Plantio de Coco Verde

Plantio de Coco Verde
Plantio de Coco Verde

Veja em nosso artigo dicas de como produzir coco verde e lucrar com esse negócio.

Com o coco verde é possível realizar diversos negócios, como a extração da água de coco e produção de derivados do coco, feitos à base da casca do coco, obtidos com a reciclagem do coco e outras possibilidades.

Portanto, o produtor do coco verde possui várias alternativas para que o coco constitua um negócio viável e rentável.

Mercado

O mercado de coco no Brasil está segmentado da seguinte forma: a agroindústria transforma o coco em produtos derivados como o leite de coco, o coco ralado e o coco considerado in natura que é aquele utilizado para extração da água de coco.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Estima-se que o mercado de água de coco, é um dos mais promissores, devido ao clima tropical do Brasil, mesmo que o produto concorra com outras bebidas como refrigerantes, sucos, água mineral e outros.

Entretanto, o mercado de água de coco se tornou mais competitivo com o engarrafamento da água e comercialização nas prateleiras de supermercados e não só pelos carrinhos de água de coco.

Outros mercados significativos para o coco verde são o coco ralado e o leite de coco.

Tipos de cocos

O tipo de coco mais produzido para comercialização de diversos fins é o coco gigante utilizado na indústria de transformação e por isso, é também mais sujeito à concorrência do produto externo.

Com o coco gigante é produzido o coco ralado e do coco anão, é realizada a extração da água de coco.

Os produtores brasileiros de coco gigante concorrem diretamente com países que mantêm subsídios de outros países.

Desafios dos produtores de coco verde no Brasil

Apesar das restrições impostas quanto à importação de coco, a agroindústria brasileira ainda concorre com o coco estrangeiro. Desta forma, os produtores vivem uma realidade de preços pagos pela industria que estão sempre oscilando.

O que gera o aquecimento no setor produtivo e comercial do coco verde é a demanda que a água de coco possui no varejo. É necessário, porém, vencer com a concorrência de produtos como refrigerantes, água mineral e outros.

O trabalho realizado para aumentar a demanda de coco verde é um trabalho de divulgação e para isso, é preciso divulgar os benefícios dos produtos de maneira conjunta, o que fortalece o setor.

Benefícios da água de coco

De acordo com os nutricionistas, a água de coco traz diversos benefícios para a saúde. A água de coco é fonte de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes e enzimas.

Além disso, a água de coco possui propriedades que ajudam o corpo a funcionar de maneira mais eficiente, facilitando as funções renais, o que diminui incidências de doenças cardíacas e ainda é eficiente repondo o líquido perdido no calor e pela transpiração.

Além disso, a água funciona como reidratante e isotônico natural, sendo que a água de coco funciona comorepositor de eletrólitos. Essas substâncias são essenciais para quem pratica esportes e exercícios físicos.

Dicas para produção de coco verde

Para que sejam produzidos cocos de qualidade, os agricultores devem seguir algumas dicas de cultivo, como:

  • O plantio do coco é realizado de forma mais eficiente em regiões quentes, com temperatura que tenha uma constante de até 27ºC, sendo que a umidade relativa do ar estando alta, também é vantajosa para o cultivo. A umidade deve ser de no mínimo 60%, por isso, é recomendado o plantio em regiões de bastante chuva.

  • A irrigação deve ser uma constante no plantio de coco verde. Em lavouras que utilizam a irrigação artificial, o cultivo de coco verde de mais incidência é o da espécie anão, tipo de coco que serve para extrair a água.

  • Antes de produzir é necessário verificar se as mudas ou sementes são de qualidade, certificando-se de que não cheguem sementes ou mudas com doenças e pragas.

  • As mudas para plantio dos coqueiros devem chegar com uma altura de 1m e com existência de pelo menos 6 folhas. Para comprar mudas e sementes de forma idônea, o produtor deve buscar auxílio na Embrapa, no serviço de Produção de Sementes Básicas.

  • As culturas temporárias de mudas podem ser consorciadas nas linhas de produção, dentro de pelo menos quatro anos.

  • As plantas devem estar em um nível nutricional ideal, que depende de adubação e análise de solo adequadas.

  • O plantio deve também seguir controle e monitoramento constante de pragas e doenças, retirando todas as ervas daninhas.

A colheita

A colheita do coco verde deve ser realizada de mês em mês. A época de colheita varia de acordo com as condições climáticas. Se o coco é para extração de água, a colheita deve ser realizada entre 6 a 8 meses após o florescimento do coqueiro.

No coco utilizado para industrialização da espécie gigante, a colheita deve ser realizada entre 11 e 12 meses, utilizando as sementes que vão produzir novas mudas.

As áreas mais irrigadas têm uma colheita de até 180 cocos por coqueiro ao ano; quando muito produtivas conseguem chegar aos 250 cocos.

Comercialização do coco verde

A comercialização de cocos é influenciada pelo número de intermediários no mercado, de forma que o preço final do coco tem relação direta com o número de intermediários.

Em uma negociação são realizadas até quatro transações comerciais para que o coco chegue ao consumidor final. O resultado é que o preço é menor para o produtor repassar seu produto e maior para o consumidor.

Para isso, a solução encontrada pelos produtores para que se lucre é baixar os custos, já que as regras e preços de comercialização são mais difíceis de serem “melhoradas”. A solução é diminuir custos de se produzir, colher e transportar os cocos, além de possuir poder de barganha com fornecedores e intermediários.

Produtos derivados do coco

O coco verde é um fruto que pode render diversos produtos: água de coco, coco ralado, doce, leite de coco. E ainda produtos derivados da casca do coco.

A casca do coco rende produtos como o casquilho. O casquilho é um produto extraído da membrana endocárpica do coco e utilizado como forragem paisagística. O produto possui beleza, substitui a araucária, fazendo com que diminua o desmatamento dessa árvore.

Fibra de coco – a fibra de coco é um material que possui diversas utilidades como o uso na construção civil. É também matéria-prima para objetos de decoração, para produção de mantas que cobrem jardins e a fibra possui também função ecológica restauradora.

As fibras de coco formam mantas para cobertura que têm propriedades de isolantes térmicos.

Substrato – como substrato, a fibra de coco funciona como substituto de solo, auxiliando na germinação de sementes. O substrato absorve água e umidade, fazendo com as sementes sejam germinadas e as plantas cresçam com um processo natural.

O uso dos subprodutos do coco na agricultura faz com que haja menor agressão e contaminação ao solo e um cultivo que utiliza os princípios ecológicos de plantio.

Benefícios da reciclagem do coco

Dessa forma, a casca de coco têm diversas utilidades que beneficiam o meio ambiente como um subproduto, que ao mesmo tempo que pode ser tornar outros produtos, e também exercer a função de substitutos, fazendo com que haja um menor desgaste da natureza pelo uso de matérias-prima que são de uso tradicional.

O trabalho com os subprodutos do coco geram renda, pois a partir da casca do coco são retirados produtos que se tornam matéria-prima para realização de artesanato, como a confecção de vasos do tipo xaxim, fabricação de móveis e artesanato.

Portanto, depois que se extrai a água de coco, o que sobra possibilita a criação de vários produtos e diversas opções de geração de renda.

Ficou interessado no plantio de coco verde? Deixe seu depoimento:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. estou pensando seriamente em mudar minha atividade aglicola passando para o plantio do coqueiro, onde encontro mudas de qualidade e em media quanto custa uma muda? aguardo respostas

DEIXE UMA RESPOSTA