Criação de Suínos

Criação de suínosJá pensou em trabalhar no segmento pecuário? Veja como começar a sua criação de suínos.

Quantos pratos você conhecesse que são feitos à base de carne suína? Inúmeros, não é? Um dos pratos mais apreciados de fim de ano é o leitão à pururuca.  A carne suína é a mais consumida do mundo, ficando à frente até mesmo das carnes bovina e de aves. O melhoramento genético das raças e as novas técnicas de produção permitem que cada vez mais sejam produzidos porcos com carne de excelente qualidade.

Você mora em uma propriedade rural, possui uma reserva financeira e gostaria de investir na abertura de um negócio do ramo da agropecuária? Que tal deixar de apenas se deliciar com a carne suína e passar a lucrar com ela? Sem dúvidas, a criação de suínos é uma excelente área para investir, caracterizando-se por ser uma das mais prósperas do mercado.

A criação de suínos pode ser feita em grandes ou pequenas quantidades, o mais importante é conhecer tudo sobre este animal e saber como estruturar o empreendimento para minimizar os erros e ampliar os acertos. Está decidido a entrar neste mercado? Então, não deixe de acompanhar mais informações e aprenda Tudo Sobre Suinos. Confira abaixo:

Conheça a Origem dos Porcos

Na atualidade, o Brasil é um dos países que mais criam e exportam suínos no mundo. Mas, nem sempre foi assim, os porcos domesticados (que são utilizados para consumo), inicialmente, eram criados apenas nos continentes europeu e asiático, ao longo do tempo a criação deste animal foi se espalhando pelo planeta.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os porcos foram trazidos para o Brasil por volta do ano de 1532, durante a colonização portuguesa. As raças trazidas foram aquelas que já tinham sido domesticadas e eram populares em Portugal como, por exemplo, céltico, ibérico, macau, galega, transtagana e asiático. Os animais se adaptaram às condições do país, deixando de ser criados apenas para subsistência e se tornam um ótimo negócio, que se configurou como um dos pilares da economia brasileira.

As carnes de porco e de gado são muito consumidas no mundo todo, o que torna esse segmento uma ótima forma de ganhar dinheiro. Claro, como qualquer outro negócio, é necessário administrar corretamente, estrutura-lo e trabalhar duro, caso contrário, poderá sim dar errado e você ter prejuízos.

Características dos Suínos

Os porcos se caracterizam por possuírem uma pele grossa, sendo coberta por pelos denominados cerdas, os quais se acentuam em uma camada de gordura, que apresenta uma espessura que varia conforme o animal engorda. Os suínos são bem resistentes às adversidades climáticas, comportando-se bem tanto no frio quanto no calor.

A dentição dos porcos é composta por 44 dentes, sendo 4 caninos, 12 incisivos, 12 molares e 16 pré-molares. Este animal se alimentar de tudo, sendo capaz de comer vegetais, capim, grãos, tubérculos e raízes. Para engordar e obter uma carne de boa qualidade, o ideal é alimentá-los com ração.

Os suínos possuem baixa capacidade de respiração devido ao fato de as suas cavidades nasais e véu palatino serem pouco desenvolvidos. Por isso, os animais não devem ser expostos a locais de extremo calor, realizarem atividades que exijam muito esforço físico ou ficarem em locais totalmente fechados, pois podem sofrer asfixia.

Devido a isso, é importante que você tenha muitos cuidados com o local que os suínos ficarão. Busque criar um espaço cercado e ao mesmo tempo aberto, uma espécie de chiqueirinho. Lembre-se, eles precisam de um ambiente com bastante ventilação e com calor bem moderado.

Dicas para Começar a sua Criação de Suínos

A criação de suínos é uma atividade complexa? Não se trata de uma tarefa fácil, visto que estamos falando de animais, ou seja, seres que necessitam de cuidados e acompanhamento para se desenvolverem de forma saudável.

É importante que você tenha um cuidado especial com a sua criação de suínos, observando todas as exigências da vigilância sanitária. Caso descumpra tais exigências, a probabilidade de você receber uma multa com valores significativos e ter a sua criação de suínos “fechada” é alta.

Acompanhe abaixo nossas dicas para a sua criação de suínos.

1- Determine o Número de Matrizes Para Sua Criação de Suínos

Antes de qualquer coisa, para dar início à sua criação de suínos é preciso determinar o número de matrizes, que nada mais são do que a quantidade de cabeças escolhidas para a reprodução, que darão início aos novos porcos para corte. Este número deve ser definido conforme o tamanho do seu negócio e o capital financeiro disponível para o investimento inicial.

Por exemplo, se você vai começar uma criação pequena, o ideal é optar por, no mínimo, 12 matrizes de porcos, sendo 6 fêmeas e 6 machos. Agora, se a criação será feita em larga escala, pode-se começar com 20 matrizes. Cada porca tem a capacidade de gerar entre 20 e 22 leitões por ano, o que pode aumentar a sua criação rapidamente.

2- Escolha as Raças Para Criação de Suínos

Parte do sucesso da criação de suínos diz respeito às Raças De Suínos escolhidas, uma vez que elas devem estar de acordo com a finalidade que terá, se serão utilizadas para corte ou para reprodução. Atualmente existem em média seis raças diferentes de suínos que dominam este setor da pecuária.

Se você quer uma raça que ganhe peso com facilidade, o ideal é optar pelos suínos Landrace, que são originários da Dinamarca, apresentam pelagem branca e pele fina, sendo animais prolíferos, precoces e dóceis. A raça Duroc está entre as mais indicadas para a produção de carne, apresentando porcos com cabeça pequena em relação ao corpo e cor vermelha. Os machos podem alcançar até 250 kg em um ano.

A sua intenção é criar porcos para a produção de bacon? Então, é recomendado escolher a categoria Piau, que é uma das raças nacionais mais antigas, tendo pele escura e pelos finos, sendo uma ótima produtora de toucinho e carne.

3- Selecione o Ambiente para a Criação de Suínos

Sim, os porcos são animais relativamente resistentes, mas é necessário condicioná-los a um ambiente apropriado para que possam crescer saudavelmente. Primeiramente, a criação de suínos deve ser instalada longe de outras criações, assim, evita-se que o animal fique estressado.

O terreno em que os porcos ficarão deve ser plano e com pouco declive, visto que eles não podem se esforçarem em excesso. O ideal é que os animais sejam condicionados à um galpão, construído de leste-oeste, que possibilita que haja maior ventilação no espaço e impede a incidência constante dos raios solares, evitando a morte por asfixia. A temperatura interna do ambiente deve ser mantida em torno de 16°C.

A criação de suínos tem um odor bastante forte, por isso, o ideal é não instalar o ambiente em que ficarão próximo demais da casa ou localidade em que pessoas ficarão com frequência. Busque um local mais afastado para evitar incômodos.

4- Cuidados Com o Confinamento na Criação de Suínos

A qualidade final da carne dos porcos depende muito das condições que eles são submetidos durante o processo de criação. O espaço em que os suínos são condicionados deve estar sempre limpo, sem o acúmulo de esterco para evitar a proliferação de doenças. A área tem que ser higienizada regularmente, também é possível utilizar lança-chamas para desinfetá-la.

Outro fator importante para manter a qualidade dos suínos é o manejo, ou seja, como são transportados e tratados. Todos os animais devem ser vacinados em dia, além de receberem acompanhamento de um profissional veterinário, que possa identificar e tratar possíveis problemas de saúde.

5- Alimente os Porcos Corretamente

Os porcos comem absolutamente tudo, mas é necessário promover uma dieta balanceada para que eles se mantenham saudáveis. O mais recomendado para a alimentação dos suínos é equilibrar a ração com o fornecimento de grãos como, por exemplo, soja e milho.

Caso prefira alimentar os porcos apenas com ração, indica-se que ela seja modificada conforme o crescimento dos animais, visto que os bebês necessitam de nutrientes diferentes daqueles que já estão em desenvolvimento avançado. Os comedouros têm que ser limpos todos os dias, impedindo que os restos acabem fermentando e causando problemas intestinais.

6- Reprodução dos Suínos

Para manter a sua criação de suínos ativa é necessário que os animais se reproduzam. Nesta etapa, é necessário separar os machos e fêmeas com idade a partir de 5 meses de vida, deixando-os em um ambiente apropriado por aproximadamente 2 horas. As porcas ficam gestantes por 114 dias, podendo parir em média 11 leitões, que devem ser desmamados após 28 dias de vida.

A criação de suínos é um negócio que exige certo cuidado, pois, embora muito lucrativo, exige bastante atenção do agricultor, já que será preciso ainda carnear o bicho, ou seja, mata-lo, separar cada parte e etc, para assim poder comercializá-lo.

E Você, Decidiu Começar a Sua Criação de Suínos?

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA