Venda Porta A Porta: Dicas, Estratégias e Como Ganhar Dinheiro

A venda porta a porta é uma das mais antigas modalidades de comércio e que sobrevive até os tempos atuais.

Alguns dos exemplos mais comuns de venda porta a porta estão relacionados ao ramo de cosméticos, afinal de contas, quem é que não conhece alguém próximo que é revendedora da Natura, Avon, entre outras marcas?

Revender produtos é uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja trabalhar de forma independente ou simplesmente complementar a renda no final do mês.

Venda Porta A Porta: Dicas e Como Ganhar Dinheiro
Veja tudo sobre a venda porta a porta, vantagens e formas de ganhar dinheiro com a venda porta a porta

São muitas as pessoas que decidem trabalhar com a venda porta a porta, mas nem todas permanecem nesse meio, pois para ser bem sucedido nessa área é necessário dominar as técnicas de venda e de comunicação, visto que montar uma cartela de clientes é imprescindível para obter os lucros desejados.

Quer conhecer mais sobre esta possibilidade de renda extra? Confira!

Como Funciona Venda Porta a Porta

Como o próprio nome diz, a venda porta a porta tem esse nome porque o vendedor sai oferecendo os seus produtos na porta dos clientes. Geralmente, as mercadorias são vendidas em parceira com uma empresa.

Trabalhar com a venda porta a porta se mostra como uma boa alternativa de trabalho porque é um negócio bastante democrático, os itens vendidos nessa modalidade são bem variados, indo desde cosméticos, roupas até utensílios para o lar.

Veja, ao trabalhar com a venda porta a porta é possível “atacar” quase todo o público consumidor, tanto homens quanto mulheres. Contudo, o ideal é focar em um único segmento, aumentando a sua chance de se tornar reconhecido.

Por exemplo: vender cosméticos, perfumes, cremes, batons, etc. Embora tenha uma vasta variedade de produtos, ainda estará focado em um único segmento.

Motivos Para Trabalhar Com a Venda Porta a Porta

Há várias vantagens que levam o trabalho de vendedor porta a porta valer a pena. Primeiro, podemos destacar o crescimento de poder de compra da classe B e C, que são os maiores consumidores da venda porta a porta.

Também, dificilmente você sofrerá com inadimplência, já que o pagamento costuma ser à vista ou no cartão, sem cheques.

Vale ressaltar, pelos produtos costumarem ser de baixo valor, a venda à vista e no dinheiro tende a ser mais comum Tudo isso, sem contar a comodidade e praticidade do cliente, que tem o vendedor na sua porta, sem precisar se deslocar até uma loja.

Além disso, a venda porta a porta ocupa um espaço com grande potencial no mercado, preenchendo a lacuna que é deixada pelas lojas que estão sempre cheias e oferecem um atendimento precário aos clientes.

Vai dar lucro?

Esta modalidade de comércio com atendimento exclusivo e mais detalhado aos consumidores contribui para fidelização deles.

Tipos de Venda Porta a Porta

A venda porta a porta pode ser realizada de diferentes maneiras, tais como:

1- Venda Por Catálogo

Venda Porta A Porta: Dicas e Como Ganhar Dinheiro
A venda porta a porta por catalogo é uma boa opção para aumentar a quantidade de vendas

Na venda porta a porta por catálogo, os produtos são mostrados aos consumidores por meio de um catálogo, bastando escolher aqueles que são do seu interesse para recebê-los em casa dias depois.

Esta modalidade é bem comum e segura, vista que o revendedor não precisa se deslocar o tempo todo com as mercadorias.

2- Venda Por Mostruário

A venda por mostruário permite que o revendedor apresente os produtos aos consumidores através de um mostruário, desse modo, os clientes podem visualizar, pegar e até mesmo experimentar o item, sabendo como ele realmente é. Conhecer a mercadoria com detalhes ajuda a decidir positivamente no processo de compra.

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Esta forma de venda costuma ter uma taxa de conversão maior, já que as pessoas conseguem “sentir” como o produto fica nelas, acentuando o desejo de compra.

3- Venda de Produtos a Pronta Entrega

Se você quer uma opção mais prática de venda porta a porta, uma opção é trabalhar com a venda de produtos a pronta entrega, ou seja, as mercadorias são entregues diretamente ao consumidor no ato da compra, evitando a espera.

Vai dar lucro?

Nesta modalidade, é possível trabalhar com a venda de produtos de empresas ou de fabricação própria.

4- Reuniões de Vendas

As reuniões de venda é um recurso da venda porta a porta que reúne os clientes em uma residência específica periodicamente, sendo uma boa alternativa para aumentar o seu volume de vendas.

Nesse caso, as reuniões devem ser mais descontraídas, com comidas e bebidas para que os clientes fiquem mais à vontade na hora de conhecer os produtos.

5- Carro Boutique

Uma das mais novas modalidades da venda porta a porta é denominada carro boutique, em que um automóvel é transformado em uma loja ambulante e leva os produtos até a casa dos clientes interessados, agregando facilidade tanto para o vendedor quanto para o consumidor.

Como Potencializar a Venda Porta a Porta

Apenas ter produtos para vender porta a porta não é garantia de sucesso, para ser bem sucedido nessa área e aumentar os seus lucros consideravelmente, você pode colocar em prática as seguintes dicas:

Venda Porta A Porta: Dicas e Como Ganhar Dinheiro
Aprenda como potencializar as vendas porta a porta e ter mais lucratividade

1- Seja Um Consultor e Não Um Revendedor

O revendedor apenas revende os produtos ao consumidor, já o consultor é aquele vendedor que conhece a fundo os produtos e a marca, além de propor combinações, tendo mais segurança na hora de apresentá-los aos consumidores, o que aumenta as chances de potencializar as vendas.

Também, o consultor costuma ser indagado com frequência pelos clientes e potenciais clientes, uma espécie de autoridade no seu segmento. Isso maximiza a influência de compra e torna a taxa de conversão de consumidores em compradores.

2- Mantenha Um Relacionamento Ativo Com os Clientes

Para obter lucros com a venda porta a porta você não pode aparecer na casa dos clientes de vez em quando, é necessário criar um relacionamento ativo com eles para fidelizá-los, garantindo que eles mantenham interesse em comprar as suas mercadorias.

Portanto, crie o hábito de ligar para os consumidores para saber se estão precisando de novos produtos, ofereça novidades e faça visitas periódicas.

Vale ressaltar que as visitas devem ser realizadas de forma moderada, caso contrário pode se tornar um “incomodo” recebe-lo.

3- Esteja nas Redes Sociais

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Esteja nas redes sociais para aumentar suas vendas porta a porta

As redes sociais são ferramentas muito úteis para quem trabalha com venda porta a porta, você pode criar um perfil no Facebook para postar imagens, promoções e demais informações sobre os produtos comercializados.

Também é interessante divulgar depoimentos dos clientes para incentivar os novos a realizar compras.

4- Apresente Novidades em Primeira Mão

Uma maneira de fidelizar os seus clientes é apresentando novidades em primeira mão, afinal, quem não gosta de exclusividade?

Com essa atitude, a tendência é que você aumente a sua cartela de clientes e tenha um volume maior de vendas por pessoa, consequentemente, mais lucros.

5- Consuma os Produtos Que Você Vende

Não há melhor propaganda do que você usar os produtos que vende, isso passa a impressão de que os itens realmente são de boa qualidade e você confia no que está oferecendo aos seus clientes.

Por isso, consuma os produtos que você vende e procure usá-los sempre que for visitar os seus consumidores. Com isso terá maior capacidade de convencimento, inclusive, falando dos benefícios na prática.

Aumente a sua renda através da venda porta a porta e nos conte os resultados!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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