11 Dicas Para Contratar um Aluguel Comercial

11 Dicas Para Contratar um Aluguel Comercial
11 Dicas Para Contratar um Aluguel Comercial

Em alguns negócios o valor do contrato do imóvel comercial pode representar uma parcela significativa do faturamento, como no caso de restaurantes bem localizados e com estacionamento. Neste contexto saber escolher o ponto como negociar um bom contrato pode fazer a diferença no resultado final, o lucro.

 1 – Saiba sua necessidade de espaço físico.

Conhecer a estrutura do negócio que você pretende montar, bem como a previsão de crescimento para os próximos anos é essencial para escolher a melhor localização para seu negócio. Inclua na necessidade de espaço físico, o estacionamento, conforme o tipo de negócio que você vai abrir.

2 – Conheça os preços de algueis da região.

Certamente voce precisa estar a par dos preços de algueis da região para negociar um bom contrato de aluguel. Procure nas imobiliárias, jornais locais, internet e busque por placas de aluguel na micro região escolhida para seu negócio.

Adicionalmente busque informações com proprietários e funcionários de outras lojas da região. A melhor maneira de descobrir algo é perguntar diretamente, sem rodeios.

3 – Veja diversos possíveis pontos.

Antes de tomar sua decisão final voce deverá olhar diversos pontos comerciais. Ao procurar por diversos locais voce tomará conhecimento dos preços praticados na região, bem como dos imóveis disponíveis.

4 – Esgote todas as possibilidades

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Esta dica é complementar a anterior e está aqui para enfatizar a necessidade de fazer uma busca minuciosa por pontos disponíveis.

Em algumas atividades e cidades, o aluguel pode ser a diferença entre ter um negócio lucrativo ou não. Então tenha paciencia, procure por todos os imóveis possíveis e certamente você fará o melhor negócio possível dentro da sua região de atuação.

Por exemplo, para montar uma loja de roupas, que depende em grande parte da localização. Uma vez definido a região, procure por todos os pontos comerciais disponíveis, anotando detalhes como metragem, necessidade de reforma, preço do aluguel, prazo de contrato, caução, estacionamento e demais exigências do proprietário do imóvel.

De posse de todas estas informações fica mais fácil escolher o melhor ponto disponível.

5 – Solicite o abatimento de possíveis reformas no valor do aluguel do imóvel.

Dependendo do ponto comercial e de quanto aquecido ou não está o mercado imobiliário voce pode solicitar ao proprietário do imóvel que desconte o valor da reforma inicial no aluguel do imóvel. No mínimo você pode usar o valor que você gastará para adequar o imóvel as suas necessidaddes como argumento na negociação do contrato.

6 – Controle o risco do contrato

Evite contrato de aluguel com multa de recisão excessivamente alta. Em caso de você precisar mudar de local ou por algum motivo o negócio não prosperar, um contrato com multa de recisão muito cara poderá inviabilizar o que voce precisa fazer naquele momento.

Ao iniciar um negócio voce deve manter as coisas o mais flexível para que faça o que for preciso para gerar lucro.

7 – Controle o prazo de duração do contrato

Evite contrato de aluguel com prazo de duração muito longo. Conforme o risco do negócio opte pelo prazo de contrato de 6 meses a 1 ano.

Lógicamente se não há pontos disponíveis no local e você confia na atividade em que pretende iniciar, que a mesma será duradoura, voce pode optar pelo contrato maior. Quanto maior o risco do novo negócio, menor deveria ser o prazo de contrato.

8 – Não assine o contrato imediatamente

Algum detalhe pode ter passado despercebido e você assinar um contrato do qual alguns dias depois talvez nem se lembre das cláusulas. Solicite ao proprietário do imóvel uma minuta do contrato antes de assinar. Ou ao recebê-lo, diga que vai levar para casa e entrega no outro dia, assim você terá tempo para analisar todas as cláusulas e propor alterações caso necessário.

Não sinta se pressionado a assinar no momento da entrega.

9 – Não escolha o imóvel pelo locador

Algumas pessoas decidem alugar um imóvel pela pessoa e não pelo imóvel. As vezes ouvimos um ou  outro dizer:”Preferi locar o imóvel do Sr. João, pois já o conheço a muito tempo”

Recentemente um amigo que havia locado um imóvel para montar uma imobiliária foi surpreendido pelo falecimento do proprietário do imóvel. Os filhos, espólio, decidiram que vão vender e não alugar o imóvel. Estas coisas infelizmente acontecem.

Não tenha a falsa ilusão de segurança apenas pela confiança passada pelo locador. Tudo pode acontecer. Como por exemplo, o ponto alugado receber uma proposta irrecusável de compra.

10 – Solicite um período grátis

Conforme o aquecimento do mercado de aluguéis de imóveis alguns proprietários podem conceder um período inicial sem cobrar pelo aluguel. Voce pode argumentar que demorará alguns dias até que o contrato social e instalações fiquem prontos para iniciar o negócio.

Ao final das negociações, quase no fechamento do contrato, por exemplo, voce pode solicitar 60 dias grátis com objetivo de conseguir 30.

Você poderia dizer: “Tem mais uma coisa, preciso de 60 dias para terminar o contrato, reformar a loja e instalar a empresa, é possível que o contrato comece a partir deste período?”

Possivelmente o locador dirá não, então pergunte: “Após quantos dias podemos iniciar a contagem do contrato tendo em vista a reforma e o tempo para abrir as portas?”

Ao montar uma farmácia, por exemplo, onde não é possível iniciar sem as licenças da vigilância sanitária, pode demorar até 60 dias para conseguir legalizar tudo, e como você precisa do endereço para dar entrada na documentação, solicitar um período grátis diminui o custo de implantação do negócio.

11 – Documente o estado inicial do imóvel

Fazer uma vistoria no imóvel, documentando com fotos e um check list com os problemas iniciais pode evitar aborrecimentos e gastos adicionais quando da entrega do imóvel ao proprietário. Documente tudo, funcionamento de fechaduras, trincas, infiltrações, estado do piso, etc. O pequeno tempo gasto para isto vale cada minuto. Disponibilize duas vias você fica com uma o o proprietário do imóvel com outra.

Qual dica para negocição de aluguéis comerciais você acrescenta a nossa lista?

3.67 avg. rating (74% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA