10 erros empresariais

Por:

Dez erros empresariaisNeste artigo, vamos falar sobre 10 erros empresariais que podem ser evitados para garantiro sucesso do seu negócio. Quando se entra no universo empresarial pela primeira vez tudo é novidade e por isso, todos os novos empresários são passíveis de erro. Porém, para esta situação há uma boa dica: nem todos os erros do aprendizado precisam ser cometidos. Alguns são tão previsíveis que já existem estudos justamente para os evitar, porque outras pessoas já passaram por isso.

O novo empresário precisa ter em mente que não é normal levar à falência uma empresa nos primeiros dois anos, momento onde é exigido o maior jogo de cintura possível. É preciso saber que todos podem cometer erro, mas com um plano de negócios e olhos abertos a cada passo do investimento, alguns grandes erros serão evitados. Uma dica para evitar todos os erros é sempre avaliar cada passo e saber se tal atitude foi a melhor escolha para evitar mais erros no futuro. Veja a seguir 10 erros comuns no mercado empresarial.

1 – Síndrome de clientes grandes

Assessoria de imprensa, agência de publicidade e escritórios de advocacia sempre passam por este problema, a eterna espera do cliente perfeito e grande. Eles esperam uma conta gigantesca que vai manter a empresa e quando ela vem, todas as atenções estão voltadas para ela. Existe um problema com isso: com um cliente grande, sempre vem muito serviço e a maioria dos empregados é deslocado para atender este grande cliente, que pode ser, por exemplo, uma empresa multinacional pedindo uma assessoria de imprensa em território nacional e a agência inteira se volta para ele e se esquece de investir em clientes menores e de dar atenção às outras contas.

Fica a pergunta: e quando o cliente vai embora? Este é um problema enfrentado por diversas agências nos primeiros anos. A empresa consegue um grande cliente e vai gastando à medida que ele paga; ele vai embora e a economia da empresa quebra, porque não há mais dinheiro entrando. Para fugir de tal problema, uma dica é fazer sempre um planejamento financeiro, prospectar novos clientes e fazer um programa de trabalho para dar atenção à todas as contas, uma forma de ter todos os clientes bem atendidos e de garantir a manutenção das contas, além de incentivar o marketing do seu serviço e a vinda de novos clientes.

2 – Criar produto sem estudo de mercado

Toda grande empresa já passou por isso. Uma equipe inteira trabalha durante anos em uma grande ideia, um produto que vai revolucionar o mercado mas, depois de lançado, ninguém compra. Isso aconteceu, porque você não estudou o mercado, não interagiu com o seu público consumidor para saber se era mesmo interessante. Isso pode acontecer até mesmo por você investir em um ramo de mercado que já esteja saturado, sem perspectivas de novos compradores.

Antes de criar e lançar um produto, que tal fazer uma pesquisa de marketing? Contrate uma empresa de pesquisa de mercado para saber se seu produto é mesmo bom e inovador, a qual público se destina e se terá compradores. Uma dica é fazer um piloto, ou seja, um produto para ser experimentado antes por um grupo de partir para uma produção em massa. Outra dica é assistir ao filme “A procura da felicidade”, com Will Smith. No drama, o personagem principal investe toda a sua poupança na compra de máquinas de radiografia manual, mas são muito caras e desnecessárias, ficando com todos os produtos encalhados em casa por meses.

3. Sociedade igualitária nas ações

O velho ditado popular é bem claro: amigos, amigos, negócios à parte. É comum que as pessoas tenham uma ótima ideia, chamem um bom amigo para ser seu sócio e lhe ofereça nada menos que 50 % da empresa. Isso pode ser bom agora, mas em qualquer problema ou na primeira desavença tudo se torna um problema sério e a empresa pode simplesmente para de evoluir e lucrar.

Parece orgulho, mas se a empresa foi ideia sua, tenha ao menos 51% das ações. O restante pode ser oferecido a um ou mais sócios, se você quiser. A empresa precisa andar e a cada decisão, tudo precisa ser deliberado com os sócios minoritários, mas nem sempre se chega a um consenso. Assim, será preciso que alguém dê a palavra final, que no caso, será aquele que teve a ideia.

4 – Preços baixos

Todo novo dono de loja, lanchonete e supermercado já teve esta brilhante ideia: entrar no mercado com os menores preços e assim quebrar a concorrência. É mais fácil que sua economia quebre primeiro, pois ainda não há no caixa, capital de giro que te faça ter reserva suficiente  para manter o negócio. Antes de começar com preços baixos, pense que os gastos com funcionários, aluguel e manutenção do espaço não vai baixar de preço e melhor manter uma margem de lucro segura a ir entrando em um ramo novo achando que vai fazer o diferencial.

É preferível cobrar um valor que te dê uma certa margem de lucro e conquistar clientes com propaganda e marketing a ir com uma campanha agressiva no bolso do comprador. Existem outros fatores responsáveis pelo sucesso de um empreendimento como localização, bom atendimento e qualidade dos produtos, não apenas o valor. Pense nisso com atenção e cautela.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

5 – Abrir um empreendimento sem dinheiro suficiente

Jamais entre em um ramo de negócio sem ter dinheiro em caixa para a montagem. Empréstimos podem ser a solução, mas não gaste tudo, tenha dinheiro guardado até que a empresa possa se estabilizar e ganhar mercado. Estude bem o ramo e tenha um plano de resgate caso uma parte do dinheiro não tenha retornado em até três meses. Para isso, faça um bom plano de negócios para controlar as finanças e jamais perca o controle sobre o empréstimo inicial para evitar recorrer a mais empréstimos pessoais para salvar uma economia já no vermelho.

6 – Criar uma empresa sem conhecer o mercado

É comum que um novo empreendedor tenha uma boa ideia e já queira de cara entrar no novo negócio, mas sem saber se ele é mesmo lucrativo e sem conhecimento de como agir. Chamamos esta situação para o empresário de um empreendedor fora de foco. Não dá simplesmente para montar uma empresa e esperar os clientes sentados, é preciso agir para que tudo aconteça.

Antes de colocar em prática a sua ideia para um negócio lucrativo, pesquise sobre o ramo na Internet, leia sobre empreendedorismo e consulte amigos ou lojas concorrentes para ter certeza que seu ramo é próspero. Avalie cada mês detalhadamente e conheça a concorrência também para saber como solucionar problemas. Não se esqueça de manter um foco nas metas traçadas e fazer tudo para o atingir, assim vai garantir que nada caia para o vermelho.

Outra forma de estar fora de foco é oferecer serviços demais em um mesmo espaço. Comece aos poucos e amplie proporcionalmente o número de funcionários, de acordo com a chegada de mais clientes. ‘Quem faz tudo não faz nada’, como diz um velho ditado popular.

7 – Montar uma estrutura cara sem clientes

Todo mundo quer começar por cima e isso é fato. Mas que tal investir aos poucos? Um passo de cada vez pode ser a sua melhor estratégia para montar seu negócio. Invista em uma estrutura básica, mas com boa qualidade, um local digno e barato e com o tempo e o aumento da carta de clientes, parta para investimentos maiores. É melhor garantir primeiro o retorno financeiro para depois expandir o negócio.

8 – Exigir Perfeição

Perfeição pode ser um problema sério quando se trata de uma empresa. Alguns empresários não conseguem nem sair do papel, porque querem começar com todos os setores completos e não conseguem admitir ter um começo por baixo, com pequenos serviços, mas com qualidade. É importante saber e conhecer bem seus limites e não querer ser de cara o melhor do mercado.

A concorrência com grandes marcas presentes no mercado há mais de 20 anos não são combatidas com um capital inicial alto, melhor ir aos poucos. E não existe perfeição empresarial. Todas as empresas possuem defeitos, pois elas são feitas por pessoas, e pessoas são passíveis de erro. O melhor que se tem a fazer é tentar sempre ser melhor e ter a perfeição como meta, não como padrão único aceitável.

9 – Abrir uma empresa sem ter retorno claro sobre o investimento

Antes de começar um empreendimento, realizar a compra de uma máquina para trabalhar ou entrar em uma sociedade que envolva dinheiro por menor que seja a quantia, pergunte-se sempre: em quanto tempo vou ter retorno financeiro e vou começar a lucrar? O retorno de capital investido é um das metas mais importantes para um empreendimento e jamais pode ser ignorada, sendo esta de bastante importância para quem quer ter sucesso no mercado.

Por mais que o possível sócio seja seu amigo ou sua ideia seja a melhor do mundo, jamais invista sem saber quando o valor vai voltar ao seu bolso. Faça um estudo de mercado, estabeleça metas de vendas mensais para que as contas sejam pagas e também se possa lucrar ou, não estará fazendo mais do que gastar dinheiro todos os meses.

10 – Não admitir seus erros

Os melhores empresários são os que sabem onde erram e tentar seguir adiante modificando as suas atitudes. Se depois de dois anos seguindo a mesma política de vendas o empreendimento continua no vermelho, algo deve estar errado e uma atitude deve ser tomada de forma urgente. Jamais persista no erro, muito menos quando há capital envolvido e tal erro pode te levar a falência. Estude para saber onde estão os problemas e reestruture o negócio para conseguir levantar a empresa.

Achou interessante a nossas dicas sobre os 10 erros empresariais? Deixe seu depoimento:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

39 comentários sobre “10 erros empresariais
  1. elaine disse:

    Forao otimas as dicas, estou planejando abrir uma loja de enchovais e essas dicas me abriram mais os olhos. Porem ainda nao sei como posso fazer uma pesquisa de mercado onde eu moro ja que é uma idade de 2 mil habitantes com renda relativamente baixa. de qualquer forma penso que possa ser uma jogada de sorte. na cidade nao ha nenhuma loja do tipo e cidade mais proxima que tem essas coisas esta ha 70km. vamos ver como farei para realizar esse projeto.

    • william disse:

      Tudo verdade, eu abri uma nova empresa e cometi um desses erros que foi o preço baixo.
      mas a minha sorte é que conquistei um bom publico rapido, com muita propaganda, o meu anuncia dizia que era só no mes de inauguração.
      Hoje consegui aumentar o preço para grande maioria dos clientes fidelizados.

  2. lauro disse:

    Execelente dica, esses são os erros mais comus que se encontra no mundo dos negócios, tanto iniciantes quanto os já experientes.

  3. Alex Sandro de Souza disse:

    Muito bons os 10 erros. Isso jaá diminui a sensação de medo para abrir um negócio.

    VALEU 10

  4. josefina joana silva rezsnde disse:

    Parabéns por descobrir os erros empresariais.

  5. Romário disse:

    Muito bom os 10 erros empresariais, acho q estou no caminho certo. Minha cidade não tem nem uma loja do mesmo ramo,
    minha empresa esta aumentando sozinha com seu proprio lucro, comecei a empresa pequena com pouca mercadoria de cada item para saber qual é mais procurada.

  6. Fernando disse:

    Excelente. Estou com um frio na barriga, resolvi entrar no mundo do empreendedorismo e pretendo ser bem sucedido, é bom estar a par das situações que mais enfraquecem as “PEs”.

  7. Thiago disse:

    Parabens pelas dicas.

  8. Antonio Xavier de Arruda disse:

    É muito importante nós buscarmos esta ferramenta, nos mostra como devemos administrar bem os nossos negócios e evitar erros grosseiros. Um bom atendimento, transparência nos produtos, confiabilidade com os cliêntes e buscar constantemente novos clientes.

  9. gerson disse:

    Alex agora é que vc devia ter medo

  10. Bernardo Dias disse:

    Muito interessante, tudo verdade,,,e acima de tudo
    vai ser uma ferramenta muito importante este aprendizado, adquerido ao ler estas dicas de como proceder.Obrigado

  11. Plinio Leon disse:

    Confesso ter cometido alguns erros citados na matéria. Percebi que devo tomar providências urgentes para continuar no negócio. Obrigado pelo “alerta”.

  12. Cláudio disse:

    Parabéns pelas dicas. Um plano de negócio e sempre a melhor escolha.

  13. alfredo disse:

    Excelente dicas. Sao bem citadas nos negocios em sua realidade induzindo o empreendedor a ter conhecimento na pratica ate mesmo de ter sensibilidade de quando vale a pena investir…ou mudar de atitude se necessario..

  14. bruno disse:

    acho que começar um negocio com medo já é um erro saiba bem o que vc faZ e confie em sua capacidade.

  15. Niltes Arruda da Mota disse:

    sempre bom ter boas ferramentas, para iniciar um pequeno empreendimento que pode a ser no futuro um grande empreendimento.

  16. Dinoleau Miranda disse:

    Maravilha de orientações , com certeza será muito válida para meu primeiro negócio.

  17. luis disse:

    Me ajudou muito , agradeço …
    Penso eu, que vamos arrumar uma grande dor de cabeça ao deixarmos de ser empregados para ser patrão … mas vamos la …

  18. Hélder disse:

    Gostaria de Saber se um negocio poderá ser viável na periferia de uma Cidade? ou será que tenho de investir no centro onde o aluguer é muito caro?

    Obrigado

  19. Ronaldo disse:

    Todo tipo de informação para quem vai iniciar ou melhorar o seu negocio e sempre proveitosa,parabens pelas dicas.

  20. Flavio Barbosa disse:

    Abrir um negócio é ótimo, mas não se esqueçam dos impostos que toma dependendo da empresa de 30% a 40% do seu lucro, paciência e organização é um bom remédio.

  21. Marco Antonio de Freitas disse:

    Essas dicas deviam estar expostas nas portas do SEBRAE, Juntas comerciais e nas portas de escritórios de contabilidade.
    Esses locais se preocupam muito com ganhos iniciais e taxas… O futuro do empreendedor é secundário, para estes.
    Acrecentaria mais uma que meu pai dizia sobre sócios:
    ” Para contar o meu… Basta eu! ”

    Parabéns!

  22. leonardo disse:

    Moro proximo á uma comunidade classe c e d e vou começar um sacolão com 5 mil, começando de baixo mesmo, com estratégias de bom atendimento e divulgação e horarios diferenciados, quem sabe 0.25 centavos mais barato que a concorrência.

  23. Marcos Resende disse:

    gostei, cada vez que leio, fico mais confiante em abrir o meu negocio, claro levando inconsideração as digas, um abraço

  24. jerry eluizio ribeiro disse:

    Muito boas as dicas! Pois qualquer um que esta começando precisa de ajuda na hora de lidar com seu negocio.

  25. Márcia Lopes da Costa disse:

    Excelentes as dicas de Salão de Festas e Eventos. Obrigada. Me ajudou bastante a avaliar a minha idéia de negócio.

  26. DILSOMAR KELLER disse:

    Otimos comentarios, sou da area da construcao civil estou para abrir um negocio inedito.
    Asim como existe administradora de condominios eu colocarei uma centrau de mao de obra para execucao de reformas em jeral e revestimentos finos em Balneario camboriu SC.
    E pretendo expandir para outros estados o ideal e sem duvida memorisar essas 10 preciosas dicas e jamais esquecer os quatro passos mais importantes para um empresario bem susedido.
    Deicho aqui um abrasso,e muita sorte e responssabilidades em seus negocios.

  27. laertty peace disse:

    quero montar um estudio de tatuagem,queria umas dicas pra começar,como manter meu estoque e como cobrar o preço de cada tatuagem,se alguem puder me dar umas dicas agradesço…abraço

  28. NATANAEL disse:

    PARABENS PELO SITE E PELO TRABALHO QUE Ñ VISA APENA MIDIA MAS TBM O INTERECE EM AJUDAR OS QUE CHEGARAM OU ESTÃO CHEGANDO NESSE CAMINHO DE EMPRENDEDORES.
    DEUS OS ABENÇÕE

  29. ROGER disse:

    oi pessoal, alguem sabe como fazer pesquisa de campo estou querendo abrir uma ferragista ou loja de moveis.

  30. Vicente Dias Alves disse:

    Gostei muito em conhecer os dez mandamentos que um bom empresario tem que conhecer e obedecer apartir deste momento muitas duvidas deixam de existir.Muito bom mesmo.

  31. socorro claudino disse:

    ótimas dicas, pra quem esta pensando em ter seu proprio negócio.

  32. laender disse:

    O segredo é começar bem de baixo e reinvestir cada centavo no próprio negocio e nas instalações. Conheço grandes empresários que andam de carro velho e sem nenhum luxo mas suas empresas honram todos os compromissos com seus fornecedores, empregados e com o fisco. Mais vale uma empresa pautada na honestidade e comprometida com a sociedade.

  33. Moyses P. Santos disse:

    Reconhecer seus erros é a maior virtude do ser humano. No mundo do empreendedorismo é realmente a formula do sucesso.

  34. mulher100juizo disse:

    Ola !
    Boa Tarde.
    Confesso que gostei muito das dicas e vou seguir a risco passo a passo cada uma delas ,pois acabei de abrir um mercadinho e adoraria ter sucesso como uma boa empressária .
    Desde já muito obrigada pela dica .

  35. mirian maria dos santos disse:

    sim gostei muito das dez dica mim ajudou muito estava com umas duvida mais fiquei bem esclarecida obrigado!espero que eu consiga coloca em pratica.oque eu acabei de lér.mais uma vez obrigado.

  36. Hamilton da Silva disse:

    se eu tivesse sabido disto, não os teria cometido

  37. dercio valadas disse:

    gostei muito das 10 dicas to a pnsar em abrir 1 negocio e valeu as informacoes fornecidas

  38. willians disse:

    adorei, sabia q era mais ou menos isso sob os 10 erros,eu penso muito antes de ter cada atitude ,me chamam até de chato rsrsrsrs,faz parte,obrigado por compartilhar as idéias de vocês,q DEUS ilumine sempre todos voces ,abraços willians

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Marketing Pessoal
Marketing Pessoal...
A definição de marketing vem de mercado,ou seja, a...
Segredos de uma boa embalagem de produto
Segredos de uma boa embalagem de produto...
Sabe quais os segredos de uma boa embalagem de pro...
Como elaborar um panfleto para seu negócio
Como elaborar um panfleto para seu negócio...
Criar um panfleto é uma ótima forma para divulgar ...
Marketing de Rede
Marketing de Rede...
Você quer trabalhar em casa, usando a internet, t...
Como escolher a decoração de uma loja de roupas
Como escolher a decoração de uma loja de roupas...
A decoração é um fator importante para lojas, ain...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores