Plantio de Morango

Plantio de MorangoQuer trabalhar na agricultura? Confira agora mesmo como começar o plantio de morango!

Você gostaria de iniciar um negócio próprio em uma área bastante promissora? Embora os setores relacionados à tecnologia tenham crescido bastante nos últimos anos, o mercado mais forte em termos econômicos é o da agricultura. Considerada um dos pilares da economia do Brasil, que é um país agrário, é um dos maiores produtores do mundo de soja, arroz, trigo, banana, morango, entre outros alimentos, o que torna o trabalho na agricultura uma possibilidade de bons ganhos.

A agricultura é um bom setor para começar o seu negócio próprio, especialmente para quem mora em regiões rurais. Você se interessa por essa área? Uma boa alternativa é iniciar com o cultivo de frutas, como o morango, que está entre as mais consumidas pelos brasileiros e se adapta bem às condições climáticas das regiões Sul e Sudeste país, podendo se desenvolver com relativa facilidade.

Outro ponto que chama a atenção é o preço do morango. Considerado uma fruta relativamente cara, o agricultor consegue ter uma boa margem de lucro. Claro, como qualquer negócio, o plantio de morango dá trabalho e exige que o agricultor retire parte do seu tempo para cuidá-lo.

Para obter sucesso em qualquer tipo de plantação de morango é necessário conhecer com profundidade tudo sobre os cuidados com o elemento cultivado, o que permite aprimorar as atividades do campo para atingir uma colheita de boa qualidade e com potencial para render lucros financeiros altos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por não ser uma das frutas mais simples de plantar e cultivar, criamos esse texto ensinando como iniciar o plantio de morango.

Conheça Mais Sobre o Morango

O morango é uma fruta altamente consumida no Brasil, pois além de ser comida in natura também é transformada e incorporada em outros alimentos. O morango é conhecido pelo nome científico de Fragaria, fazendo parte da família das Rosáceas. Muitos cientistas não consideram o morango uma fruta, pois ele nasce através do receptáculo da flor, sendo considerado uma parte dela.

Quando comparada às outras frutas, o morango é considerado relativamente novo na história da agricultura mundial, já que foi cultivado pela primeira vez no ano de 1750, na França, na cidade de Bretanha, quando um agricultor teve a ideia de fazer o cruzamento entre a Fragaria Chiloensi originária do Chile e a Fragaria Virginiana proveniente da América do Norte. Após alguns anos da sua descoberta, o morango se espalhou pelos demais países, tornando-se uma das frutas mais apreciadas do mundo.

O morango é uma fruta delicada, necessitando de diversos cuidados durante o seu cultivo, ele se adapta com maior facilidade em regiões com temperaturas baixas, pois é frágil às mudanças climáticas e ao calor que pode causar a desidratação do pé do morangueiro, impedindo o seu desenvolvimento.

Por Que Investir no Cultivo de Morangos?

Ninguém entra em um negócio para perder dinheiro, não é mesmo? Por isso, antes de qualquer coisa é necessário analisar se a atividade realmente vai lhe trazer vantagens. Pois bem, um dos principais motivos é o fato de ser um mercado que conta com poucos produtores, oferecendo boas oportunidades para quem deseja explorá-lo.

O morango também possui uma grande diversidade comercial, podendo ser consumido in natura ou processado e transformado em outros alimentos como, por exemplo, doces, compotas, sorvetes, recheios, entre outros. Tendo isso como base, ao ingressar na produção de morango, o produtor terá uma cartela ampla de clientes, aumentando as suas possibilidades de rendimentos.

Analisar a localidade que você se encontra, bem como a região climática são fatores principais para o sucesso do plantio de morango. Iniciar a plantação de morango da forma correta é de suma importância, caso contrário você estará fadado ao insucesso antes mesmo das plantas começarem a se desenvolver.

Dicas Para o Plantio de Morango

Conforme já foi tipo, toda a plantação requer cuidados para gerar bons frutos e com o morango não é diferente, ainda mais pelo fato de se tratar de uma fruta frágil e que deve ser plantada e cultivada adequadamente para que o seu desenvolvimento ocorra de forma saudável. Por isso, veja abaixo as dicas/passos para o plantio de morango.

