6 Dicas Importantes Para Uma Plantação de Abacaxi de Sucesso

Plantação de Abacaxi
Iniciar uma plantação de abacaxi exige grande conhecimento. Neste texto você verá todo o processo sobre plantio de abacaxi para finalmente iniciar o seu negócio!

Que trabalhar com plantação de abacaxi? Confira aqui todas as informações que você precisa sobre plantio de abacaxi e seja um empreendedor de sucesso neste ramo!

A expressão “descascar um abacaxi” no Brasil é usada para se referir à resolução de um problema. Porém, nem tudo que se refere ao abacaxi é algo ruim, muito pelo contrário, principalmente em se tratando do cultivo desta planta, o qual pode ser um negócio altamente lucrativo, basta estruturá-lo corretamente.

Nem sempre as melhores oportunidades de empreender estão nas atividades que envolvem alta tecnologia, este é o caso da plantação de abacaxi, que é uma tarefa agrônoma e relativamente simples. A fruta é muito consumida nacionalmente, tanto in natura quanto processada e transformada em outros alimentos como, por exemplo, polpas para suco e sorvetes, oferecendo uma variedade comercial.

Embora não exija tecnologias de ponta, a plantação de abacaxi requer cuidados, ainda mais no que diz respeito ao clima, visto que ele necessita de regiões que registram temperaturas altas na maior parte do ano.

Tornar-se um “agricultor” e começar a plantação de abacaxi traz outra vantagem, os financiamentos governamentais. Com taxas de juros muito baixas para financiar atividades de plantação, fica mais acessível investir no negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer ingressar neste ramo e se tornar um empresário bem sucedido? Para te ajudar iremos trazer mais informações sobre a plantação de abacaxi. Confira abaixo.

Conheça a Origem do Abacaxi

Trabalha melhor quem conhece com profundidade o produto que tem em mãos. Antes de sair por aí preparando o solo para a plantação de abacaxi é necessário conhecê-los. Pois bem, a fruta que também pode ser chamada de ananás, é tropical e monocotiledônea, pertencendo à família Bromeliáceae. A espécie mais cultivada é a ananás comosus, que apresenta um sabor adocicado.

O abacaxi foi descoberto na América do Sul, América do Norte e América Central. Segundo os historiadores, os abacaxizeiros são cultivados desde a descoberta do Novo Mundo, estando presente principalmente no Brasil, Argentina, Guiana Francesa, Paraguai e Venezuela. Na atualidade, os maiores produtores de abacaxi são os Estados Unidos, México, Inglaterra e Austrália.

Esta fruta se caracteriza por ser sensível ao frio, adaptando-se com maior facilidade às regiões que possuem clima quente e até mesmo enfrentam períodos de secas, o que permite que ela seja cultivada em qualquer tipo de solo. A fruta floresce no inverno e fica pronta para consumo após a primavera.

Por Que Investir na Plantação de Abacaxi?

Plantação de Abacaxi
Com os benefícios oferecidos para o setor de agricultura investir na plantação de abacaxi pode ser uma excelente ideia de negócio.

Investir na plantação de abacaxi é uma tarefa que pode trazer diversas vantagens para o produtor. Primeiro pelo fato de que essa fruta é bem aceita no Brasil, sendo consumida na maioria dos lares, o que faz com este ramo seja bastante estável. Além disso, o país oferece um clima tropical que é perfeito para o cultivo do abacaxi.

Os abacaxis são consumidos in natura e também são processados e transformados em outros alimentos como, por exemplo, polpas, compostas, sucos, sorvetes, entre outras possibilidades. Logo, a fruta oferece uma grande diversidade comercial, o que permite que o produtor possa negociar com empresas de setores diferentes e, consequentemente, aumente os seus lucros.

Outro ponto que vale ressaltar é a lucratividade do abacaxi, a qual é bem atraente, desde que, é claro, a plantação de abacaxi não seja comprometida por eventuais problemas, como é o caso de pestes, insetos e clima. Porém, plantações de abacaxi com boa “colheita” trazem somas significativas de dinheiro para os empresários de sucesso, sendo que as taxas de juros cobradas para financiamento da plantação de abacaxi pérola, por exemplo, são reduzidas.

6 Dicas Para Começar a Sua Plantação de Abacaxi

Todo e qualquer empreendimento, por mais simples que seja, exige planejamento, e isso não é diferente no que diz respeito à plantação de abacaxi. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas para começar a sua plantação de abacaxi:

1 – Aquisição Das Sementes de Abacaxi

A aquisição das sementes é a primeira coisa a se fazer para começar a sua plantação de abacaxi. A propagação da fruta pode ser feita através da coroa, que pode ser plantada diretamente no solo. Porém, este método é mais indicado para os cultivos de pequeno porte.

Se você vai plantar abacaxi com objetivos profissionais e em larga escala, o ideal é optar pelo plantio feito através de mudas do tipo filhote ou rebentão, que devem ser adquiridas em viveiros. Dessa maneira, pode-se escolher as melhores espécies, obtendo uma boa qualidade final da fruta, garantindo que ela seja cítrica na medida certa.

Nesta etapa, também é importante decidir a variedade de abacaxi que será plantada. No Brasil, as espécies mais cultivadas são a Branco de Pernambuco, Pérola, Jupi, que são ótimas para o consumo in natura. Já a Smooth Cayenne, que não tem espinhos nas folhas, é a mais indicada para a industrialização.

