Plantação de Uva Pode Ser um Negócio Lucrativo

Plantação de UvaJá pensou em ganhar dinheiro com uma plantação de uva? Veja como isso é possível!

Você quer investir em um negócio próprio, mas ainda não sabe qual área seguir? Bom, para não se frustrar e não acabar tornando o seu sonho de empreender um pesadelo, o mais recomendado é optar por um ramo em que se tenha aptidão, ou seja, conhecimentos e habilidades para trabalhar, além de ser algo estável ou tendência no mercado empresarial.

Há quem pense que as melhores oportunidades de negócio estão nos grandes centros urbanos. Porém, não é bem por aí, há diversas atividades que podem ser desenvolvidas na zona rural e que são tão ou mais lucrativas que as demais. A exemplo disso, pode-se citar o cultivo de uva, que é uma fruta muito consumida no Brasil, tanto in natura quanto processada e transformada em vinho, sucos, entre outras bebidas e alimentos.

O cultivo de uva pode ser um negócio altamente lucrativo, mas requer inúmeros cuidados, visto que se trata de uma fruta frágil e que se dá melhor em regiões com temperaturas mais amenas.

Quer ingressar neste mercado? Para te ajudar reunimos uma série de dicas e informações sobre plantação de uva que irão fazer você ter melhores chances de ser um empresário de sucesso no ramo. Aproveite!

Conheça a Origem da Uva

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A uva é uma fruta proveniente da videira, que também pode ser conhecida como vinha, que nada mais é do que uma planta da família das vitáceae, a qual se caracteriza por ter um tronco torcido, folhas grandes divididas em lóbulos pontiagudos e apresenta um ramo flexível. As uvas crescem em cachos que podem conter entre 15 e 30 frutos, apresentando uma coloração roxa, verde, amarela, vermelha, preta ou azul escuro.

Esta fruta começou a ser cultivada há mais de 8 mil anos no Oriente Médio, onde a sua casca era utilizada para produzir vinho. No Brasil, a uva chegou junto com os portugueses em 1535, quando começou a ser cultivada na Capitania de São Vicente. No entanto, as plantações de uva só se expandiram no final do século XIX durante a imigração dos italianos para o estado de São Paulo e na região sul.

Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional de uvas entre julho e novembro, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Enquanto que no nordeste, Bahia lidera a produção entre agosto e dezembro.

As uvas são divididas em cinco categorias, a Vitis Vinífera é ideal para a produção de vinho, a Vitis Labrusca é própria para consumo e produção de sumo, Vitis Riparia é recomendada para fazer vinho, Vitis Rotundifolia é indicada para doces e a Vitis Aestivalis que é usada para a confecção de sucos e vinhos.

Perceba que existe uma variedade bem extensa de uvas, o que pode influenciar diretamente no seu faturamento e até mesmo investimento necessário, por isso, analise exatamente qual é o segmento que deseja focar, antes mesmo de iniciar a plantação de uva.

Por Que Investir na Plantação de Uva?

Definitivamente, investir na plantação de uva é um bom negócio e há diversos pontos que comprovam este fato.

Podemos começar com o fato de a uva ser uma fruta consumida durante todo o ano no Brasil, o que faz com que este mercado seja mais estável, evitando prejuízos financeiros em razão de sazonalidade na demanda.

As uvas apresentam variedades de categoria, sendo possível escolher aquela que mais se adapta à sua região. Além disso, esta fruta também apresenta uma diversidade de comércio, uma vez que pode ser consumida in natura, usada na produção de sucos, geleias, sumos, vinhos, entre outras possibilidades.

Dicas Para Começar a Plantação de Uva

Você está decidido a investir no cultivo de uvas? Pois bem, para ingressar nesta área é necessário se planejar e saber tudo sobre as frutas, desde o plantio, colheita até a comercialização. Por isso, acompanhe abaixo as dicas de Como Plantar Muda De Uva!

1 – Escolha a Variedade de Uva

Conforme já foi dito, as uvas são divididas em variedades e cada uma delas é melhor para uma determinada finalidade. Levando isso em consideração, a sua primeira missão ao decidir ingressar no ramo da plantação de uva é justamente escolher qual é o tipo a ser plantado, o que deve ser feito a partir do destino que a uva terá depois de colhida.

Para escolher a melhor variedade para cultivar, também é preciso considerar as condições climáticas da sua região, uma vez que algumas espécies como, por exemplo, a Vitis Vinífera, que é usada na produção de vinho, adapta-se com maior facilidade aos locais que apresentam temperaturas amenas, enquanto que outras se desenvolvem melhor em lugares quentes. É possível criar condições artificiais para o cultivo da fruta, mas isto torna o processo bem mais caro.

2 – Selecione as Sementes Para a Plantação de Uva

Ok, você escolheu o tipo de uva que vai plantar? Agora é o momento de ir atrás das sementes. Neste caso, para o cultivo profissional não é recomendado plantar a partir de sementes retiradas de cachos, mas sim de viveiros, que são mais bem preparadas e capazes de oferecer uma fruta com qualidade melhor.

Além disso, tem-se uma semente mais “forte”, com menor probabilidade de agressão por parte dos insetos ou, no mínimo, uma capacidade de resistência maior.

Para escolher as sementes, uma boa dica é comprar de plantações que já são bem sucedidas. Antes de plantar as sementes é recomendado estratificá-las, ou seja, prepará-las para a próxima fase. Por isso, deposite-as em pequenos vasos úmidos, cubra-as com substrato, deixe-as em um local com condições úmidas e frias, isso ajuda no processo de germinação.

Esse processo é muito importante, não deixe de fazê-lo, caso contrário terá prejuízos significativos, já que uma determinada parcela das sementes serão “comprometida” e, consequentemente, você não poderá utilizá-las.

3 – Construa um Suporte na Plantação de Uva Para as Videiras

As videiras, que são as plantas responsáveis por originar as uvas, caracterizam-se por crescerem em formato de trepadeira, logo, precisam de suportes para se enrolar a medida que vão crescendo, além disso, garantirá que as frutas fiquem maduras no tempo certo, evitando que fiquem amargas ou apodreçam antecipadamente.

Os suportes para as videiras normalmente são construídos em filetes de madeira, os quais devem possuir um formato quadrado, contando com filetes na vertical e na horizontal, apresentando, em média, 1,50 metro de largura e 2 ou 3 metros de altura. Estas medidas permitem que as ramas se espalhem e não fiquem uma em cima da outra, o que pode atrapalhar o crescimento.

4 – Plante as Sementes de Uva

Após construir os suportes para as videiras é a hora de plantar as sementes de uva, esta etapa deve ser feita cautelosamente, pois qualquer erro pode culminar em prejuízos em toda a produção. Sendo assim, a primeira coisa a se observar é distância entre a semeação das sementes, que deve ser de, no mínimo, 5 centímetros.

Depois de semeadas é necessário cobrir as sementes com duas camadas de terra, isso ajuda a isolar do calor externo. Além disso, as sementes precisam ficar condicionadas a uma temperatura diurna inferior a 20ºC e noturna de até 15ºC.

Para conseguir manter a temperatura adequada pode-se utilizar de ambientes artificiais, criados de forma propícia para manter a temperatura mencionada.

Mantenha o solo úmido, mas não encharque-o.  As sementes começam a brotar 8 semanas após a semeação.

5 – Podar as Videiras da Plantação de Uva

Nem sempre as videiras produzem frutas já no primeiro ano de vida, muito pelo contrário, algumas espécies podem demorar até quatro anos para que surjam as primeiras uvas. No entanto, este processo pode ser acelerado através das podas, o que ajuda a planta a se desenvolver com mais saúde, uma vez que são retiradas as suas “impurezas”.

Primeiramente, é recomendado selecionar os 3 brotos mais fortes da videira e deixá-los crescer, enquanto que os demais podem ser podados. Também é recomendado retirar os botões das flores e fertilizar o solo para renovar os seus nutrientes.

6 – Colhendo na Plantação de Uvas

As uvas podem ficar prontas para a colheita entre 30 e 70 dias depois do aparecimento dos botões, porém, o tempo de maturação depende de cada variedade de uva, bem como dos cuidados, como é o caso da temperatura que as frutas ficaram expostas.

A fruta é considerada madura quando as suas pagas amolecem e a coloração fica mais intensa. A colheita deve ser feita através do corte dos cachos com o uso de alicates próprios para esta atividade. Aprendeu como fazer o cultivo de uva?

Ficou Interessado em Ter a Sua Própria Plantação de Uva? Conte-nos Como Está Providenciando.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante!! Gostaria de receber mas sobre o assunto já que eu estou fazendo curso de vinicultura a das um tempinho, pretendo montar esse negocio mais por paixão mesmo. Meu professor me aconselhou ter conhecimento antes de iniciar, como vem dito é muito complexo não posso fazer sem conhecimento e nem experiência. Muito legal essa matéria sobre uvas, amplia o conhecimento, obrigada! Gostaria de receber sempre o procedimento de plantação de uva. 🍇😁

DEIXE UMA RESPOSTA