Como Motivar Uma Equipe

Como Motivar Uma Equipe Dificuldades com a motivação da equipe? Veja agora mesmo como motivar uma equipe!

Você trabalha com a gestão de pessoas e está sentindo que os seus colaboradores estão demonstrando desmotivação nos últimos tempos? Certamente, você sabe o quanto isso é prejudicial para o crescimento da sua empresa, visto que a desmotivação reduz a produtividade, o que, consequentemente, tende a gerar inúmeros prejuízos, tanto morais quanto financeiros.

Se apenas um profissional está desmotivado, pode ser que o problema seja somente com as impressões que ele tem do seu local de trabalho. Agora, se mais de dois funcionários estão passando pela mesma situação, é preciso entrar em alerta, pois quem está errando em algum ponto é a empresa. Ao identificar este problema é recomendado tomar providências com urgência, checando quais são os motivos da desmotivação e o que pode ser feito para revertê-la.

Existem diversas formas e atitudes que podem ser tomadas para melhorar a motivação de uma equipe, porém, é necessário trabalhar cada ponto de forma específica, corretamente, caso contrário, será apenas perda de tempo para você e sua empresa.

Também, não podemos deixar de frisar que funcionários desmotivados produzem bem menos do que seu potencial, o que é prejuízo certo para a sua empresa. Veja, você paga salários, não pagará menos por baixa produção, então você precisa focar em conseguir o máximo de motivação dos seus funcionários.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Temos um texto com algumas dicas para motivar seus funcionários, é interessante lê-lo como material complementar.

A sua equipe de trabalho está sofrendo com a falta de motivação? Calma, isso não é o fim! É perfeitamente possível renovar o “gás” dos seus colaboradores e voltar a ter bons resultados. Existem diversos métodos que podem ser utilizados e para que você consiga mudar o ânimo da sua equipe, criamos esse texto com ótimas informações e dicas sobre como motivar uma equipe. Confira abaixo!

Por Que Motivar Uma Equipe?

Se uma pessoa desmotivada já pode atrapalhar o andamento das atividades, agora imagina o estrago que uma equipe inteira desmotivada pode causar? Os seus negócios podem ir à ruína por causa desta situação. Portanto, para preservar a sua empresa, manter ou aumentar a obtenção dos resultados positivos é recomendado motivar a sua equipe.

Quando você motiva a sua equipe todo mundo sai ganhando. Em primeiro lugar, ganham os seus funcionários que trabalham com mais vontade ao ter motivação de equipes, pois sabem que serão bem recompensado pelo desenvolvimento das suas atividades. A partir do momento em que os colaboradores trabalham empolgados e interessados, a tendência é que ocorram menos erros, aumentando os resultados positivos e, consequentemente, os seus lucros.

Claro, você também deve observar alguns pontos importantes no momento da contratação de um funcionário. Deve-se buscar pessoas que saibam como executar a atividade e que tenham uma boa conduta laboral. Uma boa dica é ler nosso texto sobre como contratar o funcionário ideal.

Dicas de Como Motivar Uma Equipe

As consequência de se ter uma equipe desmotivada podem vir a curto ou a longo prazo, o certo é que elas virão e irão te cobrar um preço bastante alto. Ao menor sinal de que a sua equipe está desmotiva, não perca tempo e procure trabalhar para consertar este problema rapidamente. Por isso, acompanhe abaixo algumas Estratégias Para Motivar Equipe.

1- Entenda as Causas para Motivar uma Equipe

A sua equipe está desmotivada? Muito bem, o seu primeiro passo para consertar esta situação é descobrir quais são os motivos que estão gerando a desmotivação dos seus colaboradores. Este processo pode ser feito de várias formas como, por exemplo, através da observação do comportamento dos funcionários ou entrevista direta, em individual ou coletivo.

Normalmente, o estudo dos motivos causadores da falta de motivação da equipe é realizado pelo setor de Recursos Humanos da empresa, até mesmo porque esses possuem as fichas de históricos dos funcionários, porém, nada impede que seja realizada por outro setor.

Durante esta fase é importante que você se coloque como uma pessoa que está disposta a ouvir a sua equipe. Portanto, faça todos os questionamentos que julgar necessário para compreender quais são as causas da desmotivação, mas evite fazer intervenções que possam soar com um julgamento antecipado, visto que isso pode inibir os funcionários, fazendo com que as suas respostas não sejam honestas.

2 – Crie Um Programa de Compensação Para Motivar uma Equipe

Um dos principais fatores que levam os colaboradores a trabalharem de forma desmotivada é o fato de não receberem nenhum incentivo por parte da empresa, que também não sabe reconhecer os seus esforços. Neste caso, uma boa solução é começar com a criação de um programa de compensação de incentivo ao empregado.

O programa de compensação deve ser composto por benefícios que sejam úteis para os funcionários e para a empresa. Os incentivos podem ser dados de forma financeira como, por exemplo, oferecer um bônus para quem conseguir atingir as metas do mês, além de benefícios que os motivem mentalmente como ser o funcionário do mês ou receber uma promoção de cargo.

O estabelecimento de metas é uma forma interessante de melhorar os rendimentos da empresa, porém, é preciso saber estabelece-la corretamente, por isso criamos um texto específico sobre o assunto, confira: como alcançar o sucesso empresarial através de metas.

3 – Demonstre a Importância do Trabalho para Motivar uma Equipe

Muitas vezes os empregados não se motivam porque não se dão conta da importância que a sua função tem dentro da empresa. Se isso estiver acontecendo, reúna a sua equipe com a finalidade de fazer com que os funcionários percebam a importância do seu trabalho para a organização.

Quanto mais o funcionário sentir-se especial dentro da empresa, único e que faz a diferença, maior será a motivação da equipe.

Durante a reunião mencione o cargo de cada integrante da equipe, explicando o quão importante a sua função é, o que ela proporciona à empresa, o que pode acontecer se não for executada corretamente. Neste ponto, é importante ressaltar que se deve lembrar aos colaboradores que eles não são meras “peças” ou números, que rapidamente podem ser substituídos, mas sim profissionais essenciais, os quais fazem a imagem da empresa.

4- Enfatize a Importância de Cada Passo das Atividades para Motivar uma Equipe

Se a equipe estiver desmotivada, a tendência é que os seus integrantes prestem menos atenção nas atividades que estão desenvolvendo, ignorando a qualidade que cada passo deve receber, o que certamente irá gerar resultados finais ineficientes. Para evitar este problema e motivar uma equipe é recomendado enfatizar a importância de cada passo que compõem as atividades.

Converse com cada membro da equipe, podendo ser em individual ou coletivo, enfatizando como as suas respectivas tarefas devem ser colocadas em prática e o modo que isso está sendo feito a atualidade e como precisa ser realizado para atingir bons resultados. Não se esqueça que não basta apenas cobrar dos funcionários, também é necessário oferecer-lhes o conhecimento e os recursos necessários para que trabalhem bem.

5 – Construa Um Ambiente de Trabalho Favorável para Motivação da Equipe

Você gostaria de trabalhar em um ambiente totalmente desorganizado e sem as menores condições de trabalho? Muito provavelmente não! Então, coloque-se no lugar dos seus funcionários e analise se o ambiente oferecido pela empresa é realmente favorável, contribui para o bem-estar e produtividade da equipe.

Se a sua avaliação for negativa é importante mudar imediatamente. Procure restaurar o ambiente de trabalho disponibilizado aos colaboradores, isso pode ser feito levando em consideração os desejos deles. Deixe as paredes mais coloridas e convidativas, certifique-se de que as cadeiras sejam confortáveis, os filtros de água e a cafeteira funcionam, além de manter o espaço limpo. Se a empresa for de grande porte, também é possível criar um espaço para lazer, com jogos e livros.

6- Envolver os Colaboradores na Tomada de Decisões Auxilia na Motivação

Não basta apenas fazer com que os funcionários se sintam parte da empresa, é necessário que eles realmente sejam. Para conseguir isso, pode-se seguir um caminho bastante simples e funcional, que é o de envolver os colaboradores na tomada de decisões, uma vez que eles também são afetados por elas.

Por isso, na medida do possível, tanto nas grandes quanto nas pequenas decisões tomadas dentro da empresa, o ideal é conversar com os funcionários, informando-os sobre a situação que está ocorrendo, questionando se eles possuem algumas sugestões complementares que possam vir a ajudar a empresa. Quando as mudanças a serem feitas estão relacionadas aos funcionários é “obrigatório” consultá-los.

7- Resolva os Problemas da Equipe para ter Motivação

A convivência em grupo não é uma coisa fácil, pois se trata de pessoas com características, experiências de vida e personalidades diferentes, o que faz com que em algum momento haja conflitos. Quando isso acontecer, você precisa estar de prontidão para resolver o problema, evitando que ele cause desordem e desmotivação.

Se o conflito envolver todos os membros da equipe será necessário esclarecer a situação com todos, do contrário, é mais indicado conversar apenas com as partes envolvidas. Escute todos os lados e argumentos para encontrar soluções que não soem como privilégio para um ou outro, é preciso haver igualdade.

E Você, Pronto Para Motivar Uma Equipe?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA