Como divulgar a sua empresa com um menor custo




Como divulgar a sua empresa com um menor custoAtualmente, as empresas exercem todo o seu poder e capacaidade competitiva para se manterem no mercado e para isso, é essencial foco no cliente e saber divulgar a empresa com um menor custo.

Para continuar sendo competitivas as empresas têm também a preocupação de oferecer produtos e serviços de qualidade. Assim, se faz essencial a aplicação de uma eficiente divulgação dos produtos e serviços.

Marketing Promocional

O Marketing Promocional também deve ser competitivo, mas para isso, é necessário que a empresa entenda onde ela está, qual sua posição no mercado e como está aplicando os 4 P’s do marketing na empresa que são preço, produto, promoção e praça.

É preciso que se entenda que em qualquer setor ou segmento em que a empresa esteja, ela deve analisar alguns pontos:

  • qualidade dos produtos e serviços
  • quanto custa esses produtos e serviços e será que o preço é competitivo
  • quais locais que a empresa vende seus produtos e serviços e quais os canais de venda
  • qual o marketing promocional

A promoção constitui meios que são usados para informar, convencer e até lembrar aos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Um dos princípios do marketing promocional é promover a marca, mostrando as qualidades do produtou e serviço ou através de ofertas, descontos e liquidação. Para ser moderno e competitivo o marketing promocional deve ser criativo e acompanhar as tendências de mercado.

Comunicação

A comunicação da empresa deve ser eficaz e ser realizada com uma boa Identidade Visual. Uma comunicação eficaz tem como resultado tornar o consumidor fidelizado e um defensor da empresa.

700 Ideias de Negócios

A comunicação tem que ser direcionada ao público-alvo que se queira atingir e buscar a ampliação de uma nova segmentação de mercado.

Os meios tradicionais para divulgação são a TV, Rádio, Jornal e Revistas. Na escolha da forma de comunicação há de se considerar o público que se deseja atingir, que é o público-alvo. Estude a idade desse público, seus interesses, sexo, classe social e outros, e assim alinhe a comunicação da empresa ao público-alvo.

Mas como o nosso foco é a economia com eficácia, vamos analisar as opções em Mídias Alternativas.

As Mídias Alternativas são mais uma opção moderna, criativa e eficiente em se comunicar. Dentre as estratégias para promover as vendas, está o adesivo de chão.

O adesivo de chão é criativo e funciona com passinhos no chão para serem seguidos até a loja e com dizeres que promovem produtos ou promoções da empresa.




Esta mídia custa apenas 100 reais para cada metro instalado. Uma mepresa exemplo para este serviço é a Comunicação Visual – Stamplacar.

Outra mídia interessante são os balões mascotes. Os balões são uma opção divertida que podem ficar no lado externo da loja e chamam a atenção para que os consumidores visualizem a loja . A mídia custa 180 reais e os balões duram até 7 dias.

Além de serem uma opção barata, as fachadas também constituem uma maneira de comunicação eficaz e fixa. As fachadas realizam de forma direta e duradoura a Identidade Visual das empresas e por isso, elas devem ser bem elaboradas, com design moderno e sem poluição visual com excesso de informação.

A mídia custa 125 reais o metro quadrado. Os toldos que também podem seguir a mesma linha de implantação das fachadas custam 95 reais.

As vitrines devem ser organizadas de forma que não tenham excesso de produtos e promoções e principalmente que se comunique de forma estratégica oferecendo produtos/serviços que devem ser os primeiros a ser vendidos.


A mídia Taxidoor é um recurso também interessante de divulgação e tem a vantagem de ser bem vísivel, atingindo um número incalculável de pessoas e ainda custa barato: 420 reais por mês. Mas tem a restrição de não poder escolher em qual táxi será colocada a divulgação.

Outra mídia similar é a Busdoor. A vantagem dessas mídias é o alcance de todos os públicos possíveis, além de não haver restrição entre as classes A e B. A mídia custa 420 reais.

Os Banners constituem um estilo de artes visuais modernos, atuais e ainda são uma forma artística de divulgação, custando apenas 55 reais.

A pintura de parede em volta dos estabelecimentos é uma forma de divulgação artística e capaz de encantar e encher os olhos dos clientes. A pintura deve ter uma ligação direta ou indireta com os produtos ou serviços oferecidos. A pintura de parede deve ser de qualidade, ter bom gosto e por isso, deve ser realizada por profissionais talentosos e que utilizem material de qualidade. O ideal é contratar profissionais que já tenham realizado um trabalho com excelência.

O SMS por celular é um marketing direto bem eficaz . Por esse marketing direto é possível avisar os clientes sobre novas promoções e outros lembretes. Existem sites que oferecem o serviço gratuitamente como o Torpedo Grátis.

O site também é uma mídia promocional bem eficaz, considerando que o Brasil é um dos países com maior número de internautas. Essa mídia completa pode sair por 750 reais ou se preferir o empresário pode usar a plataforma Sebrae no sistema conect yola.

As Redes Sociais  também são uma opção dentro do universo Internet capaz de atingir várias pessoas e ao mesmo tempo influenciar. Portanto, para os empresários as redes sociais constituem um espaço bastante produtivo para divulgação.

Então faça um perfil atraente para a empresa e escolha bons posts para divulgar seus produtos e serviços. Não deixe que essa página contenha posts de teor altamente pessoal e postados sem alguma restrição. Crie regras para postar na página da empresa e se for também sua página pessoal cuidado com o teor dos posts. Lembre-se de que a postura e imagem dos empresários interferem na imagem da empresa.

A divulgação também pode estar no ambiente interno da empresa para sinalizar produtos, informar promoções, sinalizar filas, atendimento e outros. Utilize a sinalização interna de maneira inteligente e criativa evitando possíveis erros de atendimento, pois esse é o objetivo da empresa ao sinalizar internamente, ou seja, a sinalização deve ser auxiliar para um atendimento de qualidade.

Outras mídias de divulgação consiste em usar o carro da empresa com a logomarca e telefone. O segredo dessa mídia é a máxima de quando menos é mais, pois o carro logomarca deve ter o minímo de informação.

A espera telefônica é outra mídia que pode ser usada para informar os clientes sobre os produtos/serviços da emrpesa.

Por que é necessário utilizar diversas mídias interativas?

Para motivos como vencer a concorrência, para se atualizar diante das tendências de mercado, para divulgar com eficiência atingindo o maior número de pessoas e para atinigir o objetivo maior que é aumentar as vendas.

Plano de Comunicação

Antes de o empreendedor optar por uma forma de comunicação ou mídia é preciso planejamento, anotando tudo e estabelecendo um plano de comunicação.

O plano de comunicação deve conter problemas ou oportunidades de divulgação, público-alvo a ser atingindo, os meios de comunicação que serão escolhidos e por fim, o plano de ação com cronograma, preços e serviços que serão contratados.

Depois comunique aos funcionários sobre as escolhas realizadas e estabeleça um orçamento para a realização do plano de comunicação e divulgar a sua empresa com um menor custo.

Gostou das nossas dicas de como divulgar a sua empresa com um menor custo? Deixe seu comentário:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Estou encantada com o site de voces, já li muito e achei muito importante, estou passando por um momento dificil, cometi erros e agora os erros tomaram proporções complicadas…

  2. Quem teve essa iniciativa e desapego de abrir a caixa preta, mostrando todo o ouro, só pode ser uma pessoa de bem com a vida, que não tem inveja, bem sucedida e que se preocupa com seu semelhante. Aqui tem tudo que um empreendedor responsável necessita. Criei uma marca de moda infanto-juvenil, UNIDUNI, inauguro minha loja no início de setembro próximo, mas confesso que após essas dicas, vou ter que rever meus conceitos. O mínimo que posso fazer para retribuir tanta dedicação é divulgar esse site. Obrigado e Parabéns!

  3. Ótimas dicas, principalmente no meu caso, comprei uma agência de turismo falida e estou buscando todo tipo de informação e divulgação com baixos custos. O desafio é grande… Obrigada e Sucesso prá nós!!

  4. Excelente post!
    Explicitar cada ferramenta inserida no campo da publicidade é extremamente útil para a empresa que está indecisa sobre em que tipo de marketing investir, afinal cada ferramenta, seja ela virtual ou não, possui seu próprio objetivo e área de atuação, que garantem um maior sucesso quando respeitados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.