7 Dicas Infalíveis Sobre Como Plantar Alho

Plantar Alho
O alho é um dos produtos de maior consumo no mundo inteiro. Aprenda como plantar alho e obtenha excelentes lucros!

Já pensou em ter sua plantação de alho? Veja agora mesmo como plantar alho e ganhar dinheiro com isso!

Os alimentos ficam muito mais gostosos quando recebem um tempero especial, não é mesmo? Felizmente, existem diversos temperos disponíveis no mercado e que podem ser combinados com diferentes pratos. Em se tratando de itens para temperar, o alho está entre aqueles que podem ser usados para praticamente tudo, estando presente em quase todas as culturas e culinárias.

Porém, mais do que adicionar mais sabor aos alimentos, o alho também pode ser uma ótima fonte de renda, isso porque a plantação de alho é uma atividade extremamente bem sucedida no Brasil, visto que o item pode ser consumido in natura, cozido ou assado, além de a planta se adaptar muito bem às condições climáticas do Brasil.

O consumo do alho é tão grande que basta você pensar, quantas vezes por mês você utiliza alho? No seu dia a dia, quantas pessoas utilizam o alho? A verdade é que, talvez, o alho seja um dos produtos que tenha a maior demanda no país.

Embora o alho seja uma planta bastante resistente, ele requer que o seu plantio seja feito a partir de condições adequadas e tem que receber acompanhamento, desde o processo de semeadura até a colheita, assim se pode garantir a qualidade final do produto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer investir no cultivo desta planta? Para te ajudar iremos trazer mais informações e dicas de como plantar alho. Confira abaixo!

Conheça a Origem do Alho

O alho é uma planta que tem o nome científico de Allium Satvum, sendo considerado um dos condimentos mais utilizados no mundo, tanto para fins culinários quanto para medicinais. No Brasil, esta especiaria foi trazida a partir das navegações portuguesas, durante o período da colonização, em meados de 1.500, passando a ser amplamente cultivada.

Uma das principais características do alho é o seu sabor forte. Esta planta pode atingir um tamanho que varia entre 50 cm e 120 cm de altura, desenvolvendo uma espécie de bulbo, envolto por segmentos, que são conhecimentos popularmente como “dentes de alho”, que é exatamente a parte que pode ser utilizada como tempero ou condimento, sendo consumido assado, cru ou cozido.

Além de acrescentar sabor aos alimentos, o alho também possui propriedades que podem ser utilizadas para fins medicinais. Estudos científicos apontam que o consumo regular de alho evita problemas cardiovasculares, além de ajudar no bom funcionamento do organismo.

Por Que Investir no Cultivo de Alho?

Cultivo de alho
O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de plantação de alho no mundo. Aprenda como plantar alho e entre para esse time de sucesso!

Sim, investir na plantação de alho pode ser um excelente negócio. Em primeiro lugar, o alho é um dos temperos mais consumidos do mundo, sendo amplamente utilizado na culinária. Sendo assim, este mercado é bastante estável, o que possibilita que o produtor tenha bons lucros durante todo o ano.

O Brasil está entre os países que mais exportam alho, negociando principalmente com o continente asiático, onde pratica preços mais elevados. Logo ao entrar neste mercado, você pode negociar com clientes internacionais e aumentar os seus rendimentos. Por fim, vale lembrar que o alho se adapta facilmente às condições climáticas brasileiras, podendo ser plantado em qualquer região, além de necessitar de pouca manutenção, reduzindo os custos de cultivo.

7 Dicas de Como Plantar Alho

Você decidiu mudar a sua vida financeira através do agronegócio e para isso vai dar início a uma plantação de alho? Pois bem, para que o seu negócio seja bem sucedido e lucrativo é necessário tomar todos os cuidados com o cultivo da planta.

Pronto? Acompanhe abaixo as dicas incríveis que reunimos sobre como plantar alho.

1- Escolha o Local Adequado Para a Plantação de Alho

Conforme já foi dito, o alho é uma planta bastante resistente, no entanto, o seu bom desenvolvimento e a qualidade dependem muito do local em que ele será plantado.

Primeiramente, é recomendado que o cultivo da planta seja feito em regiões que possuam temperaturas altas e períodos regulares de chuva. No entanto, se a temperatura atingida for acima de 25°C frequentemente, a tendência é que os bulbos do alho não se formem e, consequentemente, o alho não tenha a qualidade esperada, fazendo com que se tenha prejuízos na sua plantação de alho.

Além disso, o ideal é que o alho seja plantado em um terreno não muito acidentado, pois isso facilita os cuidados com a manutenção durante o crescimento e, posteriormente, traz mais praticidade para a colheita, a qual, via de regra, dá bastante trabalho.

2- Selecione Cultivares Certos Para a Plantação de Alho

Antes de qualquer coisa, comece compreendendo que o cultivares são as condições de cultivo em que a planta é submetida. Sendo assim, é necessário selecionar os cultivares certos para que o alho possa se desenvolver, a começar pela luminosidade, visto que a planta precisa de, pelo menos, 3 horas de incidência de luz.

Para não errar no cultivares é importante avaliar as condições do local em que a plantação será fixada, estudando-a com antecedência. A partir disso, é possível escolher o melhor posicionamento para dispor as sementes de alho, pois receber a luminosidade adequada é crucial para o desenvolvimento da planta, principalmente após a germinação.

3- Escolha a Variedade de Alho

Para dar início a sua plantação há que se escolher a variedade de alho que será plantada. Basicamente, pode-se dizer que existem dois tipos desta planta, sendo o alho comum e o alho poró. A primeira opção é a mais recomendada para o cultivo, devido ao seu vasto uso na culinária. Já a segunda alternativa é mais utilizada para fins medicinais.

4- Prepare o Solo Para Receber a Plantação de Alho

O solo é um fator importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer plantação, podendo contribuir de forma positiva ou negativa. Por isso, para não ter prejuízos é recomendado se antecipar ao problema e preparar o solo para receber a plantação de alho. A primeira coisa a se fazer é limpar o terreno, retirando todas as impurezas que estão aparentes.

Caso a terra já tenha recebido outra plantação anteriormente, o ideal é passar um arado por cima do solo, isto serve para moer todos os restos, fazendo com que eles se decomponham com maior facilidade e sejam utilizados como fertilizante natural. Também é possível passar pesticidas para evitar o aparecimento de pestes durante o cultivo.

5- Faça a Semeadura do Alho

A semeadura do alho pode ser feita a partir das sementes, mas o plantio mais comum é através dos dentes de alho, sendo igualmente eficiente. Primeiramente, faça a abertura das covas em que as sementes ou os dentes de alho serão depositados, que devem ter 10 cm de largura e altura.

Na sequência, basta colocar as sementes dentro dos buracos e fechá-los com, pelo menos, duas camadas de terra. Feito isso, pode-se irrigar os canteiros para umedecer o solo e acelerar o processo de germinação do alho.

É possível utilizar-se de adubos orgânicos para enriquecer a terra de nutrientes e melhorar o desenvolvimento da plantação de alho. Com isso, além de conseguir-se alhos mais bonitos e de qualidade, muitas vezes tem-se um desenvolvimento mais rápido, reduzindo o tempo entre a plantação e colheita do alho.

6- Irrigue a Plantação de Alho

O alho é um tipo de hortaliça que necessita muito de clima úmido e irrigação direta para se desenvolver. Portanto, se a região em que a plantação está situada não tem períodos regulares de chuva, é altamente indicado promover a irrigação mecânica para evitar que não ocorra a desidratação das plantas e, consequentemente, prejuízos na colheita.

Na fase de germinação, a irrigação deve ser mantida constantemente, mas em quantidade moderada para não encharcar o solo. Quando o alho começar a brotar, a irrigação pode ser feita três vezes por semana, sendo que deve atingir todos os canteiros igualmente.

Tome cuidado com a questão de atingir igualmente todos os canteiros, principalmente se estiver fazendo uma irrigação manual ao invés de utilização de equipamentos, costuma-se errar nesse aspecto e, acabando por ter de colher em períodos diferentes cada canteiro, o que gera um trabalho redobrado.

7- Faça a Colheita de Alho

Colheita da plantação de alho
Investir em como plantar alho é ter um retorno rápido. colheita da plantação de alho se dá em menos de 40 dias após plantação.

O alho se desenvolve rápido, ficando pronto para a colheita entre 16 e 36 dias após a semeadura, desde que sejam tomados todos os cuidados durante o plantio, é claro. O processo de colheita da planta é muito simples. Se as folhas estiverem apresentando um tom amarelado e textura seca, basta puxá-las para colher a cabeça de alho que está embaixo do solo e posteriormente cortá-las depois do talo.

Perceba que a plantação do alho é simples, exige os cuidados básicos que quaisquer outras plantações exigem. Um ponto interessante é que, mesmo com uma demanda expressiva, existe relativamente pouca oferta de alho, o que mantém o preço atraente para os produtores.

Agora que já sabe como plantar alho, pronto para começar? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

3.86 avg. rating (77% score) - 14 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde meu nome e Zina. Pela primeira vez, tive o prazer de ler e entender sobre o alho!!! Ótimas dicas :)) Então resido em uma área rural em MG, Baguari, município de Gov Valadares. Adoro plantar e saber o que comemos, pois hoje não são todos os produtos, legumes, verduras e frutas que nos podemos comer não e?? Plantei alho no começo do ano, dai eu fiquei tão ansiosa que não aguentei e retirei as cabeças de alho, mesmo não terem formadas eles estavam maravilhosos, na verdade ate a casca usei, porque estava macia !! Tenho tbem uma pequena plantação de pimenta de umas 12 qualidades, e delas faço um molho de pimenta, onde retiro meu $ para uso próprio. Sempre planto verduras e legumes nesta área, que para min e um paraíso, adoro tbem cuidar dos pássaro silvestres onde tenho ao redor das arvores agua e milho, alpiste etc. A natureza e uma maravilha em nossas vidas, mas nem todos cuidam ou admiram!! Muitíssimo obrigada pelas dicas, vou plantar mesmo mais alho, além do custo esta super alto, será tbem saudável para mim e minha família. Obrigada e tudo de bom.

  2. Bom dia, eu tenho horta de cenoura e alface eu gostaria de saber no plantio de quiabo, e alho. Um do nova cultivares no sitio, eu uso calcário liquido e adubo liquido. e fertilizantes tambem, queria ser orientado produção orgânicos na propriedade.

  3. Preciso de ajuda para fazer um agronegócio. E gostei muito destas orientações de como plantar alho me foi muito útil. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA