irrealizável, pois isto iria apenas te frustrar, causando desânimo. À medida que os objetivos forem se realizando, pode-se aumentar o nível de dificuldade, assim estará sempre em busca de algo novo.

2 – Trace metas menores para melhorar a motivação

Bom, a sua meta principal é algo mais difícil e demorado de se alcançar? O que fazer enquanto não atingi-la? Para que você não caia na tentação de desanimar durante o seu percurso, uma boa dica é traçar metas menores, ou seja, coisas que podem ser alcançadas em um curto período de tempo e que trarão muita satisfação.

Quando falamos em curto período de tempo não estamos falando em 1 dia, mas sim 2 semanas, por exemplo, este nos parece um prazo razoável e bom.

Algumas metas menores podem ser estabelecidas para alcançar o objetivo principal como, por exemplo, fazer um curso, economizar dinheiro, etc. Também é possível determinar objetivos profissionais que fazem bem à vida pessoal, como realizar com qualidade as suas tarefas durante a semana para poder aproveitar o final de semana com tranquilidade.  Ao atingir estas metas você aumentará a sua autoconfiança.

3 – Estipule recompensas

Lembra quando você era criança e os seus pais prometiam uma recompensa para te ajudar a ir bem nos estudos? Então, esta estratégia também pode ser trazida para a sua vida adulta, isso mesmo, use o método de estipular recompensas quando alcançar uma determinada meta.

Portanto, crie o hábito de auto se recompensar a cada conquista atingida com sucesso. Uma boa dica é trabalhar arduamente durante o ano para tirar um período de férias para viajar e conhecer um lugar novo. As recompensas também podem ser mais simples como se presentear com uma roupa, um jantar especial, entre outras coisas.

4 – Adote o método de trabalho em tiros 

Há casos em que a pessoa se afunda em um poço de desmotivação, ficando difícil de levantar da cama para colocar em prática até as atividades mais básicas. Para que isso não aconteça, é recomendado adotar o método de trabalhe em tiros, que consiste em quebrar uma tarefa em etapas.

O método de tiros é ótimo para evitar a procrastinação, que é o ato de adiar as tarefas. Neste caso, você vai precisar determinar qual é a tarefa que tem que ser tratada com prioridade. A partir daí, tem-se que dividir a atividade em várias etapas, as quais necessitam ser cumpridas em um curto espaço de tempo.

Ao adotar o método de trabalho em tiros, você terá a sensação de que a tarefa será menos trabalhosa, uma vez que ela está separada em “fatias”, o que faz com que haja mais esforço e obtenha-se um nível maior de satisfação e motivação, sem contar que demorará menos tempo para concluir cada etapa, o que trará motivação em curtos períodos de tempo.

E você, como está sua motivação? 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA