Como Organizar Um Atelier de Costura

Como Organizar Um Atelier de CosturaVeja como montar e organizar um Atelier de costura!

Você sabe costurar e gostaria de fazer desta habilidade um negócio lucrativo? Alcançar este objetivo é perfeitamente possível, visto que o setor de confecção e vestuário tem um cenário bastante favorável para empreendimentos desta natureza. Para quem não tem muito dinheiro para investir e quer continuar com o seu sonho de montar um negócio no setor existe a opção de abrir um Atelier de costura ou atelier de costura, um estabelecimento menor, mas que tem um bom potencial de rendimento financeiro.

O Atelier de costura se diferencia dos demais serviços da área de confecção devido ao fato de não fornecer os seus produtos para as indústrias e lojistas, pois ele trabalha fabricando peças exclusivas e sob encomenda, negociando diretamente com o consumidor final. Neste caso, os funcionários podem trabalhar com um prazo maior de tempo para entregar as mercadorias, visto que estão mais focados na qualidade do que na quantidade.

Um ponto interessante de se montar um Atelier de costura é o fato de que a lucratividade é maior do que das indústrias, porque ao negociar diretamente com o consumidor final, não é preciso fazer preço de atacado nos produtos, consequentemente, a margem de lucratividade empregada em cada item é maior.

A estrutura do Atelier é menor do que os demais estabelecimentos da mesma categoria. No entanto, para fazer este negócio funcionar na prática é necessário estudar e planejar diversos detalhes, que vão desde a escolha do local de instalação até o modo de operação. Para te ajudar a começar o seu negócio nós iremos trazer aqui informações sobre como organizar um Atelier de costura. Aproveite!

Como Um Atelier de Costura Funciona?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para organizar um Atelier de costura é preciso primeiro entender como ele funciona, concorda?

O Atelier de costura é frequentemente confundido com a confecção, mas trata-se de modalidades diferentes de negócio, pois a última trabalha produzindo roupas para lojas e fábricas, enquanto que a primeira se caracteriza por ser uma empresa que se volta para produção de roupas exclusivas, que são usadas em situações comuns como em reuniões com os amigos, no trabalho e também para ocasiões especiais como casamentos, batizados, entre outros eventos.

A modalidade de Atelier de costura desperta a atenção dos clientes que pertencem às classes econômicas média e alta, os quais dispõem de um capital mais alto para investir na compra de roupas e que almejam se vestirem com peças exclusivas, visando se diferenciar das outras pessoas, principalmente nas ocasiões especiais. Tendo isso como base, é necessário que os funcionários do Atelier que produzem as roupas saibam que eles constroem a identidade dos indivíduos, logo, tem-se que respeitar os gostos individuais.

É importante que você tenha em mente que Atelier de costura é diferente de uma costureira, no Atelier são desenvolvidas peças de roupas exclusivas, normalmente de valor elevado, já as costureiras costumam trabalhar a partir de um molde de roupa que uma pessoa levou até o estabelecimento ou até mesmo fazendo pequenos ajustes.

Quer trabalhar com uma loja de roupas? Atingir segmentos mais específicos tem trazido os melhores resultados neste ramo de negócio, por isso, uma boa dica é abrir uma loja de roupas evangélicas, ainda mais com a grande quantidade de novos adeptos a religião todos os dias.

Mercado Para Montar Atelier de Costura

Se você está determinado a montar um atelier costura, saiba que este é o melhor momento, uma vez que este mercado está em expansão. Na atualidade, o Brasil está entre os países reconhecidos mundialmente por dispor de profissionais dinâmicos e criativos no mundo da moda, características que favorecem as produções de roupas bonitas, de boa qualidade e diferenciadas, tanto em pequena quanto em grande escala.

O mercado de produção de roupas possui uma forte concorrência devido ao fato de ter muitas pessoas atuando diretamente na produção, mas é importante ressaltar que as empresas como grifes e boutiques não estão competindo pelos mesmos clientes, afinal, muitas delas trabalham com a personalização de roupas, estando em busca de um público específico.

O Atelier de costura não compete diretamente com as lojas e confecções, pois estas costumam oferecer preços mais baixos e roupas em grande quantidade, enquanto que o Atelier de costura produz poucas peças e pratica valores mais altos, oferecendo uma mercadoria exclusiva. Além disso, o Atelier também tem uma produção mais alta em algumas datas específicas do ano como, por exemplo, em maio, que é o mês das noivas, no Natal, Ano Novo e Carnaval, quando o interesse das pessoas por roupas diferenciadas aumenta.

Falando em noivas, você já pensou em focar seus esforços para desenvolver uma atividade exclusiva para este público? Na verdade, trabalhar com produtos voltados para as noivas é uma ótima opção de negócio, já que, na maior parte das vezes, as mesmas reservam quantias significativas para investir em seus casamentos e não se importam de pagar “um pouco mais” por algo que gostam. Por isso, lá vai a dica: trabalhe com a confecção de vestidos de noivas.

Como Organizar Um Atelier de Costura

Você quer montar um Atelier de costura? Para ser bem sucedido nesta área de negócio é necessário organizá-lo, planejar todos os aspectos que são importantes para o estabelecimento produzir roupas de qualidade e conquistar a preferência dos clientes. Acompanhe abaixo como organizar um Atelier de costura:

Melhor Local Para Instalar o Atelier de Costura

Para organizar o Atelier de costura a primeira coisa a se fazer é escolher a localização para o Atelier, que é de fundamental importância para que ele obtenha sucesso. Na hora de escolher o seu ponto comercial é preciso ter em mente que o negócio tem de oferecer um fácil acesso para os clientes, pois eles não devem ter muito trabalho para chegar rapidamente ao Atelier, do contrário pode-se desistir de fazer a compra e se interessar pela concorrência.

O Atelier trabalha com a produção de peças exclusivas, ou seja, trata-se de um negócio intimista, por isso o local deve estar situado em uma região em que haja um grande fluxo de pessoas, pois são elas que irão consumir os serviços que estão sendo oferecidos como, por exemplo, em ruas principais, dentro de bairros residenciais, centros comerciais e em shoppings.

Estrutura Para Organizar o Atelier de Costura

Uma das principais vantagens de montar um Atelier de costura é o fato de precisar de uma estrutura bem simples e com um valor de investimento baixo. Em se tratando do espaço físico você vai precisar de uma área de aproximadamente 40m², que será dividida entre a recepção dos clientes, uma sala para tirar as medidas das pessoas, provadores, além de uma ala de produção para a confecção das vestimentas.

Com relação aos equipamentos, o dono do Atelier de costura vai ter de fazer um investimento mais alto, visto que é preciso contar com ferramentas de qualidade para produzir todos os detalhes das roupas personalizadas. Entre os principais equipamentos estão as máquinas de costura dos tipos interloc de costura reta industrial, pespontadeira, galoneira semi-industrial e overloc industrial, balcão, mesas e cadeiras para os funcionários.

Funcionários Para Trabalhar No Atelier de Costura

O Atelier de costura só terá um bom funcionamento se contar com uma cartela de profissionais qualificados. Como no início o Atelier será pequeno e ainda não tem um público grande, recomenda-se começar com uma equipe de 4 funcionário, sendo que um fica designado para atender os clientes e o restante atua diretamente na área de produção das roupas. Já o caixa da empresa deve ser administrado pelo próprio dono.

É importante que os funcionários que trabalhem no Atelier de costura sejam capacitados, tenham boas noções de modas e acima de tudo, sejam ótimos costureiros. Contratar pessoas que são formadas (graduação) em moda, os famosos estilistas, é a melhor solução para fazer com que o seu negócio deslanche, afinal, você estará oferecendo peças de roupas exclusivas, é preciso que a pessoa que irá desenvolvê-la e adapta-la ao gosto do cliente seja boa no que está fazendo.

No entanto, o dono do empreendimento precisa ter em mente que nas datas comemorativas em que a demanda de roupas exclusivas aumenta como, por exemplo, no mês das noivas e no natal, é necessário contratar funcionários temporários para que seja possível suprir os pedidos de todos os clientes sem ter nenhum prejuízo financeiro.

Como Divulgar o Atelier de Costura

Para aumentar os lucros financeiros do atelier de costura é indicado investir na divulgação do negócio. Neste caso, é importante ressaltar que não é necessário usar formas caras de publicidade, pois existem diversas soluções simples de divulgação que são muito funcionais e tem um preço mais acessível como, por exemplo, a distribuição de cartões e folders informando os serviços, contato e horário de atendimento do estabelecimento.

Os materiais de divulgação do atelier de costura devem ser distribuídos onde estão as pessoas que fazem parte do seu público-alvo, podendo, inclusive, serem deixados em outros estabelecimentos. Também é recomendado recorrer às ferramentas virtuais, construindo um site para expor os serviços do atelier de costura e em perfis nas redes sociais, os quais permitem uma interação maior e mais próxima com os clientes.

Pronto Para Começar Agora Mesmo a Organizar um Atelier de Costura? Conte-nos Como Está Indo na Sua Atividade!

 

1.00 avg. rating (39% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA