Como Começar Um Negócio

Como Começar Um NegócioAprenda como começar um negócio e dê o primeiro passo para a sua liberdade financeira!

Você cansou de passar a vida toda trabalhando para os outros e não receber o reconhecimento profissional e financeiro que gostaria? Definitivamente, você não está sozinho nessa, pois muitas pessoas passam por esta situação diariamente, geralmente aquelas que não se conformam e buscam como solução montar um negócio próprio, passando a ser o seu único chefe e tendo mais flexibilidade. Essa também é a sua intenção? Então, é necessário compreender todos os requisitos necessários para se tornar um empresário de sucesso.

Abrir uma empresa exige de você dedicação, organização, planejamento, uma ideia interessante, bons fornecedores, funcionários, é uma vasta quantidade de pontos a serem tratados. Não é a tarefa mais fácil que você irá enfrentar, mas com certeza será a mais gratificante!

Começar um negócio próprio pode ser o caminho para a sua independência financeira e profissional, mas trata-se de um processo que deve ser feito com o máximo de cuidado, pois qualquer falha que ocorrer pode levar o seu empreendimento à falência, e pior, acabar com as economias que você junto para iniciar.

Para começar um pequeno negócio você deve fazer estudos em diferentes campos, que vão desde qual é a melhor atividade para se trabalhar, qual público-alvo escolher até como selecionar o espaço mais adequado para instalar a empresa. Estas atitudes que são simples podem fazer toda a diferença, determinando se o negócio será bem sucedido ou não. Para te ajudar neste processo nós reunimos as melhores informações sobre como começar um negócio. Confira abaixo:

Você Realmente Quer Começar um Negócio?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Um estudo realizado no setor de empreendedorismo no Brasil aponta que a cada dez novos negócios abertos, oito deles fracassam e interrompem as suas atividades com menos de 18 meses de funcionamento. Os fatores que contribuem para este cenário são os mais diversos possíveis, deste a falta de apoio, inexperiência até um equívoco do próprio empreendedor, que muitas vezes tinha mais empolgação do que capacitação para gerir a empresa.

Uma boa dica para você evitar ao máximo errar ao montar um negócio é aprendendo com os erros dos outros. Por isso, sugiro que confira o nosso texto sobre 10 erros empresariais e não os cometa.

Sendo assim, antes de correr atrás das medidas necessárias para abrir um negócio é de fundamental importância se perguntar se você realmente quer isso ou se é uma empolgação momentânea. Você se imagina trabalhando com esta atividade daqui a dez anos? Tem paixão pelo serviço que vai desenvolver? Estas perguntas simples ajudam o empreendedor a não se frustrar posteriormente e ainda reduz os riscos de sofrer prejuízos financeiros, além de “dores de cabeça” para fechar a empresa.

Montar um negócio pode ser ótimo e lhe trazer um ótimo retorno financeiro, mas lembre-se de estar certo de que realmente deseja isso, que conseguirá desempenhar a atividade com a empolgação necessária. Não estamos dizendo que você irá trabalhar SEMPRE feliz, isso é muito pouco comum, já que o trabalho passa a se tornar desgastante com a repetição frequente da atividade, contudo, você deve conseguir executá-lo com a mesma intensidade e vontade que iniciou.

Começar um Negócio de Que?

Não basta apenas querer abrir um negócio, pois também é necessário tê-lo muito bem definido. Portanto, a primeira coisa a se fazer é definir qual é o tipo de atividade que você deseja executar no mercado. Para chegar até esta resposta é necessário fazer uma análise de quais são as suas habilidades profissionais e em qual categoria de empresa elas podem ser empregadas.

Para começar um negócio você pode fazer um estudo de quais são as oportunidades do mercado para aproveitá-las. No entanto, não é recomendado escolher uma atividade apenas porque ela está no ápice atualmente, pois há o risco de você não saber gerir ou deixar de gostar do trabalho, além dela poder entrar em declínio em pouco tempo. Nesta etapa, procure escolher um negócio que de fato esteja em harmonia com o seu perfil profissional.

Avaliar os negócios observando a sua propensão de crescimento futura também é uma ótima forma de conseguir encontrar a melhor categoria para se enquadrar. Lembre-se, o mais importante não é como aquele setor estará agora, mas sim como ele estará nos próximos anos. Você pode se interessar também pelo nosso texto sobre ideias de negócios na internet.

O Mercado Tem Espaço Para Começar Um Negócio?

Depois de escolher o tipo de negócio que você pretende montar é recomendado fazer um estudo para verificar se há espaço para ele no mercado. Afinal de contas, de nada adianta investir em algo que você gosta de trabalhar, mas que está saturado ou com baixa demanda. Verifique se os outros no setor estão com uma boa saúde financeira ou estão perdendo seus clientes a cada dia que passa. Analise qual é a situação atual do ramo em que o seu negócio irá atuar as suas atividades.

Além disso, também é indicado fazer um estudo da concorrência do negócio, elencando-a em uma lista com as empresas mais expressivas e lucrativas, bem como daquelas menores e com menos poder financeiro. Em posse destas informações, o empreendedor pode analisar quais são os pontos fracos e fortes da sua concorrência, podendo se posicionar de maneira mais estratégica para enfrentá-la.

Já ouviu falar em guerra de preços? Alguns setores é bem comum acontecer, por isso é uma boa ideia ler o texto sobre como sobreviver a uma guerra de preços.

Faça o Planejamento Antes de Começar Um Negócio

O que é o seu negócio e o que almeja atingir com ele? É de fundamental importância ter estas definições desde o início. Nesta etapa você deve fazer um planejamento completo do negócio, determinando o seu nome, tipo de atividade que será executada, produto que chegará até o consumidor final, entre outros pontos importantes. Veja como elaborar um plano de negócios, irá ajuda-lo.

O planejamento também deve conter as informações sobre como o negócio será gerido, quem são as pessoas responsáveis por administrá-lo, além de quais são os objetivos a serem alcançados nos primeiros meses de atuação. O planejamento não precisa ser inalterável, pois se surgir algum problema ou mudança no meio da trajetória da empresa, o documento pode ser alterado.

Ao Montar um Negócio Vai Precisar de um Sócio?

Os especialistas geralmente não recomendam abrir um negócio com um sócio, pois o processo se torna trabalhoso, além de haver o perigo de o empreendedor vir a ter problemas no futuro por divergências de opiniões na gestão do empreendimento.

O sócio deve ser escolhido somente quando você realmente precisa de alguém para dividir as atividades, que possa trabalhar e contribuir para com a evolução do negócio ou injetar dinheiro para viabilizá-lo. Também é importante que haja uma relação de confiança entre os sócios, além de a sociedade ser registrada em cartório, determinando qual é a participação de cada um.

Quer encontrar um sócio? Veja nosso texto sobre procuro um sócio investidor.

Determine Quem é o Público-Alvo ao Começar um Negócio

Para quem o negócio irá operar as suas atividades? Antes mesmo de abrir as portas é necessário determinar quem será o público-alvo, pois a partir daí é possível aprimorar as atividades e oferecê-las de acordo com as características e necessidades do seu público consumidor.

Além disso, você poderá trabalhar melhor a divulgação dos produtos, já que irá conhecer a linguagem dos consumidores que comprarão o seu produto.

Para selecionar o público-alvo é necessário analisar a atividade que será prestada e o seu respectivo ramo. Por exemplo, uma loja de roupas com preço mais acessível pode vender para mulheres jovens da classe econômica B e C. Quanto mais bem definido for o seu público, mais fácil será desenvolver estratégias para conquistá-lo e fidelizá-lo.

Escolha o Ponto Adequado Para Montar um Negócio

O negócio deve ser instalado em um local adequado, primeiramente é recomendado fazer um estudo para verificar onde está localizado o seu público-alvo, pois a empresa tem que estar o mais próximo possível dele, sendo de fácil acesso sempre que os clientes tiverem a necessidade de procurá-lo.

Para escolher o local para instalar o negócio também se deve verificar se ele está perto dos fornecedores, o que é importante principalmente se ele irá trabalhar com produtos que são perecíveis, diminuindo o risco de eles estragarem ou sofrerem danos durante um transporte prolongado.

Embora o ideal ao começar um negócio seja ficar próximo do seu público-alvo, pode existir exceções, já que alguns tipos de negócios permitem que seja instalado longe, inclusive, é aconselhável, devido ao barulho, como exemplo é possível citar as fábricas.

Capte Recursos Para Começar um Negócio

O ideal é que o empreendedor guarde dinheiro para montar o negócio, mas nem sempre isso é possível, até mesmo porque dependendo da atividade é preciso contar com um capital alto, Neste caso, o ideal é captar os recursos para abrir a empresa, o que pode ser feito através de parcerias com investidores anjos, sócios ou em última opção de empréstimos ou financiamentos no banco, pois é indicado evitar o endividamento, principalmente no início das atividades, quando o lucro ainda é incerto.

Posicione o Negócio no Mercado

Desde os seus primeiros meses de funcionamento é necessário que o negócio se posicione no mercado, deixando bem claro o que ele faz, quais são os seus ideais e o que será oferecido para o público. Ter um posicionamento é importante para que a empresa gere identificação nos consumidores e também se torne conhecida pelos concorrentes.

Agora é a Sua Vez de Começar um Negócio, Consiga a Sua Tão Sonhada Liberdade Financeira!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA