Como Divulgar Um Blog E Vender Mais

Como Divulgar Um Blog
Como Divulgar Um Blog

Milhares de novos blogs são extintos todos os dias, alguns, inclusive, com conteúdo de excelente qualidade. Você sabe que diferencia um blog de sucesso de um fracassado? A divulgação! Sem a divulgação certa o blog não tem visitas, mesmo que seu conteúdo seja relevante.

Por isso, aprender como divulgar um blog é tão importante! Quer aprender as formas?

É importante desmistificar o fato de que é fácil conseguir visitas e tornar um blog conhecido. Na verdade, blogueiros de grande nível contratam agências de publicidade especializada para divulgar seus blogs de nicho, pois sabem da dificuldade que é ganhar espaço, ainda mais no início.

Não importa se o blog é sobre microfranquias ou roupas para revender, para tudo é preciso ser encontrado!

Por isso, tenha em mente que ao criar um blog, você precisará constantemente focar em como divulgar, sempre colocando em prática. Honestamente, é algo extremamente chato, mas absolutamente necessário!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para quem aprender um pouco mais de como divulgar um blog, e quais as formas, abaixo você encontra tudo que precisa saber.

Como divulgar um blog em Redes Sociais

As redes sociais deixaram de servir apenas para encontrar amigos, mas tornaram-se um verdadeiro meio de divulgação e publicidade. Criando páginas específicas da empresa ou até mesmo utilizando sua conta pessoal nas redes sociais, poderá divulgar seu negócio para todos os seus “amigos” que estiverem em sua rede de contatos.

O que torna esse meio de divulgação tão promissor é o fato de poder tomar a forma viral, pois um contato seu pode divulgar para outros, consequentemente, formar uma corrente, uma espécie de pirâmide.

Esta talvez seja uma das melhores formas de como divulgar um negócio.

Dentre as redes sociais mais comuns que podemos encontrar estão o Facebook, Twitter, Orkut, Google+, MySpace, Tumblr e Flickr.

Um ponto interessante em divulgar em redes sociais é que, digamos que seu blog trate sobre cosméticos. Você pode criar um grupo, adicionar pessoas que se interessam pelo assunto e, quando você tiver um novo post, divulgar para o grupo inteiro.

Divulgar um Blog ao Interagir em Fóruns

Muitos blogueiros iniciantes menosprezam o poder da interação em fóruns e perdem a valiosa oportunidade de divulgar o blog.

Os fóruns são ambientes em que as pessoas, além de trocar informações, estão em busca de uma solução. Supondo que você tenha essa solução em seu blog sobre criação de coelhos (por exemplo), ao indicar para a pessoa do fórum, você conseguirá, além de divulgar o blog para todos os visitantes da página do fórum, conquistar um visitante frequente, porque ele voltará sempre para conferir as suas dicas e posts.

Eu sei que é chato ficar procurando por fóruns de nichos semelhantes, cadastrando-se e etc, mas acredite, faça a experiência, perceberá que mal não faz! E também, são menos de 30 minutinhos nisso, não precisa passar o dia inteiro respondendo fóruns.

Como divulgar um Blog – Técnicas de SEO

Definitivamente, quem não tiver no mínimo um conhecimento básico de SEO não chegará nem nas últimas posições dos motores de busca. SEO passou a se tornar 99% das visitas dos blogs. Esta bem, talvez não tanto, mas com certeza 60%.

Agora, em um momento em que os blogs se tornaram monetizados, os blogueiros tornaram-se verdadeiros mestres de SEO, por isso está cada vez mais difícil de conseguir rankear no Google (principalmente).

Dentre as técnicas básicas de SEO estão:

  • Palavras chaves no título;
  • Busca de palavras chaves com maior trafego;
  • Utilização da palavra chave em subtítulos;
  • Utilização da palavra chave na URL;
  • Utilização da palavra chave na descrição da meta;
  • Imagens com atributo Alt (palavra chave);
  • De 2% a 3% do texto ser a palavra chave;
  • Textos superiores a 400 palavras;
  • Negritar a palavra chave algumas vezes no texto;
  • Utilizar palavras complementares (associadas);

Essas são apenas técnicas básicas de SEO, existem pontos mais avançados, mas para isso será preciso dedicar um texto exclusivo, sendo que, existe muito material sobre SEO disponível.

Divulgar um Blog – Escrever Guest Posts

Os guest posts são muito utilizados como forma de SEO, pois os links direcionados para o seu site costumam aumentar seu page rank e melhorar seu posicionamento nos sites de busca, já que estes vão lhe ver com maior autoridade.

Porém, o que muitos esquecem é que ao fazer um guest post em outro blog/site com bastante visitas, as pessoas que visualizarem seu texto e perceberem que o conteúdo é de qualidade visitarão o seu site, aumentando seu tráfego.

Isso ocorre porque, quando fazemos um guest post para outro blog, costuma-se colocar uma descrição do Autor (créditos) com o link direto para o site, assim, caso o leitor goste do conteúdo irá entrar no seu blog para conferir mais.

Agregadores de conteúdo para divulgar o blog

Os agregadores de conteúdo são sites e blogs que permitem você divulgar seus posts, ou seja, lançar os links para o seu site. Uma das facilidades de utilizar esta forma para divulgar um blog é que é simples, prática, rápida, grátis e gera muito tráfego.

Existem agregadores com mais de 30.000 mil visitas únicas, as quais podem cair de “paraquedas” no seu blog.

Como nem tudo é perfeito, existe um problema muito comum em divulgar um blog em agregadores de conteúdo, a qualidade do tráfego. Por serem sites com diversas e visitantes de gostos, idades, sexos e interesses diferentes, é comum a taxa de rejeição alta ao entrar no seu blog.

Divulgar um blog em agregadores de conteúdo costuma ser interessante quando tratam de áreas mais “gerais” e que interessa grande parte do público, como por exemplo: roupas, bolsas, notícias e etc.

Material Gratuito como forma de divulgar um blog

Já dizia aquele ditado “tudo que é de graça é bem vindo”. Na internet funciona assim também. As pessoas sentem-se atraídas por materiais gratuitos. Basta verificar no Google Adwords termos com a palavra grátis que perceberá que a demanda é alta.

Montar cursos gratuitos e materiais em geral pode aumentar seu tráfego e torna-los fieis ao seu blog, retornando todos os dias. Além disso, você estará alimentando uma relação de confiança e, posteriormente, caso deseje monetizar seu blog, terá mais facilidade em obter lucros.

Como problema nessa forma de divulgar um blog está o tempo tomado para criar materiais de qualidade e gratuitos, fazendo com que os blogueiros acabem por desistir ou abandonar por meses os blogs.

Diretório de artigos para divulgar o blog

Os diretórios de artigos permitem a você divulgar um blog através do envio de conteúdo. Ao contrário dos agregadores, você não disponibilizará um link e algumas pacas informações, mas fornecerá um post completo.

Simplificando, é uma espécie de guest post, mas ao invés de enviar para blogs que normalmente rejeitam os seus textos, você enviará para um “blog livre”, que aceita praticamente tudo. É uma espécie de colaboração que estará fazendo.  Consequentemente, poderá editar seu perfil e colocar um link para o seu blog.

Dica: Procure por diretórios de artigos com pagerank superior ao seu!

Divulgar o blog – E-mail marketing

O e-mail marketing costuma ser utilizado com o intuito de “vender ou promover” alguma coisa, mas também pode ser utilizado para divulgar um blog.

Veja como trabalhar com e-mail marketing.

Hoje em dia é comum a compra de listas de contatos, até pelo fato de ter um preço bem acessível. Assim, pode-se enviar e-mail marketing com as atualizações de posts e divulgar o blog.

Dica: Procure por uma lista de contatos que esteja dentro do seu nicho.

Endereço na assinatura do e-mail

Frequentemente estamos enviando e-mails, por que não aproveitar para divulgar o blog? Basta colocar uma assinatura eletrônica no e-mail com o endereço do blog.

Você pode ir um pouco mais fundo, utilizar imagens e fazer até uma pequena descrição, isso fará com que a pessoa que recebe o e-mail tenha uma noção do conteúdo e poderá acessar seu blog.

Embora não seja a técnica para divulgar um blog mais efetiva e significativa, costuma apresentar resultados.

Faça promoções intrigantes para divulgar um blog

Fazer uso de enquetes e promoções intrigantes como: quem conseguir mais curtidas na página no Facebook vai ganhar R$ 50,00 reais. Essas formas de abordagens desafiadoras e que oferecem algo em contraprestação costumam trazer efeitos surpreendentes.

Confira nosso artigo de como fazer promoções.

Crie Memes Engraçados como forma de divulgar o blog

Criar memes engraçados pode ser excelente para divulgar um blog, isso porque as pessoas costumam comunicar e compartilhar coisas engraçadas.

É importante você criar memes ou pequenas sátiras que foque o seu público alvo, ou seja, que seja relevante para o seu nicho, afinal, deseja-se tráfego de qualidade.

Invista em discussões no blog

Quando se cria discussões no blog, através dos comentários ou até mesmo por um pequeno chat, consegue-se fazer o público interagir e se tornar participativo, consequentemente, você conseguirá que eles deixem os e-mails/contato para você enviar atualizações do seu posts.

Além disso, essas pessoas retornarão para o seu blog, fazendo com que seu tráfego seja constante.

Sempre invista em publicidade online para divulgar um blog

Criou um blog novo e tem pouco dinheiro para investir? Quase nada? Não pense duas vezes, foque seus recursos na publicidade.

Conteúdo você mesmo pode criar, desde que tenha um pouco de cultura e saiba o básico de português. As pessoas não vão te crucificar por colocar uma vírgula errada, mas é melhor que elas “encontrem” e visitem seu blog para ver esta vírgula errada do que nem mesmo visita-lo, concorda?

  • Por isso, algumas dicas para investir em publicidade:
  • Links patrocinados no Google, Yahoo e outros;
  • Compra de links no Hotwords;
  • Banners na Rede Afilio;
  • Banners em sites;

Pronto para divulgar o seu blog?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA