Como Iniciar um Plantio de Alface

Plantio de AlfaceQuer trabalhar com agricultura? Que tal um plantio de alface? Veja como fazer aqui!

Você costuma selecionar os alimentos que ingere, dando preferência para aqueles que são mais saudáveis? Pois bem, você não está sozinho, visto que cada vez mais as pessoas têm demonstrado preocupação em ter uma vida mais saudável, buscando cuidar mais da saúde e, consequentemente, da alimentação, uma vez que uma depende da outra. Em se tratando de alimentação, o mais adequado é o consumo de frutas, verduras e saladas como as feitas de alface, que são leves e nutritivas.

A alface pode ser encontrada em diferentes tipos como a roxa, verde, crespa ou lisa, caracterizando-se por ser rica em fibras e contar com um baixo teor calórico, o que é ótimo para quem almeja manter o bom funcionamento do organismo e a forma. Mas mais do que uma opção saudável de alimento, a alface também pode ajudar o seu bolso, aumentando os rendimentos financeiros no final do mês, pois o cultivo desta verdura pode ser uma atividade próspera.

Você quer começar um negócio de baixo investimento? Plantar alface pode ser a solução para os seus problemas, pois esta planta precisa de pouca manutenção, adaptando-se com facilidade às condições climáticas do Brasil, promovendo uma econômica para o bolso do produtor.

Além disso, você pode fazer o plantio de alface em “pouco” espaço quando comparado a outros tipos de plantações, o que possibilita ter grandes plantações de alface e gastando pouco.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar reunimos mais informações e dicas sobre o cultivo de alface. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre a Alface

Para obter êxito no cultivo de alface ou de qualquer outra planta é necessário conhecer tudo sobre ela. A alface tem o nome científico de Lactuca Sativa, caracterizando-se por pertencer à família Asteraceae, o que faz com que ela tenha um formato achatado e uma altura pequena, sendo composto por uma cabeça com camadas de folhas.

Historicamente, existem estudos que evidenciam que esta verdura é usada nas refeições dos seres humanos desde 500 a.C. A alface tem a sua origem na região Leste do Mediterrâneo, tendo sido cultivada inicialmente pela civilização egípcia e depois se espalhou pelo continente asiático e depois para todo o mundo.

No Brasil, o cultivo de alface começou a ser feito em meados do século XVI, quando os portugueses desembarcaram em solo tupiniquim. Esta planta tem como característica possui um sabor refrescante e muito suave, sendo rica em minerais, vitaminas e fibras, além de apresentar um baixo valor calórico, podendo ser usado para o consumo in natura ou para fins medicinais, pois tem propriedades calmantes, diuréticas e laxantes.

Na atualidade, a alface é encontrada em espécies diferentes como a Romana, Romana-roxa, Americana, Japonesa, Lisa e Crespa, sendo esta última a mais consumida e cultivada do planeta. Esta planta tem um cultivo fácil, uma vez que se adapta a qualquer local, suportando bem as condições climáticas brasileiras. Porém, não é indicado condicioná-las às temperaturas muito baixas.

Por Que Investir no Plantio de Alface?

Você não tem muito dinheiro para abrir um negócio próprio, mas tem um terreno com solo fértil à sua disposição? Uma das melhores alternativas para aproveitar esta condição é investir na plantação de alface, que oferece um custo bem baixo para o início do cultivo, pois basicamente é preciso contar com as sementes da planta e o terreno apropriado.

Além disso, é importante ressaltar que a alface é uma das verduras mais consumidas do planeta, sendo que a tendência é que o consumo da planta aumente nos próximos anos, o que se deve ao aumento e disseminação do conceito de alimentação saudável na sociedade, uma vez que contribui para melhorar a saúde. Dessa maneira, este setor de cultivo se torna estável e lucrativo para o produtor.

Dicas Para Começar o Plantio de Alface

Conforme já foi dito, a alface é uma planta que tem uma boa capacidade de adaptação e requer pouca manutenção, porém, para aumentar a sua qualidade é necessário tomar alguns cuidados em relação aos tratos culturais da plantação. Quer obter êxito neste cultivo? Então acompanhe abaixo as dicas exclusivas para começar o plantio de alface.

1- Selecione o Modo de Cultivo de Alface

Para dar início ao seu plantio de alface, a primeira coisa a se fazer é selecionar o modo como a planta será cultivada. Existem duas formas de cultivos que podem ser colocadas em prática. A primeira opção é o cultivo hidropônico, que é indicado para quem mora em regiões com temperaturas baixas, pois as plantas são fixadas em estufas cobertas por lonas, em tabuleiros com tubos de água e substratos naturais, em que são dispostas as sementes. Esta modalidade é mais cara, pois necessita de equipamentos específicos.

Se você mora em um local com temperaturas entre 16ºC e 30ºC e deseja economizar dinheiro, o cultivo da alface pode ser realizado diretamente na terra, mas é necessário contar com um solo bastante fértil e bem drenável.

Além disso, você terá de tratar a terra com produtos orgânicos e adubos, assim conseguirá fazer com que a alface se desenvolva melhor, sem contar o fato de correr menos riscos de não “vingar” a plantação.

2- Preparação do Solo Para a Plantação de Alface

No caso de você ter escolhido fazer o cultivo de alface diretamente no solo é necessário começar a prepara-lo. Antes de qualquer coisa, é indicado fazer uma limpeza da área, promovendo a retirada de todas as impurezas que estão evidentes na superfície e que possam prejudicar o crescimento da verdura. Se o terreno já recebeu um cultivo, é preciso ará-lo para triturar os restos, o que ajuda a acelerar a decomposição e transformá-los em matéria orgânica.

Na sequência, também é indicado corrigir a acidez do solo, uma vez que o nível alto de pH pode prejudicar o desenvolvimento natural da planta. Levando isso em consideração você deverá reservar um mês de antecedência do início da plantação para revirar a terra e posteriormente adicionar calcário para diminuir os níveis de magnésio e manganês.

3- Compre a Semente de Alface

Conforme já foi mencionado, a alface pode ser encontrada em diferentes espécies, sendo que todas elas podem ser consumidas in natura e são compostas pelos mesmos nutrientes. Os cultivos mais comuns são a Japonesa Romana-roxa, Americana, Romana e crespa, sendo esta última a mais indicada para quem está ingressando no mercado, visto que é mais resistente.

As alfaces para plantio são compradas em sementes, devendo ser adquiridas em estabelecimentos de insumos para agricultura. Antes da plantação não é recomendado deixar as sementes no sol, pois a qualidade do produto pode ser prejudicada.

4- Realize a Semeadura da Plantação de Alface

Após cuidar do solo e adquirir as sementes é preciso realizar a semeadura da alface. Portanto, abra as covas com 8 cm de largura e 10 cm de profundidade, deixando um espaço de 20 cm entre os buracos. Coloque 3 sementes de alface em cada cova, fechando-as com uma camada de terra. Se preferir, cubra os canteiros nos 10 primeiros dias para protegê-los do excesso de calor, frio ou vento.

Observar os espaçamentos é fundamental para que a planta se desenvolva corretamente, porque senão uma poderá tomar dos nutrientes e água da outra, o que impedira o crescimento. Cuidado!

5- Tratos Culturais do Plantio de Alface

O plantio de alface carece de tratos culturais para se desenvolver corretamente. Uma das principais recomendações é irrigar os canteiros 4 vezes por semana, respeitando o intervalo de 1 dia, mas a quantidade da água tem que ser controlada para que o solo não fique encharcado.

Apesar de se adaptar facilmente, a alface apresenta certa fragilidade, estando mais sujeita ao aparecimento de pragas como grilos, ervas daninhas, tatuzinhos, queima-de-saia e mofo-branco. Ao notar o aparecimento destes males é preciso retirá-los manualmente.

7- Colheita da Plantação de Alface

A colheita da alface pode ser feita entre 50 e 80 dias depois da semeadura. O tempo da maturação da planta varia de acordo com a espécie selecionada. Para colher a cabeça de alface é preciso escavar ao redor da planta e puxar, cuidado para não machucar as folhas.

Perceba que a plantação de alface pode ser colhida com frequência durante o ano, tendo um período de desenvolvimento bastante curto. O trabalho para iniciar o plantio de alface não é nada absurdo, por isso muitas pessoas aderem à prática como uma forma de renda extra. Sem contar que não é preciso de conhecimentos avançados em agricultura.

Quer Começar o Seu Plantio de Alface? Agora Você Sabe Como. Confira Mais Dicas Sobre Negócios Navegando no Site!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de montar um campo de paint ball, pois tenho uma área de mata de meio alqueire e preciso ter algum lucro com esta mata.

DEIXE UMA RESPOSTA