Perceba que trabalhar com a plantação de abacaxi não é algo tão simples assim, é preciso estudar o assunto e conhecer quais são as melhores categorias de abacaxi para a sua região, clima e objetivo. Faça um curso antes de iniciar a sua plantação de abacaxi, também, volte seus esforços para analisar a sua região, observando os principais fatores que podem influenciar na sua plantação de abacaxi.

Uma boa dica e que costuma trazer bons resultados para quem está iniciando uma plantação de abacaxi é contratar os serviços de um profissional no assunto, pelo menos no início, o qual poderá lhe dizer qual é o melhor tipo de abacaxi para a sua terra e região. Você deseja começar com o produto certo, correto? Caso contrário, a falência do seu negócio pode chegar antes da colheita.

2- Escolha do Local da Plantação

O abacaxi é uma planta típica das regiões que possuem o clima tropical e subtropical, logo, deve ser plantando em locais em que as temperaturas são elevadas durante o ano inteiro, entre 22 ºC a 32 ºC. Cultivar a fruta em lugares mais frios requer a adaptação artificial do clima, o que faz com que esta atividade se torne mais cara para o bolso do produtor.

Quando se trata de plantação de abacaxi em grande escala, embora maximize os custos da plantação, torna-se mais acessível fazer a adaptação artificial, já que a mão de obra para fazer a adaptação se torna mais acessível do que em pequenos espaços.

O local escolhido para espalhar a plantação de abacaxi deve apresentar um solo com textura arenosa ou média, que seja bem drenado. O espaço não deve estar sujeito a encharcamentos, pois isso pode comprometer a raiz e, consequentemente, o desenvolvimento da planta.

3 – Escolha a Época Certa Para Começar a Plantação de Abacaxi

Escolher a época certa para o plantio do abacaxi é essencial para que a colheita seja bem sucedida. Se você vai optar pela cultura de sequeiro, ou seja, sem a utilização da irrigação mecânica da planta, o ideal é plantar as sementes entre o meio e final do verão, quando ocorrem chuvas com maior frequência e que são necessárias para estimular o crescimento.

Agora, se for cultivar o abacaxi a partir da cultura irrigada, não há uma data certa para começar a plantação de abacaxi, uma vez que é possível começá-lo durante todo o ano. No entanto, a irrigação deve ser monitorada, pois a planta não suporta o encharcamento do solo.

4- Enriqueça o Solo Para Fazer a Plantação de Abacaxi

Preparação do solo para plantação de abacaxi
A plantação de abacaxi exige uma preparação minuciosa do solo antes de receber o plantio dos abacaxis.

Em primeiro lugar, se o solo já recebeu um cultivo anterior, o ideal é que antes da plantação de abacaxi seja feita a queima dos restos vegetais, assim, evita-se que eles interfiram no crescimento das novas plantas. Na sequência, também é indicado arar a terra para retirar todas as impurezas do local.

Além de limpar o local da plantação, também é recomendado enriquecer o solo. O abacaxizeiro se caracteriza por ser uma planta que se “comporta” bem diante da acidez da terra, porém, mesmo assim, é necessário fazer a calagem, que é o processo que utiliza magnésio para promover o desenvolvimento saudável da fruta.

Por isso, 50 dias antes de começar a plantação de abacaxi (plantar as sementes), adicione calcário na terra, mas com parcimônia para não elevar exageradamente o pH do solo, pois isso pode favorecer o aparecimento de fungos e pragas, que por sua vez comprometem o crescimento da planta.

5- Plantio das Sementes na Plantação de Abacaxi

O plantio das sementes de abacaxi deve ser feito manualmente. Primeiramente, é recomendado criar pequenas covas ou sulcos com aproximadamente 10 centímetros de profundidade. As sementes têm que ser espalhadas verticalmente e em fileiras, cujas covas precisam apresentar uma distância de 40 centímetros para que uma planta não interfira no crescimento da outra.

Leve essa distância de 40 centímetros muito a sério, caso a plantação fique com espaços inferiores, provavelmente você terá um significativo prejuízo na sua plantação de abacaxi, perdendo muitas plantas, já que uma acaba por sugar “vitamina” da outra e, consequentemente, matando-a ou diminuindo seu poder de crescimento.

Por fim, tem-se que cobrir as sementes com duas camadas de terra para facilitar a germinação.

6- Colheita na Plantação de Abacaxi

Colheita da plantação de abacaxi
A colheita da plantação de abacaxi é o último passo antes da sua venda. Respeitando o tempo certo de maturação da fruta, os lucros com o plantio de abacaxi são garantidos.

Após a plantação de abacaxi, a tendência é que a planta demore 20 meses para começar a dar fruto. Se for plantada no final do verão, o abacaxizeiro irá florescer entre o meio e o final do inverno, mas nem todas as flores serão convertidas em frutas.

Normalmente, os abacaxis ficam prontos para a colheita entre novembro e fevereiro, quando o calor favorece o seu amadurecimento. A colheita tem que ser realizada com luvas grossas e facão, bastando segurar a coroa e cortar aproximadamente 2 centímetros abaixo da base da planta.

Já está considerando ter sua plantação de abacaxi? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA