6 Passos Eficientes Para Fazer Marketing Social

Marketing Social
O marketing social tem enfoque em campanhas sociais, sendo um meio muito efetivo de divulgação para qualquer empresa.

O marketing social está cada vez mais presente, mas você sabe como fazer? Benefícios? Confira tudo aqui!

Quem não é visto, não é lembrado! Este é um velho ditado que permeia o universo do marketing, o qual, embora seja antigo, é muito funcional na atualidade. Para que uma empresa venda os seus produtos é necessário que eles sejam apresentados ao público-consumidor através de campanhas e ações publicitárias.

Se para vender mais mercadorias é preciso investir em divulgação, imagina em se tratando de campanhas sociais? Pois bem, neste caso, é necessário desenvolver e aplicar as campanhas de forma ainda mais “agressivas”.

Para atender a esta necessidade existe uma categoria exclusiva para o marketing social, que tem como objetivo disseminar um determinado conhecimento para o público-alvo, influenciando o seu comportamento e promovendo uma mudança de atitudes.

Você quer promover uma campanha para divulgar um serviço útil e que contribui positivamente para com a sociedade? Então é necessário conhecer todos os meandros do marketing social e saber como aplicá-los para colher os resultados vislumbrados.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar reunimos informações sobre o marketing social. Confira!

O Que é Marketing Social?

De forma popular, podemos dizer que o marketing social é um dos setores do marketing que tem como objetivo influenciar o comportamento de uma determinada camada da sociedade, promovendo a divulgação de um alerta ou serviço. A partir do ponto de vista teórico, o marketing social é classificado como uma gestão estratégia, a qual visa a transformação social a partir de equidade e preceitos éticos.

O marketing social pode ser utilizado por organizações que prestam serviços sociais como ONGs e instituições governamentais, mas também pode ser adotado por empresas comerciais que desejam associar a sua marca a uma ação social que tenha a ver com os seus serviços, o que possibilita criar uma boa imagem frente aos consumidores e consumidores em potencial.

Perceba que trabalhar a imagem com uma forma social é uma excelente maneira de conseguir adeptos à marca, vale a pena trabalhar essa forma de marketing que tem tido cada vez mais aceitação.

Qual a Diferença do Marketing Social e Comercial?

O marketing social tem características semelhantes ao comercial, mas se diferem em alguns pontos, que devem ser conhecidos para que as campanhas sejam realizadas corretamente e consigam atingir os seus objetivos.

Primeiramente, o marketing comercial tem o intuito de divulgar um serviço, produto ou marca para aumentar o seu número de vendas e obter lucros.

O marketing social tem como meta evidenciar a necessidade de adotar determinadas ações, as quais beneficiam a sociedade. Por isso, é possível afirmar que o marketing social atua no nível subjetivo, que é a consciência social, ou seja, tem como foco da campanha trabalhar as mudanças que propõe e despertar um sentimento no público-alvo.

O marketing social também é considerado mais complexo do que o marketing comercial, uma vez que se propõe a atingir a consciência do receptor da mensagem, fazendo com que ele mude as suas atitudes. Além disso, os produtos sociais são mais difíceis de divulgar que os comerciais, são controversos, não tem a satisfação imediata dos consumidores e necessitam atingir resultados incríveis.

Qual a Importância do Marketing Social?

Definitivamente, o marketing social é muito importante para os setores da sociedade, contribuindo positivamente para com a sua evolução. Em primeiro lugar, esta modalidade de marketing é importante devido ao fato de incentivar e facilitar a adoção de ações, conhecimentos e práticas sociais como, por exemplo, o hábito da leitura, males do tabaco ou álcool, uso de preservativo, doação de órgãos ou sangue, entre outras possibilidades.

O marketing social também é importante por poder ser usados para definir novos rumos para a sociedade e tornar os cidadãos mais conscientes, podendo alcançar objetivos como diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, reduzir os acidentes provocados por motoristas alcoolizados, aumentar o número de doação de sangue, e assim por diante.

Além disso, o que poucos negócios inovadores sabem é que o marketing social pode ser uma grande “sacada” para a marca, podendo atingir um resultado 10x melhor do que o marketing comercial, desde que, é claro, seja bem trabalhado.

Pense, empresas de grande porte como a MC Donalds trabalham marketing social acentuadamente, você acha que eles fazem isso por quê? Simples, porque funciona!

Através do marketing social você consegue atingir o público e fazê-los aderir a sua proposta de forma indireta, como se eles tivessem fazendo um “bem para a humanidade” quando, na verdade, também estão fazendo um incrível “favor” para a sua empresa, qual seja, aderir a sua proposta, comprar produtos e usufruir dos seus serviços.

6 Passos Para Fazer Marketing Social

Você tem uma organização social ou comercial e deseja promover uma campanha social, visando mudar o comportamento do seu público? Acompanhe abaixo como fazer marketing social da forma correta.

1 – Escolha o Público-alvo Para Fazer a Campanha de Marketing Social

Público alvo do marketing social
Focar em um público específico no marketing digital é fundamental para atingir o sucesso na publicidade social da empresa.

Antes de qualquer coisa é importante que o setor de marketing social da empresa pare e escolha o seu público-alvo. Afinal de contas, sair “atirando” para todos os lados não vai dar em nada positivo, muito pelo contrário, pode até fazer com que as pessoas criem rejeição à mensagem que será transmitida.

A rejeição criada através de campanhas publicitárias feitas incorretamente é o pior “pesadelo” dos profissionais de marketing social, porque condenará a empresa, já que aqueles que desenvolverem esse sentimento raramente voltam a “confiar” na imagem da empresa e, além de não aderir aos serviços, ainda irá depredar a fama do negócio.

Em primeiro lugar, o ideal é que a empresa escolha um público-alvo que tenha a ver com os seus consumidores. Por exemplo, se ela vende produtos femininos, uma boa ideia é adotar uma campanha de prevenção contra o câncer de mama. Se preferir, a organização também pode querer se aproximar de outro público, que não necessariamente o seu, mas terá que concentrar mais esforços para persuadi-lo.

2 – Identifique a Necessidade da Comunidade Escolhida Para o Trabalho de Marketing Social

Já escolheu qual fatia da sociedade será alvo do seu marketing social? Feito isso, é necessário identificar qual é a necessidade da comunidade escolhida, ou seja, analisar qual é o problema enfrentado por ela e checar se é possível mudar a situação através do desenvolvimento de ações de marketing social.

É importante que a demanda identificada seja algo possível de se reverter, que possa ser mudado para melhor através da alteração do comportamento do público-alvo. Por exemplo, caso a comunidade alvo do marketing social possua um número alto de crianças que têm dificuldades para ler, logo, este é um problema que pode ser resolvido. Uma alternativa é realizar uma campanha de incentivo à leitura e de leitores voluntários.

3 – Escolha os Canais Certos

Depois de selecionar o público-alvo e o tipo de campanha que será realizada será necessário escolher os canais certos para divulgar o marketing social. Atualmente, é possível ter acesso a diversas ferramentas que podem ser utilizadas para promover ações publicitárias amplamente, mas se tem que optar por aquelas que estão relacionadas aos receptores da campanha.

Por exemplo, caso a organização esteja fazendo marketing social para reduzir a mortes de jovens no trânsito ocasionadas por bebidas alcoólicas, o ideal é descobrir em quais canais estas pessoas estão concentradas como, por exemplo, redes sociais e plataformas de vídeos, que atingem em larga escala e são interativas.

4 – Adapte-se à Linguagem do Receptor ao Trabalhar com Marketing Social

Adaptação de linguagem no marketing social
Adaptação de linguagem no marketing social é muito importante, pois deve ser falada para o público e não para a promoção direta da empresa.

Um dos erros primários, mas que é comum nas campanhas de marketing, é adotar uma linguagem que reflete o comportamento da empresa e não o dos consumidores do serviço. Portanto, adapte-se à linguagem do receptor! A organização não deve falar para ela, mas sim para o público.

Sendo assim, há que se identificar qual é o comportamento e linguagem utilizados pelas pessoas que serão atingidas pela campanha. Este processo pode ser feito através do levantamento de informações como, por exemplo, idade, classe econômica, grau de escolaridade, gênero, entre outras características.

Procure descobrir as palavras que o seu público mais utiliza e empregue-as na sua campanha de marketing social, além disso, é interessante buscar a linguagem exatamente “igual”, por exemplo, caso sejam adolescentes, trabalhar com gírias comuns e de fácil entendimento.

5 – Estimule a Adoção de Novos Comportamentos

O seu marketing social tem que deixar bem claro a sua posição frente à campanha desenvolvida, incumbindo-se de estimular a adoção de novos comportamentos, Pesquise, selecione e divulgue as ações que podem ser tomadas para reverter o problema que está sendo tratado. Obviamente que as mudanças de comportamento sugeridas devem estar ao alcance do público, pois não adianta propor ações irrealizáveis.

6 – Fale Sobre os Riscos da Não Mudança nas Atitudes

Se no marketing social é interessante assumir uma postura mais “agressiva”, estimulando as pessoas a mudarem de comportamento por meio do impacto com a realidade, então, é preciso falar sobre os riscos que a sociedade corre se não houver mudanças de atitude.

Um exemplo disso são as campanhas de prevenção a acidentes de trânsito que utilizam imagens chocantes para impressionar os espectadores.

Já aplica o Marketing Social na sua empresa? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA