Tudo Sobre Plantio de Mandioca

Plantio de MandiocaAs mandiocas estão entre os produtos mais produzidos no Brasil. Quer começar o seu plantio de mandioca? Veja como!

Saborosa, nutritiva e com uma enorme diversidade de preparos na culinária, estas são algumas das características da mandioca. Este alimento genuinamente brasileiro é consumido de Norte ao Sul do país, podendo ser frito, cozido, incorporado em bolo, sopas, entre outras possibilidades, além de ser considerado uma ótima fonte de proteínas.

Mais do que ser um ótimo alimento, a mandioca também pode ser uma ótima forma de se ganhar dinheiro, visto que é um mercado bastante estável e lucrativo. Você tem uma propriedade rural, uma reserva financeira e vontade de aumentar a sua renda através de uma atividade no ramo da agricultura? Começar uma plantação de mandioca pode ser a solução para os seus problemas, visto que pode ser instalada em praticamente todas as regiões, além de exigir um baixo investimento quando comparado a outras atividades comerciais.

Assim como qualquer negócio, começar uma plantação com a finalidade comercial também exige muito planejamento, pois é preciso conhecer tudo sobre o produto, o cultivo e a execução da atividade.

Quando se trata de agricultura, é necessário tomar cuidados especiais, pois existem muitos fatores externos que se precisa tentar “neutralizar” ou reduzir, para assim não ter surpresas infelizes. Um caso típico e que acaba por prejudicar muitos agricultores é a questão climática, por isso, ter um sistema de irrigação é fundamental. Veja, tudo isso exige um plano de negócio aprofundado e bem elaborado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Interessou-se pela atividade? Para te ajudar vamos trazer aqui ótimas informações e dicas sobre o plantio de mandioca. Confira abaixo!

Conheça a Origem da Mandioca

A mandioca é classificada como um alimento típico do Brasil, sendo usada para consumo desde os primórdios, quando apenas os índios habitavam o país. Foi com a chegada dos colonizadores portugueses que a mandioca passou a ser amplamente consumida, sendo incorporada em diferentes pratos como, por exemplo, farinha, sopa, angu, biju, entre outras coisas.

O nome científico da mandioca é Manihot Esculenta Crantz, ela pertence à família da Euphorbiaceae, sendo considerada uma raiz comestível. Popularmente, a planta pode ser conhecida como macaxeira ou aipim. Basicamente, existem duas espécies de mandioca, a Maniva, que é mais consumida no país, e a Manihot esculenta, que tem um elevado nível de substância tóxica, que deve ser retirada para que o consumo seja possível.

A mandioca é uma planta que requer pouca manutenção, mas para se desenvolver saudavelmente ela deve ser cultivada em regiões que registram temperaturas altas frequentemente, pois o calor e a luminosidade favorecem o seu crescimento.

Por que Investir no Plantio de Mandioca?

Há diversos motivos que podem te incentivar a investir no plantio de mandioca. Em primeiro lugar, este alimento é amplamente consumido no Brasil, o que faz com que o produtor tenha um mercado interno estável, evitando que ele sofra inconstâncias e prejuízos. A mandioca é uma fonte de proteínas, que vem se popularizando pelo mundo, o que abre a possibilidade de você poder negociar com clientes do exterior, garantindo um lucro maior com a exportação.

Gostou da ideia de exportar produtos? Veja nosso texto sobre como montar uma empresa de exportação comercial, com certeza irá facilitar bastante para por essa sua ideia em prática.

Não é preciso ser um milionário para começar o seu plantio de mandioca, pois esta atividade tem um custo baixo de produção, sendo necessário apenas contar com a área adequada para dispor as plantas, uma vez que elas se adaptam com muita facilidade, reduzindo os gastos com manutenção.

Caso você deseje reduzir ainda mais os gastos, sugiro que leia nosso texto sobre como reduzir custos, você irá se espantar com a quantidade de pequenas medidas que podem ser adotadas e que trarão resultados significativos nos seus custos.

Dicas para Começar o Plantio de Mandioca

Você está decidido a investir no cultivo de mandioca e mudar a sua vida financeira? Pois bem, para trabalhar com esta atividade é necessário dominar todas as técnicas e processos de plantação de mandioca, somente assim pode-se obter um produto de qualidade e em grande quantidade. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas para começar o plantio de mandioca.

1- Selecione o Local Apropriado para o Plantio de Mandioca

Para que o seu plantio de mandioca seja um negócio bem sucedido, a primeira coisa a se fazer é selecionar o local apropriado para instalá-lo. A mandioca se adapta facilmente às condições climáticas, porém, é recomendado que ela seja plantada em regiões com temperaturas elevadas, registrando entre 20°C e 35°C com frequência, pois a plantação necessita de calor e luminosidade constante para se desenvolver.

O local também deve apresentar um solo fértil e bem drenável. Os terrenos compactados, argilosos e pesados não são recomendados para o plantio da mandioca, pois não oferecem substratos suficientes para promover o crescimento saudável deste tipo de planta. O lugar deve ser plano, pois assim facilita o processo de semeadura das mudas e a colheita.

2- Prepare o Solo para a Plantação de Mandioca

A mandioca é uma planta resistente, mas ela só irá se desenvolver e apresentar qualidade se for cultivada nas condições adequadas, isso inclui ter um solo bem preparado à sua disposição. Primeiramente, faça a limpeza do terreno, retirando todos os resíduos que estão visíveis e que possam atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Caso o solo já tenha recebido outro cultivo anteriormente é recomendado ará-lo, que consiste em triturar os resquícios da última safra, fazendo com que eles se decomponham rapidamente e se transformem em matéria orgânica para fortalecer o crescimento do plantio de mandioca. Também é recomendado fazer a calagem do solo para corrigir a acidez, basta escavá-lo e adicionar calcário, que controla os níveis de manganês e magnésio.

O lugar tem um histórico de pragas? Previna-se aplicando pesticida com, pelo menos, um mês de antecedência ao plantio. A utilização de pesticida é importante, mas exige cuidados especiais, principalmente no tocante ao tipo de produto utilizado, quantidade e se está próximo de rios, o qual pode ser “danificado” pelo veneno, que, por muitas vezes, é ‘levado’ através das condições climáticas para os rios.

Devido à complexidade da utilização de venenos em propriedades agrícolas, é aconselhável procurar por um especialista para aplica-lo, com certeza é a forma mais adequada.

Outra dica que pode melhorar o desenvolvimento do seu plantio de mandioca é a utilização de adubos orgânicos. Utilize-os para melhorar os nutrientes da terra e fazer com que a mandioca se desenvolva com mais qualidade e rapidamente.

Esses produtos podem ser encontrados em fábricas de fertilizantes.

3- Adquira as Mudas Para Começar o Plantio de Mandioca

Diferentemente de outras plantas, a mandioca não pode ser feita através de semente, mas sim de ramas, que é forma como são chamadas as suas mudas. Nesta etapa, é necessário adquirir as ramas de outras plantações bem sucedidas ou de viveiros.

O ideal é começar com a espécie Maniva. As mudas devem ser mantidas na sombra até o momento do plantio de mandioca, que deve ser feito rapidamente para que elas não se tornem lenhosas e percam a capacidade de germinação.

4 – Faça o Plantio de Mandioca

Você adquiriu as ramas de mandioca? Então é o momento de fazer plantio de mandioca. Comece abrindo covas, que devem ter 25 cm de profundidade e 15 cm de largura. Cada buraco deve ficar a uma distância de 50 cm um do outro. Na sequência, coloque os pedaços de caule de mandioca dentro das covas, dispondo-os em posição vertical, horizontal ou oblíqua. Finalize cobrindo os arredores com 2 camadas de terra.

4- Irrigue a Plantação de Mandioca

Para obter mandiocas de qualidade e sem uma textura lenhosa é preciso irrigar a plantação. Nos primeiro cinco meses de plantação, o ideal é que a irrigação seja feita pelo menos 2 vezes por semana, com intervalos de 3 dias para manter o solo úmido e bem nutrido. A partir dos 6 meses de plantio de mandioca, as regas podem ser reduzidas para 1 vez por semana, pois nesta etapa a planta já tem capacidade para suportar a seca.

5- Tratos Culturais do Plantio de Mandioca

A germinação da mandioca torna o solo mais lucrativo, o que traz mais facilidade ao desenvolvimento de outras plantas, que por vezes podem ser tornar invasoras e acabarem prejudicando o desenvolvimento das raízes. Por isso, é indicado tratar a plantação, retirando as plantas invasoras a cada 15 dias.

As mudas de mandioca crescem rapidamente, podendo atingir o aspecto de pequenas árvores mesmo antes de atingir o tempo certo para a colheita. Por maiores que as plantas fiquem, não é recomendado podá-las, pois isso pode comprometer o processo de maturação da raiz.

6- Faça a Colheita da Plantação de Mandioca

A colheita da mandioca deve ser feita 7 meses após o plantio, quando as raízes apresentam diâmetro superior a 3 cm. Para fazer a colheita, basta escavar os arredores das plantas para facilitar a remoção, depois é só puxá-las até as mandiocas serem trazidas à superfície. Por fim, com uma faca, tem-se que desprender as mandiocas das ramagens.

Pronto Para se Tornar um Agricultor e Começar o Plantio de Mandioca?

3.67 avg. rating (74% score) - 6 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Favor me mandar uma resposta! quando se investe , p/ plantar 03 ha de mandioca, qual vai ser a chance do meu lucro.Se o Banco do NORDESTE tem um bom plano p/ essa cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA