Como encontrar o negócio certo para se tornar empresário




Como encontrar o negócio certo para se tornar empresárioTodo novo empresário tem um sonho em comum: ter sucesso, mas como encontrar o negócio certo para se tornar um empreendedor bem sucedido? Esta ideia ainda é a que move muita gente a entrar no ramo de um novo negócio e partir para ser o seu próprio patrão. E na maioria das vezes, o novo empresário tem uma ideia excelente em mãos, ao menos ao seu ver, mas não possui certeza quanto à viabilidade da mesma. Se você descobriu o seu desejo de iniciar seu próprio negócio, chegou o momento de saber o quanto sua ideia é maravilhosa para o mercado.

Ter dúvidas quanto ao seu modelo de negócio ser rentável ou não, é normal. Antes de afirmar com toda a certeza que você tem em mãos o negócio do ano, é preciso primeiro se perguntar se você irá mesmo conseguir se manter com a sua ideia ou se ela não passa apenas de um modelo entusiasta de negócio, um modismo que em alguns anos pode simplesmente fechar por não ter mais mercado. Este é apenas um dos pontos que devem ser levado em consideração antes de se investir.

As oportunidades de lucro e auto-realização são grandes no ramo do empreendedorismo, mas é preciso saber se tais oportunidades são para você mesmo ou não passam de mais uma barca indo afundar antes mesmo de começar. Quantos novos empresários você conhece que fracassaram em menos de um ano? Pode sim ser coincidência, mas também pode ser fruto de um mau planejamento da sua ideia em mãos. Se você acha que realmente tem o que é preciso para ser um empreendedor, então deve partir para analisar as suas ideias de empreendedorismo e saber se valem mesmo a pena o investimento.

Como encontrar o negócio certo para investir

Podemos afirmar que tudo pode virar um negócio hoje em dia. Tudo o que você conseguir vender em grande quantidade pode virar uma forma de empreendimento, mas nem tudo é tão rentável o quanto se imagina e talvez, você já saiba disso por ter investido em algo não tão bom anteriormente. Para encontrar o negócio certo, a primeira dica que temos é deixar um pouco a paixão de lado e seguir pela razão, com planejamento.

Todo mundo sonha trabalhar com o que ama, mas isso é rentável mesmo? Um exemplo seria um técnico de máquinas de escrever. Ele pode ser bom, amar o que faz e até abrir uma assistência técnica, mas não há público e contra isso, nenhuma paixão é grande o suficiente. Encontrar a oportunidade de negócio perfeita envolve muito mais que optar por começar pela sua paixão, seu motivador base. Melhor deixar de lado esta abordagem e enveredar pelo o que é mais lucrativo de verdade.

O primeiro passo para encontrar o negócio certo para investir é escolher um segmento. Se você tem afinidade por algo rentável, ótimo! Se não, melhor mudar de ideia, não? Se sua ideia de investimento não for tão lucrativa quanto você precisa, que tal sair em busca de uma segunda opção que lhe agrade? Escolha um ramo do seu interesse, que pode até lhe facilitar as coisas para partir para um novo negócio. Escolhido o ramo, passe para a próxima etapa: pesquisa.

Como saber se seu negócio é rentável

Escolhido o tema, chegou a hora de saber o quão lucrativo seu investimento pode ser. Um bom empresário sabe o quanto deve pesquisar antes de sair comprando tudo o que precisa. Uma boa dica é começar por uma análise de mercado. Será que existe mercado para isso? Faça uma busca detalhada por empresas do setor ou semelhantes em sua cidade e veja qual o fluxo de clientes.

Em uma observação mais pessoal é possível observar isso. Se você observa que uma assistência técnica não tem clientes, deve haver algum motivo: ou o produto não é tão comprado ou a empresa não é boa.

700 Ideias de Negócios

Para começar a analisar se seu modelo de negócios escolhido é lucrativo, o primeiro passo é analisar os prós e contras. O primeiro ponto é saber se você tem capital para ele, pois começar um empreendimento no vermelho, já devendo a bancos e credores, pode não ser um bom negócio. Montar uma fábrica de cerveja pode ser um modelo de empreendimento bem lucrativo, mas você tem capital suficiente para o investimento inicial?

Comece pelo básico, o dinheiro, talvez o mais importante. Outra dica é procurar modelos de investimento de acordo com o que você tem no bolso, ficando mais fácil ainda para você não entrar em um barco furado. Certifique-se de fazer uma boa pesquisa de mercado para ver o potencial para o negócio escolhido.

Seus prós e contras devem ser bem específicos antes mesmo de sair para uma pesquisa. São perguntas que você tem que fazer:

  • Existe mercado para tal empresa onde moro?
  • Eu tenho dinheiro ou como conseguir financiamento para isso?
  • Eu entendo sobre o assunto ou tenho como consultar quem entenda?
  • O produto em questão interessa ao público?

Os questionamentos acima são o primeiro passo para começar um negócio de sucesso. Se você não se perguntar sobre isso antes de investir, pode se deparar com problemas ou pior, com o fracasso do negócio. Infelizmente, alguns empresários aprendem o quanto não são lucrativos os seus modelos de negócio somente após investirem, quando já estão com um estoque cheio e nenhum cliente. Para evitar isso, o melhor conselho é partir para a elaboração de um plano de negócios, feito por você mesmo, por um administrador ou um consultor financeiro.

O plano de negócios é de extrema importância para ser encontrado o modelo certo de novo negócio. Este documento deve conter dados primordiais para começar o investimento como análise de mercado, concorrência, fator de risco, capital inicial necessário, lucro por produto, entre outros aspectos. Não se esqueça de fazê-lo antes de gastar qualquer real, para não perder tempo e dinheiro em um investimento sem futuro. Esta é a melhor forma de escolher o seu negócio de sucesso e a mais segura também.




Deixe seu comentário de como você encontrou o negócio certo para se tornar empresário.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

27 COMENTÁRIOS

    • Olá,Laercio. Vi sua busca por informações no ramo de materiais de construção. Estou na mesma situação, gostaria de obter informações a respeito. Vc já montou seu negócio? O que tá achando do investimento? Abraços

  1. Bom dia á todos,já tive fabrica de reciclagem de plastico,perdi tudo por desentendimento com socio, sai do nada e montei minha propria firma (Fênix Materiais Plasticos) trabalho com vendas compro desde sucata ate o granulado e vendo. (Mas ainda tenho vontade de montar minha propria fabrica)como posso financiar? Obrigado, Maria.

  2. Boa tarde,adoro trabalhar c/chocolate,faço ovos de pascoa,em casa.o meu sonho é montar um comercio,gosto tmb de decoraçaõ,p/ festas de aniversario,mas ñ sei como começar.

  3. Pretendo montar um e-commerce inicialmente vendendo bijuterias e posteriormente tudo de acessórios femininos, caso alguma vendedora autônoma, representante e/ou interessadas em participar do negócio vamos trocar idéias.
    Obrigado

  4. Eu montei disk água e gás porem quem combinou comigo ele não deu suporte como devo mudar esta situação pois a documentação e toda minha quero conseguir painel pra colocar mas ate o momento não tem nada.

  5. Gostaria de ter mais informações sobre tabacaria ouvi dizer que a souza cruz só envia mercadoria para grandes pedidos
    E também qual a % de ganhos sobre os cigarros
    Quero apenas revender cigarros

  6. Prezados:
    Procuro investidores para abrir sociedade no meu negócio para melhoramento técnico e lançamento de site inédito e sem concorrência até o momento, que tem um mercado estimado em 3,6 bilhões de reais, com meta de faturar no 1º ano 2 milhões de reais. Investimento 170 mil reais. Detalhes somente para interessados.
    Obrigado.

  7. Ola meu mone e irida eu so microinprededoura meu negocio nâo vai nada bem eu peciso de umas ideias novas para meu neu negocio eu vendos roupa eu estou vendendo as mercardoria da loja para eu coloca outro tipos de negocio poque a roupa demora sair qui na minha cidade tem muitas loja de10 reais as minhas roupa sâo de marcas e as loja de10 reais estâo derrubamos os lojistas da cidades poriso eu quero parar com a roupas com a vendas da roupas eu quero coloca uma lojas de 1.real porque quim na minhas cidade nâo tem poriso eu peciso que vocês mim ajude com ideias novas .eu quero saber como faso para acha um comprador para compra todas as minhas mercadorias da minha lojas.a roupa da minha loja estâo paradas nÂo sai de jeito neum eu coloco amucio os carro de som na radias cofleto e nada adianta a cidade que eu mora tem 14mil pessoas e moro em um barrio fica 5minuto do centro eu preciso quevocês mim ajudas com ideias novas uma boa tarde para todas equipe de vocês…………

  8. Sou cabeleireira gosto muito do que faço, trabalho em casa mas não estou tendo sucesso.Portanto estou pensando em mudar de rumo. penso em fazer lanches naturais em casa e vender a delivery.mais estou completamente sem estímulo. por favor me oriente

  9. Olá, estou querendo abrir uma boutique de bijoux finas e folheados co loja fixa e pela internet. Gostaria de alguma orientação sobre a minha ideia. OBRIGADA.

  10. olá pessoal, estou interessado em montar uma empresa de digitalização de documentos, gostaria de saber alguém do ramo para me emprestar experiencia de como começar, preciso de dicas importantes.

  11. Tive uma ideia de montar uma empresa que venda roupas com estampas cristãs sendo primordial, e outras estampas em segundo caso. Minha ideia é tentar vender pela internet, expondo imagens ilustrativas para os clientes, aos quais poderão entrar em contato solicitando o produto desejável. O diferencial de vender pela internet é que eu não precisarei ter necessariamente um estoque de cada produto exposto á venda, sendo assim diminuindo o empatamento de dinheiro em estoque, pois eu fabricaria o produto conforme o pedido dos clientes, tendo um prazo para entrega fixado aos clientes. Gostaria de saber se vocês acham que esta minha ideia há futuro.

    Aguardo sua reposta no e-mail.

    Att.
    Alan Viana

  12. Estou com planos de abrir um supermercado em uma Novo lugar que vou morar, onde é distante dos pontos de venda, porém tem muito moradores. TENHO apenas 18anos, mas já quero começar o meu negócio… tem algo a me indicar?

  13. PRIMEIRO NAO DAR PRA MONTAR NADA SEM DINHEIRO, SEGUNDO UMA BOA IDEIA E RARO,TERCEIRO PRECISA ALEM DE TUDO SORTE E MUITA DEDICACAO NO QUE VAI FAZE , UM BOM EMPRESARIO TEM QUE TER OS PES NO CHAO VIVER A REALIDADE E SONHAR COM OS OLHOS BEM ABERTO PORQUE SE NAO O JACARE ENGOLI E ISTO NAO E FACIL SO OS FORTES SOBREVIVEM BOA SORTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here