Como fazer um panfleto que venda

Como fazer um panfleto que vendaNesse texto, ensinaremos a você algumas técnicas e dicas para que consiga fazer um panfleto que venda, que aumente o seu público consumista e traga sucesso para o seu negócio.

Estudos científicos comprovam que uma pessoa analisa algo (outra pessoa ou imagem) em menos de 5 segundos, ou seja, é apenas “uma passada de olhos”. Dessa forma, podemos entender porque um panfleto bem elaborado, com foco nas partes principais e com uma linguagem neurolinguística apropriada pode aumentar significativamente o publico de uma empresa.

IMPORTANTE: Um leitor faz 3 análises básicas em um panfleto, aqui você aprenderá TUDO que precisa saber para criar um panfleto que vende.

1. Escolha do Programa para fazer um panfleto

Para fazer um panfleto será preciso utilizar um programa de artes gráficas, normalmente é utilizado ou o Photoshop ou o Coreldraw.

Dica: O custo para contratar um especialista é baixo, muitas vezes fazem a arte de graça, desde a impressão dos panfletos seja feita com a gráfica.

2. Cores utilizadas para fazer um panfleto

As cores que serão utilizadas no panfleto são responsáveis por destacar a escrita e imagens. Isso ocorre devido ao fato de que a cor de fundo causa contraste.

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Para encontrar uma cor adequada pense da seguinte forma: a cor não pode “ofuscar” as demais imagens e escritas que serão colocadas no panfleto, bem como, não pode causar um contraste tão elevado que a pessoa se sinta incomodada ao olhar o panfleto.

É importante que a cor de fundo seja chamativa, mas que não extrapole, devido ao contraste e a desarmonia que pode causar quando observada.

Utilizar bordas com cores diferentes e que destaquem o panfleto costuma trazer bons resultados também, pois prendem a atenção do leitor por mais tempo e fazem com que o mesmo “receba” o panfleto no momento da entrega.

3. Imagens para fazer um panfleto que vende

Todo panfleto precisa de uma boa imagem, jamais faça um panfleto apenas com informações escritas, sem quaisquer imagens.

O primeiro ponto que o leitor irá observar é a imagem, já que esta exige menos esforços, bastando um mero “passar de olhos”, por isso, possuir uma imagem análoga a ideia do negócio, bonita e previamente estudada observando os preceitos de PNL (programação neurolinguística) é fundamental.

Uma imagem que foi muito utilizada nos EUA, e ainda é até os dias atuais, é a de um boneco (Bill Clinton creio eu) apontando com o dedo para frente em direção aqueles que olhavam, com um olhar firme e sério, com frases para entrar para o exército americano.

A imagem foi um verdadeiro sucesso e responsável por um grande número de alistados.

Através de uma análise neurolinguística percebe-se que a imagem foi muito bem estudada, trazendo um caráter patriarcal, utilizando uma mensagem subliminar de AUTORIDADE, como se estivesse mandando o leitor alistar-se.

Panfleto que vende
Panfleto que vende

Dessa forma, percebe-se o poder de uma imagem, bem como, que se o exercito americano gastou tantos esforços para criar algo desse tipo, imagine o poder de persuasão que uma imagem bem elaborada pode ter no seu panfleto?

Importante: A imagem deve ter algo a ver com o seu negócio, por exemplo, caso deseje vender aparelhos de informática e queira utilizar uma técnica como a acima exposta, pode-se utilizar o Bill Gates, ou utilizar imagens de computadores ultra modernos.

Devemos mencionar ainda que de nada vale uma imagem se o leitor não tiver conhecimento do que ela deva transmitir, ou seja, pense como leitor e não como um técnico na área.

Por exemplo, caso você coloque uma imagem de 1 computador e escreva o modelo dele, tendo com intuito demonstrar a existência de produtos altamente tecnológicos da sua loja, isso nada vai valer, pois o leitor não saberá nada sobre aquele modelo, contrário seria se colocasse a imagem de um IPAD ou Galaxy, entre outros produtos que tem um maior índice de adeptos.

4. Conteúdo do panfleto que vende

O conteúdo será focado em uma “segunda análise” pelo leitor do folder, sendo que apenas será visto o leitor tiver se sentido atraído pela imagem.

Nessa segunda “analise” o leitor tão somente vai focar no que estiver bem destacado, não prenderá sua atenção nos detalhes, em razão disso, destacar o que é importante e que convença o leitor a reler o folder ou ir até a sua loja é muito importante.

Existem 3 (três) formas básicas e bem aceitas de destacar uma informação, são elas:

* Divergência de cor (contraste): por exemplo, a escrita é feita com cor branca, e na palavra que deseja destacar você utiliza um azul forte.

* LETRA MAIÚSCULA: Aumentar o tamanho da letra e colocá-la em maiúscula faz com que em uma leitura rápida aquela palavra seja percebida.

* Letra negritada: Colocar em negrito determinada palavra chama a atenção do leitor, fazendo com que seja percebida.

Perceba que sua atenção foi focada em alguma das 3 formas acima expostas.

Aconselha-se unir no máximo 2 das técnicas acima, pois senão pode confundir o leitor.

4.1 – Escolha das Palavras para Destacar ao fazer um panfleto

Quando estamos fazendo um panfleto é comum achar que tudo é “importante” e no final do panfleto perceber que destacou-se TUDO. Entender quais palavras devem ser destacadas e encontrá-las no seu “anúncio” é de suma importância.

Para descobrir as palavras a serem destacadas parta do seguinte:

1°. A palavra deve ser positiva, ou seja, não destaque coisas ruins.

2°. Deve ser de fácil compreensão e significativa, já que o leitor tem de olhá-la e assimilar com seu produto e, principalmente, perceber algum significado.

3°. A palavra tem que ter uma correlação com seu produto.

4°. As palavras devem formar uma “sequência” para que o inconsciente assimile.

Exemplo: No NOVO NEGÓCIO você encontra a chance de SUCESSO para MONTAR a sua empresa com POUCO DINHEIRO.

Observação: Mesmo que você pense algo distinto, essas palavras irão permanecer no seu inconsciente e tenderão a formar o seu convencimento.

Dica: palavras que envolvam preço devem ter um cuidado especial. Caso seja uma PROMOÇÃO destaque-a, agora caso o preço não seja o ponto chave, evite priorizá-la.

4.2 – Informações que devem ser postas no panfleto que vende

Caso o leitor tenha se interessado no conteúdo do panfleto através da “2° análise” ele irá reler com mais calma, talvez não no momento em que lhe entregar, mas com certeza guardará o panfleto em algum local para ler posteriormente.

Nesse momento o leitor já tem 70% de interesse na sua empresa, e, mesmo que não compre, lembrará dos seus produtos, serviços e empresa, ou seja, a PROPAGANDA e publicidade já foi feita e teve sucesso.

Nessa 3ª análise o leitor irá analisar os por menores, desde preços, produtos oferecidos e formará o seu interesse em COMPRAR.

Utilizar expressões pejorativas como PRECINHO ou VALORZINHO é uma importante tática para criar a ideia de valor baixo, porém, poucas pessoas utilizam, então aproveite.

Importante: Caso seus produtos sejam estritamente TÉCNICOS, evite a utilização de linguagens pejorativas.

Conduza as informações de forma que instigue o leitor a entra em contato com sua empresa.

A curiosidade é a forma mais efetiva de conseguir um contato, muitas vezes permanecendo dias no inconsciente de uma pessoa.

Por isso empresas de grande porte utilizam expressões como:

* Confira todas as ofertas na loja (instigando ir conhecer, curiosidade).

* Na internet (digite seu e-mail para receber informações): por que não forneceram as informações já? (curiosidade).

Claro, um panfleto possui pouco espaço, então é NECESSÁRIO instigar a curiosidade do leitor para que entre em contato com sua empresa/loja.

5. Qualidade do Material ao fazer um panfleto

O material da impressão precisa ser de boa qualidade para proporcionar brilho e vivacidade ao “anúncio”, ressaltando as partes destacadas.

O custo por um material de qualidade não fica muito acima do custo por algo de baixa qualidade, por isso, não vale a pena economizar nisso, além do mais, é a propaganda do seu negócio!

6. Entrega

A entrega dos panfletos precisa ser feita da forma correta, caso contrário poderá por abaixo todo o trabalho.

A melhor forma de se entregar o panfleto é através da entrega direta, ou seja, em que alguém entregue em mãos ao possível cliente, assim terá certeza que receberá e, provavelmente, será feita a 1ª análise.

Caso não tenha como fazer dessa forma, pode-se deixar nas caixas do correio, costumam trazer bons resultados.

É aconselhável deixar alguns maços de panfletos em locais de grande movimento e que seu público alvo tenda a frequentar, podemos mencionar como exemplo restaurantes, farmácias ou até mesmo uma pequena bancada na frente do seu estabelecimento.

Dicas importantes para fazer o panfleto que vende:

1. Esteja sempre atento ao público que pretende atingir com o panfleto, por exemplo, de nada adiantará colocar seus panfletos em uma loja de vídeo games, quando o que se deseja é vender máquinas industriais para empresas.

2. Nem sempre a entrega de panfletos para todos os públicos é a melhor opção, pode-se utilizar uma panfletagem mais específica, diretamente para um público, por exemplo, caso deseja vender salgados pode deixar panfletos em postos, escolas e estabelecimentos que adquiram em maior quantidade o produto.

3. Utilize formatos inovadores e cores diferentes para chamar a atenção e instigar o consumidor a ler.

4. As fotos precisam ser de boa qualidade, principalmente quando for anunciar promoções de produtos, neste caso aconselha-se, inclusive, contratar um fotógrafo profissional.

5. O panfleto deve ter um tamanho pequeno, podendo ser 1/4 de uma folha A4.

6. Jamais utilize papel pardo ou reciclado (pardo), ofusca o brilho.

7. Fazer uso de verniz localizado facilita o destaque e aumenta a concentração do consumidor para ler.

8. Coloque no máximo 2 (dois) meios de contato, mais do que isso poderá tornar o panfleto confuso e com muitas informações desnecessárias.

Para fazer um panfleto que realmente venda é preciso uma analise profunda do que será exposto, bem como de palavras e frases que instigam o leitor a entrar em contato com a empresa e conhecer mais sobre o serviço ou produto.

A porcentagem de venda pode ter um aumento significativo através de uma boa panfletagem, mas tenha um foco especial em seu público alvo, caso contrário poderá ter um aumento de visitas no seu estabelecimento e pouca conversão em compras.

A melhor forma de panfletagem é, sem sombra de dúvidas, a direta, aquela em que será deixado os panfletos em um local em que o seu público alvo de fato frequente.

 Caso deseje se aperfeiçoar ainda mais, contamos com outro texto de como fazer um panfleto.

Dica importante: com o expressivo aumento da utilização da internet e das redes sociais como forma de comunicação, uma excelente maneira de fazer publicidade é “compartilhando” o panfleto através de redes sociais, bastando escaneá-lo e disponibilizá-lo em um perfil ou comunidade.

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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