Como encontrar o negócio certo para se tornar empresário

Como encontrar o negócio certo para se tornar empresárioTodo novo empresário tem um sonho em comum: ter sucesso, mas como encontrar o negócio certo para se tornar um empreendedor bem sucedido? Esta ideia ainda é a que move muita gente a entrar no ramo de um novo negócio e partir para ser o seu próprio patrão. E na maioria das vezes, o novo empresário tem uma ideia excelente em mãos, ao menos ao seu ver, mas não possui certeza quanto à viabilidade da mesma. Se você descobriu o seu desejo de iniciar seu próprio negócio, chegou o momento de saber o quanto sua ideia é maravilhosa para o mercado.

Ter dúvidas quanto ao seu modelo de negócio ser rentável ou não, é normal. Antes de afirmar com toda a certeza que você tem em mãos o negócio do ano, é preciso primeiro se perguntar se você irá mesmo conseguir se manter com a sua ideia ou se ela não passa apenas de um modelo entusiasta de negócio, um modismo que em alguns anos pode simplesmente fechar por não ter mais mercado. Este é apenas um dos pontos que devem ser levado em consideração antes de se investir.

As oportunidades de lucro e auto-realização são grandes no ramo do empreendedorismo, mas é preciso saber se tais oportunidades são para você mesmo ou não passam de mais uma barca indo afundar antes mesmo de começar. Quantos novos empresários você conhece que fracassaram em menos de um ano? Pode sim ser coincidência, mas também pode ser fruto de um mau planejamento da sua ideia em mãos. Se você acha que realmente tem o que é preciso para ser um empreendedor, então deve partir para analisar as suas ideias de empreendedorismo e saber se valem mesmo a pena o investimento.

Como encontrar o negócio certo para investir

Podemos afirmar que tudo pode virar um negócio hoje em dia. Tudo o que você conseguir vender em grande quantidade pode virar uma forma de empreendimento, mas nem tudo é tão rentável o quanto se imagina e talvez, você já saiba disso por ter investido em algo não tão bom anteriormente. Para encontrar o negócio certo, a primeira dica que temos é deixar um pouco a paixão de lado e seguir pela razão, com planejamento.

Todo mundo sonha trabalhar com o que ama, mas isso é rentável mesmo? Um exemplo seria um técnico de máquinas de escrever. Ele pode ser bom, amar o que faz e até abrir uma assistência técnica, mas não há público e contra isso, nenhuma paixão é grande o suficiente. Encontrar a oportunidade de negócio perfeita envolve muito mais que optar por começar pela sua paixão, seu motivador base. Melhor deixar de lado esta abordagem e enveredar pelo o que é mais lucrativo de verdade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O primeiro passo para encontrar o negócio certo para investir é escolher um segmento. Se você tem afinidade por algo rentável, ótimo! Se não, melhor mudar de ideia, não? Se sua ideia de investimento não for tão lucrativa quanto você precisa, que tal sair em busca de uma segunda opção que lhe agrade? Escolha um ramo do seu interesse, que pode até lhe facilitar as coisas para partir para um novo negócio. Escolhido o ramo, passe para a próxima etapa: pesquisa.

Como saber se seu negócio é rentável

Escolhido o tema, chegou a hora de saber o quão lucrativo seu investimento pode ser. Um bom empresário sabe o quanto deve pesquisar antes de sair comprando tudo o que precisa. Uma boa dica é começar por uma análise de mercado. Será que existe mercado para isso? Faça uma busca detalhada por empresas do setor ou semelhantes em sua cidade e veja qual o fluxo de clientes.

Em uma observação mais pessoal é possível observar isso. Se você observa que uma assistência técnica não tem clientes, deve haver algum motivo: ou o produto não é tão comprado ou a empresa não é boa.

Para começar a analisar se seu modelo de negócios escolhido é lucrativo, o primeiro passo é analisar os prós e contras. O primeiro ponto é saber se você tem capital para ele, pois começar um empreendimento no vermelho, já devendo a bancos e credores, pode não ser um bom negócio. Montar uma fábrica de cerveja pode ser um modelo de empreendimento bem lucrativo, mas você tem capital suficiente para o investimento inicial?

Comece pelo básico, o dinheiro, talvez o mais importante. Outra dica é procurar modelos de investimento de acordo com o que você tem no bolso, ficando mais fácil ainda para você não entrar em um barco furado. Certifique-se de fazer uma boa pesquisa de mercado para ver o potencial para o negócio escolhido.

Seus prós e contras devem ser bem específicos antes mesmo de sair para uma pesquisa. São perguntas que você tem que fazer:

  • Existe mercado para tal empresa onde moro?
  • Eu tenho dinheiro ou como conseguir financiamento para isso?
  • Eu entendo sobre o assunto ou tenho como consultar quem entenda?
  • O produto em questão interessa ao público?

Os questionamentos acima são o primeiro passo para começar um negócio de sucesso. Se você não se perguntar sobre isso antes de investir, pode se deparar com problemas ou pior, com o fracasso do negócio. Infelizmente, alguns empresários aprendem o quanto não são lucrativos os seus modelos de negócio somente após investirem, quando já estão com um estoque cheio e nenhum cliente. Para evitar isso, o melhor conselho é partir para a elaboração de um plano de negócios, feito por você mesmo, por um administrador ou um consultor financeiro.

O plano de negócios é de extrema importância para ser encontrado o modelo certo de novo negócio. Este documento deve conter dados primordiais para começar o investimento como análise de mercado, concorrência, fator de risco, capital inicial necessário, lucro por produto, entre outros aspectos. Não se esqueça de fazê-lo antes de gastar qualquer real, para não perder tempo e dinheiro em um investimento sem futuro. Esta é a melhor forma de escolher o seu negócio de sucesso e a mais segura também.

Deixe seu comentário de como você encontrou o negócio certo para se tornar empresário.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

12 COMENTÁRIOS

    • Olá,Laercio. Vi sua busca por informações no ramo de materiais de construção. Estou na mesma situação, gostaria de obter informações a respeito. Vc já montou seu negócio? O que tá achando do investimento? Abraços

  1. Bom dia á todos,já tive fabrica de reciclagem de plastico,perdi tudo por desentendimento com socio, sai do nada e montei minha propria firma (Fênix Materiais Plasticos) trabalho com vendas compro desde sucata ate o granulado e vendo. (Mas ainda tenho vontade de montar minha propria fabrica)como posso financiar? Obrigado, Maria.

  2. Boa tarde,adoro trabalhar c/chocolate,faço ovos de pascoa,em casa.o meu sonho é montar um comercio,gosto tmb de decoraçaõ,p/ festas de aniversario,mas ñ sei como começar.

DEIXE UMA RESPOSTA