1- Selecione o Local Apropriado Para o Plantio de Morango

Sem dúvidas, uma das principais questões que envolvem o cultivo de morango é a escolha do local para instalá-lo, uma vez que é uma fruta muito sensível. O plantio de morango é mais indicado para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, que oferecem as melhores condições climáticas, onde há períodos regulares de chuva e as temperaturas são baixas. O morangueiro deve ser submetido às temperaturas entre 13ºC e 26ºC, não tolerando a falta de umidade e nem o excesso de calor.

Os produtores experientes no mercado de morango indicam que a proteção do cultivo pode ser redobrada por meio de uma estufa, ao qual irá amenizar as ações do tempo. A estufa pode ser construída com um plástico grosso e filetes de madeira, os canteiros devem ser separados por quadrados. Esses procedimentos aumentam os custos do orçamento, mas produzem bons resultados.

2- Compre as Sementes Para o Plantio de Morango

Para começar o seu plantio de morango é preciso comprar as sementes. Este processo pode ser cumprido de maneiras diferentes. Primeiramente, o produtor tem a alternativa de adquirir as sementes da fruta, porém, isto faz com que o cultivo da planta seja mais delicado, visto que é necessário tomar o máximo de cuidado durante o período de germinação. A segundo opção, e mais aconselhada, é comprar as mudas de morango, que são sementes já germinadas, menos frágeis e estão prontas para serem fixadas no solo.

Faça uma pesquisa de quais são os viveiros que comercializam as sementes ou mudas de morango e se os produtos realmente são de qualidade, pois do contrário o seu cultivo pode não ter o rendimento esperado.

Devido ao bom preço do morango, qualquer pé que não se desenvolver corretamente significa prejuízos que devem ser levados em consideração, por isso, faça o possível para ter o melhor produto.

3-Preparação do Solo Para a Plantação de Morango

Uma das premissas para colher bons frutos é fixar a planta em um solo de qualidade. Portanto, você deve se preocupar com a preparação do solo para o cultivo de morango, tudo deve começar com a retirada de todos os resíduos que estão na superfície do local escolhido para a plantação, uma vez que eles podem atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Caso o solo tenha recebido o cultivo de outra planta nos últimos anos é provável que ainda existam restos nas primeiras camadas da terra. Para resolver este problema é recomendado arar o terreno. Este processo consiste em moer os resquícios para que eles se decomponham com facilidade e se transformem em matéria orgânica.

Na sequência, também é indicado enriquecer o solo com componentes químicos para evitar o aparecimento de pragas que possam atrapalhar o desenvolvimento dos morangueiros. Faça a calagem da terra, revirando-a e adicionando calcário para amenizar a acidez. Por fim, pode-se acrescentar pesticidas e aguardar de 15 a 30 dias para dar início ao plantio de morango.

4- Semeie a Plantação de Morango

Depois de cuidar do solo é a hora de realizar a semeadura do morango. Por isso, inicie fazendo as covas em que as sementes ou mudas de morango serão fixadas. Todos os buracos devem ter em torno de 40 cm de largura e 25 cm de altura.

É importante ressaltar que antes do plantio de morango as mudas tem que ser mantidas na sombra e manuseadas com cuidados, pois as folhas são frágeis e podem sofrer danos se forem apertadas. A Época De Plantio Do Morango ideal compreende entre os meses de abril e maio, que oferecem as melhores condições climáticas. A plantação deve ser coberta com um plástico escuro durante os 20 primeiros dias.

5- Irrigue a Plantação de Morango

A plantação de morango precisa de irrigação, mas em quantidade moderada para que o solo não fique encharcado e acabe apodrecendo a raiz. Irrigue os morangos 2 vezes por semana para que o solo permaneça úmido.

6-  Faça a Colheita da Plantação de Morango

A colheita do morango pode ser realizada de 3 a 5 meses depois do processo de semeadura. A fruta está pronta para ser colhida quando apresenta um tamanho mediano, coloração vermelha com pontinhos pretos. O morango é removido do pé por meio de um corte no caule, o manuseio deve ser cuidadoso para não estragar a poupa.

Pronto Para Começar o Plantio de Morango? Deixe Suas Dúvidas Nos Comentários!

4.25 avg. rating (83% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA