Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Plantação De Tomate

Plantação de TomateVeja agora mesmo como iniciar uma plantação de tomate e ter lucros! Confira.

A macarronada regada ao molho suculento de tomate é um dos pratos mais tradicionais dos domingos entre a população brasileira. Você já pensou como seria este prato sem adição do tomate? No mínimo, não teria a mesma graça e sabor, não é mesmo? Este fruto é muito consumido, não só no Brasil, mas no mundo todo, sendo considerado um excelente ingrediente para saladas e demais receitas do universo culinário.

Você gostaria de investir em um negócio próprio, mora em uma região da zona rural e quer ter um baixo custo de manutenção? Que tal investir na plantação de tomate? É isso mesmo, além de ser saboroso e de servir para incrementar inúmeros pratos, o tomate também é uma ótima opção para melhorar a sua vida financeira, visto que é um produto muito valorizado no mercado.

O tomate é relativamente sensível, exigindo diversos cuidados no processo de cultivo, desde atenção ao preparo do solo até os tratos culturais que são necessários para garantir a qualidade final do produto.

Quando se trata de produção de tomates, um ponto importante e que muitos produtores inexperientes acabam por errar e ter seus produtos comprometidos é a questão do armazenamento, cuidado com ele, pois facilmente os tomates podem estragar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar iremos trazer aqui informações e dicas sobre a plantação de tomate. Confira!

Conheça a Origem Do Tomate

Há quem pense que o tomate é típico da Itália, mas ele é proveniente da América do Sul, tendo sido descoberto na civilização Inca, mais especificamente no Peru, onde eram cultivadas espécies selvagens. Mais tarde o tomateiro se expandiu pelo mundo, inicialmente sendo utilizado como planta ornamental nos jardins, pois era considerado venenoso pelos europeus, passando a ser utilizado para fins culinários apenas em meados do século XV pelos italianos.

No Brasil, o tomate passou a ser consumido e cultivado a partir da colonização dos portugueses. A planta tem o nome científico de Solanum Lycopersicum, pertencendo à família Solanaceae, a mesma das pimentas, pimentões e berinjelas, o que lhe caracteriza como uma planta espermatófita, ou seja, que o fruto nasce a partir da flor.

Na atualidade, existem mais de 20 tipos de tomates, os quais foram criados a partir de cruzamentos genéticos. Porém, as 10 diversidades mais cultivadas no Brasil e no mundo são: tomate-caqui, tomate-cereja, tomate-carmem, tomate-italiano, tomate-chucha, tomate-ligúria, tomate-holandês, tomate-raf, tomate-san marzano e o tomate-kumato.

Perceba que existe uma diversidade bem grande de tipos de tomate, o que exige do produtor certo grau de conhecimento da atividade, assim conseguirá produzir o que se adéqua melhor ao seu objetivo e público-alvo.

Por Que Investir Na Plantação De Tomate?

Definitivamente, investir em uma plantação de tomate pode ser uma atividade bastante rentável. Em primeiro lugar, porque este produto é um dos frutos mais consumidos do Brasil, garantindo um mercado estável ao produtor. Além disso, o país é um dos maiores produtores de tomate, exportando-o em grande quantidade, o que permite negociar com clientes internacionais e ganhar mais.

O tomate apresenta uma grande diversidade comercial, podendo ser utilizado para consumo in natura, industrializado e transformado em massa de tomate, molho de tomate, entre outras possibilidades. Dessa maneira, você pode trabalhar fornecendo o produto para vários setores ao mesmo tempo. A fruta se adapta muito bem às condições climáticas brasileiras, reduzindo os custos com a manutenção.

Ter um bom plano de negócios quando se trabalha com a plantação de tomate também é importante, porque você precisará ter todo um “calendário”, até mesmo para que o produto esteja pronto para a venda no momento esperado, caso contrário poderá perder seus clientes. Veja nosso texto sobre 10 motivos para fazer plano de negócios.

Dicas Para Começar a Plantação De Tomate

Vai começar o cultivo de tomate? Aprender tudo sobre a planta e as condições que ela deve ser submetida para oferecer um fruto de qualidade é fundamental. Por isso, acompanhe abaixo as dicas para começar a plantação de tomate.

1- Escolha o Local Para a Plantação De Tomate

Para que a sua plantação de tomate seja bem sucedida um dos pontos primordiais é saber o local adequado para realizar o cultivo. Esta planta não suporta frio ou calor extremo, logo, é necessário escolher uma região com temperaturas entre 16°C e 27°C, abaixo ou acima disso o tomate pode ficar muito frágil e acabar morrendo.

O ideal é que o local selecionado para a plantação receba luminosidade plena, pelo menos, 4 horas por dia, que é um fator essencial para favorecer o crescimento do tomateiro. Além disso, o solo deve ser fértil e bem drenável, pois a planta não se adapta aos terrenos argilosos, que absorve a água, mas não drena, causando o encharcamento e o apodrecimento da raiz.

2- Cuidados Com o Solo Para Plantar Tomate

Antes de fazer a semeadura do tomate é preciso cuidar do solo para receber a plantação. Comece fazendo a limpeza do local, removendo todos os resíduos que estão visíveis no campo superficial. Se o terreno recebeu outro plantio há poucos meses, é recomendado ará-lo para moer todos os restos, acelerar o processo de decomposição e convertê-los em substrato orgânico.

Na sequência, faça a calagem do solo para corrigir a acidez, basta revirar a terra e acrescentar calcário. Dessa maneira, os níveis de magnésio e manganês serão estabilizados, favorecendo o crescimento da planta. Para se prevenir, também é indicado aplicar pesticida, pelo menos um mês antes para evitar o aparecimento de pragas que podem vir a danificar a plantação de tomate.

3- Adquira As Sementes De Tomate

Para dar início à plantação de tomate é necessário adquirir as sementes. Basicamente, todas as diversidades se dão bem com as condições climáticas brasileiras, você deve escolher o tipo de acordo com a finalidade que o fruto terá. Por exemplo, para consumo in natura, pode-se selecionar as sementes de tomate cereja, tomate-italiano e tomate chucha.

Nesta etapa, pode-se adquirir as sementes ou as mudas envasadas de tomate, esta segunda opção dá menos trabalho para o cultivo, visto que o processo de germinação já ocorreu. No entanto, tem-se que tomar cuidado na hora de transferir as plantas para não “machucá-las” e prejudicar o seu desenvolvimento.

4- Faça a Semeadura Do Tomate

Independentemente de você ter escolhido sementes ou mudas de tomate, o processo de semeadura tem que ser feito após o inverno, logo no início da primavera, visto que a planta não tolera o frio em excesso. Primeiramente, abra covas com 30 cm de profundidade e 15 cm de largura, em seguida deposite as sementes ou mudas, feche-as com 2 camadas de terra. Cubra as plantas com uma lona até brotarem e atingirem 10 cm de comprimento.

Após os tomateiros chegarem ao tamanho indicado pode-se retirar a lona, permitindo que eles passem a receber a incidência direta dos raios solares e luminosidade, que são essenciais para promover o crescimento saudável da planta.

5- Irrigue a Plantação De Tomate

Os tomateiros devem receber água em quantidade controlada para se desenvolverem. Portanto, irrigue a plantação de tomate 3 vezes por semana com intervalo de um dia, de modo a manter o solo sempre úmido. Porém, é preciso tomar cuidado para não encharca-lo e comprometer o seu desenvolvimento. Quando os frutos nascerem, a irrigação pode ser reduzida para 1 vez por semana.

O sistema de irrigação pode ser relativamente caro, pois é necessário passar por toda a plantação de tomate, porém, é absolutamente necessário, não desperdice sua colheita por causa desse investimento.

6-Tratos Culturais Do Tomate

Os tomateiros crescem rapidamente, devendo ser cultivados sob tutoramento, que consiste em amarrar a planta em uma vara ou cerca, com uma corda fina, em formato de X. A amarradura não deve ficar muito forte, pois do contrário pode esmagar a planta. O tutoramento tem que ser feito a cada 15 dias.

Devido ao fato de apresentar um crescimento acelerado, os tomateiros podem apresentar brotos laterais, que podem ser arrancados para não desestruturá-los. Também é recomendado acompanhar o terreno para analisar se estão aparecendo ervas daninhas, sendo necessário eliminá-las para não prejudicar o cultivo.

7 – Colheita Da Plantação De Tomate

O tempo da colheita da plantação de tomate depende do cultivar (tipo escolhido), ou seja, da diversidade plantada. Geralmente, este processo pode ser feito 8 semanas após o plantio. Para colher os tomates você terá de retirá-los do pé, cortando o cabo.

Tome cuidado para retirar os tomates do pé, pois, caso machuque os tomates, provavelmente não conseguirá vende-los, o que é um prejuízo direto e que, dependendo da quantidade, irá retirar seu lucro.

Toda plantação de tomate precisa de um acompanhamento de “perto”, ou seja, mantenha-se atento ao desenvolvimento, embora tenha-se um prazo de aproximadamente de 8 semanas para ficar pronto, isso dependerá de inúmeros fatores, assim, é dever do produtor descobrir o momento em que os tomates estão prontos para ser colhidos.

E Você, Que Tal Começar a Sua Própria Plantação De Tomate?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA