Estratégia de Marketing – Aprenda a Desenvolver

Estratégia de MarketingAprenda a desenvolver uma estratégia de marketing efetiva e que ponha sua marca no topo!

Todos os dias novos negócios são criados no Brasil, alguns atingem o sucesso e outros vão à falência. Um dos responsáveis pelo sucesso é com certeza o marketing desenvolvido em cima da empresa e produto.

Muitas pessoas acham que fazer o marketing é simplesmente campanha de preços baixos e alguns anúncios espalhados por aí, seja físicos ou online. Não é! O marketing leva em consideração uma série de fatores e estudos, desenvolvendo-se não apenas uma campanha, mas sim estratégias de marketing a serem seguidas, as quais irão desenvolver uma imagem positiva para a empresa.

É importante que você entenda que as estratégias de marketing irão auxiliar à empresa nas vendas, melhorar a efetividade, mas não se referem às estratégias de vendas em si, estas são totalmente diferentes, normalmente utilizadas por atendentes em serviços de call center ou em contatos diretos.

Mas afinal, como desenvolver estratégia de marketing de forma efetiva e apropriada para o seu negócio? Criar algo mais do que uma simples campanha e atingir em cheio o potencial cliente? É isso que você vai aprender agora!

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Conhecer o mercado é o primeiro ponto para criar uma estratégia de marketing para venda, indiferente se for ao tocante à prestação de serviços ou e-commerce.

Quando você conhece o mercado que pretende atuar ou já atua é possível encontrar os “detalhes” que costumam passar despercebidos, seja o que mais impacta os consumidores, “dores”, desejos, objetivos, necessidades, entre outros fatores.

Por exemplo, não adianta você focar em uma estratégia de marketing de redução de preços se os seus consumidores não se importam de pagar o valor que você está propondo, mas sim em ter um atendimento exclusivo e diferenciado.

Perceba que conhecer o mercado, dificuldades dos concorrentes e o que se espera de uma empresa no setor é realmente importante.

Você deve ter em mente que esta pesquisa de mercado é importante para qualquer tipo de negócio. Um ponto que costuma ser deixado de lado e prejudica muito ao fazer um planejamento e estrategia de marketing é não levar em consideração os fatores regionais.

Por mais que você trabalhe com e-commerce, supondo, você terá uma concentração maior de visitantes e potenciais compradores de uma determinada região, saber os costumes, formas de comunicação e peculiaridades para comunicar-se com eles através do marketing irá distinguir o sucesso ou não da estratégia. Estes dados podem ser obtidos através de pesquisas diretas ou análises de dados fornecidas por plataformas como o Google Analitycs. Veja um pouco mais sobre como vender pela internet.

Público-Alvo Foco do Marketing

Como elaborar uma estratégia de marketing se não se sabe para quem? Este é um ponto básico e que realmente precisa ser satisfeito. E digo mais, talvez você pense, mas irei fazer o marketing da marca em si, desenvolver uma boa imagem, mas a questão é, para quem? Mesmo que o objetivo do marketing seja tornar a marca atrativa, é necessário ter uma ideia de para quem isto será feito, de nada adianta desenvolver uma marca atrativa para as pessoas erradas, que não irão adquirir seu produto ou serviço.  Concorda!?

Para descobrir o público alvo antes de elaborar as estratégias de marketing é importante começar com algumas perguntas. Vamos conhecê-las:

  1. O seu público alvo é homem ou mulher?
  2. Qual é a faixa etária?
  3. Qual é a condição econômica?
  4. Quanto estão dispostos a pagar?
  5. Qual é o período diário que trabalham?
  6. O que os levam a buscar pelo que você oferece?
  7. Quais costumam ser as principais preocupações?
  8. Normalmente tem filhos?
  9. Quais locais frequentam?
  10. Qual é a linguagem habitualmente utilizada?
  11. Quais os meios de comunicação que estas pessoas acessam?

Esses são os principais pontos à serem tratados para qualificar o público-alvo do seu negócio e permitir estabelecer a estratégia de marketing mais efetiva.

O Que a Marca Tem Como Diferencial

Uma das melhores formas de fazer uma campanha de marketing e desenvolver boas estratégias é focando nos diferenciais que a marca pode oferecer. Veja, se você tem algo de especial, por que não mostrar aos outros e dar ênfase nisso?

Encontrar os “pontos fortes” e o que você oferece que vale a pena registrar na “mente” dos consumidores é importante. Uma das finalidades do marketing é justamente fazer com que o consumidor pense e se lembre da sua empresa, a questão é, o que você deseja que o consumidor lembre?

Reuna-se com a sua equipe e procure descobrir isso. Também, é importante que você tenha uma logomarca do seu negócio, até mesmo para facilitar o marketing visual. Caso ainda não tenha, sugiro ler nosso texto sobre como criar uma logomarca.

Desenvolva a Imagem Através das Estratégias de Marketing

Conhece aquele ditado: “não procure borboletas, cuide do jardim”. É exatamente esta uma das melhores formas de se trabalhar a estratégia de marketing efetiva.

Muitas vezes tem-se como foco aumentar as vendas através de estratégia de marketing ou campanhas, contudo, após passar um curto período, as vendas despencam e os lucros se esvaiam. É isto que você deseja? Eu não!

Para que se consiga manter uma boa lucratividade de forma estável você deve fazer um marketing efetivo em cima da imagem que a empresa representa e não apenas quanto a um produto ou serviço, objetivando o aumento das vendas.

Claro, fazer algumas campanhas de marketing para incentivar o consumo é interessante, mas perceba, é para incentivar o consumo e não tornar sua empresa “importante” para os consumidores.

Vou trazer um exemplo simples, Mc Donald’s é uma empresa com a marca devidamente reconhecida, investiu em estratégias de marketing que objetivam a marca e não apenas incentivar seus produtos. Agora, se você montar uma empresa que ofereça exatamente o mesmo lanche que o Mc Donald’s, você acha que as pessoas deixarão de adquirir deles para comprar de você? A resposta é não, e isto acontece porque a marca possui renome, foi feito um marketing em cima da imagem da marca e não apenas para vender produtos em um período ou outro.

Lembre-se disso ao elaborar um plano de marketing e estabelecer a estratégia que será utilizada.

Dicas de Estratégia de Marketing

Você já tem as principais informações que precisa para poder criar estratégias de marketing para o seu negócio, agora chegou o momento de escolher e desenvolver.

Algumas estratégias de marketing são a redução de preços, anúncios em sites, jornais e etc. Bom, estas estratégias são bastante simplórias, pouco efetivas à longo prazo e, honestamente, não precisa ser um “especialista” e passar horas pensando para desenvolver isto. Claro, desenvolver um bom anúncio é importante, mas não é o foco deste artigo, então vamos trazer algumas ideias e dicas para montar uma estratégia de marketing que tenha como foco perpetuar a sua marca!

Desenvolva conteúdos (seja campanhas, posts, documentários, vídeos, algo relevante) e que possa demonstrar os diferenciais da marca. Mas não faça nada apelativo para a venda e sim de caráter informativo. Ao fazer isto, as pessoas estarão menos sujeita a “contrariar” os argumentos, já que você não está pedindo nada dela, pelo menos não agora.

Ressalte as características especiais da marca, os diferenciais. Agora o “grande lance”, faça isto de forma imperceptível, por exemplo, contando um caso de sucesso da empresa.

Trabalhar conteúdos com a famosa arte storyling (contando história) é a melhor opção, para isso sugiro um VÍDEO. Ao utilizar esta forma de publicidade você irá impedir juízos de defesa da maior parte dos consumidores, já que está contando uma história e não impondo um ponto de vista que tem de se fazer aceito.

Outra excelente forma de estratégia de marketing é trabalhar o “politicamente correto” da marca. Alguma vez já se perguntou por que grandes empresas investem tanto em campanhas do tipo: contra abuso infantil, violência contra a mulher, cuidados ambientais, sustentabilidade e etc?

Ao fazer isto estão se tornando “politicamente correta”, bem vista aos olhos dos potenciais clientes. Isto acaba por melhorar a imagem da empresa. É interessante você fazer também.

Para que uma campanha de marketing seja bem aceita no sentido de ser “lembrada”, é importante que você trabalhe centros neurais corretos, pode ser atingindo o cérebro reptiliano (primitivo) ou emocional, evite criar estratégia que trabalhe com a razão.

O processo de compra e desejo ocorre no inconsciente (emocional e reptiliano) e não na razão, esta última serve apenas para justificar o que já foi decidido inconscientemente.

Por isto campanhas com caráter emocional ou instintivo (reptiliano) costumam ser muito propagadas em redes sociais.

Canais de Comunicação Das Estratégias de Marketing

De nada adianta você desenvolver a estratégia de marketing da sua vida se não souber onde veicular. Aí surge a grande pergunta: Qual é o melhor lugar para veicular a campanha/estratégia de marketing?

A verdade é que o lugar certo é onde o seu público-alvo está ou busca informações. Por exemplo, se o seu público é jovem e está sempre conectado às redes sociais, uma boa dica é utilizá-las, já pessoas de mais idade tendem a utilizar outros meios de comunicação, como é o caso de sites de notícias (veicular nestes pode ser interessante).

Pensando em termos de e-commerce, as redes sociais estão entre as maneiras mais atrativas de conseguir divulgar uma estratégia de marketing, principalmente por ser um dos canais comunicativos que as pessoas passam mais tempo, além de ser relativamente barato.

Procure o meio de comunicação que seu potencial cliente costuma utilizar, isto não será difícil descobrir, já que você fez a caracterização do seu público-alvo (lá no início do texto).

Conte-nos Como Está Indo a Sua Estratégia de Marketing e a Efetividade já Atingida!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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