Passo a Passo para Começar Uma Plantação de Café

Plantação de CaféO consumo de café no Brasil é enorme, agora, já pensou aproveitar para ganhar dinheiro? Veja como começar a sua plantação de café!

Para começar o dia, no intervalo do trabalho ou no fim de tarde, há sempre um momento em que um cafezinho cai bem. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o café está presente no dia a dia de 76% da população brasileira, cada pessoa toma de duas a quatro xícaras diariamente, sendo uma das bebidas mais consumidas do país, tanto na versão quente quanto gelada.

Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo. Portanto, se você quer investir em uma área da agricultura, um dos ramos mais indicados é a cafeicultura, que é totalmente consolidada, possui um lastro histórico de sucesso grande, estável e muito lucrativa.

Os pés de café se adaptam muito bem às condições climáticas brasileiras, o seu cultivo está presente em praticamente todo o território nacional, com destaque para os estados de São Paulo e Paraná, os quais concentram as maiores safras.

Veja, o café é uma bebida tão importante no Brasil, que existem diversas franquias, as quais injetaram muito dinheiro nesse negócio. Conheça algumas franquias de café, quem sabe você encontre outra opção de negócio que esteja mais de acordo com o seu perfil.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para começar uma plantação de café é necessário ter em mente que o cultivo para fins comerciais é um processo complexo, exigindo cuidados que vão desde a escolha da diversidade do café até o manejo durante o plantio e colheita.

Também, temos de salientar que existe uma diversidade boa de grãos de café, o que exige conhecimento do produtor para escolher as que melhor se adéquam as suas necessidades.

Está decidido a entrar para a área de plantio de café?  Para te ajudar, iremos trazer aqui mais informações sobre o assunto, bem como um passo a passo para começar a sua plantação de café. Confira abaixo!

Conheça a Origem do Café

Para que você obtenha sucesso no ramo da cafeicultura é necessário conhecer tudo sobre a planta e o fruto. Sendo assim, a primeira coisa a se saber é que o café tem o nome científico de Coffea sp, pertencendo à família Rubiaceae, o que lhe confere a característica de arbusto, podendo medir entre 2 e 5 metros de altura, apresentando caule lenhoso, tronco verde quando jovem e marrom durante a fase adulta, além de folhas persistentes e com nervuras, que geram os grãos de café.

O cafeeiro é originário da Etiópia, onde, até hoje, é consumido in natura. Foi somente a partir do século VI que a planta começou a ser cultivada no Iêmen. No século XVI, o café foi levado para o Irã, onde os grãos passaram a ser torrados, sendo processado e transformado na bebida que conhecemos hoje, posteriormente indo para Amsterdã, na Holanda, e se espalhando pela Europa.

No Brasil, o café chegou  no início do século XVIII, sendo trazido pelos holandeses, que tentavam fixar colônia na região nordeste do país. A planta se adaptou facilmente às condições climáticas, visto que se desenvolve com maior facilidade nas regiões com clima Tropical, pois necessitam de calor.

Por que Investir no Cultivo do Café?

Investir no cultivo de café é uma atividade que pode mudar a sua vida financeira. Em primeiro lugar, a cafeicultura é considerada um dos pilares da economia brasileira, sendo uma das áreas mais estáveis, logo, os produtores encontram baixos riscos de sofrer prejuízos financeiros.

O consumo do café é amplamente difundido no Brasil e no mundo, possibilitando que você trabalhe com clientes internos ou externos, o que permite dobrar os seus lucros. Além disso, a planta se adapta muito bem às condições do país, necessitando de pouca manutenção.

Passo a Passo Para Começar a Plantação de Café

Apesar de ser uma planta que resistente bem às diversas condições climáticas, o cafeeiro precisa de alguns cuidados específicos para se desenvolver adequadamente e oferecer grãos de altíssima qualidade, principalmente em se tratando do cultivo para fins comerciais.

Lembramos que quando se trabalha com a plantação de café para fins comerciais, a qualidade do café é o diferencial para conseguir ou não uma boa demanda de clientes. As cafeterias, por exemplo, desejarão grãos de alta qualidade para oferecer para seus clientes, mesmo que custe um pouco mais caro.

Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como começar uma plantação de café.

1- Escolha o Local para a Plantação de Café

O primeiro passo para começar a sua plantação de café é escolher um local adequado para a plantação de café. Levando isso em consideração, procure evitar terrenos que estejam voltados para faces propícias à ação de ventos fortes e frios, pois esta característica é altamente prejudicial às plantas. O local não deve ter recebido o cultivo de cafezais dentro de um período de 5 anos, pois essa condição favorece o aparecimento de moléstias e pragas.

A plantação de café se desenvolve mais facilmente em lugares que apresentam uma topografia plana, pois, caso seja íngreme, pode tornar os processos de semeadura e colheita mais trabalhosos. O solo também deve ser fértil e bem drenável, devendo ser evitado se for muito erodido ou pedregoso.

2- Prepare o Solo para o Cultivo do Café

Mesmo observando todos os pontos indicados para escolher um local para a plantação de café, dificilmente ele será totalmente perfeito, sendo necessário corrigir os erros. Primeiramente, é recomendado consertar a erosão do solo, para isso, passe um trator esteira, que é capaz de igualar o terreno, acabando com os buracos e tornando-o plano. Isso irá permitir que a semeadura seja realizada mais rapidamente, além da colheita, é claro.

Na sequência, tem-se que cuidar das questões nutritivas do solo. Faça uma limpeza superficial para retirar todas as impurezas que estão visíveis. O local recebeu outro cultivo dentro de 1 ano? Neste caso, é indicado arar a terra, moendo os restos que serão decompostos rapidamente e convertidos em adubo.

3- Selecione as Diversidades Para a Plantação de Café

O solo está impecável para receber o novo cultivo? Pois bem, agora é o momento de selecionar a diversidade de café que será plantado. Existem mais de 100 espécies de café em todo o mundo, mas apenas 3 tipos de grãos estão entre os mais cultivados e consumidos.

Entre as principais variedades do café está o Mundo Novo, que foi geneticamente melhorado, tendo um alto grau de produtividade e apresentando porte grande, sendo o mais recomendado para quem está ingressando na cafeicultura. O café Bourbon Vermelho, que tem porte pequeno e produz grãos vermelhos e miúdos, com produtividade média e o café Híbrido Catuaí, que foi obtido através do cruzamento do Novo Mundo e Caturra, tendo porte mediano, grãos pequenos e produtividade média.

É interessante experimentar cada um dos grãos, inclusive, fazer amostragens para as pessoas, assim você saberá qual é o mais indicado para plantio na sua região, conseguindo o melhor desempenho no momento de efetuar a venda da mercadoria.

4-Faça a Semeadura da Plantação de Café

Após escolher as sementes é preciso fazer a semeadura do café. Nesta fase, comece abrindo as covas com aproximadamente 30 cm de profundidade e 25 cm de largura. Cada buraco deve ter um espaçamento de 80 cm, que é o suficiente para que um arbusto não interfira no crescimento do outro.

O ideal é colocar entre 2 e 3 sementes dentro de cada cova, posteriormente, cubra-as com 2 camadas de terra. Termine o processo de semeadura irrigando os canteiros para acelerar a germinação da planta.

No tocante a irrigação, tome um cuidado especial para não irrigar demais, porque isso irá encharcar a planta e fará com que a germinação não ocorra.

5-Tratos Culturais da Plantação de Café

O cultivo do café requer cuidados especiais para gerar fruto de alta qualidade. Antes de qualquer coisa, é preciso manter os canteiros úmidos, logo, irrigue a plantação, pelo menos 1 vez por semana. Porém, é necessário tomar cuidado para não acabar encharcando o solo, isso irá lhe trazer prejuízos financeiros.

O terreno também está sujeito ao aparecimento de ervas daninhas e pragas, que podem atrapalhar o desenvolvimento das plantas. Sendo assim, é necessário fazer inspeções quinzenais para averiguar o aparecimento destes agentes externos e posteriormente eliminá-los. Se o grau de pragas estiver muito elevado, é recomendado aplicar pesticidas em baixa quantidade para não prejudicar os grãos.

6- Colheita da Plantação de Café

Os cafeeiros ficam prontos para a colheita quando apresentam grãos de tamanho médio, sendo que a plantação deve estar com 20% com coloração verde. Este processo pode ser feito totalmente manualmente ou de forma mecânica.

O café tem que ser desprendidos dos galhos, retirando todos os fiapos. Também, é necessário tomar cuidado ao manusear os grãos para evitar que eles fiquem machucados, perdendo o sabor e ficando inutilizáveis para o consumo.

Que Tal Começar a Sua Plantação de Café Agora Mesmo? Conte-nos as Suas Dúvidas.

3.50 avg. rating (71% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA